terça-feira, 10 de março de 2015

O que é esperado dos alunos até o quinto ano?


“No quinto ano, espera-se que os alunos já tenham conhecimentos sobre as  escritas numéricas, observem regularidades, façam comparações, ordenações de números naturais até a ordem dos milhares e contem em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.    
Uma pergunta que o professor costuma fazer aos alunos para observar o que eles sabem sobre os números no Ensino Fundamental I:
Em quais situações os números aparecem no dia a dia? (listando na lousa os itens que vão surgindo)
Os números naturais devem ser utilizados em diferentes situações, desempenhando diferentes funções: cardinal (para identificar idade, o preço de algum produto, a quantidade de alunos de uma sala de aula, etc.), ordinal (a colocação de um time no campeonato, por exemplo), a função de um código (número de telefone, placa de carro, etc.) e também de medidas (quantos metros, qual a altura, qual o peso, qual temperatura, quantas horas).
Espera-se que os alunos já tenham tido contato com diferentes significados das operações do campo aditivo nas resoluções de problemas, analisando e selecionando dados, fazendo uso de estimativas, cálculos aproximados, calculadora e que sejam capazes de formular problemas.  
Espera-se que os alunos mostrem-se capazes de fazer cálculos mentais e avaliar se o resultado de uma operação ou a solução de um problema está correto ou não. Elas também já devem ser capazes de observar as estratégias que podem ser usadas e escolher as mais interessantes.
É importante propor atividades em que os alunos façam uso de estimativas.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o objetivo do cálculo é fazer com que os alunos saibam selecionar procedimentos adequados diante de situações-problema encontradas, tanto com relação aos números quanto às operações nelas envolvidos.
Os alunos continuam seu processo de aproximação com os números racionais, representados na forma decimal e na forma fracionária.
Os alunos devem ser estimulados a desenvolver seu pensamento geométrico, dando continuidade ao que se espera que tenha sido feito nos anos anteriores. Estudos mostram que as crianças constroem as suas primeiras noções espaciais por meio dos sentidos e movimentos. Esse espaço percebido pelas crianças é que permite uma construção do espaço representativo. Os alunos devem continuar ampliando seus conhecimentos em relação às formas, à localização de objetos e pessoas no espaço.
O papel do professor do quinto ano é fazer com que seus alunos avancem nesse conhecimento, do espaço perceptivo para o representativo, para melhor interagir e entender o espaço em que vivem.  
O trabalho com números, espaço e forma é complementado pela exploração das grandezas e medidas, em que alunos aprendem a estabelecer comparações e realizar medições entre grandezas diversas.
Integram o rol de atividades para aprendizagem matemática e de seus alunos, as atividades que envolvem a compreensão de noções estatísticas, para que eles possam interpretar, analisar e relacionar criticamente os dados e informações que lhe são apresentados.  
As atividades propostas devem ser de leitura e construção de tabelas, gráficos e organização de dados, de modo que seja fácil a sua comunicação.


Observações:
O livro didático deve complementar as atividades a serem realizadas com as crianças.
As lições solicitadas para casa devem ser simples e interessantes.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é previsto as expectativas de aprendizagem que são pretendidas em: números e operações, grandezas e medidas, espaço e forma e tratamento da informação.

Plano de atividades nos anos iniciais do EF:

è Sequência (número), expectativas de aprendizagem;
è Atividade (número);
è Conversa inicial, o professor comenta sobre a atividade e pergunta aos alunos o que eles sabem sobre aquele assunto, caso não apareçam “ideias” o professor inicia a explanação com relação ao proposto;
è Problematização, após a conversa inicial é proposto discutir em duplas e posteriormente socializar essas discussões;
è Observação/intervenção, apresentação e síntese de algumas discussões e ou construção de um painel com todas as produções dos alunos”.


Fonte: EMAI – Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Quinto Ano – Material do Professor - SE, 2013.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário