“No quinto ano, espera-se
que os alunos já tenham conhecimentos sobre as escritas numéricas, observem regularidades,
façam comparações, ordenações de números naturais até a ordem dos milhares e
contem em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.
Uma pergunta que o professor
costuma fazer aos alunos para observar o que eles sabem sobre os números no
Ensino Fundamental I:
Em quais situações os
números aparecem no dia a dia? (listando na lousa os itens que vão surgindo)
Os números naturais devem
ser utilizados em diferentes situações, desempenhando diferentes funções:
cardinal (para identificar idade, o preço de algum produto, a quantidade de
alunos de uma sala de aula, etc.), ordinal (a colocação de um time no
campeonato, por exemplo), a função de um código (número de telefone, placa de
carro, etc.) e também de medidas (quantos metros, qual a altura, qual o peso,
qual temperatura, quantas horas).
Espera-se que os alunos já tenham
tido contato com diferentes significados das operações do campo aditivo nas
resoluções de problemas, analisando e selecionando dados, fazendo uso de
estimativas, cálculos aproximados, calculadora e que sejam capazes de formular
problemas.
Espera-se que os alunos
mostrem-se capazes de fazer cálculos mentais e avaliar se o resultado de uma
operação ou a solução de um problema está correto ou não. Elas também já devem
ser capazes de observar as estratégias que podem ser usadas e escolher as mais
interessantes.
É importante propor
atividades em que os alunos façam uso de estimativas.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o objetivo do cálculo é fazer
com que os alunos saibam selecionar procedimentos adequados diante de situações-problema
encontradas, tanto com relação aos números quanto às operações nelas
envolvidos.
Os alunos continuam seu processo
de aproximação com os números racionais, representados na forma decimal e na
forma fracionária.
Os alunos devem ser
estimulados a desenvolver seu pensamento geométrico, dando continuidade ao que
se espera que tenha sido feito nos anos anteriores. Estudos mostram que as crianças
constroem as suas primeiras noções espaciais por meio dos sentidos e movimentos.
Esse espaço percebido pelas crianças é
que permite uma construção do espaço representativo. Os alunos devem
continuar ampliando seus conhecimentos em relação às formas, à localização de
objetos e pessoas no espaço.
O papel do professor do
quinto ano é fazer com que seus alunos avancem nesse conhecimento, do espaço perceptivo para o representativo,
para melhor interagir e entender o
espaço em que vivem.
O trabalho com números, espaço e forma é complementado pela exploração das grandezas e medidas, em que alunos
aprendem a estabelecer comparações e realizar medições entre grandezas
diversas.
Integram o rol de atividades
para aprendizagem matemática e de seus alunos, as atividades que envolvem a compreensão de noções estatísticas,
para que eles possam interpretar, analisar e relacionar criticamente os dados e informações que lhe são
apresentados.
As atividades propostas
devem ser de leitura e construção de tabelas, gráficos e organização de dados,
de modo que seja fácil a sua comunicação.
Observações:
O livro didático deve
complementar as atividades a serem realizadas com as crianças.
As lições solicitadas para
casa devem ser simples e interessantes.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental é
previsto as expectativas de aprendizagem que são pretendidas em: números e
operações, grandezas e medidas, espaço e forma e tratamento da informação.
Plano de atividades nos anos iniciais do EF:
è
Sequência (número), expectativas de aprendizagem;
è
Atividade (número);
è
Conversa inicial, o professor comenta sobre a atividade e pergunta aos alunos o
que eles sabem sobre aquele assunto, caso não apareçam “ideias” o professor
inicia a explanação com relação ao proposto;
è Problematização,
após a conversa inicial é proposto discutir em duplas e posteriormente socializar
essas discussões;
è Observação/intervenção,
apresentação e síntese de algumas discussões e ou construção de um painel com
todas as produções dos alunos”.
Fonte: EMAI – Educação Matemática
nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Quinto Ano – Material do Professor -
SE, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário