segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SEMINÁRIO

SEMINÁRIO PRÁTICAS PROFISSIONAIS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Data e Local: 15-16 Fevereiro de 2013, Anfiteatro do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Inscrição: Gratuita, até dia 8 de fevereiro, em http<
http://p3m.ie.ul.pt/inscricao>://p3m.ie.ul.pt/inscricao<http://p3m.ie.ul.pt/inscricao>, com acesso antecipado aos textos do Seminário.

As recentes orientações curriculares para a disciplina de Matemática que se têm vindo a afirmar internacionalmente estabelecem objetivos desafiantes para a aprendizagem dos alunos. Contudo, também colocam desafios significativos às práticas dos professores, pelo que este projeto pretende estudar as práticas profissionais de professores de Matemática e as condições da sua transformação. Este Seminário, promovido pelo projecto P3M - Práticas profissionais dos Professores de Matemática com a colaboração da APM, pretende dar a conhecer os trabalhos já realizados – que incluem diversos estudos empíricos em salas de aula e também a produção de materiais multimédia para a formação de professores – e promover o seu cruzamento com perspetivas internacionais sobre o tema.

As sessões de sexta-feira, das 11:00 às 12:30 das 14:00 às 15:30, das 17:30 às 18:30, e de sábado, das 09:30 às 12:30 (hora portuguesa -- em S. Paulo, Brasil são 2 horas a menos) serão transmitidas pela Internet, de forma aberta a partir do sítio www.ie.ul.pt<http://www.ie.ul.pt/>.

Programa
15 fevereiro
11:00-11:30 – Sessão de Abertura: Apresentação do projeto e do seminário
João Pedro da Ponte (coordenador do projeto, Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
11:30-12:30 – Conferência “Relações entre investigação académica e práticas letivas: Compreender, apoiar e transformar o ensino da Matemática”
Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte, EUA)
(Comentário de Ana Paula Canavarro, Univ. de Évora)
______________________________________________________________________
14:00-15:30 – Painel “Áreas de problematização do projeto”
Participantes: João Pedro da Ponte e Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa); Luís Menezes, ESE de Viseu; Dario Fiorentini (Univ. Estadual de Campinas); Salvador Llinares (Univ. de Alicante);
Moderadora: (Comentário de Rosa Ferreira, Univ. do Porto)
15:30-17:00 – Simpósio I
17:00-17:30 – Pausa para café
17:30-18:30 – Conferência: “Mirada profesional: Componente de las practicas profesionales del profesor de matemáticas”
Salvador Llinares (Univ. de Alicante, Espanha), Helena Martinho (Univ. do Minho)
18:30 – 19:00 – Momento musical e convívio
16 fevereiro
09:30-10:30 – Conferência “Aprendizagem profissional e participação em comunidades investigativas”
Dario Fiorentini (Universidade Estadual de Campinas, Brasil)
(Comentário de Luís Menezes, ESE de Viseu)
10:30-11:00 – Pausa para café
11:00-12:30 – Conferência “Casos multimédia na formação de professores”
Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa), Ana Paula Canavarro (Univ. de Évora), Luís Menezes (ESE de Viseu)
______________________________________________________________________
14:00-15:30 – Simpósio II
15:30-17:15 – Painel “Condições de mudança nas práticas profissionais dos professores de Matemática”
Participantes: Lurdes Figueiral (presidente da APM); João Almiro (Esc. Sec. Tondela); Paola Sztajn (Univ. da Carolina do Norte);
Moderadora: Hélia Oliveira (Instituto de Educação, Univ. Lisboa)
17:15-17:30 – Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário