TRILHA DO RESTO
Esta atividade auxilia:
· O desenvolvimento do cálculo mental e as técnicas de divisão e multiplicação.
Você vai precisar de:
· Cartolina;
· Um dado;
· Alguns peões (ou qualquer outra peça que represente o jogador).
Procedimento:
· Pedir aos alunos que desenhem na cartolina uma trilha com mais ou menos cinquenta casas. As casas devem numeradas com números de dois algarismos. Exemplo:
54 | 23 | 17 | 88 | 76 | 35 | 62 | 97 | 49 | 67 | 29 | 94 |
45 | 41 | ||||||||||
81 | 19 | 71 | 44 | 51 | 80 | 96 | FIM | 73 | |||
26 | 98 | 58 | |||||||||
34 | 39 | 86 | 21 | 0 | 75 | 33 | 18 | 95 | 61 | 30 | |
59 | |||||||||||
83 | 12 | 91 | 11 | 65 | 52 | 77 | 15 | 36 | 24 | 43 |
· Separar os alunos em duplas ou trios.
· Explicar aos alunos como jogar:
Cada jogador coloca seu peão na primeira casa da trilha.
O primeiro jogador lança o dado e divide o número da casa em que se encontra pelo valor tirado no dado. Exemplo:
O resto dessa divisão será o número de casas que o jogador terá de avançar na trilha. Se a divisão for exata, isto é, não tiver resto, o jogador não andará nenhuma casa.
Se errar a divisão, perderá a vez.
Ganha o jogo quem primeiro chegar ao final da trilha.
Fonte: Matemática já não é problema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário