Questão 08, observações:
“2/8; 20 : 8 = 0,25”. (cálculo elaborado por um aluno)
Ao Professor:
É interessante observar que muitos de nossos alunos interpretaram corretamente as duas partes, 2/8. Porém como há uma alternativa próxima, 2,80, optaram por esta sem justificar o motivo (suposição).
Eles não fizeram nenhuma observação que 2/8 é equivalente a ¼.
Os alunos também não fizeram nenhum tipo de representação para tentar justificar que 1 (um) inteiro pode ser dividido em 4 (quatro) partes, cada uma correspondente a 0,25. Se justificassem por frações equivalentes.
As “idéias”, parte-todo e números decimais estão presentes nesta questão.
Questão 09, observações:
Há muitas interpretações como 8/2. Nas amostras observadas é muito significativa essa resposta.
Também é interessante o número de respostas 6/2 e 2/6. Parece não ser claro a “idéia” parte-todo para nossos alunos.
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