Aprendendo a resolver Problemas III
Esta atividade auxilia:
· O desenvolvimento da capacidade de interpretar fatos matemáticos.
Você vai precisar de:
· Uma folha xerocopiada, para cada aluno, com diversas situações problema com lacunas nos dados numéricos.
Exemplo:
1. A biblioteca de uma escola tem um acervo de ________ livros. _______ são de leitura infantil, _______ são de livros de Matemática e ________ são de atlas geográficos. Quantos livros tem essa biblioteca?
2. Num prédio, de ________ andares, funciona um estacionamento de automóveis. Em cada andar cabem ________ carros. Quantos carros cabem no estacionamento todo?
3. Um professor de Educação Física tem _______ alunos. Ele quer formar equipes de futebol de salão com ______ jogadores em cada equipe. Quantas equipes o professor poderá formar? Sobrará algum aluno?
Procedimento:
· Distribuir a cada aluno uma folha de problemas.
· Fazer, junto com eles, a leitura de cada situação apresentada na folha.
· Pedir-lhes que completem o texto de modo que fique coerente.
· Escolher alguns alunos para mostrar como completaram as situações.
· Escolher outros alunos para demonstrar como se calcula o resultado de algumas situações, de acordo com os dados numéricos que preencheu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário