Ao Professor:
É possível observar a ideia de proporcionadade neste problema?
Ele optou por calcular o preço de uma caixa de bombom.
Logo em seguida calculou novamente o preço de seis caixas.
(fez a operação inversa)
E em seguida de três caixas.
Encontrando o valor de 9 caixas.
"A passagem para o campo multiplicativo se dá, quando a criança é capaz de perceber a ideia de proporcionalidade".
Outro Exemplo:
Comprei dois chaveiros e paguei R$ 8,00. Se eu comprar 10 chaveiros, quanto vou pagar?
Observação: o Professor pode mandar achar o preço de 1 e não precisa.
A criança: se compro 5 vezes mais chaveiros, vou para 5 x 8, a ideia da multiplicação com significado da proporcionalidade é essa.
A criança poderá apresentar uma representação aditiva.
A intenção é a compreensão da proporcionalidade, essa ideia é fundamental para a compreensão de fatos básicos.
A ideia de proporcionalidade tem a ver com a construção de fatos básicos da multiplicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário