terça-feira, 24 de abril de 2012

A ideia de Proporcionalidade


Ao Professor:

É possível observar a ideia de proporcionadade neste problema?

Ele optou por calcular o preço de uma caixa de bombom.

Logo em seguida calculou novamente o preço de seis caixas.

(fez a operação inversa) 

E em seguida de três caixas.

Encontrando o valor de 9 caixas.
 
 
"A passagem para o campo multiplicativo se dá, quando a criança é capaz de perceber a ideia de proporcionalidade".
 
Outro Exemplo:
 
Comprei dois chaveiros e paguei R$ 8,00. Se eu comprar 10 chaveiros, quanto vou pagar?
 
Observação: o Professor pode mandar achar o preço de 1 e não precisa.
 
A criança: se compro 5 vezes mais chaveiros, vou para 5 x 8, a ideia da multiplicação com significado da proporcionalidade é essa. 
 
A criança poderá apresentar uma representação aditiva. 
 
A intenção é a compreensão da proporcionalidade, essa ideia é fundamental para a compreensão de fatos básicos. 
 
A ideia de proporcionalidade tem a ver com a construção de fatos básicos da multiplicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário