quarta-feira, 11 de abril de 2012

Resolução de Problema

Aprendendo a resolver problemas I

Esta atividade auxilia:

·        A capacidade de interpretar fatos matemáticos.

Você vai precisar de:

·        Uma folha xerocopiada, para cada aluno, contendo pequenas narrativas, nas quais apareçam situações matemáticas que eles tenham que resolver no decorrer da história.   
Exemplo:

Pedro e seus pais decidiram fazer uma viagem de automóvel. Antes de saírem de casa, combinaram que o pai iria dirigindo e, se ficasse cansado, a mãe assumiria o volante. O pai dirigiu 229 km e, depois, pediu à mãe de Pedro que dirigisse os __________ quilômetros que faltavam até o destino da viagem. Durante o percurso, Pedro, impaciente, perguntou a seu pai quantos quilômetros teria a viagem toda, porque parecia que andavam, andavam, e nunca chegavam. Seu pai respondeu-lhe que a viagem era de 335 km, portanto faltavam poucos quilômetros para chegar. Após alguns dias, ao retornarem para casa, Pedro ficou curioso para saber quantos quilômetros percorreram, contando a ida e a volta; ficou surpreso ao constatar que aguentou ficar ____________ quilômetros dentro do carro.

Procedimento:
·        Entregar uma folha a cada aluno.
·        Pedir-lhes que leiam as histórias.
·        Em seguida, pedir-lhes que completem as lacunas com dados numéricos que estejam de acordo com a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário