Aprendendo a resolver problemas I
Esta atividade auxilia:
· A capacidade de interpretar fatos matemáticos.
Você vai precisar de:
· Uma folha xerocopiada, para cada aluno, contendo pequenas narrativas, nas quais apareçam situações matemáticas que eles tenham que resolver no decorrer da história.
Exemplo:
Pedro e seus pais decidiram fazer uma viagem de automóvel. Antes de saírem de casa, combinaram que o pai iria dirigindo e, se ficasse cansado, a mãe assumiria o volante. O pai dirigiu 229 km e, depois, pediu à mãe de Pedro que dirigisse os __________ quilômetros que faltavam até o destino da viagem. Durante o percurso, Pedro, impaciente, perguntou a seu pai quantos quilômetros teria a viagem toda, porque parecia que andavam, andavam, e nunca chegavam. Seu pai respondeu-lhe que a viagem era de 335 km, portanto faltavam poucos quilômetros para chegar. Após alguns dias, ao retornarem para casa, Pedro ficou curioso para saber quantos quilômetros percorreram, contando a ida e a volta; ficou surpreso ao constatar que aguentou ficar ____________ quilômetros dentro do carro.
Procedimento:
· Entregar uma folha a cada aluno.
· Pedir-lhes que leiam as histórias.
· Em seguida, pedir-lhes que completem as lacunas com dados numéricos que estejam de acordo com a história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário