MEDIDAS
Esta atividade auxilia:
· a construção do conceito de unidades de medida.
Procedimento:
· Fazer uma lista, junto com os alunos, do que se pode comprar em massa, comprimento e capacidade.
· Pedir-lhes que façam um cartaz com colagens, classificando os alimentos conforme estas características:
MASSA | COMPRIMENTO | CAPACIDADE |
FARINHA | FITA | LEITE |
CARNE | TECIDO | REFRIGERANTE |
TOMATE | FIO | ÓLEO |
PRODUTO DE LIMPEZA |
· FAZER-LHES QUESTIONAMENTOS DO TIPO:
· QUANTOS QUILOS PESA UM LITRO?
· UM METRO DE BARBANTE TEM QUANTOS GRAMAS?
É IMPORTANTE TAMBÉM CHAMAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA OS MÚLTIPLOS E SUBMÚLTIPLOS DAS UNIDADES DE MEDIDA.
MEDIDAS | MÚLTIPLOS | SUBMÚLTIPLOS |
MASSA | quilograma (kg), hectograma (hg), decagrama (dag) | decigrama (dg), centigrama (cg), miligrama (mg) |
CAPACIDADE | quilolitro (kl), hectolitro (hl), decalitro (dal) | decilitro (dl), centilitro (cl), mililitro (ml) |
COMPRIMENTO | quilômetro (km), hectômetro (hm), decâmetro (dam) | decímetro (dm), centímetro (cm), milímetro (mm) |
· Pedir-lhes que façam também um estudo sobre quais são os símbolos de algumas unidades de medida. Exemplos:
quilograma = kg
quilômetro = km
grama = g
metro = m
litro = l
milímetro = mm
mililitro = ml
Fonte: Aprender Oficinas Fazendo
Matemática já não é Problema!
Daniela Jarandilha e Leila Splendore
Nenhum comentário:
Postar um comentário