Professora Carmen - GEO

2021


Sejam bem-vindos!

Geografia – Professora Carmen


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Recuperação e Aprofundamento - - - Segundo Bimestre - - - Ciências Humanas

 O Jornal JOCA número 169 está disponível na Escola.



Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/?gclid=Cj0KCQjw4cOEBhDMARIsAA3XDRgfTUgG4X37EVTIwpxqvZKWwyLm3xyWoxL4Bf3-a6xoqA9YltkHZKcaAmziEALw_wcB 


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Atualizações na Página de Geografia - - - Professora Carmen

 


LINK: https://matematicaef2.blogspot.com/p/professora-carmen-geografia-sextos-anos.html 




Últimas atividades enviadas  



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Geografia - - - Professora Carmen - - - Sexto Ano A

 

EE. Professor Orlando Geríbola

2º Atividades de Geografia – Professora Carmen

6º Ano A

 

MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS NA PAISAGEM

 De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado de São Paulo possui 645 municípios e população estimada em 45.919.049 habitantes, em 2019 . Nesta atividade, selecionamos algumas fotografias dos municípios de Penápolis e São Paulo (capital), que contam respectivamente com uma população estimada em 63.40710 e 12.252.02311 habitantes, em 2019. Observe e analise as imagens 2 e 3, relacionadas à área central de Penápolis, e posteriormente as imagens 4 e 5, relacionadas à área central de São Paulo. Em seguida, responda às questões no caderno.


Fonte: Cidades – IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/panorama. Acesso em: 12 ago. 2020

  

Atividades:


1) Identifique os elementos constitutivos das paisagens apresentadas nas imagens 2 e 3.

2) Explique as mudanças e permanências observadas nas paisagens das imagens 2 e 3, entre 1920 e 2019.

3) Identifique os elementos constitutivos das paisagens apresentadas nas imagens 4 e 5.

4) Explique as mudanças e permanências observadas nas paisagens das imagens 4 e 5 e aponte as principais transformações ocorridas entre 1920 e 2016.

 

Observação: Essa atividades deverá ser entregue até o dia 12/04- Copiar o texto e as perguntas no caderno, responder e me enviar pelo WhatsApp no privado. Não esqueça de colocar seu nome


E.E. "Professor orlando Geríbola" - - - Geografia - - - Nonos Anos A, B e C - - - Professora Carmen

 

EE. Professor Orlando Geríbola

2º Atividades de Geografia – Professora Carmen

9º Anos A, B e C

 

Domínios europeus na África

Ao retomarmos a história do continente africano, é importante destacar que, até 1880, cerca de 80% do seu território era governado por seus próprios reis, rainhas, chefes de clãs e de linhagens, em impérios, reinos, comunidades e unidades políticas de porte e natureza variados. No entanto, nos trinta anos seguintes, ocorreu uma transformação extraordinária dessa situação. A partir de 1914, com a única exceção da Etiópia e da Libéria, a África inteira viu-se submetida à dominação de potências europeias e dividida em colônias de dimensões diversas, mas de modo geral, muito mais extensas do que as formações políticas preexistentes e, muitas vezes, com pouca ou nenhuma relação com elas.

. Texto adaptado e inspirado em: Albert Adu Boahen. A África diante do desafio colonial. In: História geral da África, VII: África sob dominação colonial, 1880-1935. 2.ª ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010, p. 3. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/ texto/ue000325.pdf. Acesso em: 21 ago. 2020.



- Território africano (1880 e 1913). Adaptado. Fonte: davidjl123/Somebody50, por Wikimedia Commons. Disponível em: https://commons. wikimedia.org/wiki/File:Scramble-for-Africa-1880-1913.png. Acesso em: 21 ago. 2020. Nota: mapas originais em inglês.

 

Com base nos seus conhecimentos, nas informações extraídas do texto e do mapa, responda às questões propostas no caderno.


1) Qual o título do mapa?

2) O que ocorreu com os territórios do continente africano após 1914?

3) Escolha um país africano que foi colonizado e explorado por alguma potência europeia;

4) Observando o mapa de 1913, quais países apresentados na legenda do mapa, garantiram um vasto território na África?

Observação: Essa atividades deverá ser entregue até o dia 12/04- Copiar o texto e as perguntas no caderno, responder e me enviar pelo WhatsApp no privado. Colocar nome e série.


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Primeiros Anos do EM - - - Geografia - - - Professora Carmen

 

EE Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia – Professora Carmen

1º anos do Ensino Médio

 

 

Os problemas ambientais urbanos

A urbanização se intensificou com a expansão das atividades industriais, fato que atraiu (e ainda atrai) milhões de pessoas para as cidades. Esse fenômeno provocou mudanças drásticas na natureza, desencadeando diversos problemas ambientais, como poluições, desmatamento, redução da biodiversidade, mudanças climáticas, produção de lixo e de esgoto, entre outros.

A expansão da rede urbana sem o devido planejamento ocasiona a ocupação de áreas inadequadas para a moradia. Encostas de morros, áreas de preservação permanente, planícies de inundação e áreas próximas a rios são loteadas e ocupadas. Os resultados são catastróficos, como o deslizamento de encostas, ocasionado a destruição de casas e um grande número de vítimas fatais.

A compactação do solo e o asfaltamento, muito comuns nas cidades, dificultam a infiltração da água, visto que o solo está impermeabilizado. Sendo assim, o abastecimento do lençol freático fica prejudicado, reduzindo a quantidade de água subterrânea. Outro fator agravante dessa medida é o aumento do escoamento superficial, podendo gerar grandes alagamentos nas áreas mais baixas.

Outro problema ambiental urbano preocupante é o lixo. O aumento populacional causa uma maior produção de lixo, especialmente no atual modelo de produção e consumo. A coleta, destino e tratamento do lixo são questões a serem solucionadas por várias cidades. Em muitos locais, o lixo é despejado nos chamados lixões, locais sem estrutura para o tratamento dos resíduos. As consequências são: odor, proliferação de doenças, contaminação do solo e do lençol freático pelo chorume, etc.

Nos grandes centros industrializados, os problemas ambientais são mais alarmantes. Nesses locais, a emissão de gases dos automóveis e das fábricas polui a atmosfera e retém calor, intensificando o efeito estufa. Com isso, vários transtornos são gerados à população: doenças respiratórias, chuvas ácidas, inversão térmica, ilhas de calor, etc.

Após a leitura e analise do textos, responda as questões:

1)      Qual fator intensificou a urbanização no país?

2)      Descreva sobre um problema ambiental relatado no texto.

3)      Por que nos grandes centros industrializados o efeito estufa é mais intensificado?

4)      Explique por que a compactação do solo e o asfaltamento podem gerar grandes alagamentos.

5)   Das opções abaixo, a que não representa um impacto ambiental é:

            a) chuva ácida
            b) assoreamento dos rios
            c) desertificação
            d) poluição sonora
            e) mobilidade urbana

 

Observação: Essa atividade deverá ser registrada no caderno de Geografia e entregue até o dia 12/04/2021, pelo WhatsApp no privado ou por e-mail: carmenlizete@uol.com.br.


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Geografia - - - Segundas Séries do EM - - - Professora Carmen

 

EE Professor Orlando Geríbola

2º Atividades de Geografia – Professora Carmen

2º anos do Ensino Médio

 

DO ARQUIPÉLAGO AO CONTINENTE

 Com relação ao tema “Do Arquipélago ao Continente”, prosseguiremos ao estudo da formação territorial do Brasil com destaque para a importância das políticas de integração nacional que marcaram a formação do território.

 A colonização do Brasil foi fundamental para o abastecimento de gêneros agrícolas às nações europeias, devido as suas condições climáticas (tropicalidade). Foram atividades produtivas com baixo nível técnico e caracterizadas por: latifúndios, monocultura (plantation) e trabalho escravo; as quais contribuíram para a formação de “ilhas” de povoamento do país.

 Durante os séculos XVII e XVIII, ocorreu o maior povoamento do interior, por meio dos bandeirantes e da mineração, os quais motivaram o desbravamento bacia do Rio Amazonas e, também pela expansão da pecuária no vale do rio São Francisco e no sertão do Nordeste. Mas a maioria da população continuou próxima ao litoral, ocorrendo de fato a formação de “ilhas” de povoamento no interior. Algumas dessas “ilhas” duraram pouco tempo, esvaziando-se depois, como ocorreu nas áreas de mineração após o esgotamento das jazidas de ouro e diamantes, esses lugares foram abandonados.

O território brasileiro foi se formando ao longo dos séculos XVI ao XX. Porém, a integração do território ainda não estava concluída. Havia de forma fragmentada os chamados “arquipélagos econômicos”, onde cada região econômica produzia seus produtos para exportação e essas regiões não se comunicavam entre si. Essa integração econômica só veio a ocorrer a partir da década de 1960. Assim, podemos apontar os mais importantes “arquipélagos econômicos” do território brasileiroNa região Nordeste havia dois arquipélagos bem definidos. O litoral leste com a produção do açúcar e a região do centro norte, com polo em São Luís do Maranhão, com a produção do algodão. Na Amazônia, desenvolveu-se a importante atividade de extrativismo do látex para a produção da borracha. Já na região do Sudeste, destacou-se a atividade de cafeicultura, tendo São Paulo como seu grande centro produtor. Essas grandes regiões, com características econômicas específicas só vieram a se integrar a partir da década de 1960, com o processo de industrialização da região Centro-Sul, e a construção das grandes rodovias para escoamento da produção, fortalecendo consumo dos novos produtos oriundos da indústria pela sociedade brasileira.

 Nesse aspecto, surgiram novas capitais dos estados de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), e a construção de Brasília (DF) que foram de grande relevância para essa integração do território nacional, e impuseram novos direcionamentos para os fluxos migratórios regionais.

  

Leia 0 texto com atenção e responda às questões a seguir:


1) Após a leitura do texto, explique o que você entende pela expressão “arquipélagos econômicos”.

2) A expressão “arquipélagos econômicos” se aplica no Brasil de hoje? Justifique a sua resposta.

3) O que favoreceu o abastecimento de gêneros agrícolas às nações europeias durante o período de colonização do Brasil?

4) Qual a importância do surgimento de novas capitais dos estados de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), e a construção de Brasília (DF)? 

 

Observação: Essa atividade deverá ser registrada no caderno de Geografia e entregue até o dia 12/04/2021, pelo WhatsApp no privado ou por e-mail: carmenlizete@uol.com.br.


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Segundas Séries do EM - - - Geografia - - - Professora Carmen

 

EE. Professor Orlando Geríbola

2º Atividades de Geografia 3º A - Ensino Médio

Professora Carmen

 

- GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO ECONÔMICA

Iniciamos este tema com o objetivo de retomar o estudo e as pesquisas sobre a regionalização construída a partir da divisão “Leste/capitalista e o Oeste/socialista” no período da Guerra Fria, e os desdobramentos com a queda do Muro de Berlim e o seu término. Para isso, propomos atividades sobre agrupamentos entre países que integram regionalizações econômicas após esse período. No contexto de integração regional e mundial contemporânea, os transportes, a tecnologia e a disseminação da informação pelos meios de comunicação têm papel fundamental no processo de globalização e repercussão na vida das populações.

 

Leitura e análise cartográfica


 


  

Atividades:

  Analise o mapa e responda as questões:

 

1)      Qual o título dos mapas?

2)      Cite três países africanos que faz parte do SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral).

 

3)      Quais países compõe o NAFTA (Acordo do Livre Comércio da América do Norte)?

 

4)      Os países, Dinamarca, França e Alemanha pertencem a qual bloco econômico descrito no mapa? 

5)      Quais são os blocos econômicos pertencentes ao continente americano?

6)       O Brasil pertence a qual bloco econômico? Esse fato impede que o Brasil realize acordos comerciais com países de outros blocos?

 

 

 

Nome: __________________________________________________Série________

 

 

Observação: Essa atividade é para ser enviada pelo Whats no privado ou para o meu e-mail: carmenlizete@uol.com.br 

Data de entrega: 10/04/2021

 


Atividade – Leitura e análise de imagem

 

 

Degradação ambiental




 


 

Após a leitura e interpretação da imagem responda:


1)      Que tipo de degradação ambiental aparece na imagem?

2)      Cite um fato ocorrido no Brasil que lembra a imagem apresentada.

3)      Apresente duas consequências causadas por essa prática ao meio ambiente.



EE. “Professor Orlando Geríbola”

Atividades de Geografia – Professora Carmen

1º anos do Ensino Médio

 

LEITURA E ANÁLISE DE IMAGENS

1. Observe as imagens relacionadas às alterações antrópicas para realizar as atividades propostas.

 





Realize a atividade que tem como base as questões a seguir:

1) O que você entende por ação antrópica?

2) Quais são os processos observados nas imagens?

 3) Quais são os fatores geradores de tais processos?

4) O que cada cidadão pode fazer para minimizar os problemas causados?

 

 

Nome:___________________________________________  Série__________.

Observação: Essa atividade deverá ser registrada no caderno de Geografia e entregue até o dia 10/03/2021, pelo WhatsApp no privado ou por e mail:

carmenlizete@uol.com.br.

 

EE. Professor Orlando Geríbola

 

Atividades de Geografia – Professora Carmen

2º Anos do ENSINO MÉDIO

 

 

A Gênese geoeconômica do território Brasileiro

 Podemos afirmar que gênese geoeconômica do território brasileiro é uma expressão que diz respeito ao fato de que a formação geoeconômica do Brasil está ligada ao processo de coloniza- ção, o qual foi iniciado no século XVI, tendo perdurado até o século XIX.

A colonização que ocorreu no Brasil foi a de exploração. Os portugueses exploraram o nosso pau-brasil, mandando para Portugal. A nossa população foi formada peno índios, que já habitavam o território, pelos portugueses, que colonizaram, e pelos negros africanos, escravos que vieram para colonizar. Isso ocorreu no século XVI.

 A distribuição territorial no Brasil foi delineada na ótica dos interesses mercantilistas, na qual a terra sempre foi vista como um objeto de interesse financeiro. A ocupação portuguesa no Brasil priorizou a conversão da cultura local para valores culturais e religiosos dos europeus, e a divisão territorial por meio das capitanias hereditárias. Essas parcelas de terras eram doadas, de caráter vitalício e hereditário, a elementos pertencentes à pequena nobreza lusitana, os donatários. Assim, deu-se início à alta concentração de latifúndios monocultores no Brasil. Essa ocupação teve um caráter exploratório dos recursos naturais presentes em um território já humanizado, fixando-se primeiramente na faixa litorânea. As poucas cidades e vilas constituídas no período, assim como todas as áreas agrícolas, ocorreram nas proximidades do oceano Atlântico, a via de comunicação com Portugal.

A cana-de-açúcar - – Séculos XVI e XVII – teve início de seu cultivo no Litoral do Nordeste, nos atuais Estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Bahia, além de pequenas áreas no litoral do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo – destino da produção: Mercado europeu, comercializado via Portugal devido ao pacto colonial. O açúcar tornou-se principal atividade de exploração, sua produção era controlada em Salvador por essa razão Salvador tornou-se principal centro e primeira capital do Brasil.

A mineração começa no século XVIII, exploração do ouro, prata e pedras preciosas - principais áreas de ocorrência: Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. – Destino da produção: Portugal, mas, como consequência de acordos comerciais, o ouro brasileiro teve, em grande parte, como destino final, a Inglaterra. Toda produção era controlada na cidade do Rio de Janeiro, que superou Salvador e se tornou segunda capital do Brasil.

Café – Segunda metade do século XIX ao início do século XX. Inicialmente o café foi cultivado no Vale do Paraíba, devido ao clima úmido e solo arenoso, serra mar o café não prosperou, e acabou se adaptando no estado de São Paulo devido a terra roxa e clima menos úmido. Principais áreas de ocorrência: Rio de Janeiro, São Paulo, sul de Minas Gerais e Espírito Santo, posteriormente se expandiu para o Norte do Paraná e Mato Grosso. Destino da produção: Europa e Estados Unidos.

 

 

 

 

 

Atividades

 

Após a leitura e análise do texto responda as questões:

1-) O que significa a expressão gênese geoeconômica do território brasileiro?

2-) Que tipo de colonização ocorreu no Brasil?

 3-) Onde se deu o início da ocupação portuguesa no Brasil?

4-) Onde estava localizada a primeira capital brasileira?

5-) Preencha a tabela abaixo:

Atividades econômicas

Áreas de destino

Cana-de-açúcar

 

Mineração

 

Café

 

 

 

 

 

Nome___________________________________________ Série _____

 

31

Observação: Essa atividade deverá ser registrada no caderno de Geografia e entregue até o dia 10/03/2021, pelo WhatsApp no privado ou por e-mail: carmenlizete@uol.com.br.

 


EE. ‘’ Professor Orlando Geríbola’’

 

Atividades de Geografia – Professora Carmen

3º Anos – Ensino Médio

 

A Regionalização do espaço Mundial

 

O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.

 As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como:

·         a localização espacial

·         o clima

·         relevo

·         a vegetação

·         os aspectos sociais, políticos e econômicos

Dessa forma é possível analisar, comparar, observar e determinar todas as propriedades daquela região e, assim, entendê-la melhor, numa escala local, regional ou global.

Para regionalizar o espaço mundial, são utilizados alguns critérios, como, por exemplo: o Produto Nacional Bruto (PNB), utilizado pelo Banco Mundial; o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Produto Interno Bruto (PIB), entre outros.

Atividades

1-) Pesquisem em livros didáticos, jornais ou em redes sociais e plataformas digitais, informações e dados sobre os indicadores acima destacados dos países a seguir:

 

 

 

 

a)      Pesquise e complete a tabela:

 

PAÍSES

PIB

IDH

Estados Unidos

 

 

 

Alemanha

 

 

 

Japão

 

 

 

Rússia

 

 

 

México

 

 

 

Brasil

 

 

 

Serra Leoa

 

 

 

 

2-) De um exemplo de uma forma de regionalizar uma cidade?

3-) qual a importância de se regionalizar uma determinada área?

 

 

 

Nome___________________________________________, série_________

 

 

 

 

 

 

Observação: Essa atividade deverá ser registrada no caderno de Geografia e entregue até o dia 10/03/2021, pelo WhatsApp no privado ou por e-mail: carmenlizete@uol.com.br.

 

 

33

 EE. “Professor Orlando Geríbola”

Atividades de Geografia – Professora Carmen

6º anos – Anos Finais do E.F.

 

 

LEITURA E ANÁLISE DE PAISAGENS

Definindo o conceito

  Leia o texto 1, de autoria do geógrafo brasileiro Milton Santos:

 

Tudo o que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. É formada não apenas de volumes, mas também de cores, movimento, odores, sons etc. [...] A paisagem é um conjunto heterogêneo de formas naturais e artificiais; é formada por fração de ambas, seja quanto ao tamanho, volume, cor, utilidade ou por qualquer outro critério. [...] suscetível a mudanças irregulares ao longo do tempo, a paisagem é um conjunto de formas heterogêneas, de idades diferentes, pedaços de tempos históricos representativos das diversas maneiras de produzir as coisas, de construir o espaço.

 

Atividades

1-) Analisando os planos da paisagem

No processo de observação, leitura e análise de uma paisagem, consideramos seus elementos, que podem ser naturais e/ou sociais e culturais, dos mais próximos aos mais distantes. Nesta atividade, destacamos na imagem 1, quatro planos de uma paisagem da cidade de Atibaia/SP, para facilitar a leitura e a análise dos seus elementos. Observe a paisagem que foi registrada pela fotografia a seguir e preencha o quadro com os resultados da sua análise.

 


 

 




2-) o que é paisagem?

______________________________________________________________________

3-) Dê dois exemplos de paisagens naturais.

_______________________________________________________________________

4-) Dê dois exemplos de paisagens sociais.

_______________________________________________________________________

 

 

 

 

Nome:_____________________________________, série__________.

Observação: Essa atividade deverá ser registrada no caderno de Geografia e entregue até o dia 10/03/2021, pelo WhatsApp no privado ou por e mail:

carmenlizete@uol.com.br.

 

E.E. Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia – Professora Carmen

          9º Anos A, B e C

Diversidade e dinâmica da população mundial e local

          A população mundial atingiu a marca de 1 bilhão de pessoas em 1800. Na época, as condições sanitárias eram precárias se compararmos com as atuais. Com o passar do tempo e as evoluções científicas e tecnológicas, a população mundial continuou crescendo, chegando a 7 bilhões em 2011 e, em 2020, a 7,8 bilhões.

.     Desde a Revolução Industrial, no século XVIII, os habitantes do globo vivenciaram significativas mudanças, que permitiram mais longevidade e melhores condições de vida.

São exemplos dessas mudanças significativas:

·         Desenvolvimento da penicilina;

·         Uso da tecnologia na produção alimentar;

·         Surgimento de vacinas para erradicação de doenças;

·         Saneamento básico, tratamento de esgoto e planejamento urbano, além de infraestruturas que possibilitaram a população mundial viver mais e melhor.

          Foi com o desenvolvimento tecnológico e com a ciência que o ser humano atingiu o patamar de viver por mais tempo: vacinas, remédios, produção alimentícia em larga escala, entre outras inovações, o que reduziu consideravelmente a taxa de mortalidade.

          Chegamos a 2 bilhões de pessoas em 1930, época da proliferação da penicilina pelo mundo e do desenvolvimento de vacinas. Cinquenta anos depois, na década de 1980, já éramos mais que o dobro de pessoas, 5 bilhões. No início do século XXI, em 2000, 6 bilhões. Atualmente, somos quase 8 bilhões de habitantes. Esse crescimento é assustador, mas nos faz refletir sobre as positivas mudanças para a vida humana, tornando-a mais confortável do que há 12 mil anos.

 

Distribuição da população mundial

          A população mundial não está distribuída de forma regular pelo globo. Há enormes áreas com vazios demográficos, como no continente africano e na América do Sul. Porém, existem territórios pequenos que abrigam uma significativa quantidade de pessoas, fazendo-as viver em condições de superlotação em determinados locais. Como exemplo, vejamos o caso do Japão, país pequeno em extensão territorial, mas que abriga mais de 120 milhões de pessoas. A China é outro exemplo: é o país que possui a maior população do globo, mas essa população está concentrada, em sua maioria, na vertente oriental do país.

          Vejamos os 10 países mais populosos do mundo e suas respectivas populações, com dados de 2019.

·         10º lugarMéxico — 127.575.529 habitantes.

·         9º lugarRússia — 145.872.260 habitantes.

·         8º lugarBangladesh — 163.046.173 habitantes.

·         7º lugar: Nigéria — 200.963.603 habitantes.

·         6º lugarBrasil — 211.049.519 habitantes.

·         5º lugarPaquistão — 216.565.317 habitantes.

·         4º lugarIndonésia — 270.625.567 habitantes.

·         3º lugarEstados Unidos da América — 326.766.748 habitantes.

·         2º lugarÍndia — 1.366.417.756 habitantes.

·         1º lugarChina — 1.433.783.692 habitantes.

 BRASIL ESCOLA

 

 

Atividades

 

Após a leitura, análise cópia do texto, responda as questões:

 

1-) Quais fatores permitiram após a Revolução Industrial melhores condições de vida da população mundial?

2-) Quantos habitantes atualmente há no mundo?

3-) De que forma está distribuída a população mundial?

4-) Dê um exemplo de países que são pequenos e possuem uma grande população.

5-) Em qual continente está localizado o país populoso em 10º lugar?

6-) Qual o continente mais populoso?

 

 

 

Obs: copiar o texto e as questões no caderno, responder, tirar uma foto e me enviar pelo Whatsapp no privado. Não esqueçam de colocar o nome e a série na atividade.

Data de entrega 10/03/21

 

 


Professora Carmen - Geografia - Sextos Anos A/B/C - E.E."Professor Orlando Geríbola"




Leitura dos Textos: Impactos das Intervenções humanas página 16 e As Paisagens naturais preservadas página 17.


Livro didático Araribá Mais Geografia 6º Anos. Após a leitura, responda as questões abaixo:


1)    Como as intervenções humanas podem modificar a paisagem?
2)    Que tipo de risco sofrem os animais com o desmatamento?
3)    Quais os efeitos das enxurradas no solo?
4)    Dê um exemplo da intervenção antrópica nas paisagens.
5)    O que são unidades de conservação e como estão divididas?
6)    Analise as imagens e escreva que tipos de impactos ambientais elas representam:


Ambiente, Indústria, Industrial Do Fumo



Incêndio Florestal, Floresta




Fonte de 2 Imagens: https://pixabay.com/pt/

Professora Carmen - Geografia Nonos Anos A e B - E.E. "Professor Orlando Geríbola"




Leia o Texto e responda as questões em seu caderno



A Dinâmica das transformações

Na segunda metade do século XVlll, o mundo passou por um processo de transformação econômica e social, com um novo modo de produção capitalista: a Revolução Industrial.
A origem da Revolução Industrial deu-se na Inglaterra, por vários motivos: o acúmulo de capitais, a reserva de carvão mineral, o avanço tecnológico, a disponibilidade de mão de obra e a existência de mercados consumidores da África, da Ásia e das Américas, para exportar produtos industrializados e importar matérias-primas.

Evolução Tecnológica Industrial

A evolução tecnológica industrial, representada pela passagem da manufatura à mecanização, multiplicou o rendimento do trabalho e aumentou a produção de tal forma que a industrialização inglesa adiantou-se 50 anos.
A expansão da Revolução Industrial na apropriação de territórios configurou-se na luta entre as potencias capitalistas da época pela hegemonia econômica no mundo.
Blocos para fortalecer nações

 Algumas nações europeia juntaram-se em blocos para se fortalecer.
O Império Alemão, o Império Austro-Húngaro e a Itália formaram a Tríplice Aliança em 1882.
Em 1907, a Rússia uniu-se à França e a Inglaterra formando a Tríplice Entente para contrapor ao expansionismo colonial e ao exaltado nacionalismo da Alemanha.

Primeira Guerra Mundial

Com interesses econômicos que conflitavam, pois competiam pela posse de territórios e matéria-prima, as grandes potencias organizadas em alianças militarizaram-se, estabelecendo entre si verdadeira corrida armamentista e deflagraram a Primeira Guerra Mundial.

                                                                                 (Caderno do Futuro – Geografia 9º ano Ed. IBEP)
Responder as questões:

1)    Qual foi o novo modo de produção capitalista que transformou o mundo na segunda metade do século XVlll?
2)  Em princípio, a Revolução Industrial formou um sistema de poder continental europeu do qual participavam: Reino Unido, Alemanha, França, Rússia e Império Austro-Húngaro. Entretanto, sua origem deu-se na Inglaterra. Identifique os motivos que favoreceram esse surgimento?
3)      De que maneira a evolução tecnológica industrial interferiu na produção?
4)      Como essa evolução modificou a posição da industrialização inglesa em relação a Europa?
5)     Quais países formavam a Tríplice Aliança?
6)      Quais países formavam a Tríplice Entente? Qual era o seu propósito?
7)      Por que os interesses econômicos das grandes potências conflitava?


Geografia - Primeiro Anos A/B/C EM - Professora Carmem - E.E. "Professor Orlando Geríbola"




Trabalho de pesquisa:

Pesquisar: Vulcanismo e Tectonismo

A pesquisa poderá ser enviada para o meu e mail:




Geografia - Professora Carmem - Terceiro Ano A EM - E.E. "Professor Orlando Geríbola"



Analise os mapas das páginas 53 e54 do caderno do aluno 1º Bimestre (apostila) e responda as questões:

 Referente ao mapa 1

1)      Qual o título dos mapas
2)      Cite três países africanos que faz parte do SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral)
3)      Quais países compõe o NAFTA (Acordo do Livre Comércio da América do Norte)
4)      Os países, Dinamarca, França e Alemanha pertencem a qual bloco econômico descrito no mapa
5)      Analise o mapa 2 da pg 54 e responda as questões A, B e C.


Obs: Essa atividade pode ser enviada para o meu e mail:carmenlizete@uol.com.br

Obrigada.

Abraços.


Geografia - Professora Carmem - Segundos Anos EM - E.E. "Professor Orlando Geríbola"



De acordo com o que já foi trabalhado em sala de aula e com as aulas online no Centro de Mídias SP, analise os mapas e responda as questões:





1)  Quais assuntos estão relacionados nos títulos dos mapas? Após identificá-los, observe se as legendas exprimem a mesma relação.
2)    Com base na observação dos mapas, identifique as atividades econômicas que se destacaram no século XVl.
3) De acordo com os mapas, em qual século podemos observar um aumento significativo das Drogas do Sertão?
4)    Quais economias se mantiveram até os dias de hoje?
5)    O cultivo do café no mapa do século XlX, aparece em quais estados do Brasil?
6)    O que aconteceu com o ouro e diamante entre os séculos XVlll e XlX?

OBSERVAÇÃO: Essa atividade poderá ser enviada para o meu e mail:carmenlizete@uol.com.br , caso não seja possível deixe pronta em seu caderno.

Obrigada.

Professora Carmen.



Junho/2020


Geografia - Professora Carmen - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


E.E. PROFESSOR ORLANDO GERÍBOLA

Geografia Professora Carmen

Atividade 1

1º anos do Ensino Médio

Com base no gráfico e em pesquisas adicionais, responda às questões:







a) O que o gráfico indica sobre a entrada de imigrantes no Brasil? Em quais períodos foi
mais intensa?

b) Qual o menor fluxos de imigrantes no Brasil entre 1884-1893.

c) Cite três países que apresentam o maior fluxo de imigrantes no período de 1884 a 1933.

d) Em quais períodos entraram o maior número de espanhóis no Brasil?

e) Qual o título do gráfico?

f) De dois países descritos na legenda do gráfico que faz parte do continente europeu.


Atividade 2

Geografia Professora Carmen

1º anos do Ensino Médio



PESQUISA: As Variáveis visuais: https://slideplayer.com.br/slide/4874691/.

OBS: Após a explicação do vídeo, mais abaixo, na mesma página, estará a explicação do vídeo por escrito.




Observação: as respostas das atividades pode ser enviadas até 27/06, para o meu e-mail: carmenlizete@uol.com.br ou pelo WhatsApp no meu privado, pegar o número no grupo dos 1ºs anos, não esquecendo de colocar nome e série.



Obrigada e fiquem com Deus.






Professora Carmen - Geografia - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

E.E. Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia 2º anos do Ensino Médio – Professora Carmen


OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO: O ESPAÇO INDUSTRIAL

 O espaço industrial enfatiza o processo de industrialização brasileira e oferece uma visão evolutiva das atividades produtivas, criando bases explicativas que permitem compreender a consolidação do polo industrial no Sudeste e em outras regiões do país.
Entre os séculos XVI e XIX, as atividades agropecuárias e extrativistas dominaram o sistema produtivo e, somente na década de 1930, a atividade industrial passa a ter importância crescente na economia nacional, devido ao enriquecimento da burguesia cafeeira e da queda das importações e nas exportações agrícolas dos países, diretamente envolvidos nos conflitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Antes da industrialização, a principal atividade produtiva era a cafeicultura, responsável pela formação de empresários, banqueiros, acumulação monetária e mão de obra qualificada. As primeiras indústrias se utilizaram das poucas infraestruturas de transportes (ferrovias e portos), concentradas na Região Sudeste, e da mão de obra proveniente da imigração europeia e asiática, que tinham experiência em fábricas.
 Entre 1930 e 1945, Getúlio Vargas adotou uma política nacionalista que estimulava a industrialização nacional, criando leis, instituições, indústrias de base, empresas públicas, como, por exemplo, a Consolidação das Leis do Trabalho, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobrás, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre outras, que organizaram o sistema produtivo do país.
Porém, foi no governo de Juscelino Kubitschek que a modernização ocorreu, por meio da transferência de multinacionais para o Brasil, predominantemente para o Sudeste. Seu governo foi responsável pela:
• expansão da indústria automobilística multinacional;
• construção da capital federal (Brasília);
• construção de rodovias;
• expansão das indústrias de base;
• ampliação na geração, transmissão e distribuição de energia.
Dessa forma, a atividade industrial passou a comandar a economia e a sociedade, tornando todas as outras atividades subordinadas a ela; além de ampliar a oferta de serviços e equipamentos urbanos das grandes cidades brasileiras.

 Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

Após a leitura e compreensão do texto responda as questões:


1) Antes da industrialização, qual foi a principal atividade produtiva no Brasil?
2) A atividade industrial passou a ter importância crescente na economia nacional, devido a qual fator?
3) Qual a contribuição proveniente da imigração europeia e asiática na industrialização brasileira?
4) Como a política nacionalista adotada por Getúlio Vargas estimulava a industrialização nacional?
5) Cite três fatores responsáveis pela modernização da indústria no governo de Juscelino Kubitschek.
6) Dê um exemplo de indústria de base.

Para compreender a importância dos migrantes no processo de industrialização brasileiro, leia os dados representados no gráfico “Imigrantes no Brasil no final do século XIX e início do século XX” e realize as próximas atividades:




Leitura cartográfica
Responda as questões:
1)      Qual o período indicado no gráfico que registrou maior entrada de imigrantes no Brasil?
2)      De acordo com os dados apresentados no gráfico, aponte de qual país o Brasil recebeu maior número de imigrantes?
3)      b) Qual o menor fluxos de imigrantes no Brasil entre 1914-1923?

Observação: as respostas das atividades pode ser enviadas até 27/06, para o meu e-mail: carmenlizete@uol.com.br ou pelo WhatsApp no meu privado, pegar o número no grupo dos 2ºs anos, não esquecendo de colocar nome e série.


Obrigada e fiquem com Deus.




Professora Carmen - Geografia - E.E. "Professor Orlando Geríbola"



Atividades de Geografia 3º A anos Ensino Médio

Professora Carmen



Sobre o contexto geopolítico e o surgimento do significado da expressão “Choque de Civilizações”, propomos a leitura do texto a seguir:


 A Teoria do Choque de Civilizações A partir do final do período chamado Guerra Fria (1947-1991), a reorganização do sistema político econômico mundial caracterizou-se por conflitos que ganharam visibilidade devido aos movimentos das principais hegemonias da época. Paralelamente a uma nova ordem mundial, surgem diversas análises na tentativa de se compreender o verdadeiro motivo desses conflitos. O cientista político Samuel P. Huntington formulou uma teoria, em 1993, chamada “Choque de Civilizações”, publicada na revista Foreign Affairs. Nessa teoria, ele descreve que os principais motivos dos conflitos no PósGuerra Fria têm como pano de fundo as identidades culturais e religiosas dos diferentes povos, baseando-se em conceitos das ciências humanas relacionados à dimensão espacial e cultural.
Na contramão desta teoria, Edward Said apresenta críticas à tese de “Choque de Civilizações”,      fundamentando-se na perspectiva de que Huntington trata a cultura como algo imutável e homogêneo, visto que não leva em conta as alterações existentes dentro de cada uma. Said salienta que não há uma rigorosa separação entre as culturas, não levando em conta os fluxos que caracterizam o mundo atual, e isso torna impossível a qualquer um, ou a qualquer cultura, manter-se isolado das outras (como, por exemplo, as migrações e o intercâmbio cultural).

Texto elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.
Fonte: Portal Educação. Geografia: a teoria “Choque de Civilizações”. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.
br/conteudo/artigos/conteudo/geografia/51293>. Acesso em: 03 abr. 2019.


Após a leitura do texto, responda às 2 questões:

a) Quais críticas Edward Said faz à teoria de Huntington?


b) Os conflitos dos últimos anos têm alguma ligação com a teoria do “Choque de Civilizações”? Comente sua resposta.





ATIVIDADE LEITURA, ANÁLISE DE TABELA E PESQUISA.
Observe a tabela abaixo, pesquise e classifique no quadro abaixo os motivos dos conflitos mundiais de acordo com a indicação que segue:
(1)    Guerra civil;
(2)    Disputa territorial;
(3)   Sectário/Separatista;
(4)   Estado e Território;





Observação: as respostas das atividades pode ser enviadas até 27/06, para o meu e-mail: carmenlizete@uol.com.br ou pelo WhatsApp no meu privado, pegar o número no grupo do 3ºs anos, não esquecendo de colocar nome e série.

Obrigada e fiquem com Deus.



Professora Carmen - Geografia - Nonos Anos A e B - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Geografia 9º A e B - Profª Carmen

Atividade online 01 (2°Bimestre)

Copie o texto no caderno





Obs: As respostas, se for possível, pode ser enviadas para o meu e mail: carmenlizete@uol.com.br

Não esqueçam de colocar nome e série.

Fiquem com Deus!



Professora Carmen - Geografia - Sexto Ano - E.E. "Professor Orlando Geríbola"






Fonte: Caderno do Aluno SEE/SP


Professora Carmen - Atividades de Geografia do mês de JULHO/2020 - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE. Professor Orlando Geríbola

2º Atividade de Geografia

 6º anos A, B e C - Professora Carmen

 

Os meios de Orientação


 

 

– CONHECENDO AS NOVAS TECNOLOGIAS: CARTOGRAFIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS

A difusão e aplicação da milenar arte de mapear a superfície terrestre e os diferentes fenômenos, hoje, conta com o apoio do Sistema de Posicionamento Global (GPS), a internet com os inúmeros aplicativos de mapeamento e rotas, softwares, smartphones, tablets, notebooks, imagens de satélites, bancos de dados, entre outras. Nesse sentido, pensando em determinar a localização mais precisa, alguns aparelhos foram utilizados

 

para identificar, localizar e orientar as posições e caminhos traçados pelos seres humanos em seus diferentes percursos sobre a superfície terrestre. Os instrumentos mais conhecidos são a Rosa-dos-Ventos, a Bússola e, mais recentemente, o GPS.

Atividades:

1)      Cite os meios mais antigos de orientação criados pela natureza.

2)      Cite os meios de orientação mais antigos criados pelo homem.

3)      Cite os meios mais modernos de orientação criados pelo homem.

4)      Que meio de orientação você mais gosta de utilizar para viajar?

 

        LEITURA DE TEXTO E ANÁLISE DE IMAGEM: GPS

 

 

 

Atividades:

 

1)      Indique quantos satélites e órbitas têm ao redor da Terra para atender o sistema GPS.

 

2) Qual a primeira forma de utilização do GPS? E qual a sua função hoje?

 

3) Qual a importância do GPS em determinados ramos de atividades?

 

_____________________________________________________________________________________

 

 

Observação: Responda as questões no caderno, tira uma foto delas e podem me enviar até dia 21/07, no e-mail:  carmenlizete@uol.com.br ou pelo whats no meu particular, o número está no grupo dos 6º anos, não esqueçam de colocar o nome e a série.

Fiquem com Deus!!!

Beijos

Beijos

Professora Carmen - Atividades de JULHO/2020 - Geografia - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

E.E. Professor Orlando Geríbola

2º Atividade de Geografia – Professora Carmen

3º ano – Ensino Médio

 

Trabalho de pesquisa


Pesquisar sobre a Geografia das Religiões

 

Observação: O trabalho deverá ser entregue até o dia 21/07, de preferência no e-mail: carmenlizete@uol.com.br, se não for possível, enviar para o meu WhatsApp no particular, não esqueçam de colocar nome, ano/turma e o nome da escola.


Obrigada


Fiquem com Deus.



Professora Carmen - Atividades de JULHO/2020 - Geografia - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

EE. Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia – Professora Carmen

2º anos – Ensino Médio

 

ATIVIDADE 2: LEITURA E ANÁLISE DE MAPA

Atualmente, o Brasil é considerado um dos países mais industrializados do mundo, ocupando, em 2015, o 11º lugar neste segmento em escala global. Porém, a industrialização não ocorre de forma homogênea no país, ou seja, ela se encontra irregularmente distribuída no território, onde algumas áreas são densamente industrializadas e outras praticamente desprovidas dessa atividade econômica.

MAPA 1: CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL EM 2013

Analise o mapa e responda ao que se pede no seu caderno.

A) Identifique, de acordo com a divisão regional do IBGE, qual região é a mais industrializada? industrialização e 5 estados com baixo índice de industrialização.

B) Indique o nome de 5 estados com grau elevado de industrialização e 5 estados com baixo índice de industrialização.

C) Por que não há uma distribuição equilibrada das indústrias no Brasil? Relacione os aspectos históricos de formação do território brasileiro com a realidade atual.

Observação: Responda as questões no caderno, tira uma foto delas e podem me enviar por e-mail:  carmenlizete@uol.com.br ou pelo whats no meu particular até dia 21/07, não esqueçam de colocar o nome e a série.                                                                                                           

 Fiquem com Deus!!!





Professora Carmen - Atividades de JULHO/2020 - Geografia - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

E.E. Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia – Professora Carmen

1º anos A, B e C

Data de entrega 20/07/2020

 

 Texto 1

A Crise na Venezuela


A Venezuela tem passado por uma grave crise política social, e econômica, gerando problemas humanitários vivenciados por sua população. Segundo relatório da Organização dos Estados Americanos (OEA – 2019), em 2018 cerca de 5.000 venezuelanos abandonaram o país por dia, por conta de problemas de “escassez de alimentos e medicamentos, hiperinflação, violência generalizada, colapso econômico [...] e da violação em massa e sistemática dos Direitos Humanos”. Nesse mesmo ano, “3,4 milhões de venezuelanos, aproximadamente mais de 10% da sua população, fugiram para diferentes destinos da América Latina e Caribe”. O relatório ainda faz uma previsão para o final do ano de 2019, no qual o total de migrantes e refugiados ultrapassam os 5 milhões de pessoas, número que se aproxima ao fluxo de refugiados dos conflitos armados nos países da Síria e do Afeganistão, em 2015. Dentre os principais países que receberam esses imigrantes e refugiados, estão a Colômbia (1,2 milhões de venezuelanos), o Peru (700.000), o Chile (265.800), o Equador (250.000), a Argentina (130.000) e o Brasil (100.000 pessoas). A crise vivenciada pela Venezuela tem se agravado desde 2013.

Texto adaptado para o São Paulo Faz Escola. Fonte: Informe preliminar sobre a crise dos migrantes e refugiados venezuelanos na região (2019).

      

 

Texto 2

 

                    Venezuelanos cruzam rio inundado para buscar comida na Colômbia

 

Na fronteira da Colômbia com a Venezuela, o fechamento da Ponte Internacional Simón Bolívar tem levado refugiados e migrantes venezuelanos a buscar rotas alternativas e perigosas para buscar comida e remédios em território colombiano.

Muitos deles se arriscam pelo rio Táchira, palco de uma cheia nesta semana devido às fortes chuvas. O relato é da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

O venezuelano Jose Luis Jiménez se arriscou em meio a bandidos e grupos armados para cruzar a fronteira do seu país com a Colômbia, em uma busca desesperada por comida para a família.

Como milhares de seus compatriotas, ele viaja pelas traiçoeiras trochas, os caminhos enlameados que cortam o cerrado às margens do rio Táchira. O curso d’água separa a Venezuela da Colômbia.

 

 

 

 

 

Em uma cozinha comunitária apoiada pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e comandada pela diocese local da Igreja Católica, o expatriado era um entre os milhares de venezuelanos famintos, aguardando na fila por uma refeição quente.

A cozinha, apelidada de Divina Providência, serve até 8 mil refeições por dia e é vital para refugiados e migrantes que passam por Cúcuta, mas também para pessoas como Jose Luis, que continua morando na Venezuela, mas cruza a fronteira para a Colômbia todos os dias. Chuveiros, consultas médicas e apoio legal também estão disponíveis no estabelecimento.

 

 

Venezuelanos cruzam rio inundado para buscar comida na Colômbia. Fonte: Nações Unidas.

2019. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/venezuelanos-cruzam-rio-inundado-para-buscarcomida-na-colombia/>. Acesso em: 06 nov. 2019.

 

 

 

Com base nos textos, nos seus conhecimentos e pesquisas adicionais, responda às questões:

 

1-) Quais são os principais motivos da elevada migração da população venezuelana?

 2-) Explique por que a Colômbia recebe um número maior de venezuelanos do que os outros países.

3-) Quais países fazem fronteira com a Venezuela?

4-) Com o apoio do Atlas Geográfico e livros didáticos, localize e identifique no mapa mudo a seguir os principais países receptores de migrantes e refugiados venezuelanos citados no texto “A crise na Venezuela’’

Observação: As respostas devem ser enviadas  até dia 21/07, para o meu e mail carmenlizete@uol.com.brou pelo Whats, no meu particular.

Essa atividade e a anterior a esta, irão compor as notas do 2º bimestre

Abraços.


Professora Carmen - Atividades de JULHO/2020 - Geografia - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

EE. Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia - Professora Carmen

9º Anos A e B - 2º bimestre

 

A - ANÁLISE E LEITURA DE TEXTO E MAPA: MEIO NATURAL

Você já parou para pensar em como a sociedade vai estruturando o espaço geográfico no

decorrer do tempo? Para compreender a produção do espaço mundial como um processo de

longa duração, é fundamental entender que a visão de mundo mudou ao longo dos séculos, de acordo com as características de cada sociedade e do acúmulo de conhecimentos científicos e tecnológicos então produzidos. Leia o texto e a ilustração do mapa histórico a seguir, e responda às questões propostas no seu caderno.

Mapa mundi estilo T-O

Responda:

a) Indique quais continentes estão representados no mapa.

b) Indique quais continentes não estão representados no mapa. Por que esses continentes

não aparecem no mapa?

c) Explique qual a visão de mundo apresentada no mapa.

d) A representação desse mapa reflete as técnicas cartográficas disponíveis na época? Justifique sua resposta.

 

 

 

B – ANÁLISE DE MAPA: MEIO NATURAL E TÉCNICO

Nos dias atuais, as pessoas de diferentes lugares e regiões do mundo estão integradas, criando uma grande rede, mas nem sempre foi assim. Como vimos na atividade anterior, com o “Mapa do mundo conhecido”, apenas os continentes africano, asiático e europeu eram conhecidos até aquele momento. O mapa a seguir apresenta o planisfério de Cantino, feito em 1502.

O planisfério de Cantino mostra o mundo como ficou conhecido no final do século XV e início do XVI, depois das viagens de exploração realizadas pelos portugueses, espanhóis e ingleses às Américas, África e Índia. Imagine que nesse período as viagens entre Portugal e Brasil poderiam durar mais de 40 dias, e eram extremamente precárias, desconfortáveis e perigosas. Os desafios enfrentados pelas tripulações eram constantes, além das mortes ocorridas pelos naufrágios das embarcações em decorrência de tempestades, muitos morriam devido às doenças, ataques de piratas e, também, das lutas travadas com os nativos.

 

Com base, no mapa 1, seus conhecimentos e pesquisas adicionais em livros didáticos disponíveis, responda às questões propostas no seu caderno.

a) Comparando o planisfério de Cantino (1502) e o Mapa do mundo conhecido (Mapa mundi estilo T-O, 623), é possível apontar se as técnicas utilizadas pela sociedade da época evoluíram? Por quê?

 

b) Indique quais continentes estão representados no planisfério de Cantino (1502).

 

c) No período retratado no planisfério de Cantino, já existia uma integração entre as pessoas dos diferentes continentes?

 

Observação:

 Queridos alunos, as respostas podem ser enviada até 21/07, no meu e mail: carmenlizete@uol.com.br, ou no por whats no meu particular, o número está no grupo dos 9º anos.

Fiquem com Deus




Professora Carmen - - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"  

Disciplina de Geografia

Turmas: 6º anos A, B e C

Professora Carmen              

 

 

Os Sistemas terrestre

sistema terrestre é o conjunto de elementos que garante o funcionamento dos componentes do planeta Terra em sua superfície, bem como as suas recorrentes transformações ao longo do tempo. Compreender o sistema terrestre é, portanto, estabelecer as bases para a compreensão da Terra de um modo geral, de forma a entender os seus ciclos e processos naturais.

Basicamente, o sistema terrestre é constituído a partir do relacionamento entre as formas de relevo e suas influências endógenas (internas) e exógenas (externas), a dinâmica climática e dinâmica cíclica da água. Portanto, podemos entender o sistema terrestre como a relação entre os diferentes componentes da litosferaatmosfera e hidrosfera, com a consequente formação da biosfera.

Por litosfera entende-se a estrutura física e sólida do planeta. Isso envolve, portanto, as rochas, as formas de relevo e as dinâmicas relacionadas aos seus processos de atuação e transformação, tais como a estrutura interna do planeta e seus efeitos, a exemplo do movimento das placas tectônicas, os vulcanismos e os terremotos. Nesse sentido, embora a Geologia entenda a litosfera como a camada mais externa e sólida da Terra, no sistema terrestre ela envolve tanto essa estrutura como as dinâmicas que nela interferem.

Por atmosfera compreende-se a dinâmica climática e dos gases que envolvem a camada de ar da Terra. Portanto, o funcionamento dos climas e os fatores a ele relacionados, tais como as chuvas, a umidade, a pressão atmosférica, entre outros dispositivos, são itens incluídos nesse subsistema.

Por hidrosfera conceitua-se a estrutura de água que compõe o ambiente da Terra, elemento que está presente em 70% da superfície. No caso, não se fala somente em água líquida, mas também nos seus estados sólido e gasoso e nas dinâmicas a ela relacionadas. É importante compreender que a água atua tanto na transformação dos climas quanto na dinâmica do relevo, além de ser um item fundamental para a existência dos seres vivos.

Por biosfera compreende-se a inter-relação entre as três esferas acima apresentadas, formando o ambiente próprio para a manutenção da vida. Portanto, falar de biosfera é falar nas condições para o assentamento das vegetações e também dos animais, dos quais os seres humanos não se excluem, embora a humanidade seja a maior interventora entre os seres vivos sobre o meio natural em que habita.

 

 

 


Após ler o texto, e analisar a imagem responda as questões:

1-) O que é Sistema Terrestre?

2-) Quais as quatro esferas da Terra?

3-) Fatores como as chuvas, a umidade, a pressão atmosférica, refere-se a qual esfera?

4-) Quando falamos em hidrosfera, estamos nos referindo a que parte do planeta?

5-) O que é Biosfera?

 

Atividade 2 - Leia o texto a seguir:

PREVISÃO DO TEMPO

Então, a previsão do tempo hoje, de um dia para outro, tem um nível de acerto muito alto, mas há aspectos que ainda não são muito bem previstos, em particular aqueles que chamamos de escala local, que dependem de informações muito específicas e que não estão à disposição [...] É preciso saber também que a meteorologia é uma atividade cooperativa, pois “todos os países têm sistemas de medição das variáveis meteorológicas, como temperatura, umidade do ar, vento, variação solar, precipitação”. Esses dados são enviados para centros de previsão mundial, nos EUA e Inglaterra, e inseridos em modelos que representam o sistema como um todo. A partir de uma previsão globalizada, os países usam essas informações para afiná-las com seus modelos regionais. As previsões assim geradas são utilizadas pela mídia, por órgãos governamentais e pela iniciativa privada, encontrando aplicações em recursos hídricos, saúde pública, proteção ambiental, agricultura etc. [...] “Há duas ou três décadas já se sabe que o nosso sistema atmosférico é caótico: uma pequena variação no estado da atmosfera produz uma situação completamente nova e diferente da anterior”, diz o professor Pereira Filho. É por isso que não se pode atingir a máxima precisão, pois, mesmo com toda a tecnologia à disposição, não se pode descartar esse aspecto caótico da atmosfera. “É muito difícil trabalhar com uma solução em que, dada uma pequena variação, há uma grande mudança no sistema.” Isso significa que, mesmo sendo possível hoje, por meio de radar meteorológico, fazer uma boa previsão de curtíssimo prazo, ou seja, de um dia para o outro, torna-se complicado realizar previsões de médio ou longo prazo – para o mês que vem, por exemplo – justamente por conta do imponderável que rege as regras atmosféricas.

 

 

 

  

Com base no texto, imagem e em pesquisas adicionais em livros didáticos e materiais de apoio disponíveis em sites, responda às questões propostas no seu caderno.

 

 a) Qual é o campo da ciência que estuda a atmosfera?

b) Por que a previsão do tempo não é precisa em médio e longo prazo?

c) Explique quais são as variáveis meteorológicas envolvidas na previsão.

d) Quais equipamentos são utilizados na previsão do tempo?

e) Descreva a Imagem 2, que acompanha o texto, e indique o tipo de equipamento sendo utilizado.

 

 

Observação:  Copiar as questões no caderno, responder e me enviar pelo WhatsApp particular ou pelo meu email: carmenlizete@uol.com.br Até 24/08

Não esquecer de colocar nome e série.

 


Professora Carmen - - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Disciplina: Geografia

Série/turmas: 9º anos A e B

Professora: Carmen

 

Análise de texto e imagem: das grandes navegações ao mundo “sem” fronteiras

Leia o texto e analise a imagem a seguir responda as questões abaixo.

 

O Meio Técnico-Científico-Informacional

O mundo como nós o conhecemos tem mudado rapidamente. Em menos de meio século, a sociedade mudou radicalmente a sua forma de comunicação, transmissão, circulação e acúmulo de informações. Tudo isso devido aos avanços na área da tecnologia da informação. Desde a criação do ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), desenvolvido para fins militares durante a Segunda Guerra Mundial, até os pequenos celulares, a transformação foi radical. O ENIAC é o pioneiro na categoria de computador eletrônico digital: tinha 25 metros de comprimento e pesava 30 toneladas. Apesar de suas dimensões gigantescas, era capaz de realizar muito menos operações que as calculadoras de bolso que existem atualmente. Os primeiros microcomputadores chegaram ao mercado na década de 1970 e se tornaram populares na década de 1980 com o lançamento do PC – Computador Pessoal da International Business Machines (IBM) que pesava 12 kg. Nos anos seguintes, os computadores se tornaram cada vez menores e mais eficientes, até caberem na palma da mão. Mas a grande mudança veio nos anos 1990, quando a internet deixou de ser utilizada apenas para fins científicos e militares e passou a conectar computadores de vários lugares do planeta. Em poucos anos, a internet revolucionou o modo de vida de milhões de pessoas e se tornou a ferramenta de comunicação mais poderosa da história. As redes sociais, como o Orkut e o Facebook, rapidamente tornaram-se febre mundial, mas nenhuma iniciativa dentro desse universo virtual foi tão bem-sucedida quanto a Google, criada pelos americanos Larry Page e Sergey Brin. A empresa que começou como uma ferramenta de busca para organizar as informações da rede se tornou tão popular que, de acordo com a reportagem intitulada “O mundo Google”, da Revista Super Interessante, “nos Estados Unidos, ela deu origem a um verbo – as pessoas não procuram informações sobre alguma coisa, elas “googlam” ou “fazem um google” nela. Também gerou histórias quase épicas, como a de uma mulher que, em meio a um ataque cardíaco, achou informações de como salvar a própria vida. Situações semelhantes se repetem no resto do mundo diariamente. Depois do Google, o problema não é mais achar o que você quer saber – é saber o que você quer achar. Diante desse cenário, um dos maiores desafios da ciência é tornar essas tecnologias acessíveis a todos, de uma forma mais democrática. Além das tecnologias de informação, novas áreas altamente sofisticadas como a robótica, a nanotecnologia, e a biotecnologia, devem revolucionar o mundo da ciência. Essas novas mudanças têm provocado desdobramentos nos âmbitos econômico, social, ambiental e político, e está sendo denominada de Quarta Revolução Industrial, a chamada Indústria 4.0.

 

1-) A partir da leitura do texto, da imagem e dos seus conhecimentos, indique se as afirmativas

a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

 

(  ) Desde o início, a internet foi criada com a finalidade de facilitar a comunicação entre

as pessoas.

(  ) Apenas na década de 1970 a internet deixou de ser utilizada exclusivamente com fins científicos e militares e passou a conectar computadores de vários lugares do planeta.

(  ) Apesar de parecermos isolados, as redes sociais vieram para revolucionar a forma de

comunicação.

(  ) O Meio Técnico-Científico-Informacional corresponde ao maior acesso à informação por redes de conexão e os avanços da ciência em relação à robótica, biotecnologia, nanotecnologia, entre outros.

 

2) Quais evidências apresentadas no texto justificam que o Meio Técnico-Científico-Informacional corresponde ao período de maior acesso à informação?

3) A partir das atividades realizadas até o momento, é possível afirmar que os avanços tecnológicos e a integração, política e cultural acontecem da mesma forma em todos os lugares do mundo? Registre as ideias principais no espaço disponível.

4) Como você percebe as influências do Meio Técnico-Científico-Informacional na sua vida cotidiana? Cite exemplos.

  


                                FLUXOS E REDES GEOGRÁFICAS



ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA


 

 

Diariamente, usamos as redes sociais para receber e transmitir informações. Essa prática

produz, constantemente, fluxos imateriais contendo diversos tipos de informações. Será que foi sempre assim? Para refletirmos sobre essa e outras questões, propomos a análise do mapa . Com base no mapa, nos seus conhecimentos e pesquisas adicionais, responda às questões no seu caderno.

 

a)      O que o mapa indica sobre o fenômeno das redes de comunicação?

b)      Quais países e/ou regiões ele é mais representativo?

c)      E em quais é menos representativo?

 

 

Observação: copie as perguntas no caderno, responda e me envie por e-mail : carmenlizete@uol.com.br ou pelo WhatsApp no particular até 24/08.         

Fiquem com Deus!

 


Professora Carmen - - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - - "E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E.  "Professor Orlando Geríbola"

Geografia 2º anos do Ensino Médio

Professora Carmen

 

OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (II): O ESPAÇO AGROPECUÁRIO

No circuito da produção: o espaço agropecuário, você vai participar de um desafio sobre alguns conceitos fundamentais acerca do espaço agropecuário brasileiro.

 No Brasil, a Lei de Terras (1850) e a Abolição da Escravatura (1888) foram bases para o mercado de terras e de mão de obra (trabalho assalariado). O poder passou a estar ligado à posse da terra. Dessa forma, no Brasil, a terra passa a ser entendida como patrimônio e não como meio de produção; com o objetivo de apropriar-se de terras apenas como poder, reserva de valor, e não realmente ligada à produção.

 O período de 1964 a 1985 foi marcado pela concentração de grandes propriedades agrícolas (latifúndios) monocultoras e exportadoras, as quais contribuíram para degradação ambiental e social e agravamento da fome no país. Neste contexto, a fome pode ser caracterizada pela falta de variedades de alimentos vitais para o ser humano (fome fechada), que difere da fome aberta, que é a ausência total de alimentos. Portanto, o problema da fome é uma questão política decorrente de uma estrutura agrária fundamentada em grandes propriedades agrícolas monocultoras, que busca o enriquecimento dos latifundiários e a priorização dos mercados externos.

 Atualmente, predomina o sistema intensivo, que utiliza máquinas (tratores, colheitadeiras, pivô de irrigação etc.), insumos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos, sementes transgênicas etc.) e técnicas pecuaristas modernas (inseminação artificial e melhoramento genético), com o objetivo de elevar a produção e reduzir as perdas. Essas práticas têm garantido um grande aumento produtivo, porém são práticas causadoras de impactos ambientais e que intensificam as desigualdades no espaço rural, por superar o sistema extensivo, que reúne práticas de agricultura familiar, dependentes das condições naturais da terra, e com uma pecuária que se utiliza de pastagens, gerando moderada produtividade, porém traz maior variedade de alimentos e baixos impactos ambientais.                     Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

Após fazer a leitura do texto, responda as perguntas:

a-) Com a Lei de Terras (1850) e a Abolição da Escravatura (1888), o poder passou a estar ligado à posse da terra. Dessa forma, no Brasil, como a questão da terra passa a ser entendida?

b-) Dê o significado de latifúndios e minifúndios

c-) Diferencie os termos: fome fechada e fome aberta

e-) Como é visto o problema da fome em nosso país?

f-) Qual o objetivo de se utilizar o sistema intensivo na produção agropecuária?

g-) Qual a importância para o meio ambiente, no uso do sistema extensivo.

 

 


 

Atividades

a)      Qual o título do gráfico?

b)      Indique fatores que contribuíram para o aumento significativo no uso de agrotóxicos no Brasil.

c)      Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de

 

Desenvolvimento Sustentável (ODS). O 15º objetivo é Vida Terrestre, e tem como foco “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda”. As informações presentes no gráfico 2 vão ao encontro do que é proposto pela ONU? Justifique sua resposta.

 

d)     Procure apontar algumas alternativas sustentáveis, em substituição, ao modelo de produção agrícola baseado no uso de agrotóxicos.

 

 

Observação: copie as perguntas no caderno, responda e me envie por e-mail ou pelo WhatsApp no particular até 24/08/2020.

e-mail: carmenlizete@uol.com.br

Fiquem com Deus!

 


Professora Carmen - - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - - E. E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE. Professor Ernesto Thenn de Barros

3º ano A – Ensino Médio

Geografia – Professora Carmen

 

Atividades 1

 

Conflitos étnicos

As divisões territoriais dos Estados-nações na grande maioria das vezes aconteceram de acordo com as ordens de poder de cada nação ou civilização. Dessa forma, o estabelecimento das fronteiras quase nunca representou a diversidade étnica das mais diversas regiões do mundo. Como herança, existem no mundo inúmeros conflitos étnicos e separatistas, que visam à emancipação ou independência de alguns povos, ou a disputa de um mesmo território por duas ou mais nações.

Sugerimos os seguintes temas:

• O Oriente Médio: A questão da Palestina;

 • Europa: IRA e ETA;

• Europa: Conflitos no Cáucaso (o caso Chechênia);

 • África: Ruanda;

• África: Angola;

• Ásia: Caxemira;

• Guerra civil na Síria.

                                                            

Atividades:

a-) Escolha um dos tema apresentados acima e descreva informações sobre ele.

b-) O conflito étnico é um termo utilizado pela sociologia para explicar qualquer conflito de origem violenta, militar ou bélica, entre dois ou mais grupos. Normalmente, os conflitos estão ligados a questões religiosas, territoriais, políticas, culturais e étnicas e aos embates motivados por características diferenciadas e pela falta de tolerância, resultando, muitas vezes, em genocídios. Dessa forma conceitue os termos: etnicidade, preconceito e etnofobia.


 

 

Atividades 2 – Leitura cartográfica


 

 

Exercícios

Após a leitura e análise do mapa, responda as questões:

a-) Quais os continentes que apresentam o maior número de conflitos no século XX?

b-) Quais os tipos de conflitos aparecem no mapa no continente americano?

c-) Existe negociação de paz em curso ou terminadas na América Latina?

d-) Cite um país da América do Sul que não apresentam nenhum tipo de conflitos?

 

Observação: copie as perguntas no caderno, responda e me envie por e-mail ou pelo WhatsApp   no particular.

e-mail: carmenlizete@uol.com.br

Fiquem com Deus!




Professora Carmen - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E. Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia – Professora Carmen

1º Ano do Ensino Médio

 

ESTRUTURA E FORMAS DO PLANETA TERRA

ATIVIDADE 1 – DOMÍNIOS INORGÂNICOS E SUAS DINÂMICAS

 

 

Considerando a análise do quadro, responda as questões:

1) Levando em conta a Imagem 1 e com base nas transformações da matéria, o que acontece com a rocha quando aquecida em temperatura superior a 700 °C?

 2) A água se encontra na natureza em vários estados físicos. Quais são as temperaturas necessárias para que a água tenha seu estado físico alterado?

 3) Descreva quais são as suas sensações quando o ar está em temperatura acima de 30 °C. 

 

ATIVIDADE 2 – O TEMPO GEOLÓGICO E O TEMPO HUMANO

 

A história geológica da Terra teve início há 4,56 bilhões de anos e desde então muitos eventos ocorreram até o surgimento do homem. Para medir esse longo tempo, podemos utilizar duas escalas: o tempo geológico e o tempo humano. O tempo geológico refere-se ao surgimento, formação e transformação da Terra, no qual é dividido por meio de Éons, Eras e Períodos e cujas medidas relacionam-se em milhões e bilhões de anos. Já o tempo humano diz respeito ao surgimento do homem e sua trajetória histórica e é medido em centenas e milhares de anos.

 

 Para aprofundar os conhecimentos sobre eras geológicas, recomendamos a leitura do texto a seguir:

 

“Eventos climáticos extremos, como furacões, secas e enchentes estão cada vez mais frequentes. Seriam eles uma prova de que a ação do homem está afetando o clima do planeta? Segundo ele [Paulo Artaxo, Instituto de Física, USP], a ação do ser humano está criando uma nova era geológica, o Antropoceno. ‘A história do nosso planeta sempre foi marcada por alterações geofísicas e geológicas que orientaram a evolução da vida. Isso até o início da Revolução Industrial, em torno de 1850, quando o homem começou a queimar combustíveis fósseis. Com isso, ele ganhou uma possibilidade de alterar a composição da atmosfera, o que afeta diretamente o clima do planeta. A ação do homem está tendo um efeito similar às alterações geofísicas e geológicas que ocorreram ao longo da história do planeta, alterando o clima’, diz. Artaxo explica que a temperatura do planeta já aqueceu um grau, em média, o que significa um aumento de dois graus em áreas continentais. Isso explica alguns fenômenos naturais recentes. ‘Esse aumento de dois graus é uma quantidade imensa de energia no sistema, que é dissipada na forma de furacões, como temos visto ultimamente. Também estamos alterando o padrão de chuvas. Eventos climáticos extremos sempre existiram, mas as mudanças climáticas globais intensificam esses eventos. Temos que preparar o País para essa nova realidade climática que está aparecendo. Isso vai requerer boa ciência e integração entre sociedade e governo’, afirma ele.”

Dessa forma, considera-se que a primeira fase do Antropoceno vai de 1800 a 1945 ou 1950,  corresponde,           portanto, à formação da era industrial. Durante grande parte da história humana, os níveis de crescimento populacional e consumo energético foram mantidos controlados.

Antropoceno significa uma nova era geológica, a era em que estamos vivendo atualmente. Foi criado pois acredita-se na influência que o homem vem causando na Terra.

 Fonte: Jornal da USP. 2017. Ação do homem está criando nova era geológica. Disponível em: . Acesso em: 19 fev 2020. Agora,


 

                 Após a leitura do texto, responda às questões propostas:

 

                1)  O “Antropoceno” pode ser considerado uma nova era geológica? Justifique.

                2)  O que é Antropoceno? Quais suas respectivas fases?

                3)  Como o aumento de dois graus na parte continental do planeta pode afetar o clima?

                4)  Diferencie tempo geológico de tempo biológico. 

 

Observação: esta atividades deverá ser entregue até o dia 24/09, as respostas deverão ser enviadas para o meu Whats (particular ou para o meu e-mail: carmenlizete@uol.com.br

Fiquem com Deus.



Professora Carmen - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E. Professor Orlando Geríbola

Atividades 9º anos A e B

Geografia – Professora Carmen

 

Os SETORES DA ECONOMIA E A TECNOLOGIA NOS PAÍSES EUROPEUS, ASIÁTICOS E OCEÂNICOS.

Assistam os vídeos

Depois de assistir os 2 vídeos, responda as questões:

1) Segundo o modelo de Ray Dalio, a economia é composta por três elementos principais.

Quais são eles e como se relacionam?

2) Por que é importante implementarmos o modelo de Economia Circular?

3) Você conhece alguma iniciativa baseada no modelo de Economia Circular? Se sim,

explique como esse modelo funciona.

  

Observação: As respostas deverão ser enviadas para o meu Whats (particular) ou para o meu

 e-mail: carmenlizete@uol.com.br até o dia 24/09

Fiquem com Deus.

 






Professora Carmen - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E.Professor Orlando Geríbola

6º anos A, B e C

Geografia – Professora Carmen

 

REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES (RRD)


 

a) Identifique no texto e na imagem informações sobre os fenômenos atmosféricos.

 b) O fato ocorrido na imagem faz parte do seu dia a dia? Justifique sua resposta.

c) Você conhece quais são as recomendações indicadas pelos órgãos de proteção e defesa civil no caso de tempestades? Pesquise e cite algumas recomendações indicadas pelos órgãos de proteção e defesa civil no caso de tempestades.

d) O que você sabe sobre raios e trovões?

 e) Além de tempestades, as populações estão expostas a quais outros riscos e desastres?

 

 

  TEMPO ATMOSFÉRICO E O SEU LUGAR DE VIVÊNCIA

Qual a previsão do tempo para a sua cidade para os próximos 7 dias? Nesta atividade, você têm o desafio de observar e analisar o tempo atmosférico a partir do seu lugar de vivência. A proposta é que vocês observem as principais características, as variações da temperatura, vento, tipos de nuvens e ocorrência de precipitação durante 7 dias, no mesmo horário e lugar de referência. Essa atividade não requer a utilização de instrumentos.

 

 

 

Ficha de Observação

Nome________________________________________________________________________Bairro:________________________________________________________________________ Município:____________________________________________________________________ Estado:_______________________________________________________________________

a) Para sistematizar os dados e informações, preencham a ficha com as suas observações e percepções.

b) Comparem os dados levantados com as previsões emitidas pelos jornais (impressos e/ou na TV) e aplicativos sobre a previsão do tempo. Em seguida, registrem os aprendizados dessa atividade no caderno.

Como já foi explicado em sala de aula, o clima de um determinado lugar pode mudar, mas ao longo dos anos, já o tempo é momentâneo, ele pode mudar de uma hora para outra, lembram?

Nessa tabela acima, vocês vão escolher um horário do dia e fazer as marcações, na primeira coluna (data), vocês irão colocar a data, na segunda coluna, temos a temperatura, no final da coluna tem os números que correspondem como ela está: 1. Muito quente; 2. Quente e assim por diante. A marcação pode ser somente com os números não é necessário escrever e dessa forma, voces vão preenchendo as demais colunas. Quando terminar, tira uma foto e me envia.

Qualquer dúvida me chama no Whats.

 

Observação: Essas atividades deverão ser entregues até 28/09/2020, pelo Whats no meu particular ou no e-mail carmenlizete@uol.com.br

Fiquem com Deus

 



Professora Carmen - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE. Professor Orlando Geríbola

Geografia – professora Carmen

3º Ano A – Ensino Médio

 

 

TEMA 1: O CONTINENTE AFRICANO:

 

A África é o terceiro continente mais extenso com cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados, cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta. É o segundo continente mais populoso da Terra com cerca de um bilhão de pessoas, representando cerca de um sétimo da população mundial, e 54 países independentes.

Aspectos geopolíticos

As principais passagens marítimas do mundo, em especial três delas que, além de estratégicas, estão localizadas no continente africano são: o Estreito de Gibraltar, o Canal de Suez e o Estreito de Bab El Mandeb.

 Considere alguns pontos e aspectos essenciais nessas passagens marítimas como:

Canal de Suez realiza a ligação do Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, permitindo que embarcações naveguem da Europa para a Ásia sem precisar contornar a África pelo Cabo da Boa Esperança. A parte navegável da obra mede ao todo 162 km de extensão. Outros canais elevam a extensão da construção a 195 km. São 365 metros de largura, dos quais 190 são totalmente navegáveis. O canal permite a passagem de navios de 15 metros.

 

 O Estreito de Bab El Mandeb, que significa, em árabe, "Portão das Lágrimas", separa os continentes da Ásia (no Iêmen na península Arábica) e da África (Djibuti, ao norte da Somália no Chifre da África), ligando o mar Vermelho ao oceano Índico via golfo de Adem.

estreito de Gibraltar, pode-se mencionar que, do ponto de vista geopolítico, essa passagem favorece uma rápida e curta comunicação entre a Europa e a África, por isso esse território é monitorado por forças militares para garantir a segurança. A porção europeia tem recebido cada vez mais refugiados e migrantes ilegais do continente vizinho, em busca de melhores condições de trabalho e de vida, ou fugindo de situações de violência decorrentes dos muitos conflitos internos existentes.

 

 

Atividades

1-) Quais as linhas imaginárias que cortam o continente africano?

2-) Em qual(is) hemisfério(s) se encontra o continente africano?

3-) Qual sua importância socioeconômica e geoestratégica do Canal Suez?

4-) Qual a importância do estreito de Gibraltar para refugiados africanos?

5-) Onde se localiza o Estreito de Bab El Mandeb?

 

Analise o mapa abaixo e responda as questões

1-      Cite 2 países que compõe a África Meridional.

2-      Pesquise, em livros didáticos e atlas geográfico ou em diferentes sites da internet, e indique os países que compõem a região do Magreb e a do Sahel.

3-      Descreva em poucas linhas sobre a África Subsariana.

 

 

 

 

Habilidades do Currículo Oficial do Estado de São Paulo:

 

Extrair informações de textos e imagens sobre a distribuição espacial dos países africanos.

Ler, interpretar e relacionar evidências espaciais em mapas temáticos sobre clima, precipitação e vegetação do continente africano, de modo a compreender as características dos biomas, identificando as relações de causa e efeito entre os aspectos físicos citados.

Extrair informações relevantes de mapas temáticos para identificar a subdivisão da África em dois grandes conjuntos de países: parcialmente industrializados e de economia tradicional.

Extrair informações de textos, gráficos e imagens sobre a África e América. Identificar, por meio da caracterização gráfica e cartográfica dos fluxos comerciais e econômicos entre a África e outras regiões mundiais, a posição proeminente da Europa, da Ásia e da América do Norte nas exportações e nas importações do continente africano.

Competências Gerais da BNCC: C1.

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 Bons Estudos!


Professora Carmen - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E. Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia – Professora Carmen

2º Anos- Ensino Médio

 

DINÂMICAS DEMOGRÁFICAS – MATRIZES CULTURAIS DO BRASIL.

Texto 1

As matrizes culturais do Brasil estão relacionadas à formação cultural da população brasileira. As bases destas matrizes foram estabelecidas pela miscigenação de diversos grupos étnicos.

A população do Brasil é uma mistura rica entre índios, brancos europeus e negros. A formação desta identidade cultural começou no período colonial.

Os traços culturais dos brasileiros são muito diversificados. Essas misturas podem ser vistas de forma bastante evidente nos cidadãos que vivem no sul do Brasil, no norte e no nordeste.

As etnias que formaram a matriz cultural do Brasil ainda estão presentes na cultura do país. É possível afirmar que a primeira miscigenação que aconteceu em nosso país foi entre o branco europeu e os índios brasileiros.

Os negros, que foram trazidos ao país como escravos, constituem o terceiro elemento da formação étnica do Brasil. Já a última fase da miscigenação dos brasileiros aconteceu com a chegada dos imigrantes que substituíram os negros nos trabalhos das fazendas depois da abolição da escravatura.

No último cenário da matriz cultural, que aconteceu na imigração no século XIX, houve uma nova mistura de etnias entre brasileiros, europeus e asiáticos. A partir dessa formação, a cultura brasileira recebeu diversas influências externas que deram origem a nossa rica identidade nacional.

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 1 – LEITURA DE IMAGEM E ANÁLISE DE TEXTO

Leia o texto, observe as três imagens e responda as questões

1-) O que você entende por matrizes culturais do Brasil?

2-) O que as imagens A, B e C retratam? Quais são as influências desses povos para o  Brasil?

     3-) Você considera importante a valorização da diversidade cultural? Justifique sua resposta.

 

DIVERSIDADE BRASILEIRA - RAÇA E ETNIA

TEXTO 2

A discussão em torno do tema raça e etnia é uma dos debates mais constantes na sociedade contemporânea. Sobretudo porque esta questão está no cerne dos conflitos que o mundo vem atravessando, sejam por causa das guerras entre os povos, os constantes conflitos étnicos, por exemplo, no Oriente médio, seja por causa da exclusão social pela qual alguns grupos raciais passam em diversos países, aqui no Brasil, negros e índios, nos EUA os latinos dentre outros.

Contudo estes conceitos precisam ser bem compreendidos antes de adentrarmos nas principais pautas de discussão relacionadas a este tema.

O conceito de raça está intimamente relacionado com o âmbito biológico, as diferenças de características físicas que fazem daquele grupo social um grupo particular. Pode-se compreender melhor o que se quer dizer quando fala-se de raça quando se atenta para as questões de cor de pele, tipo de cabelo, conformação facial e cranial, ancestralidade e genética.

O conceito de Etnia está relacionado ao âmbito da cultura, os modos de viver, costumes, afinidades linguísticas de um determinado povo criam as condições de pertencimento naquela determinada etnia. Pode-se compreender melhor as questões étnicas a partir dos inúmeros exemplos que enchem a televisão de manchetes, como os eternos conflitos entre grupos étnicos no Oriente Médio que vivem em disputa política por territórios ou por questões religiosas.

Atividades:

1)      Diferencie os termos “raça” e “etnia

2)      Sobre o tema raça e etnia, cite um desses conflitos existente no Brasil.

3)       Sobre o tema raça e etnia, cite um desses conflitos existente no mundo.

 

Observação: esta atividade deverá ser entregue até o dia 24/09/2020

 por e-mail: carmenlizete@uol.com.br ou no meu whatsApp (particular)

Fiquem com Deus



Professora Carmen - - - Geografia - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Sextos Anos A, B e C

 

EE. Professor Orlando Geríbola

Geografia – Professora Carmen

6º Anos A, B e C– Ensino Fundamental Anos Finais

 

 

CONHECER PARA PROTEGER: BIOMAS BRASILEIROS

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma área total de 8.515.767,049 km². No território brasileiro encontramos diferentes paisagens, ecossistemas e biomas que apresentam distintas características de vegetação, relevo, clima, hidrografia e biodiversidade. Os principais biomas Brasileiros são: floresta amazônica, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e os Pampas ou campos.





Amazônia

O Bioma Amazônia ocupa cerca de 49% do território brasileiro. A Amazônia possui a maior ­floresta tropical do mundo, equivalente a 1/3 das reservas de ­florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da ­flora e da fauna. Contém 20% da disponibilidade mundial de água e grandes reservas minerais. O delicado equilíbrio de suas formas de vida são muito sensíveis à interferência humana.

Mata Atlântica

O Bioma Mata Atlântica ocupa aproximadamente 13 % do território brasileiro. Por se localizar na região litorânea, ocupada por mais de 50% da população brasileira, é o Bioma mais ameaçado do Brasil. Apenas 27% de sua cobertura ­florestal original ainda está preservada. 

Cerrado

O Bioma Cerrado ocorre principalmente no Planalto Central Brasileiro e ocupa aproximadamente 24% do território brasileiro. O Cerrado é reconhecido como a Savana mais rica do mundo em biodiversidade. Até a década de 1950, os Cerrados mantiveram-se quase inalterados. A partir da década de 1960, com a transferência da Capital Federal, do Rio de Janeiro para Brasília, e a abertura de uma nova rede rodoviária, a cobertura vegetal natural deu lugar à pecuária e à agricultura intensiva.

 

Caatinga

O Bioma Caatinga ocupa uma área aproximada de 10% do Território Nacional. Embora esteja localizado em área de clima semi árido, apresenta grande variedade de paisagens, relativa riqueza biológica e espécies que só ocorrem nesse bioma. Os tipos de vegetação do Bioma Caatinga encontram-se bastante alterados, com a substituição de espécies vegetais nativas por pastagens e agricultura. O desmatamento e as queimadas são práticas comuns no preparo da terra para a agropecuária. Essa prática, além de destruir a cobertura vegetal, também prejudica a manutenção de animais silvestres, a qualidade da água e o equilíbrio do clima e do solo. Da área original ocupada por esse Bioma, aproximadamente 36% já foram alterados pelo homem.

Pampa

O Bioma Pampa ocupa aproximadamente 2% do Território Nacional. É caracterizado por clima chuvoso, sem período seco, mas com temperaturas negativas no inverno, que in­fluenciam a vegetação. Em toda a área de abrangência do Bioma Pampa, a atividade humana propiciou uma uniformização da cobertura vegetal que de um modo geral é usada como pastagem natural ou ocupada com atividades agrícolas, principalmente o cultivo do arroz.

Pantanal

O Bioma Pantanal ocupa aproximadamente 2% do Território Nacional. Entretanto, o Bioma Pantanal é reconhecido como a maior planície de inundação contínua do Planeta Terra, o que constitui o principal fator para a sua formação e diferenciação em relação aos demais biomas. Ali se reúnem representantes de quase toda a fauna brasileira. O Bioma Pantanal é o mais preservado, embora a criação de gados seja uma atividade importante economicamente para a região, aliada às atividades de turismo.

 

Após a leitura do texto e a análise do mapa responda as questões:

1)      Pesquise o significado das palavras: (biota, ecossistemas, habitats e biodiversidade)

2)      Quais são os biomas brasileiros?

3)      Qual(is) bioma(s) abrange(m) o estado em que você mora?

4)      Quais são os dois maiores biomas do Brasil?

5)      O que significa ações antrópicas?

6)      Em qual região do Brasil encontramos o Bioma Caatinga?

 

 

 

Observação: Essa atividade deverá ser entregue até o dia 05/11/2020, enviar as respostas para o meu Whats particular ou para o meu e-mail:  carmenlizete@ulo.com.br

Obrigada



Professora Carmen - - - Geografia - - - Primeiros Anos - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE. Professor Orlando Geríbola

Geografia – professora Carmen

1º Anos – Ensino Médio

 

 

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO

 



 

Após a leitura do texto responda as questões:

1)      Defina o que são desastres naturais. Todos os desastres naturais são surpreendentes para o ser humano?

 

2)      Considerando os eventos naturais e suas consequências na vida humana, defina o que é controle ativo e controle passivo.

 

 

3)      De que forma o aumento do conhecimento sobre os desastre naturais pode tornar mais eficiente o controle passivo?

 

 

Causas e consequências dos desastres ambientais

 

Principais causas:

·         Despreocupação com o meio ambiente;

·         Desmatamento;

·         Metas econômicas.

Bastantes desastres ambientais decorrem da falta de zelo com o meio ambiente. As tragédias provocadas por ação humana muitas vezes resultam de objetivos econômicos, quando o lucro sobrepõe a preocupação com os cuidados ambientais.

Principais consequências:

·         Problemas de saúde e sanitários;

·         Desestabilização da fauna e da flora;

·         Deslocação de pessoas;

·         Pessoas desabrigadas;

·         Prejuízo econômico.

Como consequência dos desastres ambientais, a saúde e a segurança das pessoas são abaladas, porque a poluição da água e do ar resulta em doenças.

Em alguns casos, a situação catastrófica não deixa outra alternativa a não ser o abandono da região vitimizada pelo desastre, como aconteceu no acidente de Chernobyl.

No entanto, embora os desastres ambientais possam ser causados por objetivos econômicos, muito dinheiro acaba sendo gasto na tentativa de restabelecimento das condições de vida após um desastre.

É o que acontece quando há necessidade de construir casas após terremotos, ou quando há prejuízos no setor turístico em função das manchas de óleo que atingem as praias, o que acaba gerando desemprego.

 

Após a leitura do texto, descreva pelo menos um desastre ambiental acontecido no Brasil. 

 

 

 

Observação:

Essa atividade deverá ser entregue até o dia 10/11/2020, enviar as respostas para o meu Whats particular ou para o meu e-mail:  carmenlizete@ulo.com.br

Obrigada



Professora Carmen - - - Geografia - - - Segundos Anos - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE. Professor Orlando Geríbola

Geografia – Professora Carmen

2º Anos – Ensino Médio

 

 

ATIVIDADE 1- LEITURA E ANÁLISE DE TABELA

Tabela 1: População brasileira, de 1890 a 2010, e projeção da população residente para 2020.





Tabela 1: População brasileira, de 1890 a 2010, e projeção da população residente para 2020. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: Disponível em: . Acesso em: 21 fev. 2020 . Sinopse do Censo Demográfico 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/sinopse/. Acesso em: 21 fev. 2019. Portal IBGE. Disponível em https: //www.ibge.gov.br/. Acesso em 21 fev. 2020.

 

Exercícios

1) Considerando as informações apresentadas na Tabela 1 e em seus conhecimentos sobre o tema, podemos afirmar que a população brasileira está crescendo de forma acelerada? Justifique.

 2) Identifique o percentual de crescimento entre os seguintes períodos: de 1890 a 1940, de 1950 a 1991 e, por fim, de 2000 a 2020. Escreva no caderno a sua conclusão, justificando as informações obtidas.

 

 

ATIVIDADE 2- LEITURA E ANÁLISE DE GRÁFICOS E TABELA

Observe os gráficos 1 e 2 e a tabela abaixo, e responda:

Gráfico 1: Taxa Bruta de Mortalidade por mil habitantes – Brasil – 2000 a 2015.

 

Gráfico 2: Taxa Bruta de Natalidade por mil habitantes – Brasil – 2000 a 2015


 


Tabela 2: Taxa de Fecundidade Total – Brasil – 2000 a 2015.


 


 

Após a leitura e análise dos gráficos e da tabela, responda as questões:

1-) Pesquise a definição dos temas abaixo e anote em seu caderno:

 - Crescimento populacional

 - Taxa de mortalidade

 - Taxa de natalidade

- Taxa de Fecundidade

 

2-) Qual é a relação existente entre os Gráficos “Taxa Bruta de Mortalidade” e “Taxa       Bruta de Natalidade”?

 

 3-) Analise a Tabela 1 “Taxa de Fecundidade” e indique se a sua tendência é de crescimento ou redução. Justifique sua resposta com as informações presentes na tabela.

 

 4-) Os gráficos 1 e 2 e a Tabela 1 apresentam informações que refletem na estrutura da pirâmide etária brasileira. Propomos que você pesquise em livros didáticos e/ou em diferentes sites da internet quais são as características da pirâmide etária brasileira.

 

 

Observação:

 

 As atividades deverão ser enviadas para o meu e-mail: carmenlizete@uol.com.br  ou pelo Whats no particular. Até 05/11/2020

 

Fiquem com Deus



Professora Carmen - - - Geografia - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Terceiro A

 

EE. Professor Orlando Geríbola

Geografia – professora Carmen

3º Ano A – Ensino Médio 

 

 

Atividade 1 - Leitura e análise de mapa

 

O Imperialismo europeu na África

 

 


 

 

 

 

 

1)      Preencham a tabela a seguir relacionando alguns territórios atuais as respectivas possessões coloniais, utilize o mapa político da África, para o preenchimento da tabela:

 

 



Alemâs

 

 

Belga

 

 

Espanholas

 

 

Francesas

 

 

Italianas Portuguesas

 

 

 

 

 

Atividade 2 – leitura e análise de texto

A África é considerada o berço da humanidade e da civilização, pois tem em sua história uma das maiores diversidades culturais do mundo. No continente africano há mais de mil línguas e dialetos diferentes, e inúmeros conflitos políticos e étnicos que acarretaram, ao longo do tempo, crises sociais, econômicas, ambientais e culturais. Muitos países que colonizaram a África se apropriaram dos recursos naturais e, ao mesmo tempo, acirraram as desigualdades, a segregação e a exclusão social. Atualmente, os produtos alimentícios têm um enorme peso nas importações africanas, gerando um déficit em suas balanças comerciais. Pode-se explicar a escassez de alimentos por um conjunto de fatores: processo colonial, climáticos, políticos, econômicos, agrícolas etc.

 Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola

 

 

 

Responda as questões

a)      De acordo com os seus conhecimentos e o texto acima, comente a questão da apropriação dos recursos naturais e o acirramento das desigualdades sociais no continente africano.

 

b)      Para ampliar os conhecimentos sobre o continente africano no que diz respeito aos seus aspectos populacionais, culturais, ambientais, políticos, econômicos etc. Para isso, escolha um dos temas abaixo e faça uma breve pesquisa sobre o assunto escolhido.

• Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das regiões/países africanos;

 • Migração/Imigração e Refugiados;

 • Manifestações culturais;

 • Trabalho escravo na contemporaneidade;

 • Relações Internacionais: comércio mundial;

 • Problemáticas Socioambientais

 

 

 

Observação:

 

 A tabela e a pesquisa deverão ser enviadas para o meu e-mail: carmenlizete@uol.com.br

 ou pelo Whats no particular. Até 07/11/2020

Fiquem com Deus

 

 



Atividade Interdisciplinar - - - Professores: Carmem, Henrique, Rita, Thiago e Zilda - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Vamos participar!




Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/


Atividade Interdisciplinar - - - Professores: Carmem, Henrique, Thiago e Zilda - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Vamos participar!



Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/

Professora Carmen - - - Geografia - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE. Professor Orlando Geríbola

Geografia – professora Carmen

9º Anos A e B – Ensino Médio

 

CARACTERÍSTICAS FÍSICONATURAIS DA EUROPA, ÁSIA E OCEANIA

As correntes não se mostram homogêneas quanto às suas características e origem podendo ser classificadas em: correntes quentes e correntes frias. Estas correntes, frias ou quentes, levam consigo suas características para distintas localidades. Correntes oceânicas quentes que se dirigem para os polos possuem um efeito moderador do frio.

Há de se destacar também que uma outra função das correntes marítimas em relação ao clima global seria a distribuição das temperaturas impedindo, assim que as áreas que recebem mais radiação solar fiquem continuamente mais quentes e as áreas polares fiquem continuamente mais frias, afinal distribuem o calor.

Fonte: Karine de Almeida Paula: Geógrafa, Mestre em Arquitetura e Urbanismo.

 

Clima e Correntes Marítimas




Fonte: Map resources premier international collection. Lambertville: Map Resources, [2002]. Planisfério Físico. Fonte: Atlas Escolar (IBGE). Disponível em: <https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_mundo/mundo_planisferio_fisico.pdf

 

 

 

Após a leitura e análise do mapa responda:

1) Qual o título do mapa?

2) Quais são os tipos de clima predominantes na Europa, Ásia e Oceania, indicados no Mapa?

3) Quais os dois tipos de correntes marítimas aparecem na legenda do mapa?

4) Quais os tipos de clima podemos observar no Brasil?

5) No mapa das Zonas Climáticas, em qual faixa está localizado os Estados Unidos e a Rússia?

6) Qual a importância das correntes marítimas sobre o clima?

 

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E BIOMAS

Podemos entender por domínio morfoclimático um conjunto espacial de certa grandeza territorial – de centenas de milhares a milhões de quilômetros quadrados de área – onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas.

Bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação que são próximos e que podem ser identificados em nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.

Atividades:

Faça uma breve pesquisa sobre quais os tipos de relevo existentes no mundo.

 

 

 

 

Observação: Essa atividade deverá ser entregue até o dia 05/11/2020, enviar as respostas para o meu WhatsApp particular ou para o meu e-mail:  carmenlizete@ulo.com.br

Obrigada

 

Professora Carmen - - - Geografia - - - Terceira Série do EM - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE. Professor Orlando Geríbola

Atividade de Geografia - Professora Carmen

3º anos do Ensino Médio

 

Atividade - Leitura de Texto e analise cartográfica





 

Após a leitura do texto e análise do mapa, responda as questões abaixo:

1-) A partir da leitura do texto, comente como a modernização dos meios de transportes contribuiu para a agilizar a distribuição de mercadorias em diferentes regiões do mundo.

 

2-) De acordo com a afirmação: “A Globalização é um processo que está presente na cultura,

na moda, nas ideias e na comunicação, operando por uma economia digital sem fronteiras[...],

comente quais são as condições que favorecem este processo.

 

3-) De acordo com a afirmação: “Todos os dias negócios acontecem e as mercadorias são

compradas e vendidas, transitando por diferentes rotas do planeta”, comente quais fatores

estão relacionados ao processo.

 

4-) De acordo com o mapa, indique em quais continentes podemos encontrar as maiores

densidades de ferrovias?

 

Observação: Essa atividade deverá ser entregue até 30/11/2020 por e-mail: carmenlizete@uol.com.br ou pelo Whats no pv



Professora Carmen - - - Geografia - - - Segunda Série do EM - - - E.E. Professor Orlando Geríbola"

 

EE. Professor Orlado Geríbola

 Atividade de Geografia - 4º bimestre

2º Anos do E.M. – Professora Carmen

 

Leitura de texto e imagens

O território brasileiro contém cerca de 12% de toda a água doce do planeta. Ao todo, são 200 mil micro bacias espalhadas em 12 regiões hidrográficas, como as bacias do São Francisco, do Paraná e a Amazônica (amais extensa do mundo e 60% dela localizada no Brasil)”

. Conforme dados da Agencia Nacional de Aguas (ANA), estima-se que o Brasil possui cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta. Entretanto, a escassez de água e um dos assuntos que tem sido muito discutido nos noticiários brasileiros. Recentemente, entre 2014 e 2016, diversos estados do Brasil, principalmente São Paulo, sofreram uma grave crise de desabastecimento de água.


Após a leitura do texto e observação das imagens, responda a questão abaixo:

1-) De acordo com as paisagens apresentadas, podemos observar que o Brasil e um pais de contrastes. Se as imagens 1 e 2 mostram a água em abundância, as imagens 3 e 4 registram a sua escassez. Quais fatores contribuem para que enquanto algumas regiões no Brasil possuem água em abundância, outras sofrem pela sua escassez?

2-) Qual a maior Bacia hidrográfica do mundo?

 

Observação: Essa atividade deverá ser entregue até 30/11/2020 por e-mail: carmenlizete@uol.com.br ou pelo Whats no pv

 

Professora Carmen - - - Geografia - - - Primeira Séries do EM - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE. Professor Orlando Geríbola

  Atividade 2 de 4º bimestre

              1º anos do Ensino Médio - Professora Carmen

 

Atividades - Análise Cartográfica







Observe as particularidades dos mapas e responda as questões:

 

1-) Em quais biomas terrestres a biodiversidade é mais alta? Justifique sua resposta.

2-) Indique em quais regiões terrestres a diversidade de espécies é baixa. E por que isso acontece?

3-) Cite quais biomas estão presentes no território brasileiro.

4-) Em que nível se apresenta a diversidade de espécies no Brasil?

5-) Em qual hemisfério encontramos o bioma tundra?

 

Observação: Essa atividade deverá ser entregue até 30/11/2020 por e-mail: carmenlizete@uol.com.br ou pelo Whats no pv

 

Professora Carmen - - - Geografia - - - Nonos Anos A e B - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE. Professor Orlando Geríbola

2º Atividade de 4º bimestre

9º anos A e B – Professora Carmen

 

Biomas: Ásia (2006)




Biomas: Asia (2006). Adaptado e com tradução livre. Fonte: Biomes. Centro de Dados e Aplicacoes

Socioeconomicas (SEDAC), CC-BY. Disponível em: https://sedac.columbia.edu/maps/gallery/se arch?facets=theme:sustainability> (acesso em: 30 abr.2020)

 

Continente Asiático

Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsável por abrigar quase três quintos da população mundial.

Na Ásia são encontradas algumas das montanhas mais altas do mundo; os rios mais extensos; os maiores desertosplanícies e planaltos; as selvas e florestas mais densas. A altitude máxima e a mínima está localizada na Ásia. O monte Everesta altitude máxima do planeta, está localizada a 8 848 m acima do nível do mar; ao longo da linha fronteiriça da República Democrática Federal do Nepal com a região autônoma chinesa do Tibete. O litoral do mar Morto, a planície de menor altitude do mundo, estão localizadas a 396 m abaixo do nível do mar, na região fronteiriça do Estado de Israel com o Reino Hashemita da Jordânia.

Mas a maior parte dos países da Ásia não se desenvolveram industrialmente. Continuaram sendo países de economia baseada na agricultura, e seus agricultores empregavam na utilização de ferramentas, manuais e métodos nada modernos. Ao mesmo tempo, a explosão populacional — que ainda está a ocorrer — aumentou de modo incrível a população asiática como do mundo ocidental. Mais e mais produtos alimentíciosocupações empregatíciasinstituições de ensino, além de outras coisas básicas, tornavam-se necessidade de acordo com o aumento populacional. O mundo ocidental, por causa do desenvolvimento de sua economia, teve mais recursos do que o continente asiático para enfrentar os problemas que foram as consequências da explosão demográfica.

 

Após a análise cartográfica e leitura do texto responda as questões:

1-) De acordo com o mapa acima que tipo de bioma aparece no norte da Ásia?

2-) Cite três tipos de biomas presentes no sul da Ásia

3-) Qual o ponto mais alto do planeta e onde se localiza?

4-) Como se apresenta o continente asiático em relação a sua população?

5-) Cite três países pertencentes ao continente asiático.

 

Observação: Essa atividade deverá ser entregue até 30/11/2020 por e-mail: carmenlizete@uol.com.br ou pelo Whats no pv.



Professora Carmen - - - Geografia - - - Sextos Anos A, B e C - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EE. Professor Orlando Geríbola

2ª Atividade de Geografia - 4º Bimestre

6º. anos A, B e C - Professora Carmen

 

Os Biomas brasileiros: a importância da biodiversidade

Texto 1

O território brasileiro abriga cerca de um terço de todas as florestas tropicais do planeta e o maior sistema fluvial do mundo, além de reunir cerca de 1,8 milhão de espécies em seis biomas. Tal magnitude faz com que o Brasil esteja entre os cinco países que possuem maior diversidade biológica na Terra. Os biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa são sistemas naturais que ao longo da história sofreram o impacto dos ciclos econômicos e do processo de ocupação do espaço brasileiro.

Fonte: BENEDICTO, M. Biodiversidade brasileira. Agência de Notícias IBGE, 2018. Disponível em: <https://

agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/19511-biodiversidadebrasileira>

(acesso em: 08 mar. 2020).

Texto 2

O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo, com isso o país ganha maior segurança alimentar, energética, hídrica e climática; proteção contra erosão, enchentes, deslizamentos e outros desastres socioambientais; proteção natural contra pragas no campo e doenças nas cidades; potencial para a descoberta de novos fármacos, cosméticos e outros produtos naturais; preservação de culturas, saberes e costumes de populações tradicionais; paisagens belíssimas; incontáveis oportunidades de negócios ligadas ao ecoturismo, lazer e bem-estar social. Esses são alguns exemplos dos serviços prestados gratuitamente pela natureza a sociedade.

O diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade, deixa claro que o Brasil é um país extremamente privilegiado em termos de biodiversidade e recursos naturais — tem o maior número de espécies de fauna e flora, a maior reserva de água doce, a maior floresta tropical, e por aí vai —, com enorme potencial para o desenvolvimento de um modelo econômico sustentável. 

Por outro lado, e ao mesmo tempo, é um país que se aproveita e cuida muito mal desse patrimônio natural único, com taxas elevadas de perda, degradação e fragmentação ambiental. Estudos indicam, por exemplo, que o Brasil poderá perder entre 20% e 25% de sua biodiversidade até 2050, comparado a 1970, “dependendo da trajetória de desenvolvimento considerada”.

“O cenário atual de degradação dos sistemas naturais, sejam eles terrestres ou aquáticos, representa uma séria ameaça à provisão de serviços ecossistêmicos essenciais para a manutenção da qualidade de vida e da saúde da população humana”, diz o relatório. “Isso inclui o suprimento de alimentos, organismos medicinais, experiências físicas e psicológicas, regulação da quantidade e da qualidade da água, controle da qualidade do ar, regulação de ameaças e eventos extremos e de organismos prejudiciais a humanos.”

Texto adaptado. Fonte: ESCOBAR, H. Brasil desperdiça o potencial de sua biodiversidade, um ativo único einigualável. Jornal da USP, 2019. Disponível em: <https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-ambientais/brasildesperdica-

Após a leitura e análise dos textos responda as questões abaixo:


1) Por que a biodiversidade é importante?   

2) O que ameaça a biodiversidade?

3) Quais atividades contribuem para a perda de biodiversidade?  

4) Segundo o texto 2, quais ameaças, o cenário atual de degradação dos sistemas naturais apresentam para a nossa população?

5) Como proteger a biodiversidade nos biomas brasileiros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário