quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Professora Carmen - - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Disciplina: Geografia

Série/turmas: 9º anos A e B

Professora: Carmen

 

Análise de texto e imagem: das grandes navegações ao mundo “sem” fronteiras

Leia o texto e analise a imagem a seguir responda as questões abaixo.

 

O Meio Técnico-Científico-Informacional

O mundo como nós o conhecemos tem mudado rapidamente. Em menos de meio século, a sociedade mudou radicalmente a sua forma de comunicação, transmissão, circulação e acúmulo de informações. Tudo isso devido aos avanços na área da tecnologia da informação. Desde a criação do ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), desenvolvido para fins militares durante a Segunda Guerra Mundial, até os pequenos celulares, a transformação foi radical. O ENIAC é o pioneiro na categoria de computador eletrônico digital: tinha 25 metros de comprimento e pesava 30 toneladas. Apesar de suas dimensões gigantescas, era capaz de realizar muito menos operações que as calculadoras de bolso que existem atualmente. Os primeiros microcomputadores chegaram ao mercado na década de 1970 e se tornaram populares na década de 1980 com o lançamento do PC – Computador Pessoal da International Business Machines (IBM) que pesava 12 kg. Nos anos seguintes, os computadores se tornaram cada vez menores e mais eficientes, até caberem na palma da mão. Mas a grande mudança veio nos anos 1990, quando a internet deixou de ser utilizada apenas para fins científicos e militares e passou a conectar computadores de vários lugares do planeta. Em poucos anos, a internet revolucionou o modo de vida de milhões de pessoas e se tornou a ferramenta de comunicação mais poderosa da história. As redes sociais, como o Orkut e o Facebook, rapidamente tornaram-se febre mundial, mas nenhuma iniciativa dentro desse universo virtual foi tão bem-sucedida quanto a Google, criada pelos americanos Larry Page e Sergey Brin. A empresa que começou como uma ferramenta de busca para organizar as informações da rede se tornou tão popular que, de acordo com a reportagem intitulada “O mundo Google”, da Revista Super Interessante, “nos Estados Unidos, ela deu origem a um verbo – as pessoas não procuram informações sobre alguma coisa, elas “googlam” ou “fazem um google” nela. Também gerou histórias quase épicas, como a de uma mulher que, em meio a um ataque cardíaco, achou informações de como salvar a própria vida. Situações semelhantes se repetem no resto do mundo diariamente. Depois do Google, o problema não é mais achar o que você quer saber – é saber o que você quer achar. Diante desse cenário, um dos maiores desafios da ciência é tornar essas tecnologias acessíveis a todos, de uma forma mais democrática. Além das tecnologias de informação, novas áreas altamente sofisticadas como a robótica, a nanotecnologia, e a biotecnologia, devem revolucionar o mundo da ciência. Essas novas mudanças têm provocado desdobramentos nos âmbitos econômico, social, ambiental e político, e está sendo denominada de Quarta Revolução Industrial, a chamada Indústria 4.0.


 

1-) A partir da leitura do texto, da imagem e dos seus conhecimentos, indique se as afirmativas

a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).

 

(  ) Desde o início, a internet foi criada com a finalidade de facilitar a comunicação entre

as pessoas.

(  ) Apenas na década de 1970 a internet deixou de ser utilizada exclusivamente com fins científicos e militares e passou a conectar computadores de vários lugares do planeta.

(  ) Apesar de parecermos isolados, as redes sociais vieram para revolucionar a forma de

comunicação.

(  ) O Meio Técnico-Científico-Informacional corresponde ao maior acesso à informação por redes de conexão e os avanços da ciência em relação à robótica, biotecnologia, nanotecnologia, entre outros.

 

2) Quais evidências apresentadas no texto justificam que o Meio Técnico-Científico-Informacional corresponde ao período de maior acesso à informação?

3) A partir das atividades realizadas até o momento, é possível afirmar que os avanços tecnológicos e a integração, política e cultural acontecem da mesma forma em todos os lugares do mundo? Registre as ideias principais no espaço disponível.

4) Como você percebe as influências do Meio Técnico-Científico-Informacional na sua vida cotidiana? Cite exemplos.

  


                                FLUXOS E REDES GEOGRÁFICAS



ATIVIDADE 1 – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA



 

 

Diariamente, usamos as redes sociais para receber e transmitir informações. Essa prática

produz, constantemente, fluxos imateriais contendo diversos tipos de informações. Será que foi sempre assim? Para refletirmos sobre essa e outras questões, propomos a análise do mapa . Com base no mapa, nos seus conhecimentos e pesquisas adicionais, responda às questões no seu caderno.

 

a)      O que o mapa indica sobre o fenômeno das redes de comunicação?

b)      Quais países e/ou regiões ele é mais representativo?

c)      E em quais é menos representativo?

 

 

Observação: copie as perguntas no caderno, responda e me envie por e-mail : carmenlizete@uol.com.br ou pelo WhatsApp no particular até 24/08.         

Fiquem com Deus!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário