E.E. "Professor Orlando Geríbola"
Disciplina:
Geografia
Série/turmas:
9º anos A e B
Professora:
Carmen
Análise de texto e imagem: das grandes
navegações ao mundo “sem” fronteiras
Leia
o texto e analise a imagem a seguir responda as questões abaixo.
O
Meio Técnico-Científico-Informacional
O
mundo como nós o conhecemos tem mudado rapidamente. Em menos de meio século, a
sociedade mudou radicalmente a sua forma de comunicação, transmissão,
circulação e acúmulo de informações. Tudo isso devido aos avanços na área da
tecnologia da informação. Desde a criação do ENIAC (Electronic Numerical
Integrator and Computer), desenvolvido para fins militares durante a Segunda
Guerra Mundial, até os pequenos celulares, a transformação foi radical. O ENIAC
é o pioneiro na categoria de computador eletrônico digital: tinha 25 metros de
comprimento e pesava 30 toneladas. Apesar de suas dimensões gigantescas, era
capaz de realizar muito menos operações que as calculadoras de bolso que
existem atualmente. Os primeiros microcomputadores chegaram ao mercado na
década de 1970 e se tornaram populares na década de 1980 com o lançamento do PC
– Computador Pessoal da International Business Machines (IBM) que pesava 12 kg.
Nos anos seguintes, os computadores se tornaram cada vez menores e mais
eficientes, até caberem na palma da mão. Mas a grande mudança veio nos anos
1990, quando a internet deixou de ser utilizada apenas para fins científicos e
militares e passou a conectar computadores de vários lugares do planeta. Em
poucos anos, a internet revolucionou o modo de vida de milhões de pessoas e se
tornou a ferramenta de comunicação mais poderosa da história. As redes sociais,
como o Orkut e o Facebook, rapidamente tornaram-se febre mundial, mas nenhuma
iniciativa dentro desse universo virtual foi tão bem-sucedida quanto a Google,
criada pelos americanos Larry Page e Sergey Brin. A empresa que começou como
uma ferramenta de busca para organizar as informações da rede se tornou tão
popular que, de acordo com a reportagem intitulada “O mundo Google”, da Revista
Super Interessante, “nos Estados Unidos, ela deu origem a um verbo – as pessoas
não procuram informações sobre alguma coisa, elas “googlam” ou “fazem um
google” nela. Também gerou histórias quase épicas, como a de uma mulher que, em
meio a um ataque cardíaco, achou informações de como salvar a própria vida.
Situações semelhantes se repetem no resto do mundo diariamente. Depois do
Google, o problema não é mais achar o que você quer saber – é saber o que você
quer achar. Diante desse cenário, um dos maiores desafios da ciência é tornar
essas tecnologias acessíveis a todos, de uma forma mais democrática. Além das
tecnologias de informação, novas áreas altamente sofisticadas como a robótica,
a nanotecnologia, e a biotecnologia, devem revolucionar o mundo da ciência.
Essas novas mudanças têm provocado desdobramentos nos âmbitos econômico,
social, ambiental e político, e está sendo denominada de Quarta Revolução
Industrial, a chamada Indústria 4.0.
1-)
A partir da leitura do texto, da imagem e dos seus conhecimentos, indique se as
afirmativas
a
seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Desde o início, a internet foi criada com a
finalidade de facilitar a comunicação entre
as
pessoas.
( ) Apenas na década de 1970 a internet deixou
de ser utilizada exclusivamente com fins científicos e militares e passou a
conectar computadores de vários lugares do planeta.
( ) Apesar de parecermos isolados, as redes
sociais vieram para revolucionar a forma de
comunicação.
( ) O Meio Técnico-Científico-Informacional
corresponde ao maior acesso à informação por redes de conexão e os avanços da
ciência em relação à robótica, biotecnologia, nanotecnologia, entre outros.
2) Quais evidências apresentadas no texto justificam
que o Meio Técnico-Científico-Informacional corresponde ao período de maior
acesso à informação?
3) A partir das atividades realizadas até o momento,
é possível afirmar que os avanços tecnológicos e a integração, política e
cultural acontecem da mesma forma em todos os lugares do mundo? Registre as
ideias principais no espaço disponível.
4) Como você percebe as influências do Meio
Técnico-Científico-Informacional na sua vida cotidiana? Cite exemplos.
FLUXOS E REDES GEOGRÁFICAS
ATIVIDADE
1 – LEITURA E ANÁLISE DE MAPA
Diariamente,
usamos as redes sociais para receber e transmitir informações. Essa prática
produz,
constantemente, fluxos imateriais contendo diversos tipos de informações. Será
que foi sempre assim? Para refletirmos sobre essa e outras questões, propomos a
análise do mapa . Com base no mapa, nos seus conhecimentos e pesquisas
adicionais, responda às questões no seu caderno.
a) O
que o mapa indica sobre o fenômeno das redes de comunicação?
b) Quais
países e/ou regiões ele é mais representativo?
c) E
em quais é menos representativo?
Observação: copie as perguntas no caderno, responda e me envie por
e-mail : carmenlizete@uol.com.br ou pelo WhatsApp no particular até 24/08. Fiquem com Deus! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário