domingo, 14 de junho de 2020

Professora Carmen - Geografia - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

E.E. Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia 2º anos do Ensino Médio – Professora Carmen


OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO: O ESPAÇO INDUSTRIAL

 O espaço industrial enfatiza o processo de industrialização brasileira e oferece uma visão evolutiva das atividades produtivas, criando bases explicativas que permitem compreender a consolidação do polo industrial no Sudeste e em outras regiões do país.
Entre os séculos XVI e XIX, as atividades agropecuárias e extrativistas dominaram o sistema produtivo e, somente na década de 1930, a atividade industrial passa a ter importância crescente na economia nacional, devido ao enriquecimento da burguesia cafeeira e da queda das importações e nas exportações agrícolas dos países, diretamente envolvidos nos conflitos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Antes da industrialização, a principal atividade produtiva era a cafeicultura, responsável pela formação de empresários, banqueiros, acumulação monetária e mão de obra qualificada. As primeiras indústrias se utilizaram das poucas infraestruturas de transportes (ferrovias e portos), concentradas na Região Sudeste, e da mão de obra proveniente da imigração europeia e asiática, que tinham experiência em fábricas.
 Entre 1930 e 1945, Getúlio Vargas adotou uma política nacionalista que estimulava a industrialização nacional, criando leis, instituições, indústrias de base, empresas públicas, como, por exemplo, a Consolidação das Leis do Trabalho, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobrás, Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), entre outras, que organizaram o sistema produtivo do país.
Porém, foi no governo de Juscelino Kubitschek que a modernização ocorreu, por meio da transferência de multinacionais para o Brasil, predominantemente para o Sudeste. Seu governo foi responsável pela:
• expansão da indústria automobilística multinacional;
• construção da capital federal (Brasília);
• construção de rodovias;
• expansão das indústrias de base;
• ampliação na geração, transmissão e distribuição de energia.
Dessa forma, a atividade industrial passou a comandar a economia e a sociedade, tornando todas as outras atividades subordinadas a ela; além de ampliar a oferta de serviços e equipamentos urbanos das grandes cidades brasileiras.

 Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

Após a leitura e compreensão do texto responda as questões:


1) Antes da industrialização, qual foi a principal atividade produtiva no Brasil?
2) A atividade industrial passou a ter importância crescente na economia nacional, devido a qual fator?
3) Qual a contribuição proveniente da imigração europeia e asiática na industrialização brasileira?
4) Como a política nacionalista adotada por Getúlio Vargas estimulava a industrialização nacional?
5) Cite três fatores responsáveis pela modernização da indústria no governo de Juscelino Kubitschek.
6) Dê um exemplo de indústria de base.

Para compreender a importância dos migrantes no processo de industrialização brasileiro, leia os dados representados no gráfico “Imigrantes no Brasil no final do século XIX e início do século XX” e realize as próximas atividades:




Leitura cartográfica
Responda as questões:
1)      Qual o período indicado no gráfico que registrou maior entrada de imigrantes no Brasil?
2)      De acordo com os dados apresentados no gráfico, aponte de qual país o Brasil recebeu maior número de imigrantes?
3)      b) Qual o menor fluxos de imigrantes no Brasil entre 1914-1923?

Observação: as respostas das atividades pode ser enviadas até 27/06, para o meu e-mail: carmenlizete@uol.com.br ou pelo WhatsApp no meu privado, pegar o número no grupo dos 2ºs anos, não esquecendo de colocar nome e série.


Obrigada e fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário