terça-feira, 6 de abril de 2021

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Primeiros Anos do EM - - - Geografia - - - Professora Carmen

 

EE Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia – Professora Carmen

1º anos do Ensino Médio

 

 

Os problemas ambientais urbanos

A urbanização se intensificou com a expansão das atividades industriais, fato que atraiu (e ainda atrai) milhões de pessoas para as cidades. Esse fenômeno provocou mudanças drásticas na natureza, desencadeando diversos problemas ambientais, como poluições, desmatamento, redução da biodiversidade, mudanças climáticas, produção de lixo e de esgoto, entre outros.

A expansão da rede urbana sem o devido planejamento ocasiona a ocupação de áreas inadequadas para a moradia. Encostas de morros, áreas de preservação permanente, planícies de inundação e áreas próximas a rios são loteadas e ocupadas. Os resultados são catastróficos, como o deslizamento de encostas, ocasionado a destruição de casas e um grande número de vítimas fatais.

A compactação do solo e o asfaltamento, muito comuns nas cidades, dificultam a infiltração da água, visto que o solo está impermeabilizado. Sendo assim, o abastecimento do lençol freático fica prejudicado, reduzindo a quantidade de água subterrânea. Outro fator agravante dessa medida é o aumento do escoamento superficial, podendo gerar grandes alagamentos nas áreas mais baixas.

Outro problema ambiental urbano preocupante é o lixo. O aumento populacional causa uma maior produção de lixo, especialmente no atual modelo de produção e consumo. A coleta, destino e tratamento do lixo são questões a serem solucionadas por várias cidades. Em muitos locais, o lixo é despejado nos chamados lixões, locais sem estrutura para o tratamento dos resíduos. As consequências são: odor, proliferação de doenças, contaminação do solo e do lençol freático pelo chorume, etc.

Nos grandes centros industrializados, os problemas ambientais são mais alarmantes. Nesses locais, a emissão de gases dos automóveis e das fábricas polui a atmosfera e retém calor, intensificando o efeito estufa. Com isso, vários transtornos são gerados à população: doenças respiratórias, chuvas ácidas, inversão térmica, ilhas de calor, etc.

Após a leitura e analise do textos, responda as questões:

1)      Qual fator intensificou a urbanização no país?

2)      Descreva sobre um problema ambiental relatado no texto.

3)      Por que nos grandes centros industrializados o efeito estufa é mais intensificado?

4)      Explique por que a compactação do solo e o asfaltamento podem gerar grandes alagamentos.

5)   Das opções abaixo, a que não representa um impacto ambiental é:

            a) chuva ácida
            b) assoreamento dos rios
            c) desertificação
            d) poluição sonora
            e) mobilidade urbana

 

Observação: Essa atividade deverá ser registrada no caderno de Geografia e entregue até o dia 12/04/2021, pelo WhatsApp no privado ou por e-mail: carmenlizete@uol.com.br.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário