quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Professora Carmen - - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - - "E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E.  "Professor Orlando Geríbola"

Geografia 2º anos do Ensino Médio

Professora Carmen

 

OS CIRCUITOS DA PRODUÇÃO (II): O ESPAÇO AGROPECUÁRIO

No circuito da produção: o espaço agropecuário, você vai participar de um desafio sobre alguns conceitos fundamentais acerca do espaço agropecuário brasileiro.

 No Brasil, a Lei de Terras (1850) e a Abolição da Escravatura (1888) foram bases para o mercado de terras e de mão de obra (trabalho assalariado). O poder passou a estar ligado à posse da terra. Dessa forma, no Brasil, a terra passa a ser entendida como patrimônio e não como meio de produção; com o objetivo de apropriar-se de terras apenas como poder, reserva de valor, e não realmente ligada à produção.

 O período de 1964 a 1985 foi marcado pela concentração de grandes propriedades agrícolas (latifúndios) monocultoras e exportadoras, as quais contribuíram para degradação ambiental e social e agravamento da fome no país. Neste contexto, a fome pode ser caracterizada pela falta de variedades de alimentos vitais para o ser humano (fome fechada), que difere da fome aberta, que é a ausência total de alimentos. Portanto, o problema da fome é uma questão política decorrente de uma estrutura agrária fundamentada em grandes propriedades agrícolas monocultoras, que busca o enriquecimento dos latifundiários e a priorização dos mercados externos.

 Atualmente, predomina o sistema intensivo, que utiliza máquinas (tratores, colheitadeiras, pivô de irrigação etc.), insumos agrícolas (fertilizantes, agrotóxicos, sementes transgênicas etc.) e técnicas pecuaristas modernas (inseminação artificial e melhoramento genético), com o objetivo de elevar a produção e reduzir as perdas. Essas práticas têm garantido um grande aumento produtivo, porém são práticas causadoras de impactos ambientais e que intensificam as desigualdades no espaço rural, por superar o sistema extensivo, que reúne práticas de agricultura familiar, dependentes das condições naturais da terra, e com uma pecuária que se utiliza de pastagens, gerando moderada produtividade, porém traz maior variedade de alimentos e baixos impactos ambientais.                     Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

Após fazer a leitura do texto, responda as perguntas:

a-) Com a Lei de Terras (1850) e a Abolição da Escravatura (1888), o poder passou a estar ligado à posse da terra. Dessa forma, no Brasil, como a questão da terra passa a ser entendida?

b-) Dê o significado de latifúndios e minifúndios

c-) Diferencie os termos: fome fechada e fome aberta

e-) Como é visto o problema da fome em nosso país?

f-) Qual o objetivo de se utilizar o sistema intensivo na produção agropecuária?

g-) Qual a importância para o meio ambiente, no uso do sistema extensivo.

 

 



 

Atividades

a)      Qual o título do gráfico?

b)      Indique fatores que contribuíram para o aumento significativo no uso de agrotóxicos no Brasil.

c)      Em 2015, a ONU propôs aos seus países membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de

 

Desenvolvimento Sustentável (ODS). O 15º objetivo é Vida Terrestre, e tem como foco “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda”. As informações presentes no gráfico 2 vão ao encontro do que é proposto pela ONU? Justifique sua resposta.

 

d)     Procure apontar algumas alternativas sustentáveis, em substituição, ao modelo de produção agrícola baseado no uso de agrotóxicos.

 

 

Observação: copie as perguntas no caderno, responda e me envie por e-mail ou pelo WhatsApp no particular até 24/08/2020.

e-mail: carmenlizete@uol.com.br

Fiquem com Deus!

 

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