segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Professora Carmen - - - - - - Disciplina de Geografia - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E.E. Professor Orlando Geríbola

Atividades de Geografia – Professora Carmen

1º Ano do Ensino Médio

 

ESTRUTURA E FORMAS DO PLANETA TERRA

ATIVIDADE 1 – DOMÍNIOS INORGÂNICOS E SUAS DINÂMICAS

 


 

Considerando a análise do quadro, responda as questões:

1) Levando em conta a Imagem 1 e com base nas transformações da matéria, o que acontece com a rocha quando aquecida em temperatura superior a 700 °C?

 2) A água se encontra na natureza em vários estados físicos. Quais são as temperaturas necessárias para que a água tenha seu estado físico alterado?

 3) Descreva quais são as suas sensações quando o ar está em temperatura acima de 30 °C. 

 

ATIVIDADE 2 – O TEMPO GEOLÓGICO E O TEMPO HUMANO

 

A história geológica da Terra teve início há 4,56 bilhões de anos e desde então muitos eventos ocorreram até o surgimento do homem. Para medir esse longo tempo, podemos utilizar duas escalas: o tempo geológico e o tempo humano. O tempo geológico refere-se ao surgimento, formação e transformação da Terra, no qual é dividido por meio de Éons, Eras e Períodos e cujas medidas relacionam-se em milhões e bilhões de anos. Já o tempo humano diz respeito ao surgimento do homem e sua trajetória histórica e é medido em centenas e milhares de anos.

 

 Para aprofundar os conhecimentos sobre eras geológicas, recomendamos a leitura do texto a seguir:

 

“Eventos climáticos extremos, como furacões, secas e enchentes estão cada vez mais frequentes. Seriam eles uma prova de que a ação do homem está afetando o clima do planeta? Segundo ele [Paulo Artaxo, Instituto de Física, USP], a ação do ser humano está criando uma nova era geológica, o Antropoceno. ‘A história do nosso planeta sempre foi marcada por alterações geofísicas e geológicas que orientaram a evolução da vida. Isso até o início da Revolução Industrial, em torno de 1850, quando o homem começou a queimar combustíveis fósseis. Com isso, ele ganhou uma possibilidade de alterar a composição da atmosfera, o que afeta diretamente o clima do planeta. A ação do homem está tendo um efeito similar às alterações geofísicas e geológicas que ocorreram ao longo da história do planeta, alterando o clima’, diz. Artaxo explica que a temperatura do planeta já aqueceu um grau, em média, o que significa um aumento de dois graus em áreas continentais. Isso explica alguns fenômenos naturais recentes. ‘Esse aumento de dois graus é uma quantidade imensa de energia no sistema, que é dissipada na forma de furacões, como temos visto ultimamente. Também estamos alterando o padrão de chuvas. Eventos climáticos extremos sempre existiram, mas as mudanças climáticas globais intensificam esses eventos. Temos que preparar o País para essa nova realidade climática que está aparecendo. Isso vai requerer boa ciência e integração entre sociedade e governo’, afirma ele.”

Dessa forma, considera-se que a primeira fase do Antropoceno vai de 1800 a 1945 ou 1950,  corresponde,           portanto, à formação da era industrial. Durante grande parte da história humana, os níveis de crescimento populacional e consumo energético foram mantidos controlados.

Antropoceno significa uma nova era geológica, a era em que estamos vivendo atualmente. Foi criado pois acredita-se na influência que o homem vem causando na Terra.

 Fonte: Jornal da USP. 2017. Ação do homem está criando nova era geológica. Disponível em: . Acesso em: 19 fev 2020. Agora,


 

                 Após a leitura do texto, responda às questões propostas:

 

                1)  O “Antropoceno” pode ser considerado uma nova era geológica? Justifique.

                2)  O que é Antropoceno? Quais suas respectivas fases?

                3)  Como o aumento de dois graus na parte continental do planeta pode afetar o clima?

                4)  Diferencie tempo geológico de tempo biológico. 

 

Observação: esta atividades deverá ser entregue até o dia 24/09, as respostas deverão ser enviadas para o meu Whats (particular ou para o meu e-mail: carmenlizete@uol.com.br

Fiquem com Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário