E.E.Professor Orlando Geríbola
6º anos A, B
e C
Geografia –
Professora Carmen
REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES (RRD)
a) Identifique no texto e na imagem informações sobre os
fenômenos atmosféricos.
b) O fato ocorrido na
imagem faz parte do seu dia a dia? Justifique sua resposta.
c) Você conhece quais são as recomendações indicadas pelos
órgãos de proteção e defesa civil no caso de tempestades? Pesquise e cite
algumas recomendações indicadas pelos órgãos de proteção e defesa civil no caso
de tempestades.
d) O que você sabe sobre raios e trovões?
e) Além de
tempestades, as populações estão expostas a quais outros riscos e desastres?
TEMPO
ATMOSFÉRICO E O SEU LUGAR DE VIVÊNCIA
Qual a previsão do tempo para a sua cidade
para os próximos 7 dias? Nesta atividade, você têm o desafio de observar e
analisar o tempo atmosférico a partir do seu lugar de vivência. A proposta é
que vocês observem as principais características, as variações da temperatura, vento,
tipos de nuvens e ocorrência de precipitação durante 7 dias, no mesmo horário e
lugar de referência. Essa atividade não requer a utilização de instrumentos.
Ficha de Observação
Nome________________________________________________________________________Bairro:________________________________________________________________________
Município:____________________________________________________________________
Estado:_______________________________________________________________________
a) Para sistematizar os dados e informações, preencham a
ficha com as suas observações e percepções.
b) Comparem os dados levantados com as previsões emitidas
pelos jornais (impressos e/ou na TV) e aplicativos sobre a previsão do tempo.
Em seguida, registrem os aprendizados dessa atividade no caderno.
Como já foi explicado em sala de aula, o clima de um
determinado lugar pode mudar, mas ao longo dos anos, já o tempo é momentâneo,
ele pode mudar de uma hora para outra, lembram?
Nessa tabela acima, vocês vão
escolher um horário do dia e fazer as marcações, na primeira coluna (data),
vocês irão colocar a data, na segunda coluna, temos a temperatura, no final da
coluna tem os números que correspondem como ela está: 1. Muito quente; 2.
Quente e assim por diante. A marcação pode ser somente com os números não é
necessário escrever e dessa forma, voces vão preenchendo as demais colunas.
Quando terminar, tira uma foto e me envia.
Qualquer dúvida me chama no Whats.
Observação: Essas atividades deverão ser entregues até 28/09/2020,
pelo Whats no meu particular ou no e-mail carmenlizete@uol.com.br Fiquem com Deus |
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