Pensando em um Projeto de Valorização
da ADE e da AAP
Vamos analisar algumas questões dos
sextos anos!
“Camila e seu amigo Daniel resolveram
comer um lanche no intervalo entre as aulas da escola.” (Questão 1)
Descrição: imagem de um pacote de
bolacha de morango com duas bolachas fora da embalagem.
Fonte: OpenClipart-Vectors/pixabay
Tecnologia – analisar a fonte,
orientar sobre o uso de sites seguros e sobre direito de imagens.
LEM – o uso de escrita em inglês.
Arte – Leitura de imagem – criar uma
diagramação tendo como imagem a merenda da escola.
Ciências – leitura dos
dados/informações nutricionais da embalagem.
Geografia – geograficamente estudar o
impacto do consumo de bolachas recheadas (alimentação não saudável) na região
sudeste. Porque o consumo deste tipo de alimento é maior entre os jovens das
regiões mais ricas? – Impacto ambiental.
História – linha do tempo que
estabelece o surgimento deste tipo de produto no nosso cotidiano. O que
consumiam as pessoas em outras décadas?
Projeto de vida – para alcançar
sonhos precisamos ter saúde, cidadania, cumprir deveres, ..., exercer direitos.
Educação física – a importância das
atividades físicas combinadas com a ingestão de uma alimentação saudável.
“O mel é o adoçante mais antigo usado
pelo homem. As abelhas o armazenam em células que, unidas, formam o favo.” (Questão
9)
Descrição da imagem: imagem de 11
hexágonos regulares dando a ideia de uma colmeia vista de frente.
Não há uma fonte definida.
Tecnologia - pesquisar uma imagem e
uma fonte que seja segura e que possua direitos de imagem garantidos.
LEM – criar uma legenda em inglês
para imagem apresentada.
Ciências – pesquisar dados sobre as
abelhas e construir gráficos, pesquisar a incidência de abelhas africanizadas e
brasileiras no Brasil, extinção das abelhas em função das mudanças climáticas e
dos desmatamentos, desequilíbrio do meio ambiente, entre outros assuntos. .
Geografia - maiores regiões
produtoras de mel, regiões brasileiras onde ainda existem abelhas silvestres,
produtos e subprodutos do mel (regiões produtoras), estados onde o desmatamento
já mostra sinais de desequilíbrio no meio ambiente, entre outros assuntos.
História – o uso do mel pelos nativos
das Américas (consumo), outros usos do mel, tais como: confecções de
instrumentos, vedação de utensílios, iluminação, o uso que os Astecas fizeram
do mel, o uso que as tribos brasileiras fizeram do mel, entre outros assuntos.
Projeto
de vida e Arte – construção de um mosaico hexagonal onde sejam colocados em seu
interior palavras ou pequenas frases utilizando as habilidades socioemocionais,
ou mesmo, palavras ou frases que representam a doçura do mel e traduzam a
importância do respeito e da solidariedade humana. Ideias que poderiam ser
pensadas para o Dia Internacional da Mulher e para o Dia das Mães, entre outros
assuntos.
Eletivas
– no Sexto Ano pensar em como um cinegrafista poderia filmar uma colmeia de
abelhas, que a cidade das abelhas no Embu das Artes é um local de visitação de
São Paulo bem conhecido, se há programas de TV que fizeram alguma matéria sobre
este assunto e que profissionais estão por trás das câmeras, entre outros
assuntos.
Educação
física – construção de hexágonos com alunos na quadra, quantos são necessários
para fazê-lo, utilizar a terminologia vértice na representação de cada aluno,
pedir para os alunos caminharem nas diagonais partindo do vértice onde se
encontram, o Professor de Matemática poderá contribuir na construção dessa
atividade com conceitos matemáticos, entre outros assuntos.
Matemática
e Língua Portuguesa – construção de um dicionário com palavras pouco ou não
conhecidas pelos alunos.
Contribuições:
Professor do ATPC da Área de Humanas.
Professor
Coordenador Pedagógico Lúcio Mauro Carnaúba
Muito
obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário