Avaliação Diagnóstica
O que é?
O conceito de avaliação
diagnóstica não recebe uma definição uniforme de todos os especialistas. No
entanto pode-se, de maneira geral, entendê-la como uma ação avaliativa
realizada no início de um processo de aprendizagem, que tem a função de obter
informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências dos estudantes com
vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem de acordo com as
situações identificadas.
Quais são seus objetivos?
Fundamentalmente identificar as
características de aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de
trabalho mais adequado a tais características. Ou seja, a avaliação diagnóstica
coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de
precisar o ponto adequado de entrada em uma sequência da aprendizagem, o que
permite a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado. Com esse tipo
de avaliação previne-se a detecção tardia das dificuldades de aprendizagem dos
alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer, principalmente, as aptidões, os
interesses e as capacidades e competências enquanto pré-requisitos para futuras
ações pedagógicas.
Quais as suas características?
Uma das mais importantes
características da avaliação diagnóstica é o seu aspecto preventivo, já que ao conhecer
as dificuldades dos alunos no início do processo educativo, é possível prever
suas reais necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento. Uma outra
característica refere-se a possibilidade que a avaliação diagnóstica tem de
determinar as causas das dificuldades de aprendizagens persistentes em alguns
alunos.
Para que servem os seus resultados?
As informações obtidas podem auxiliar as redes de ensino bem
como as unidades escolares, a planejar intervenções iniciais, propondo
procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de conhecimento. Ou
seja, seus resultados servem para explorar, identificar, adaptar e predizer
acerca das competências e aprendizagens dos alunos.
"... Avaliação diagnóstica coloca em evidência os
aspectos fortes e fracos de cada aluno ..."
Fonte: http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/pagina-exemplo/tipos-de-avaliacao/avaliacao-diagnostica/
Etapas da Situação de Aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário