Conceito de mapa conceitual
Um mapa conceitual é um diagrama ou ferramenta
gráfica que representa visualmente as relações entre conceitos e ideias. A
maioria dos mapas conceituais descreve ideias, como caixas ou círculos (também
chamados de nós), que são estruturados hierarquicamente e conectados com linhas
ou setas (também chamados de arcos). Essas linhas são rotuladas com palavras e
frases de ligação que ajudam a explicar as conexões entre os conceitos.
Principais
características de mapas conceituais
Os mapas conceituais também são chamados de diagramas
conceituais. Embora outros tipos de diagramas possam parecer semelhantes, os
mapas conceituais têm características específicas que os diferenciam de outras
ferramentas visuais.
Conceitos
Os conceitos são definidos como "regularidades
ou padrões percebidos em eventos ou objetos, ou registros de eventos ou
objetos, designados por um rótulo" e são representados como formas no
diagrama.
Palavras/frases de ligação
Palavras ou frases de ligação estão localizadas nas
linhas que conectam objetos em um mapa conceitual, e essas palavras descrevem a
relação entre dois conceitos. Elas são tão concisas quanto possível e
normalmente contêm um verbo. Exemplos incluem "causas", "inclui"
e "requer".
Estrutura proposicional
As proposições são declarações significativas
constituídas por dois ou mais conceitos relacionados com palavras de ligação.
Estas declarações também são conhecidas como unidades semânticas ou unidades de
significado. Conceitos e proposições são a base para a criação de novos
conhecimentos em um domínio. Essencialmente, um mapa conceitual transmite
visualmente um conjunto de proposições sobre um determinado tópico.
Estrutura hierárquica
Um elemento-chave do mapa conceitual é sua estrutura
hierárquica. Os conceitos mais gerais e inclusivos estão posicionados no topo
de um mapa conceitual com os conceitos mais específicos e exclusivos
organizados hierarquicamente abaixo. Como tal, um mapa conceitual é projetado
para ler de cima para baixo.
Questão central
Uma questão central define a questão ou o problema
que o mapa conceitual precisa resolver. Desenvolver uma questão central permite
que você tenha um contexto em mente e, assim, ajude a orientar e a manter a
direção do mapa conceitual. Dentro da estrutura hierárquica, a questão central
deve estar no topo do mapa conceitual e servir como um ponto de referência.
Estacionamento
Antes de iniciar o mapa conceitual, pode ser útil
elaborar uma lista que identifique os conceitos-chave que precisam ser
incluídos. Estabeleça uma lista ordenada do conceito mais geral ao mais
específico. Esta lista é chamada de estacionamento, pois você moverá os itens
para o mapa à medida que descobrir onde eles se encaixam.
Links cruzados
Os links cruzados são relações entre conceitos em
diferentes domínios do mapa conceitual, permitindo que você visualize como as
ideias dentro destes diferentes domínios estão interligadas. Tanto os links
cruzados quanto a estrutura hierárquica facilitam o pensamento criativo, e os
links cruzados muitas vezes indicam momentos de criatividade.
Para
que serve um mapa conceitual?
O cérebro processa imagens 60.000 vezes mais rápido
do que processa texto. Concebido como uma ferramenta para organizar e
representar o conhecimento, o mapeamento de conceitos pode ajudar você a
visualizar as relações entre vários conceitos e testar sua compreensão de
assuntos complexos. Pensar e representar visualmente as relações entre as
ideias cria conexões mentais que permitem uma melhor retenção do conhecimento.
Este diagrama é uma forma popular de captar a compreensão de um tópico para o
trabalho, escola ou estudo pessoal. É usado com mais frequência em ambientes
acadêmicos, mas o processo pode ser facilmente aplicado a outros campos.
O mapeamento de conceitos oferece benefícios para
qualquer processo de aprendizado:
- Facilita a compreensão com seu formato visual
- Sintetiza informações, integrando
conceitos novos e antigos para melhor compreender a ideia geral
- Incentiva discussões e pensamentos de
alto nível
- Fomenta a descoberta de novos conceitos e
suas conexões
- Oferece uma comunicação clara de ideias
complexas
- Promove o aprendizado colaborativo
- Difunde a criatividade
- Demonstra o seu conhecimento atual para
avaliar a compreensão
- Identifica áreas que precisam de mais
conhecimento ou análise
Quando
fazer um mapa conceitual
Os mapas conceituais são uma ferramenta de aprendizagem ideal
para estudantes e educadores, independentemente de os contribuintes estarem
matriculados na escola, ensinando ou tutorando uma disciplina, ou desenvolvendo
novas habilidades por conta própria. O processo de conectar ideias em um espaço
tangível pode solidificar seu conhecimento tópico, bem como esclarecer quais
áreas precisam de um pouco mais de trabalho.
Fazer um mapa conceitual pode ser muito útil ao:
- Apresentar visões gerais concisas sobre
um campo
- Absorver informações ao estudar para um
exame
- Avaliar a compreensão de um aluno sobre
um determinado tema
- Consolidar o conhecimento durante o
processo de aprendizagem
- Demonstrar um nível aceitável de
compreensão sobre um tema
- Definir o conhecimento que existe em sua
cabeça, mas que não foi documentado formalmente.
Os mapas conceituais são semelhantes a outros métodos
de mapeamento por ligação de nós, como mapas de tópicos ou diagramas UML. No
entanto, os mapas conceituais diferem devido à sua base filosófica, a qual
sustenta que os conceitos e proposições são a base do novo conhecimento e
significado.
Lembre-se de que os mapas conceituais não são a mesma
coisa que os mapas mentais, embora sejam confundidos com frequência (veja
abaixo mais detalhes). Os mapas conceituais não são a melhor ferramenta para
visualizar novas ideias, organizar reuniões ou gerenciar tarefas e projetos.
Você pode querer experimentar mapas mentais ou outro tipo de diagrama nesses
casos.
Mapa
mental x mapa conceitual
Muitas pessoas têm dificuldades para diferenciar
mapas conceituais de mapas mentais. Veja como determinar se você está lidando
com um mapa conceitual ou um mapa mental:
Mapas conceituais
- São usados para representar o
conhecimento tácito, como uma teoria ou conceito existente. As ideias
geralmente são geradas externamente.
- Tendem a representar o conhecimento
acadêmico, de modo que sua aplicação é mais formal.
- Contêm conhecimentos gerais próximo ao
topo do mapa, com os conceitos relacionados organizados hierarquicamente
abaixo.
- Mostram tópicos com links cruzados e
múltiplas relações.
Mapas mentais
- São usados para desenvolver um conjunto
de ideias, que são geradas internamente.
- Tendem a representar uma maior variedade
de tarefas e conceitos, por isso a sua aplicação é mais flexível.
- Contêm uma única palavra, frase ou imagem
no centro do mapa, com as ideias relacionadas irradiando para fora em
todas as direções.
- Mostram tópicos com um único item
primário e vários secundários.
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