Observação: mostrei para os alunos o método da "borboleta", ele gostaram, porém na simplificação da fração eles tinham muita dificuldade. Optei então por ensinar pela multiplicação dos denominadores entre si, mantendo o maior denominador e simplificando no final. Para os alunos que já conheciam e utilizavam o dispositivo, MMC, insisti na sua efetiva utilização e irei retomar no retorno das férias com todos os demais. Não os acompanho desde o início e sei que a maioria são oriundos de excelentes escolas da Prefeitura. A Professora Lilian também executou um excelente trabalho, assim como os Professores que a substituíram antes da minha entrada. Gostaria de ensinar pela equivalência de frações, porém há variáveis inerentes a sala de aula que não nos permitem diversificar demais as formas de apresentar um determinado assunto/conteúdo. Mesmo numa metodologia que prima pela habilidade temos diferentes alunos em diferentes hipóteses, onde a recuperação paralela e contínua no interior da sala de sala nem sempre é suficiente para suprir conhecimentos não adquiridos e necessários no estudo de frações. Divisão e multiplicação de números naturais é um exemplo disto.
Parabéns pelo excelente trabalho!
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