terça-feira, 11 de junho de 2019

Avaliar é preciso, essencial, imprescindível e uma forma de respeitar o direito ao ensino com qualidade.


Formas de Avaliação:

AAP – Avaliação de Aprendizagem em Processo;

Caderno – observação contínua do caderno durante as aulas na medida do que é possível fazê-lo, sempre em função da questão comportamental e participativa do aluno;

Atividades diversificadas – quando aplicadas em sala de aula elas proporcionam uma análise qualitativa inerente ao processo ensino e aprendizagem, tem objetivos claros de zelar pela manutenção dos aspectos pedagógicos e suas nuances no que diz respeito à observação de como nossos alunos aprendem. Num processo dialógico e democrático também nos evidenciam com relação à forma de como pensam nossos alunos acerca do que aprenderam e de certa maneira também nos ensinam através das estratégias que observamos serem utilizadas na Resolução de Problemas;

Atividades de Recuperação – tem como objetivo principal respaldar o aluno nas suas dificuldades de aprendizagem e estimular a sua participação no processo educacional, através de estímulos positivos é possível trazê-los para o convívio com os demais alunos, contribuindo para o aumento da sua autoestima e da sua participação em sala de aula.

Habilidades – são essenciais e imprescindíveis suas observações  quando nas intervenções do Professor durante suas explanações compondo de forma direta e indireta o processo avaliativo e individual do aluno. Fazê-las constar no quadro (lousa) é um grande ganho para todo o processo de ensino aprendizagem. 

Nas nossas disciplinas específicas vejo como um grande ganho o fazer pedagógico planejado em seus mínimos detalhes e o quanto ganhamos em qualidade e reconhecimento de nossos alunos.   

Avaliar é um processo contínuo e nem sempre mensurável.

Professor Lúcio Mauro Carnaúba    

Observação: quaisquer erros de ortografia me enviem por mensagem para que possa consertá-los. 

Muito obrigado.  

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