domingo, 2 de junho de 2019

Preparando aula de Orientação de Estudos para o Sétimo Ano B


Orientação de Estudos – 03/06/2019


É possível relacionar polígonos regulares com um mosaico. O professor deverá ensinar que, nesse tipo de polígono, lados e ângulos possuem a mesma medida.

Neste texto, o professor vislumbrará uma atividade que tem como proposta explanar o tema polígonos regulares. A nossa sugestão é a construção de mosaicos por meio de formas geométricas planas regulares.
A atividade deverá ser dividida em três momentos. Nos dois primeiros, sugestionamos ao professor um breve texto que o ajudará a conduzir a sua explicação em sala de aula. O terceiro momento será a parte prática da atividade. O público-alvo para essa atividade são os alunos do quinto ano do Ensino Fundamental.

PRIMEIRO MOMENTO: O professor deverá explicar sobre a história dos mosaicos e os materiais que são utilizados para a sua confecção.

Sugestão de explicação

Os mosaicos podem ser confeccionados por diversos materiais, como azulejo, vidro, pedras, conchas, papel, madeira, botão, entre outros. Graças à resistência e durabilidade de alguns dos materiais que são utilizados para confeccionar os mosaicos, podemos chamá-los de pinturas eternas.
O mosaico é confeccionado desde a Antiguidade, destacando-se a produção dos povos mesopotâmios, bizantinos, egípcios, macedônios, gregos, romanos e chineses.

No Brasil, a arte em mosaico foi praticada inicialmente por Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II. Utilizando cacos e conchas, ela revestiu bancos e a fonte do Palácio de São Cristóvão. Também é possível encontrar mosaicos no revestimento do piso das escadarias do Museu de Belas Artes e do Teatro Municipal da cidade do Rio de Janeiro. Outro mosaico que é muito conhecido pelos brasileiros é o calçadão da orla de Copacabana.

Para confeccionar um mosaico, é necessário utilizar pequenas peças chamadas de tesselas, que devem possuir, no mínimo, duas cores distintas. Com elas, preenchemos superfícies planas, como paredes e quadros. A disposição das tesselas no plano deve formar um desenho que não apresente espaços vazios e nem sobreposição.

SEGUNDO MOMENTO: O professor deverá citar todos os tipos de mosaicos que existem, explicando os mosaicos do tipo regular e semirregular. Esses dois tipos de mosaico serão confeccionados no terceiro momento da atividade.

Sugestão de explicação

Os mosaicos podem ser classificados de acordo com o formato da tessela. As classificações possíveis são: mosaico regular, mosaico semirregular, mosaico semirregular, mosaico não regular, mosaico com quadriláteros, mosaico com pentágonos e mosaico aperiódico de Penrose. De todos esses mosaicos, o professor terá que explicar os do tipo regular e semirregular. No mosaico regular, as tesselas são polígonos regulares, ou seja, polígonos que possuem lados e ângulos internos com a mesma medida. Para confeccionar o mosaico regular, devemos escolher somente um modelo de polígono, como o quadrado, o triângulo equilátero ou o hexágono. Já o mosaico semirregular é confeccionado com dois ou três tipos de polígonos regulares.

TERCEIRO MOMENTO: O professor deverá fazer a descrição dos polígonos regulares, que são: triângulo equilátero, quadrado, hexágono regular, pentágono regular, heptágono regular e octógono regular. De forma alguma deverá desenhar a representação geométrica dessas formas. Após ter feito a formalização por escrito das características de cada polígono regular, deverá entregar para cada aluno 30 tesselas feitas de papel colorido (sugiro utilizar o papel criativo na confecção das tesselas) e com formato de diversos polígonos. O professor terá que confeccionar em maior quantidade os polígonos regulares, pois eles serão utilizados para confeccionar os mosaicos do tipo regular e semirregular.
Os alunos deverão separar as tesselas que possibilitam a confecção dos mosaicos mencionados anteriormente. Feito isso, o aluno solicitará que o professor verifique as tesselas que foram separadas. Caso o professor identifique que o aluno realizou a separação de forma errada, deverá explicar as características dos polígonos regulares de modo que o próprio aluno consiga identificar o seu erro.
Na última etapa dessa atividade, o professor terá que entregar para cada aluno duas folhas de papel sulfite tamanho A4 e cola branca. Nesse momento, o aluno deverá ser criativo ao confeccionar o seu mosaico regular e semirregular.

Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática


Questões:

1º.) Quantos triângulos equiláteros são necessários para compor um losango?

2º.) Quantos triângulos equiláteros são necessários para compor um trapézio isósceles?

3º.) Quantos triângulos equiláteros são necessários para compor um hexágono regular?

4º.) A que fração corresponde o triângulo equilátero em relação ao losango?

5º.) A que fração corresponde o triângulo equilátero em relação ao trapézio isósceles?

 6º.) A que fração corresponde o triângulo equilátero em relação ao hexágono regular?

7º.) Construir um mosaico no papel quadriculado onde estão presentes pelo menos três destas formas geométricas: quadrados, retângulos, losangos, triângulos ou hexágonos.   


Teorema do Ângulo Interno de um Triângulo/Teorema do A.Interno do Hexágono


Mosaico





Sugestão de Atividade de Geometria Plana que pode ser trabalhada pelo professor na Recuperação Paralela ou Contínua.



Séries: 5º. , 6º. , 7º. e 8º..


Ao Professor:

  • Oferecer ao aluno uma folha modelo com: 9 triângulos equiláteros, 3 trapézios isósceles e 3 losangos;
  • Podemos dependendo do conhecimento geométrico dos nossos alunos propor a construção destes polígonos;   
  • Pedir para que eles pintem ao seu gosto e criatividade os 15 polígonos;
  • Podemos tanto oferecer o hexágono regular para que os alunos colem os polígonos em seu interior como pedir que por construção eles o façam;
  • Propor que eles encaixem os 15 polígonos no interior do hexágono regular e colem-nos de forma a obter um pequeno Mosaico;
  • Pode-se propor a entrega de todos esses Mosaicos para assim fazermos um trabalho coletivo que pode ser exposto em cartolina ou papel pardo;
  • Pedir para os alunos pesquisarem o significado da palavra Mosaico ou mesmo a história dos Mosaicos;


Conteúdos Gerais: 

  • Conceituar Polígonos;
  • Construções Euclidianas;
  • Conceito de Ponto Médio ou Mediatriz;
  • Teorema do Ângulo Interno de um Triângulo;
  • Teorema do Ângulo Interno de um Hexágono qualquer;
  • Conceito de Polígono Regular;


e-mail: lciomauro.carnaba@gmail.com 





Data: 03/06/2019 












Fonte: BLOG do Professor Lúcio Mauro Carnaúba

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