sábado, 25 de agosto de 2018

Como podemos podemos definir o crescimento destas formas?



Como podemos desenhar o Caso 4?

Qual a maior quantidade de quadradinhos na vertical que irá ter o Caso 100?

Pensando no número de quadradinhos em cada caso podemos descobrir algo muito interessante, o que exatamente podemos observar? (sugestão: construir uma tabela) 

Observando o comportamento desta sequência podemos ver algo interessante com relação a quantidade de quadradinhos do lado direito e esquerdo, tomando os quadradinhos do meio (centro) como referencial?

Poderíamos pensar em utilizar a soma de uma PA para definir quantos quadradinhos temos do lado direito e do lado esquerdo, é possível? Quantos quadradinhos de cada lado temos no caso 100? (101 quadradinhos teremos no centro desta figura)

Qual a potência que representa o caso 100?

Observação: as questões levantadas são de responsabilidade do professor Lúcio.


Fonte: http://riolabclass.blogspot.com/2015/09/week-of-inspirational-math.html

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