sábado, 25 de agosto de 2018

CASA GUILHERME DE ALMEIDA CENTRO DE ESTUDOS DE TRADUÇÃO LITERÁRIA

O museu biográfico e literário Casa Guilherme de Almeida é administrado atualmente em parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura.

Inaugurado em março de 1979, o museu-casa – instalado na residência onde ele viveu de 1946 até o ano de sua morte – abriga o acervo composto de objetos que pertenceram ao poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro.
O acervo da Casa Guilherme de Almeida é constituído por uma significativa coleção de obras de arte (gravuras, desenhos, esculturas, pinturas), em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret.
A ampla e diversificada biblioteca do escritor é outro atrativo da Casa, assim como a hemeroteca e o arquivo fotográfico. O mobiliário e os objetos decorativos, cuidadosa e seletivamente recolhidos por Guilherme e sua esposa, Baby de Almeida, compõem, também, um raro conjunto. No museu encontram-se, ainda, vestígios de um movimento da história de São Paulo em que a figura do poeta obteve grande destaque: a Revolução Constitucionalista de 1932.
A Casa Guilherme de Almeida — que tem como objetivos centrais preservar o legado e a memória do poeta, bem como promover o conhecimento de sua obra — oferece ao público intensa programação cultural, relacionada ao amplo campo de atuação de Guilherme, incluindo-se cursos, oficinas, palestras, mesas-redondas e recitais.
Uma das áreas de produção de Guilherme de Almeida, com a qual conquistou especial notoriedade pela excelência dos resultados, é a da tradução de poesia: o fato motivou a criação, no museu, de um Centro de Estudos de Tradução Literária, cujo objetivo é oferecer atividades relacionadas à teoria e à prática da tradução, bem como à obra do poeta.
Desde março de 2014, a Casa Guilherme de Almeida conta com um espaço complementar na Rua Cardoso de Almeida, 1943, nas imediações do museu. O Anexo abriga parte da administração, reserva técnica, acervo arquivístico, laboratório de restauro de livros e salas de aula destinadas aos cursos e outros eventos. Uma conquista importante do museu, que pode realizar com melhor infraestrutura suas atividades e seguir seu caminho de consolidação e crescimento de suas ações.

Vamos ver o vídeo: 

ESCADA DE MINHA MANSARDA


Vejam neste mesmo BLOG o vídeo imagens do escritório que Guilherme de Almeida mantinha na água-furtada de sua residência, ouvindo a crônica “Escada de minha mansarda”, publicada na coluna Ontem – Hoje – Amanhã, do Diário de São Paulo, em março de 1928.



Quem foi Guilherme de Andrade e Almeida?

Vamos pesquisar!

Fonte: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/casa-guilherme-de-almeida/

Como funciona esse espaço educativo?

 Vamos pesquisar!



Horário de funcionamento do Museu:

Agendamento de visita (grupos): 55 11 3672-1391 | 3868-4128 Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. 

Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
(consultar programação).



Onde se localiza: 

Museu: R. Macapá, 187 - Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo

Anexo: R. Cardoso de Almeida, 1943 | CEP 01251-001 | São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário