terça-feira, 2 de agosto de 2016

SARESP 2015 - Relatório Pedagógico

Relatório Pedagógico 2015 – SARESP

Exemplo 7.621

H25 – Efetuar cálculos que envolvam medidas de ângulos.

Dois ângulos são ditos suplementares quando a soma de suas medidas é 180o. São suplementares os ângulos
(A) 53o e 37o.
(B)  83o e 97o.
(C)  61o e 29o.
(D) 69o e 106o.

Percentuais de Acertos; 63,20 (B) 83o e 97o è se trata da soma de um ângulo um pouco maior que 80o e outro um pouco menor que 100o, logo a soma deve estar próxima de 180o, então, seria válido fazer a operação com tais números e ao realizar o cálculo chegaria no valor procurado e, portanto, tais ângulos são suplementares. 
  
Nível adequado: 250 A < 300

O expoente 21 compõe a descrição do ponto 275 da Escala de Proficiência de Matemática – SARESP.

·         * Observar que compõe a descrição do ponto 300 (não localizei no ponto descrito no Relatório Pedagógico) da Escala de Proficiência de Matemática – SARESP – Tema 3 – Grandezas e Medidas – Resolvem problema envolvendo o cálculo da medida de um ângulo suplementar de outro ângulo cuja medida é dada em graus e minutos. 


Matriz de Avaliação Processual – MAP

7o Ano – 2o Bimestre

Geometria/Medidas - Ângulos

Situações de Aprendizagem – Competência/Habilidade – Situação de Aprendizagem 5: A geometria dos ângulos – Habilidades:

1.      Reconhecer e estimar medidas angulares em contextos e formas de linguagem diversificadas.

SA5 – Saber operar com medidas de ângulos.

Matriz de Referência para a Avaliação – Documento Básico – SARESP

Ensino Fundamental e Médio


H25 – Efetuar cálculos que envolvam medidas de ângulos. – GII – Competências para realizar – Tema 3 – Grandezas e medidas/Proporcionalidade – Competência de Área 3 – Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso das medidas, ou de sistemas convencionais, para o cálculo de perímetros, áreas, volumes e relações entre as diferentes unidades de medida. 

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