segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Analisando o Relatório Pedagógico de 2015

Relatório Pedagógico 2015 – SARESP

Exemplo: 9.833

H38 – Resolver problemas que envolvam o cálculo de perímetro de figuras planas.

Dona Maria tem uma toalha de mesa com a forma de um pentágono regular, de lado 50 cm, e resolveu renová-la, aplicando uma faixa de renda em todo seu contorno. Se um metro linear dessa renda custou R$ 11,50, então Dona Maria gastou com essa customização da toalha a quantia de
(A) R$ 28,75.
(B)  R$ 31,50.
(C)  R$ 34,50.
(D) R$ 36,50.
Percentuais de Acertos: 31,20 (A)
Observação: Compõe a descrição do ponto 375 da Escala de Proficiência de Matemática – SARESP.
Na Escala de Proficiência no ponto 350 (Tema 3 – Grandezas e Medidas), temos: calculam a área de um retângulo, dadas as condições sobre o seu perímetro e medida de um dos lados.

Matrizes de Referência para a Avaliação
Documento Básico
SARESP
H38 – Resolver problemas que envolvam o cálculo de perímetro de figuras planas.
Grupo III (GIII) – Competências para compreender.
Tema 3 – Grandezas e medidas (Tales, Pitágoras/Áreas, volumes, proporcionalidade/Semelhança/Trigonometria, corpos redondos).
Competência de Área 3 – Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso das medidas, ou de sistemas convencionais, para o cálculo de perímetros, áreas, volumes e relações entre as diferentes unidades de medida.
Matriz de Avaliação Processual

Sexto ano – Terceiro bimestre
Conteúdo: perímetro e área.
Perímetro de uma figura plana.
Situação de Aprendizagem  4: Perímetro, área e arte usando malhas geométricas.
Habilidades:
1.      Comparação de perímetro e áreas.
SA4 – Comparar perímetros e áreas de figuras planas representadas em malhas geométricas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário