segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Contribuições do Professor Vanderley

“Toda criança é capaz de aprender se lhe forem oferecidas condições de tempo e de recursos para que exercite suas competências ao interagir com o conhecimento.”

“Cada escola conhece ou pode conhecer seus problemas concretos e a força que deve mobilizar para resolvê-los, com a participação direta de sua equipe e com o envolvimento do sistema. Assim, a cada escola, uma proposta e, a cada proposta, uma solução, sem perder de vista que o acesso ao conhecimento é um benefício social a que crianças e jovens têm direito e é razão de ser da própria escola.”







CURSO:

à  Aventuras Currículo+: Língua Portuguesa – 1ª Edição/2016

à  Aventuras Currículo+: Matemática – 1ª Edição/2016

Inscrição até 15 de agosto de 2016

Como é de conhecimento, já foi iniciado o período de confirmação das inscrições dos professores para os cursos Aventuras Currículo+: Língua Portuguesa – 1ª Edição/2016 eAventuras Currículo+: Matemática – 1ª Edição/2016!

Objetivo geral

Os cursos têm como objetivo geral oferecer subsídios aos professores para desenvolver o projeto de recuperação intensiva da aprendizagem, em 2016, na(s) escola(s) onde atuam, em que habilidades estruturantes em Língua Portuguesa e Matemática são trabalhadas de forma lúdica e interativa, utilizando-se, entre outros, os recursos disponíveis na plataforma Currículo+.

Confirmação de inscrição

Conforme base de dados da Secretaria Escolar Digital (SED) referente ao mês de julho/2016, todos os PEB II em exercício na SEE-SP, com aulas atribuídas nas disciplinas de Língua Portuguesa ou de Matemática, do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, já estão previamente cadastrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (AVA-Moodle).

Os profissionais poderão conhecer o conteúdo da Missão 0 e, caso tenham interesse em realizar o curso, poderão confirmar a sua inscrição até 15 de agosto de 2016.

Para que a inscrição seja efetivada, cada professor interessado deverá confirmar sua participação até 15 de agosto de 2016.

Para isso, após a leitura na íntegra do Regulamento, disponível no hotsite da ação, basta que o professor acesse o AVA-Moodle do curso, conforme os seguintes passos:

a. Acessar o hotsite da ação: www.escoladeformacao.sp.gov.br/curriculomais;

b. No canal “Ações”, clicar em “Aventuras Currículo+” e selecionar a disciplina;

c. Ler atentamente o Regulamento do curso;

d. Clicar em “Acesse o AVA-Moodle”;

e. Clicar no campo “Acesso”, localizado no canto direito da página do AVA-Moodle;

f. Na tela de acesso, informar o CPF (com 11 caracteres, sem pontos e sem hífen) nos campos “CPF” e “Senha”;

g. Clicar em “Acessar” e aceitar as condições descritas no Regulamento.

Atenção: Após o primeiro acesso, por questões de segurança, é importante que a senha seja alterada.

A lista parcial de professores participantes do Aventuras Currículo+ pode ser consultada pelo link: https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/coordenadorias/CGEB/AventurasCurriculo/Forms/AllItems.aspx.

A equipe gestora da unidade escolar dispõe de acesso aos conteúdos conforme abaixo:

Login Equipe Gestora da Escola: ESC-código CIE com 6 dígitos (ESC-000000)

Senha: ESC-código CIE com 6 dígitos (ESC-000000)

Para saber mais sobre as ações de formação ofertadas pela EFAP, acesse: www.escoladeformacao.sp.gov.br


Você sabia que quando ensinamos, é quando mais aprendemos?

Conheça a Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser.

O psiquiatra americano William Glasser (1925-2013) aplicou sua teoria da escolha para a educação. De acordo com esta teoria, o professor é um guia para o aluno e não um chefe.

Glasser explica que não se deve trabalhar apenas com memorização, porque a maioria dos alunos simplesmente esquecem os conceitos após a aula. Em vez disso, o psiquiatra sugere que os alunos aprendem efetivamente com você,  fazendo.

Além disso, Glasser também explica o grau de aprendizagem de acordo com a técnica utilizada.

Esta é a pirâmide de aprendizagem:





Segundo a teoria nós aprendemos:
·  10% quando lemos;
·  20% quando ouvimos;
·  30% quando observamos;
·  50% quando vemos e ouvimos;
·  70% quando discutimos com outros;
·  80% quando fazemos;
·  95% quando ensinamos aos outros.

A teoria de William Glasser vem amplamente sendo divulgada e aplicada por professores e pedagogos mundo afora, é uma das muitas teorias de educação existentes, e uma das mais interessantes, pois ela demonstra que ensinar, é aprender!

“A boa educação é aquela em que o professor pede para que seus alunos pensem e se dediquem a promover um diálogo para promover a compreensão e o crescimento dos estudantes.” (William Glasser)






Nenhum comentário:

Postar um comentário