Relatório
Pedagógico 2015 – SARESP
Exemplo:
3.135
H01 – Expressar matematicamente
padrões e regularidades em sequências numéricas ou de imagens.
Observe a sequência de
figuras a seguir:
É correto o que se afirma
em:
(A)
O
círculo ocupa apenas posições ímpares.
(B)
O
losango ocupa apenas posições ímpares.
(C)
Na 30.a posição temos uma estrela.
(D)
Na
34.a posição temos um círculo.
(E)
Na
34.a posição temos um círculo.
Percentuais de Acertos:
59,60.
Nível Básico: 275 A <
350.
Comentários: essa questão
é muito interessante, observe que na trigésima posição teríamos um triângulo, porque
a posição ocupada por esta figura é sempre múltipla de três, portanto: 3; 6; 9;
12; 15; 18; 21; 24; 27; 30 ...
Na trigésima terceira
posição teremos a figura: círculo e na sequência teremos a figura quadrado. Há multiplicidade
por três na posição ocupada pelo triângulo.
Observação: no rodapé
do Relatório Pedagógico 2015, compõe a descrição do ponto 300 da Escala de
Proficiência de Matemática – SARESP.
Na página 248 temos no
ponto 300 – Tema 1 – Aritmética e Álgebra – Expressam matematicamente padrões e
regularidades em sequências de figuras.
O que podemos observar
na Matriz de Referência para a Avaliação – Documento Básico – SARESP com
relação aos seguintes itens a seguir:
A)
Habilidade;
B)
Tema;
C)
Competência de Área;
D)
Competências do Sujeito.
Observação: consultar a
página 86.
Onde na Matriz de
Avaliação Processual podemos localizar essa habilidade?
Observação: consultar a
página 34.
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