segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Ensino Médio - SARESP 2015

Relatório Pedagógico 2015 – SARESP

Exemplo: 3.135

H01 – Expressar matematicamente padrões e regularidades em sequências numéricas ou de imagens.
Observe a sequência de figuras a seguir:
 

  

É correto o que se afirma em:

(A)  O círculo ocupa apenas posições ímpares.
(B)   O losango ocupa apenas posições ímpares.
(C)   Na 30.a posição temos uma estrela.
(D)  Na 34.a posição temos um círculo.
(E)   Na 34.a posição temos um círculo.  

Percentuais de Acertos: 59,60.

Nível Básico: 275 A < 350.

Comentários: essa questão é muito interessante, observe que na trigésima posição teríamos um triângulo, porque a posição ocupada por esta figura é sempre múltipla de três, portanto: 3; 6; 9; 12; 15; 18; 21; 24; 27; 30 ...

Na trigésima terceira posição teremos a figura: círculo e na sequência teremos a figura quadrado. Há multiplicidade por três na posição ocupada pelo triângulo.

Observação: no rodapé do Relatório Pedagógico 2015, compõe a descrição do ponto 300 da Escala de Proficiência de Matemática – SARESP.

Na página 248 temos no ponto 300 – Tema 1 – Aritmética e Álgebra – Expressam matematicamente padrões e regularidades em sequências de figuras.

O que podemos observar na Matriz de Referência para a Avaliação – Documento Básico – SARESP com relação aos seguintes itens a seguir:

A)    Habilidade;
B)    Tema;
C)    Competência de Área;
D)    Competências do Sujeito.

Observação: consultar a página 86.


Onde na Matriz de Avaliação Processual podemos localizar essa habilidade?


Observação: consultar a página 34. 

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