13 e 20/08 (sábados) 09h - 12h | Educação Matemática e Neurociência no apoio à criança com discalculia - proposta de intervenção Profa. Nicole Francisca Henriques dos Santos (UFABC) Profa. Vivilí Maria Silva Gomes (UFABC)
Resumo: A Discalculia do Desenvolvimento (DD) é classificada como uma desordem estrutural na maturação das capacidades matemáticas. Dada a importância de uma formação interdisciplinar para o melhor aproveitamento, tanto do professor como do aluno, esta oficina sugere que a interlocução entre neurocientistas e educadores pode contribuir para um diagnóstico mais abrangente e confiável do perfil de habilidades e dificuldades dos educandos, facilitando o desenvolvimento de intervenções educacionais importantes. Uma adequada intervenção poderá auxiliar na aprendizagem de crianças com diagnóstico positivo para a DD, possibilitando a elas tanto uma melhora no rendimento escolar quanto uma melhor inserção social. Durante a oficina será apresentado um panorama geral sobre a DD, propondo-se intervenções que auxiliem no desenvolvimento cognitivo por meio de jogos.
Duração: 6 horasPúblico alvo:professores de Matemática e de Educação Física do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
18 e 25/08 (5as feiras) 14h - 17h | Origami: um jeito atraente de ensinar Geometria Profa. Priscila Szauter (Colégio Pentágono)
Resumo: O Origami é uma forma de representação visual/escultural, definida principalmente pela dobradura de papéis. A Matemática é essencialmente bonita, e o Origami nos mostra algo dessa beleza, numa relação entre Ciência e Arte. O objetivo desta oficina é trabalhar com a técnica do Origami numa perspectiva pedagógica, auxiliando professores no uso dessa técnica no ensino de conceitos da Geometria Plana e Espacial.
Duração: 6 horasPúblico alvo: professores de Matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00 |
Páginas
- Página inicial
- SPEC
- Forms - - - Ensino Remoto
- Guia de Aprendizagem Humanas
- Guia de Aprendizagem CN e Matemática
- ATPCG 2023
- Matemática FÁCIL
- Eletivas/2023
- Padlet Diretoria 2024
- Jornal JOCA/2023
- Replicabilidade/2023
- Metodologia Ativa - Wordwall
- Habilidades Essenciais de Matemática - AAP
- Datas Comemorativas/2023
- Arquivos em PADLET
- Setembro Amarelo/2022
- JOCA/2022
- ERER/2022/2023
- M.M.R./Evidências
- Nivelamento
- Guia de Aprendizagem Linguagens
- Horário/2022/2023/2024
- Aprender Juntos
- Março/Plano Mensal
- Dia Internacional da Mulher
- Emancipação de OSASCO
- Eletivas 2022
- Clubes Juvenis
- Práticas Experimentais
- Planos de Recuperação/2022
- Pautas Formativas
- Socioemocionais
- Tutoria
- ATPC/2022
- Orientação de Estudos
- Ensino Integral
- PCA
- Planos de Aula - - - 4º Bimestre
- PA - 3º. Bimestre
- Geografia
- Mentalidades Matemáticas
- História/Sociologia
- Professor
- Professora LP
- Professor de História
- Professora/Atividades
- CMSP/Professores
- CMSP/Alunos
- ERER/2022/2023
- Prova de Promoção/Mérito 2025
Encontre aqui
segunda-feira, 1 de agosto de 2016
Oficinas programadas para o segundo semestre de 2016 - CAEM/USP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário