Oficinas programadas para o primeiro semestre de 2015
Inscrições a partir do dia 26/01/2015. As inscrições serão confirmadas pela ordem de envio da documentação necessária e do comprovante de pagamento (no caso das oficinas pagas).
Datas e Horários
|
Descrição
|
Oficina 1
20 e 27/03 (6as feiras)
14h - 17h
|
O Estudo do Meio e a Estatística: uma proposta interdisciplinar Prof. Ernani Nagy de Moraes(Escola de Aplicação - FEUSP) Profa. Maíra Batistoni e Silva (Escola de Aplicação - FEUSP)
Resumo: O Estudo do Meio é uma metodologia de ensino rica e é desejável que seja utilizada como um projeto interdisciplinar nas escolas. A Estatística, presente claramente em nosso cotidiano, pode ser vivenciada em projetos como este. Em um primeiro momento, estudaremos o que é o Estudo do Meio e verificaremos como a Estatística pode estar presente desde o 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Em seguida, estudaremos uma proposta de trabalho interdisciplinar, envolvendo Estudo do Meio, Biologia e Estatística.
Duração: 6 horas Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00
|
Oficina 2
24 e 31/03 (3as feiras)
14h - 17h
|
Uma abordagem do raciocínio lógico no ensino de matemática Erick Gonçalves Pereira (licenciando do IME-USP) Orientação: Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Sabemos que o raciocínio lógico está presente em diversas áreas do conhecimento, quando queremos levantar hipóteses, argumentar e tirar conclusões. O raciocínio lógico é uma parte importante do conhecimento construído nas aulas de Matemática. Mas de que maneira ele está presente nos conteúdos ensinados? Como podemos evidenciá-lo? Discutiremos essas e outras questões, realizando atividades que envolvam raciocínio lógico e que contribuam para o aprendizado dos conteúdos de matemática estudados.
Duração: 6 horas Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: atividade gratuita
|
Oficina 3
25/04 (Sábado)
09h - 12h
|
Atividades em Estatística Prof. Marcos Nascimento Magalhães (IME - USP)
Resumo: Nesta oficina serão abordados os seguintes tópicos: Estatística na escola e na sociedade; participação ativa e aprendizagem. Atividades de sala de aula: recursos de internet; uso de planilhas e mini-aplicativos; vídeos e trabalhos interdisciplinares com projetos de Estatística.
Duração: 3 horas Público alvo: professores de matemática do ensino médio com algum conhecimento de conceitos básicos de Estatística. Número de vagas: 50 Taxa: atividade gratuita
|
Oficina 4
04 e 11/05 (2as feiras)
14h - 17h
|
Belas ideias da geometria em fórmulas trigonométricas Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: Pretendemos apresentar fórmulas trigonométricas importantes, entendendo suas deduções, apreciando as ideias geométricas envolvidas e resolver problemas geométricos interessantes.
Duração: 6 horas Público alvo: professores de matemática do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00
|
Oficina 5
06/05 (4a feira)
14h - 17h
|
A arte de contar: atividades com história da matemática Prof. Antonio Carlos Brolezzi (IME - USP)
Resumo: O conhecimento de história da matemática pode permitir ao professor colocar-se mais próximo do aluno, facilitando eventualmente o processo de compreender suas lógicas, dificuldades e formas de aprender matemática. Esta oficina irá propor atividades de sala de aula que permitam refletir sobre o valor didático da história da matemática no processo de tomada de perspectiva em relação ao aluno.
Duração: 3 horas Público alvo: professores de matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$20,00 Professores da rede pública de ensino: R$10,00
|
Oficina 6
09 e 16/05 (Sábados)
09h - 12h
|
Construções geométricas: dobras, régua e compasso e Geogebra Profa. Ruth Ribas Itacarambi (CGIEM - Grupo Colaborativo de Investigação em Educação Matemática)
Resumo: Pretende-se retomar as ideias de retas paralelas, concorrentes e perpendiculares, segmento de reta, ângulo, mediatriz, bissetriz e triângulos, utilizando-se dobraduras. Construir retas perpendiculares, paralelas, mediatriz de um segmento, segmentos proporcionais, ângulos, bissetriz de um ângulo, triângulos e pontos notáveis de um triângulo, usando a régua e o compasso como instrumentos. Rever as construções citadas utilizando o software Geogebra. Analisar, sob o ponto de vista pedagógico, o papel de cada recurso utilizado.
Duração: 6 horas Público alvo: professores de matemática em geral. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00
|
Oficina 7
23/05, 30/05 e 13/06 (Sábados)
09h - 12h
|
Cônicas e Geogebra 3D Prof. Marcos Alves do Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: Nesta oficina, pretendemos mostrar como o software de geometria dinâmica Geogebra 3D pode ser útil no estudo das cônicas. Em geral, os alunos que concluem o ensino médio sabem identificar uma cônica analisando sua equação, entretanto, apresentam dificuldades quando os problemas exigem o reconhecimento de propriedades geométricas dessas curvas. Pensando nisso, elaboramos atividades que exploram a geometria das cônicas, tornando o ensino mais significativo.
Duração: 9 horas Público alvo: professores do ensino médio. Número de vagas: 30 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00
|
Oficina 8
25/05 e 01/06 (2as feiras)
14h - 17h
|
O processo de reconhecimento de padrões matemáticos: exemplos para sala de aula Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Um dos desafios dos professores de Matemática é estimular o raciocínio do aluno. A observação de padrões é de extrema importância para o aprendizado e o desenvolvimento do raciocínio em Matemática, pois permite estabelecer relações entre elementos de um determinado conjunto ou observar propriedades de objetos estudados. Nosso objetivo é dar subsídios aos professores que ajudem seus alunos a reconhecer e estabelecer padrões relacionados a sequências numéricas, formas geométricas, operações aritméticas e expressões algébricas.
Duração: 6 horas Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Número de vagas: 40 Taxa: R$40,00 Professores da rede pública de ensino: R$20,00
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário