sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Divulgação - Cursos USP/CAEM

Verão no CAEM 2015
De 20 a 23 de janeiro de 2015

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PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

Datas e Horários
3ª feira
20/01
4ª feira
21/01
5ª feira
22/01
6ª feira
23/01
Manhã

Das 08h30 às 12h30
Oficina 1

Áreas sem fórmulas

Rogério Chaparin
Oficina 2

Resolução de problemas sem álgebra

Aline dos Reis Matheus
Oficina 4

Fatoração e produtos notáveis em sala de aula

Daniel Cérgoli
Oficina 5

Operações com frações

Martha Salerno Monteiro
Tarde

Das 13h30 às 17h30
Palestra

Prof. Luís Carlos de Menezes
Oficina 3

Um estudo de quadriláteros via Geogebra

Marcos Alves dos Santos
Oficina 4

Fatoração e produtos notáveis em sala de aula

Daniel Cérgoli
Oficina 3

Um estudo de quadriláteros via Geogebra

Marcos Alves dos Santos

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Oficina 1: Áreas sem fórmulas
Prof. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: O conceito de área abrange três aspectos: geométrico, numérico e como grandeza. Alguns livros didáticos, normalmente, salientam o aspecto numérico, por meio de fórmulas. Nosso objetivo é trabalhar com os outros dois tratamentos (geométrico e medida de grandeza) por meio de problemas presentes em olimpíadas de matemática como OBM, OBMEP e Canguru, e resgatar o aspecto histórico apresentando ideias desenvolvidas pelos gregos.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 4 horas


Oficina 2: Resolução de problemas sem álgebra
Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP)
Resumo: Uma vez que se consiga traduzir um enunciado para a linguagem algébrica, o processo de resolução do problema se restringirá a um procedimento de resolução de equações. Esse é um dos grandes méritos da linguagem algébrica: a partir de certo ponto, nos dispensa de pensar no problema em si, mudando o foco para manipulações principalmente mecânicas. Em diversos contextos é exatamente isso que nos interessa. Mas será que, na escola, não é necessário preservar o espaço da criatividade na resolução de problemas? Nesta oficina, convidaremos os professores a se aventurarem na resolução de problemas interessantes sem usar a linguagem algébrica e, a partir daí, refletirem sobre a pluralidade de conceitos e procedimentos que podem ser explorados em sala de aula.
Público alvo: professores de matemática em geral.
Duração: 4 horas


Oficina 3: Um estudo de quadriláteros via Geogebra
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: No ensino fundamental os alunos aprendem a classificar os quadriláteros. No ensino médio, entretanto, é frequente alunos ficarem confusos diante de questões do tipo: todo retângulo é um trapézio? Todo losango é paralelogramo ou todo paralelogramo é losango? Ou, losango é losango e paralelogramo é paralelogramo? A classificação dos quadriláteros decorre das propriedades relativas aos seus lados e aos seus ângulos. Sem identificar esses elementos só podemos esperar que um aluno realmente tenha dificuldade em afirmar, por exemplo, se um dado quadrilátero é um paralelogramo ou um trapézio. Nesta oficina, estudaremos propriedades dos quadriláteros e tópicos afins utilizando o software de geometria dinâmica Geogebra, que nos permitirá visualizar regularidades, elaborar conjecturas, testar hipóteses e validar os resultados, por meio da manipulação dos objetos geométricos.
Público alvo: professores de matemática em geral.
Duração: 8 horas


Oficina 4: Fatoração e produtos notáveis em sala de aula
Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP)
Resumo: Muitos alunos, após estudarem fatoração e produtos notáveis no ensino básico, cometem erros algébricos que dificultam a resolução de problemas e a aprendizagem de outros assuntos relacionados à Matemática. Por que isso ocorre? Nesta oficina, buscaremos entender alguns equívocos cometidos pelos estudantes e trabalharemos fatoração e produtos notáveis com um viés geométrico, abordando o assunto de forma diferenciada.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio.
Duração: 8 horas


Oficina 5: Operações com frações
Profa. Martha Salerno Monteiro (IME - USP)
Resumo: É muito comum encontrarmos adultos que não sabem, por exemplo, somar duas frações, outros que sabem fazer a conta, mas não entendem o que estão fazendo, muitos passando por obstáculos desnecessários. Nosso objetivo é mostrar as operações com frações de modo mais natural, compreendendo os procedimentos, de modo que eles tenham significado. Serão apresentadas também algumas atividades interessantes que possam ajudar o professor em sua tarefa de ensinar as operações com frações.
Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental.
Duração: 4 horas


Palestra: Matemática como linguagem falada, não mera gramática
Prof. Luís Carlos de Menezes (IF-USP)
Data: 20/01/2015
Horário: das 13h30 às 15h30


Rua do Matão, 1010 sala 167 - bloco B
05508-090 - São Paulo - SP
Brasil
 
E-mail: caem(arroba)ime.usp.br
Telefone e Fax: (11) 3091-6160




Fonte:Internet

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