Verão no CAEM 2015
De 20 a 23 de janeiro de 2015
PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Oficina 1: Áreas sem fórmulasProf. Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM - IME - USP) Resumo: O conceito de área abrange três aspectos: geométrico, numérico e como grandeza. Alguns livros didáticos, normalmente, salientam o aspecto numérico, por meio de fórmulas. Nosso objetivo é trabalhar com os outros dois tratamentos (geométrico e medida de grandeza) por meio de problemas presentes em olimpíadas de matemática como OBM, OBMEP e Canguru, e resgatar o aspecto histórico apresentando ideias desenvolvidas pelos gregos. Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Duração: 4 horas Oficina 2: Resolução de problemas sem álgebra Profa. Aline dos Reis Matheus (CAEM - IME - USP) Resumo: Uma vez que se consiga traduzir um enunciado para a linguagem algébrica, o processo de resolução do problema se restringirá a um procedimento de resolução de equações. Esse é um dos grandes méritos da linguagem algébrica: a partir de certo ponto, nos dispensa de pensar no problema em si, mudando o foco para manipulações principalmente mecânicas. Em diversos contextos é exatamente isso que nos interessa. Mas será que, na escola, não é necessário preservar o espaço da criatividade na resolução de problemas? Nesta oficina, convidaremos os professores a se aventurarem na resolução de problemas interessantes sem usar a linguagem algébrica e, a partir daí, refletirem sobre a pluralidade de conceitos e procedimentos que podem ser explorados em sala de aula. Público alvo: professores de matemática em geral. Duração: 4 horas Oficina 3: Um estudo de quadriláteros via Geogebra Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP) Resumo: No ensino fundamental os alunos aprendem a classificar os quadriláteros. No ensino médio, entretanto, é frequente alunos ficarem confusos diante de questões do tipo: todo retângulo é um trapézio? Todo losango é paralelogramo ou todo paralelogramo é losango? Ou, losango é losango e paralelogramo é paralelogramo? A classificação dos quadriláteros decorre das propriedades relativas aos seus lados e aos seus ângulos. Sem identificar esses elementos só podemos esperar que um aluno realmente tenha dificuldade em afirmar, por exemplo, se um dado quadrilátero é um paralelogramo ou um trapézio. Nesta oficina, estudaremos propriedades dos quadriláteros e tópicos afins utilizando o software de geometria dinâmica Geogebra, que nos permitirá visualizar regularidades, elaborar conjecturas, testar hipóteses e validar os resultados, por meio da manipulação dos objetos geométricos. Público alvo: professores de matemática em geral. Duração: 8 horas Oficina 4: Fatoração e produtos notáveis em sala de aula Prof. Daniel Cérgoli (CAEM - IME - USP) Resumo: Muitos alunos, após estudarem fatoração e produtos notáveis no ensino básico, cometem erros algébricos que dificultam a resolução de problemas e a aprendizagem de outros assuntos relacionados à Matemática. Por que isso ocorre? Nesta oficina, buscaremos entender alguns equívocos cometidos pelos estudantes e trabalharemos fatoração e produtos notáveis com um viés geométrico, abordando o assunto de forma diferenciada. Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental II e do ensino médio. Duração: 8 horas Oficina 5: Operações com frações Profa. Martha Salerno Monteiro (IME - USP) Resumo: É muito comum encontrarmos adultos que não sabem, por exemplo, somar duas frações, outros que sabem fazer a conta, mas não entendem o que estão fazendo, muitos passando por obstáculos desnecessários. Nosso objetivo é mostrar as operações com frações de modo mais natural, compreendendo os procedimentos, de modo que eles tenham significado. Serão apresentadas também algumas atividades interessantes que possam ajudar o professor em sua tarefa de ensinar as operações com frações. Público alvo: professores de matemática do ensino fundamental. Duração: 4 horas Palestra: Matemática como linguagem falada, não mera gramática Prof. Luís Carlos de Menezes (IF-USP) Data: 20/01/2015 Horário: das 13h30 às 15h30 | |||||||||||||||||||
|
Páginas
- Página inicial
- SPEC
- Forms - - - Ensino Remoto
- Guia de Aprendizagem Humanas
- Guia de Aprendizagem CN e Matemática
- ATPCG 2023
- Matemática FÁCIL
- Eletivas/2023
- Padlet Diretoria 2024
- Jornal JOCA/2023
- Replicabilidade/2023
- Metodologia Ativa - Wordwall
- Habilidades Essenciais de Matemática - AAP
- Datas Comemorativas/2023
- Arquivos em PADLET
- Setembro Amarelo/2022
- JOCA/2022
- ERER/2022/2023
- M.M.R./Evidências
- Nivelamento
- Guia de Aprendizagem Linguagens
- Horário/2022/2023/2024
- Aprender Juntos
- Março/Plano Mensal
- Dia Internacional da Mulher
- Emancipação de OSASCO
- Eletivas 2022
- Clubes Juvenis
- Práticas Experimentais
- Planos de Recuperação/2022
- Pautas Formativas
- Socioemocionais
- Tutoria
- ATPC/2022
- Orientação de Estudos
- Ensino Integral
- PCA
- Planos de Aula - - - 4º Bimestre
- PA - 3º. Bimestre
- Geografia
- Mentalidades Matemáticas
- História/Sociologia
- Professor
- Professora LP
- Professor de História
- Professora/Atividades
- CMSP/Professores
- CMSP/Alunos
- ERER/2022/2023
- Prova de Promoção/Mérito 2025
Encontre aqui
sexta-feira, 26 de dezembro de 2014
Divulgação - Cursos USP/CAEM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário