EF EM

2021





E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Isael - - - Educação Física - - - Segundo Bimestre

 2º BIMESTRE/2021


Data: 17/05 a 31/05/2021 

                                                           9º ANOS: A, B e C.

Unidade temática: Lutas 

Objeto de conhecimento: Lutas do mundo; Cultura, segurança e respeito

Atividade 1

Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2    LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA NO CADERNO

“A IMPORTÂNCIA DAS LUTAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA”




          

Na atualidade vivemos em constantes batalhas, que podem ser contextualizadas como lutas, estas encontradas em quase todas as ações humanas, a luta pela sobrevivência, contra problemas sociais, e inúmeros outros oponentes, desta forma destaca-se a importância da correta inserção do conteúdo no ambiente escolar, sendo imprescindível para o desenvolvimento, afetivo-social, cognitivo, fisiológico e motor do educando. Além disso, estão presente nos documentos regentes na educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Estaduais, sendo um dos conteúdos estruturantes em educação física. 

Ao caracterizar as lutas como componente da cultura corporal, e como um dos conteúdos da educação física no contexto escolar, acredita-se que as lutas, embasadas por fins educativos, inserida na escola, contribuirão para formação integral do aluno, ao trabalhar com aspectos que envolvem seu desenvolvimento global. 

Definem-se lutas como disputas em que os oponentes devem ser subjugados, mediante as técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão e imobilização, ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade.

Pode-se entender como de suma importância o conteúdo de lutas no desenvolvimento do cidadão, sendo assim, os alunos poderão receber estímulos de maneira correta, estimulando o educando a entender o real significado tanto como esporte, também como reflexão e relaxamento, para assim desmistificar as batalhas cotidianas de classes e as necessidades humanas.

Assim, é importante lembrar que as lutas não são somente as técnicas sistematizadas, mas também um conjunto de valores culturais construídos e reconstruídos ao longo do tempo, os quais devem ser pensados como instrumentos de aprendizagem e socialização escolar. O braço de ferro, o cabo de guerra, técnicas recreativas de empurrar, puxar, deslocar o parceiro do local, lutas representativas como a luta do sapo e a luta do saci, são alguns exemplos de como se trabalhar as lutas de forma estimulante e desafiadora na aula de Educação Física. 

Dessa forma é importante que o professor de educação física ensine as diferenças entre lutas e brigas para seus alunos, independente da modalidade. Enquanto a primeira trata-se de uma pratica esportiva ou alternativa de atividade física com regras determinadas, a segunda é vista como uma forma de provocar confusões, desrespeito ao próximo, gerando violência excessiva. Por isso é muito importante que o professor esclareça a seus alunos essas diferenças. 

As lutas podem ser trabalhadas de modo dinâmico, não como treinamento de potencialidades físicas, seguindo os exemplos de alto rendimento, como nas academias. Desta forma não podemos apenas reproduzi-la enfatizando o caráter violento, competitivo e individualista. A escola não é um local para se treinar o aluno, mas para ensiná-lo de forma significativa e prazerosa.

Além de todos os benefícios sociais, afetivos e cognitivos, as lutas trazem inúmeros benefícios motores para os alunos. Tanto que observamos grande evolução no desenvolvimento da lateralidade, controle do tônus muscular, a melhoria do equilíbrio e da coordenação global, aprimoramento da idéia de tempo e espaço, bem como noção de corpo. No aspecto cognitivo, as lutas favorecem a percepção, raciocínio, a formulação de estratégias e a atenção. Já no que se refere a aspectos afetivos e sociais, pode-se observar reação a determinadas atitudes, postura social, a socialização, a perseverança, o respeito e a determinação. 

 

PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA


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2º BIMESTRE/2021

Data: 17/05 a 31/05/2021                                                            9º ANOS: A, B e C.

Unidade temática: Lutas 

Objeto de conhecimento: Lutas do mundo; Cultura, segurança e respeito


Atividade 3 

RESPONDER NO CADERNO AS QUESTÕES ABAIXO:

Faça um resumo da importância das lutas nas aulas de educação física:

Quais os benefícios que a luta pode oferecer para quem as pratíca?

Qual a diferença entre lutas e brigas em um ambiente escolar?

Explique como as lutas podem ser trabalhadas na sua escola?

Qual a importância das lutas para o desenvolvimento e aprendizado?

Explique qual o real significado das lutas no contexto social?

Quais são as lutas que você conhece e se destacam? Explique.

Você concorda que as lutas favorecem na percepção, raciocínio, ou mesmo nas estratégias colocadas? Explique.

 Resuma sobre a importância da competição das lutas, respeitando os limites de cada um e o respeito ao próximo.

 Você acha que no Brasil existem preconceitos com lutas? Explique:






Habilidades:

Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente. 

Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando suas culturas de origem.



PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA


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E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Primeira Série do EM - - - Professor Isael - - - Educação Física

 2º BIMESTRE/2021


Data: 17/05 a 31/05/2021   

                                                      1º ANOS: A, B e C.

Unidade temática: Lutas 

Objeto de conhecimento: Lutas do mundo 

Atividade 1

Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 –           LEIA, ANALISE E FAÇA UMA RESUMO 

AS LUTAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS




  

A luta, nos diferentes espaços sociais, pode significar atividade competitiva, terapia, educação, aptidão física, manutenção da saúde, lazer, recreação, programas de inclusão social e técnicas de defesa pessoal. É evidente a inserção das lutas na sociedade ao longo do tempo e das civilizações. Não importa a esfera social, a faixa etária, o grupo étnico ou o sexo do indivíduo. As lutas (artes marciais) são o resultado da ideologia de seus respectivos mestres e da cultura das civilizações em que foram criadas. 

As lutas, nas mais remotas civilizações, englobavam a necessidade de caça e de sobrevivência. As artes marciais também eram um mecanismo utilizado para se tornar um guerreiro na tribo, sendo necessário subjugar oponentes ou inimigos. As artes marciais representaram também a necessidade de guerrear ou entreter a população, como faziam os gladiadores em competições. As artes marciais faziam parte dos jogos olímpicos com os gregos, na sua criação. Artes marciais serviam ainda para suportar os exercícios de meditação, como faziam os monges. As artes marciais, nos diferentes espaços sociais, precisam possuir os mesmos princípios das vivenciadas em suas origens.

Alguns princípios das artes marciais: condicionamento físico; disciplina; respeito; autoconhecimento, autocontrole; tolerância; paciência; perseverança; hierarquia.

As artes marciais representam fenômeno relevante inserindo-se em diversos espaços sociais e faixas etárias. Diversas escolas oferecem a prática de artes marciais, com foco no lúdico, na construção de valores como disciplina, respeito, concentração, além de aumentar respeito entre os alunos, proporcionando uma atividade física saudável, ou ainda como um processo educacional. 

As lutas na escola contribuem para a inclusão social, afastando cidadãos do ócio e possibilitando o aprendizado de uma modalidade de luta. Clubes, academias, institutos, condomínios, empresas, organizações não governamentais, centros esportivos municipais, praças públicas também têm sido ambientes de promoção das lutas e de suas filosofias, cada um com seus objetivos. 

As lutas destacam-se como atividade competitiva em razão da visibilidade social de competições como as olimpíadas.

As lutas da “moda atual” distorcem as raízes das artes marciais, pois representam um espetáculo sangrento, sem ressaltar os valores morais da luta.

A prática das artes marciais, desde que realizadas de forma adequada, por pessoas devidamente capacitadas, estão presentes em vários espaços sociais ajudando na construção e manutenção de uma sociedade, através da difusão de cultura, valores e hábitos saudáveis.


Atividade 3 – RESPONDA APÓS PESQUISAR

O que pode significar as lutas nos diferentes espaços sociais?

Quais são os diferentes espaços sociais?

Qual a importância das lutas para a sociedade atual?

Qual a importância das lutas no Brasil para a sociedade?

As lutas nas escolas contribuem para uma inclusão social. Explique:

Quais os benefícios da prática das lutas e princípios das artes marciais?

Qual a razão da visibilidade social na história da luta?

O que são espaços sociais na caracterização das lutas?

Luta enquanto conhecimento da Cultura Corporal e sua história. Explique: 

10. Regras, táticas e técnicas de diferentes modalidades de lutas. Explique:


                    

Habilidades:

 (EF09EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando suas culturas de origem.


PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA


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E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Segundas Séries do EM - - - Professor Isael - - - Educação Física

2º BIMESTRE/2021


Data: 17/05 a 31/05/2021  -    2º ANOS: A, B e C.


Unidade temática:          CORPO, SAÚDE E BELEZA 


Objeto de conhecimento: 


“EXERCÍCIOS FÍSICOS X PRÁTICAS ESSENCIAIS”

Atividade 1

Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO

A rápida e incontrolável disseminação do covid-19 pelo mundo, aliada à sua gravidade fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizasse a situação como pandemia. Diante da orientação para que as pessoas fiquem em casa, se tornou fundamental que sejam incentivadas e posteriormente ampliadas as ações para a adoção-manutenção de uma rotina de vida fisicamente ativa. O estilo de vida sedentário é prejudicial para o nosso sistema imune, fundamental para reduzir a possibilidade de infecção viral. Além disto, o fato de ficarmos “parados” e muitas vezes nos alimentando inadequadamente favorece o ganho de peso, o aumento da pressão arterial, da glicose (açúcar) e lipídeos (gorduras) no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, como a hipertensão e o diabetes, os quais têm sido associados ao pior prognóstico em pacientes idosos acometidos pela COVID-19. As recomendações da OMS para indivíduos saudáveis e assintomáticos são de no mínimo 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 300 minutos de atividade física por semana para crianças e adolescentes. Esse tempo de atividade física deve ser acumulado durante os dias da semana, podendo ser dividido de acordo com sua rotina.


Mantenha-se ativo, seja realizando atividades físicas ou exercícios físicos

Algumas dicas importantes


Neste momento em que estamos vivendo, opte por praticar atividades físicas em sua casa ao invés de sair para espaços compartilhados (como academias, clubes de ginástica coletiva, etc);


As atividades de vida diária são excelentes alternativas para manter uma rotina fisicamente ativa. Varrer a casa, passar pano no chão, arrumar o jardim, horta ou quintal, lavar louça, arrumar armários, pequenas reformas, mudar a posição dos móveis, subir e descer escadas, brincar com animais de estimação são algumas das inúmeras atividades físicas que deverão ser incentivadas e praticadas.


Dance! Esta é uma excelente atividade física! Explore o ambiente residencial para manter-se ativo (jardim, garagem, escadas e rampas, etc);


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Reserve momentos para alongamento e relaxamento. Isso poderá ajudar no combate ao estresse e ansiedade decorrente do isolamento domiciliar;


Evite permanecer por longos períodos sentando, deitado, ou utilizando dispositivos eletrônicos. Busque intercalar momento de inatividade física com momentos fisicamente ativos (por exemplo, a cada 15-30 minutos parado, realize 15 minutos de atividade física; movimente as pernas e braços enquanto estiver sentado ou deitado; assista TV em pé por alguns minutos);


Busque atividades físicas que você goste de fazer. Existem inúmeras opções, basta ser criativo! Não deixe a preguiça, a angústia, o estresse ou a depressão determinarem suas atitudes. Quem pratica regularmente atividade física fica mais disposto, menos estressado e deprimido.


Havendo a possibilidade, dê preferência para ambientes abertos e bem ventilados para a prática de exercícios físicos;


Faça sempre uma boa higienização, inclusive de acessórios e equipamentos

       utilizados durante e após a pratica de atividade física;


Manter-se fisicamente ativo é importante para o idoso, pois o avançar da idade está associado a presença de mais comorbidades, maior risco cardiovascular e maior suscetibilidade a infecção pelo COVID-19. 


Busque orientação profissional para prática de exercício físico a fim de garantir maior segurança;


Procure por orientação médica na presença de sinais de desconforto na realização de exercício físico (por exemplo, dor no peito falta de ar, etc);


Aproveite para melhorar a qualidade da sua alimentação (busque mais alimentos in natura e menos industrializados que contenham muitos ingredientes no rótulo que você não conhece), e preferencialmente realize as refeições sentado à mesa, com atenção plena a alimentação, evitando fazer refeições no sofá, em frente à TV, ou utilizando celulares e computadores;






Se exercitar é um excelente remédio não só para o corpo, mas também para a mente! 

Experimente!








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Atividade 3                  AGORA RESPONDA AS QUESTÕES:

 

1)  Explique a diferença entre atividades físicas e exercícios físicos:

2)  De acordo com o texto, qual a carga horária recomendada pela OMS para prática de atividade física? E de exercícios físicos? Explique detalhadamente:

3)  O que são atividades da vida diária? Explique e de exemplos:

4)  Segundo o texto, mencione pelo menos três cuidados que devemos durante a execução dos exercícios em casa:

5)  Por que a prática de atividades físicas neste momento em que vivemos se tornou essencial? Explique:

6)  Por que manter-se fisicamente ativo é particularmente importante para o idoso? Explique esta questão: 

7)  Qual a importância da ingestão de líquido na pandemia? Explique:

8)  Exercitar é um excelente remédio não só para o corpo, mas também para a mente. Faça uma resenha para esta afirmação.


Habilidades: Identificar e discutir as contribuições da prática de exercícios físicos à melhoria da qualidade de vida e as diferenças e semelhanças entre os exercícios físicos, saúde e alimentação e reconhecer e criticar o impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção por exercícios físicos, produtos e práticas alimentares. 


PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA


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E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Terceiras Séries do EM - - - Professor Isael - - - Educação Física

 2º BIMESTRE/2021

Data: 17/05 a 31/05/2021   

                                                           3º ANOS: A e B.

Unidade temática: CORPO, SAÚDE E BELEZA 

Objeto de conhecimento: EXERCÍCIOS FÍSICOS E PRÁTICAS ALIMENTARES 

Atividade 1

Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é preciso praticar, no mínimo, 150 minutos de exercícios físicos semanais.

PESQUISAR SOBRE OS EXERCÍCIOS FÍSICOS RESPONDER NO CADERNO.




   

O que são exercícios físicos?

Quais são os tipos de exercícios físicos?

Quais os exercícios físicos para a saúde?

Quais são os principais exercícios físicos?

Quais exercícios podem ser feitos todos os dias?

Qual o melhor tipo de exercício físico?

7.   Porque o exercício físico é importante para a saúde?

8.   Faça um resumo sobre a importância do exercício físico:

Habilidades: Identificar e discutir as contribuições da prática de exercícios físicos à melhoria da qualidade de vida e as diferenças e semelhanças entre os exercícios físicos, saúde e alimentação e reconhecer e criticar o impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção por exercícios físicos, produtos e práticas alimentares. 


PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA


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2º BIMESTRE/2021

Data: 17/05 a 31/05/2021                                                             3ºs ANOS: A e B

Unidade temática: CORPO, SAÚDE E BELEZA 

Objeto de conhecimento: EXERCÍCIOS FÍSICOS E PRÁTICAS ALIMENTARES 

Atividade 1

Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alimentação é um dos fatores mais importantes para garantir bom desempenho em qualquer que seja a atividade física escolhida.

PESQUISAR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAÚDÁVEL X EXERCÍCIOS FÍSICOS E RESPONDER NO CADERNO AS QUESTÕES ABAIXO.

   

Qual a importância da alimentação saudável e prática de exercícios físicos?

Qual alimentação ideal para a prática de atividade física?

Como o exercício físico e a alimentação saudável podem melhorar no funcionamento do corpo?

Qual a importância da atividade física e alimentação para os estudantes?

Qual a importância da alimentação na atividade física?

Qual é a relação entre alimentação e exercício físico?

Qual a relação da atividade física e alimentação na vida do ser humano?

O que devo comer antes de fazer exercícios físicos?

Quais os benefícios da prática de exercícios físicos aliados a uma alimentação saudável na promoção da saúde?

Qual a importância do exercício físico e alimentação nas diferentes fases da      vida?


Habilidades: Identificar e discutir as contribuições da prática de exercícios físicos à melhoria da qualidade de vida e as diferenças e semelhanças entre os exercícios físicos, saúde e alimentação e reconhecer e criticar o impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção por exercícios físicos, produtos e práticas alimentares. 

PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

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MINHAS SALAS:
9º ANOS - A, B, e C. (FUNDAMENTAL).
1º ANOS - A, B, e C. ( MÉDIO).
2º ANOS - A, B, e C. (MÉDIO).
3º ANOS - A e B - (MÉDIO).

E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

DATA: 08/02 A 19/02/2021                                                     9ºs ANOS: A-B-C.

1º BIMESTRE/2021

Caro (a) aluno (a); vamos conhecer um pouco mais sobre o que iremos aprender neste 1º Bimestre de 2021

Iremos abordar as diversas práticas corporais que integram o universo das ginásticas, do corpo, dos movimentos e saúde.

Lembre-se que todo aprendizado exige esforço e dedicação, mas também envolve curiosidade, criatividade e troca de idéias. Aproveite as experiências e descobertas realizadas neste percurso para extrair o máximo de conhecimento.

 

“UM OTIMO RETORNO AS AULAS”

 

 

Atividade 1 - Ginástica de condicionamento físico e consciência corporal.

As Ginásticas de Condicionamento Físico são caracterizadas pelos exercícios físicos voltados para melhora do condicionamento físico, melhora da condição física e modificação da composição corporal. Também são características da Ginástica de Condicionamento Físico as sessões planejadas de séries e repetições de exercícios com intensidade e frequência definidas. Podem ser direcionados para grupos específicos da população como as mulheres, os idosos ou as gestantes.

As Ginásticas de Conscientização Corporal caracterizam-se por movimentos lentos e suaves, melhora da condição postural e/ou a conscientização de exercícios respiratórios, com o objetivo de melhorar a percepção do próprio corpo. Alguns exemplos são a biodança, a bioenergética, a eutonia, a antiginástica, o Método Feldenkrais, a ioga, o tai chi chuan, a ginástica chinesa, entre outros. Os programas de exercícios físicos são identificados de acordo com as exigências corporais onde esses diferentes programas são reconhecidos pela importância de uma prática individualizada às características e necessidades de cada sujeito

 

 

 

 

Baseado no tema e pesquisas, responda no caderno:

1 – Faça um resumo deste tema e identifique cada um destes diferentes programas de exercícios físicos.

 

2 – Por que a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais podem ser prejudiciais a saúde? Explique.

 

3 – Quais as transformações históricas dos padrões de beleza e saúde, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios de comunicação (científico, midiático, etc.).

4 – Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico, e relatar como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

5 – Relacionar os tipos de ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal, identificando as exigências corporais das mesmas.

 

 

HABILIDADES:

 

 (EF09EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico, e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

 

(EF09EF08) Discutir as transformações históricas dos padrões de desempenho, saúde e beleza, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios (científico, midiático etc).

 

 

 

PROFº: ISAEL SILVA                                               

EDUCAÇÃO FÍSICA



E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

DATA: 08/02 A 19/02/2021                                                  1ºs ANOS: A, B e C.

1º BIMESTRE/2021

Caro (a) aluno (a); vamos conhecer um pouco mais sobre o que iremos aprender neste 1º Bimestre de 2021

Iremos abordar as diversas práticas corporais que integram o universo das ginásticas, do corpo, dos movimentos e saúde.

Lembre-se que todo aprendizado exige esforço e dedicação, mas também envolve curiosidade, criatividade e troca de idéias. Aproveite as experiências e descobertas realizadas neste percurso para extrair o máximo de conhecimento.

 

“UM OTIMO RETORNO AS AULAS”

 

TEMA: Ginástica de condicionamento físico e ginástica de consciência corporal.

 

Atividades: Pesquisar e responder as questões abaixo no caderno.

1.    O que é ginástica de condicionamento físico?

2.    O que é ginástica de consciência corporal?

3.    Como surgiu a ginástica de condicionamento físico?

4.    Como surgiu a ginástica de consciência corporal?

5.    Relacione 3 tipos Ginástica de C.F. e C.C.?

6.    Quais os benefícios de ambas ginásticas?

7.    Onde pode ser praticada a ginástica de C.F. e C.C.?

8.    Recorte e cole no caderno 3 imagens de ginástica de C.F. e 3 de C.C.:

 

Habilidades:

(EF06EF08) Experimentar e fruir exercícios físicos da ginástica de condicionamento físico que solicitem diferentes capacidades físicas.

(EF06EF09) Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos.

  PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA



E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

DATA: 08/02 A 19/02/2021                                                  2ºs ANOS: A, B e C.

1º BIMESTRE/2021

Caro (a) aluno (a); vamos conhecer um pouco mais sobre o que iremos aprender neste 1º Bimestre de 2021

Iremos abordar as diversas práticas corporais que integram o universo das ginásticas, do corpo, dos movimentos e saúde.

Lembre-se que todo aprendizado exige esforço e dedicação, mas também envolve curiosidade, criatividade e troca de idéias. Aproveite as experiências e descobertas realizadas neste percurso para extrair o máximo de conhecimento.

 

“UM OTIMO RETORNO AS AULAS”

 

 

TEMA: CORPO, MOVIMENTO E SAÚDE

Exercícios físicos

Atividades: Pesquisar e responder as questões abaixo no caderno.

1.    O que são exercícios físicos?

2.    Quais são os tipos de exercícios físicos?

3.    Quais os exercícios físicos para a saúde?

4.    Quais são os principais exercícios físicos?

5.   Quais exercícios podem ser feitos todos os dias?

6.   Qual o melhor tipo de exercício físico?

7.   Porque o exercício físico é importante para a saúde?

8.   Resuma sobre a importância do exercício físico:

 

Habilidades:

Identificar e discutir as contribuições da prática de exercícios físicos à melhoria da qualidade de vida.

Identificar as diferenças e semelhanças entre as exercícios físicos, saúde e alimentação.

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA



E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

DATA: 08/02 A 19/02/2021                                                      3ºs ANOS: A e B.

1º BIMESTRE/2021

Caro (a) aluno (a); vamos conhecer um pouco mais sobre o que iremos aprender neste 1º Bimestre de 2021

Iremos abordar as diversas práticas corporais que integram o universo das ginásticas, do corpo, dos movimentos e saúde.

Lembre-se que todo aprendizado exige esforço e dedicação, mas também envolve curiosidade, criatividade e troca de idéias. Aproveite as experiências e descobertas realizadas neste percurso para extrair o máximo de conhecimento.

 

“UM OTIMO RETORNO AS AULAS”

 

 

TEMA: CORPO, SAÚDE E BELEZA

Capacidades Físicas

 

 Atividades: Pesquisar e responder as questões abaixo no caderno.

1.    O que são as capacidades físicas?

2.    Quais são as capacidades físicas?

3.    Explique cada uma delas:

4.    Como podemos desenvolver as capacidades físicas?

5.    Qual a importância das capacidades físicas?

6.    Quais são as principais características de uma capacidade física?

7.    Relacione a capacidade física com uma ginástica de academia:

8.    Recorte e cole no caderno 5 imagens com as capacidades físicas utilizadas na academias de ginásticas.

 

Habilidade:

Identificar as capacidades físicas que podem ser desenvolvidas em algumas ginásticas de academias.

 

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA


E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

1º BIMESTRE/2021

 

DATA: 22/02 A 16/03/2021                                                  2ºs ANOS: A, B e C.

TEMA: CORPO, SAÚDE E BELEZA

GINÁSTICAS DE ACADEMIA

Atividade 1

·      Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

·      No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 - Pesquisar e responder as questões abaixo.

A ginástica desenvolveu-se a partir dos exercícios físicos realizados na preparação dos soldados da Grécia Antiga, porém atualmente outras funções são atribuídas a ela, com caráter de competição ou não, como as de manutenção das capacidades físicas, de condicionamento físico e mental, laboral entre outras. Desenvolveram-se nas academias no Brasil a partir da década de 1980, mas podem também ser realizadas em outros lugares. Nosso primeiro objeto de conhecimento será a Ginástica de Condicionamento Físico.

Como atividade complementar realize uma pesquisa com pessoas mais velhas da família, vizinhos e amigos, perguntando como eles se exercitavam quando adolescentes e em quais locais.

Quais os tipos de ginásticas que você conhece? Registre no quadro ABAIXO 5 e circule qual você pratica ou tem interesse em praticar.

Tipo de ginástica

Local da prática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após olharmos para o passado com relação às práticas de nossos familiares, vamos conhecer algumas práticas atuais que estão em foco nas academias!

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

Atividade 3 - Pesquise e assista aos vídeos, complete o quadro a seguir e, na seqüência, responda às 5 questões abaixo:

Conheça alguns exercícios de Pilates. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch

 Conheça tudo sobre Crossfit , Disponível em:

 https://www.youtube.com/watch

Conheça Treino Funcional, Crossfit e Cross Training. Disponível em: https://souesportista.decathlon.com.br/treino-funcional-cross fit-e-cross-training/

·         Complete o quadro:

Tipo de Ginástica de Academia

Quem pode praticar (público)

 

Frequência

Capacidades físicas/ benefícios

Intensidade da aula

Objetivo ou motivação para a prática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         Responda as questões abaixo:

1) Por que é importante fazer atividades físicas?

2) Quais os benefícios comuns que as diferentes práticas de ginásticas proporcionam?

3) Quais os interesses e motivações envolvidos na prática dos diversos tipos de ginásticas?

4) Só é possível fazer exercício físico em academia?

5) Com qual prática você mais se identifica? Por que?

Habilidades:

Identificar interesses e motivações envolvidos na prática dos diversos tipos e formas de ginástica.

.

Identificar e discutir as contribuições da prática de exercícios físicos à melhoria da qualidade de vida.

Identificar as diferenças e semelhanças entre os exercícios físicos, saúde e qualidade de vida.

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA


E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

1º BIMESTRE/2021

 

DATA: 22/02 A 16/03/2021                                                          3º ANOS: A, B.

Atividade 1

·      Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

·      No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 – CORPO, SAÚDE E BELEZA 

Capacidades Físicas – (249).

Capacidades Física são definidas como atributo físico treinável num organismo humano. Ou seja, todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento. É através das capacidades físicas que conseguimos executar ações motoras desde as mais simples até as mais complexas.

As capacidades físicas são comumente classificadas em:

• Agilidade – capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção.

• Flexibilidade – capacidade que permite realizar movimentos com grande amplitude.

• Força – capacidade de tensão contra uma resistência, permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos.

• Resistência – capacidade de sustentar uma dada carga de atividades o mais longo tempo possível sem fadiga.

• Velocidade – capacidade que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.

• Equilíbrio – qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de três tipos: dinâmico, estático e recuperado.

• Coordenação Motora – capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada.

 

 

Na tabela abaixo relacione um movimento/gesto com as Capacidades Físicas descritas no texto. Pense nas aulas de Educação Física que já participou.

Escolha movimentos do esporte, da dança, da luta, da atividade rítmica e/ou da ginástica e identifique a Capacidade Física predominante.

 

 

MOVIMENTOS/GESTOS

 

CAPACIDADES FÍSICAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Habilidades:

Discriminar conceitualmente as capacidades físicas, avaliando sua própria condição com relação a essas capacidades.

Identificar as capacidades físicas que podem ser desenvolvidas em algumas ginásticas de academias.



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Isael - - - Educação Física - - - Terceiras Séries do EM

 

E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA

1º BIMESTRE/2021

 

DATA: 08/03 A 19/03/2021                                                        3º ANOS: A e B.

Atividade 1

·      Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

·      No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

 TEMA:                            CORPO, SAÚDE E BELEZA

 OBJETO DE CONH:         CAPACIDADES FÍSICAS

 

Atividade 2 – Pesquisar e responder as 15 questões abaixo:

1.     Qual a definição de capacidade física no ser humano?

2.     Quais são as capacidades físicas?

3.     Quais são as principais características que o ser humano pode possuir com a capacidade física?

4.     Qual a importância de treinar as capacidades físicas?

5.     É possível uma pessoa conseguir atingir a capacidade física apenas com treino?Explique:

6.     Como se chama as capacidades físicas determinadas por processos energéticos?

7.     Quais esportes ou práticas corporais que tem na velocidade a capacidade física de destaque e quais têm a força como principal capacidade física?

8.     O que podemos fazer para melhorar a capacidade física?

9.     Qual atividade física mais representa a capacidade física de equilíbrio?

10.  Qual atividade física mais representa a capacidade física de força?

11.  Qual atividade física mais representa a capacidade física de flexibilidade?

12.  Qual atividade física que mais representa a capacidade física de coordenação motora?

13.  Quais são os exercícios recomendados para o desenvolvimento das

capacidades físicas?

14. Relacione 5 modalidades de esportes e suas principais capacidades      físicas:

15. Relacione 5 movimentos do cotidiano e suas principais capacidades físicas:


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Educação Física - - - Primeiras Séries do EM - - - Professor Isael

 

Professor Isael - - - Educação Física - - - Nonos Anos - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA

1º BIMESTRE/2021

 

DATA: 08/03 A 19/03/2021                                                              9º ANOS: A, B e C.

Atividade 1

1.      Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

2.      No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

 

TEMA:                       PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA               

 

 Atividade 2 Práticas Corporais de Aventura na natureza

 

1ª Parte: Para começar, que tal uma pesquisa sobre as práticas corporais de aventura na natureza? Após responda  de forma objetiva:

1)  Você conhece alguma prática corporal de aventura na natureza? Qual?

2)  Já teve a oportunidade de praticar alguma modalidade? Onde?

3)  Existem competições dessa modalidade? Como funcionam?

4)  O Brasil é representado nessas competições?

5)  Já assistiu algum vídeo na internet sobre essas práticas?

2ª Parte: Vamos conhecer melhor algumas práticas corporais de aventura na natureza?

Realize uma pesquisa sobre algumas práticas corporais de aventura na natureza. Para auxiliá-lo, sugiro um roteiro para a busca de algumas informações importantes sobre o tema, porém fiquem à vontade para buscar mais dados além das indicações, caso seja necessário e responda:

1)     O que são práticas corporais de aventura na natureza?

2)     Quais práticas corporais de aventura?

3)     Quando surgiram as práticas corporais de aventura na natureza?

4)     Onde e quando surgiu essa prática?

5)     Quando e como essa prática chegou ao Brasil?

6)     Quais são as principais características e objetivos dessa modalidade?

7)     Cite quais são os equipamentos e instrumentos específicos utilizados?  

8)     Quais são as regras e como funciona uma competição dessa modalidade?

                                               

                                                

                                               ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

Atividade 3 – Após realizar a pesquisa sobre uma prática corporal de aventura na natureza e faça um texto (resumo):

Para auxiliá-los, sugiro um roteiro para a busca de algumas informações importantes sobre o tema, porém fiquem à vontade para buscar mais dados além das indicações, caso seja necessário.

 

 

 

HABILIDADES:

- (EF08EF20) Identificar riscos, formular estratégias e observar normas de segurança para superar os desafios na realização de práticas corporais de aventura na natureza.

- (EF09EF19) Explorar diferentes práticas corporais de aventura na natureza, respeitando o patrimônio natural e minimizando os impactos de degradação ambiental.

- (EF09EF21) Identificar as características (equipamentos de segurança, instrumentos, indumentária, organização) das práticas corporais de aventura na natureza, bem como suas transformações históricas.

 

 

ISAEL SILVA

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E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA

1º BIMESTRE/2021

 

DATA: 08/03 A 19/03/2021                                                    1º ANOS: A, B e C.

TEMA: CORPO, SAÚDE E BELEZA

OBJETO DE CONH.:         GINÁSTICAS DE ACADEMIA

Atividade 1

·      Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

·      No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 - Pesquisar e responder as questões abaixo.

A ginástica desenvolveu-se a partir dos exercícios físicos realizados na preparação dos soldados da Grécia Antiga, porém atualmente outras funções são atribuídas a ela, com caráter de competição ou não, como as de manutenção das capacidades físicas, de condicionamento físico e mental, laboral entre outras. Desenvolveram-se nas academias no Brasil a partir da década de 1980, mas podem também ser realizadas em outros lugares. Nosso primeiro objeto de conhecimento será a Ginástica de Condicionamento Físico.

Como atividade complementar realize uma pesquisa com pessoas mais velhas da família, vizinhos e amigos, perguntando como eles se exercitavam quando adolescentes e em quais locais.

Quais os tipos de ginásticas que você conhece? Registre no quadro ABAIXO  e circule qual você pratica ou tem interesse em praticar.

 

Tipo de ginástica

Local da prática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Atividade 3 - Pesquise e assista aos vídeos, complete o quadro a seguir e, na seqüência, responda às 5 questões abaixo:

Conheça alguns exercícios de Pilates. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch

Conheça tudo sobre Crossfit , Disponível em:

 https://www.youtube.com/watch

Conheça Treino Funcional, Crossfit e Cross Training. Disponível em: https://souesportista.decathlon.com.br/treino-funcional-cross fit-e-cross-training/

·         Complete o quadro:

Tipo de Ginástica de Academia

Quem pode praticar (público)

 

Frequência

Capacidades físicas/ benefícios

Intensidade da aula

Objetivo ou motivação para a prática

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

·         Responda as questões abaixo:

1) Por que é importante fazer atividades físicas?

2) Quais os benefícios comuns que as diferentes práticas de ginásticas proporcionam?

3) Quais os interesses e motivações envolvidos na prática dos diversos tipos de ginásticas?

4) Só é possível fazer exercício físico em academia?

5) Com qual prática de ginástica você mais se identifica? Por  que?

 

Habilidades:

- Identificar interesses e motivações envolvidos na prática dos diversos tipos e formas de ginástica.

 

- Identificar e discutir as contribuições da prática de exercícios físicos à melhoria da qualidade de vida.

- Identificar as diferenças e semelhanças entre os exercícios físicos, saúde e qualidade de vida.

 

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Educação Física - - - Segundas Séries do EM - - - Professor Isael

 

E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

1º BIMESTRE/2021

 

DATA: 08/03 A 19/03/2021                                                    2º ANOS: A, B e C.

UNIDADE TEMATICA:   CORPO, SAÚDE E BELEZA

 

OBJETO DE CONH:          CAPACIDADES FÍSICAS

Atividade 1

·      Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

·      No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 - Pesquisar e ler sobre as capacidades físicas abaixo.

Capacidades Física são definidas como atributo físico treinável num organismo humano. Ou seja, todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento. É através das capacidades físicas que conseguimos executar ações motoras desde as mais simples até as mais complexas.

As capacidades físicas são comumente classificadas em:

• Agilidade – capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção.

• Flexibilidade – capacidade que permite realizar movimentos com grande amplitude.

• Força – capacidade de tensão contra uma resistência, permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos.

• Resistência – capacidade de sustentar uma dada carga de atividades o mais longo tempo possível sem fadiga.

• Velocidade – capacidade que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.

• Equilíbrio – qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de três tipos: dinâmico, estático e recuperado.

• Coordenação Motora – capacidade física que permite realizar uma seqüência de exercícios de forma coordenada.

 

PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

Atividade 3 - Pesquisar e responder as 13 questões abaixo.

1.     Qual a definição de capacidade física no ser humano?

2.     Quais são as capacidades físicas?

3.     Quais são as principais características que o ser humano pode possuir com a capacidade física?

4.     Qual a importância de treinar as capacidades físicas?

5.     É possível uma pessoa conseguir atingir a capacidade física apenas com treino?Explique:

6.     Como se chama as capacidades físicas determinadas por processos energéticos?

7.     Quais esportes ou práticas corporais que tem na velocidade a capacidade física de destaque e quais têm a força como principal capacidade física?

8.     O que podemos fazer para melhorar a capacidade física?

9.     Qual atividade física mais representa a capacidade física de equilíbrio?

10.  Qual atividade física mais representa a capacidade física de força?

11.  Qual atividade física mais representa a capacidade física de flexibilidade?

12.  Qual atividade física que mais representa a capacidade física de coordenação motora?

13.  Quais são os exercícios recomendados para o desenvolvimento das capacidades físicas?

Atividade 4 - Pesquisar e responder

Na tabela abaixo relacione um movimento/gesto com as Capacidades Físicas descritas no texto. Pense nas aulas de Educação Física que já participou. Escolha movimentos do esporte, da dança, da luta, da atividade rítmica e/ou da ginástica e identifique a Capacidade Física predominante.

 

 

MOVIMENTOS/GESTOS

 

CAPACIDADES FÍSICAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Habilidades:

- Discriminar conceitualmente as capacidades físicas, avaliando sua própria condição com relação a essas capacidades.

 - Identificar as capacidades físicas que podem ser desenvolvidas em algumas ginásticas de academias.

                                                                                             PROFº ISAEL SILVA

                                                                                             EDUCAÇÃO FÍSICA





PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

TEMA:                                 CORPO, SAÚDE E BELEZA

 OBJETO DE CONH:  PRINCIPIOS DO TREINAMENTO  FÍSICO

Atividade 3 – Ler e pesquisar:

 

 Os princípios do treinamento norteiam qualquer programa ou atividade física, desde uma simples caminhada ou corrida até um treino mais intenso. Seguir estes princípios é indispensável para que a atividade se torne proveitosa e saudável. São cinco os princípios do treinamento:

1. Princípio da individualidade biológica: É o princípio que estabelece que cada pessoa é um ser individualizado ou ainda, que não existem duas pessoas iguais. Em termos de condicionamento físico isso significa dizer que o mesmo exercício, na mesma intensidade, na mesma duração e na mesma freqüência semanal, proporciona diferentes efeitos de treinamento em cada corpo, dependendo de fatores como: sexo, idade, capacidade máxima, experiência prévia e técnica de execução.

2. Princípio da sobrecarga crescente: Este princípio estabelece que, para adquirir uma boa aptidão física, o organismo precisa ser submetido a esforços cada vez maiores (mais intensos ou por um tempo maior, ou ainda em maior freqüência, de tal maneira em que possa provocar no organismo reações de adaptação que acarretem a melhoria da aptidão. O aumento da sobrecarga pode ser obtido através de um dos fatores indicados a seguir:

Freqüência: Aumento do número de treinamentos em uma semana.

Volume: Aumento da distância, do número de repetições ou, por exemplo, do tempo de duração.

Intensidade: Aumento da velocidade, da carga ou, por exemplo, diminuição do tempo de descanso entre uma execução e outra. Como regra geral, desaconselha-se a alteração de mais de um fator ao mesmo tempo.

3. Princípio da especificidade: É o princípio que determina que cada atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido, criando efeitos paralelos específicos.

4. Princípio da continuidade: Este é o princípio que rege que a atividade física deve ser realizada continuamente, sem interrupções, pois a interrupção de qualquer tipo de atividade leva o organismo ao retorno da situação inicial. De forma geral, quanto maior for o período de interrupção, maiores serão os prejuízos à condição física, sendo que a retomada e o estabelecimento de um novo treinamento dependerão do nível em que você estava quando interrompeu os trabalhos e do tempo em que ficou inativo.

5. Princípio da reversibilidade; Este princípio complementa o anterior, possibilitando uma maior compreensão das conseqüências, da ausência de regularidade em um programa de atividades físicas. Atenção: Todos os benefícios adquiridos em vários meses de treinamento podem ser perdidos em poucas semanas de inatividade. Para os especialistas, estes benefícios se perdem parcialmente em três semanas e totalmente em dez semanas.

 

Conhecendo os princípios de treinamento. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/ conteudo/artigos/educacao/conhecendo-os-principios-do-treinamento/65461. Acesso em: 23 jul. 2020.

 Atividade 4 – Pesquisar e responder as 15 questões abaixo:

 

De acordo com os Princípios do Treinamento Físico responda:

 

1.     O que são os princípios do treinamento físico?

2.     Qual a importância dos princípios do treinamento físico?

3.     Quais são algumas das recomendações para quem vai praticar atividades físicas?

4.     São considerados princípios do treinamento esportivo?

5.     Qual é o princípio que não faz parte do treinamento esportivo?

6.     Quais as funções do treinamento físico?

7.     O que é princípio da individualidade biologica?

8.     Quais os princípios de um treinamento de musculação?

9.     Quais os princípios a serem seguidos para a atividade física?

10.  Quais são os princípios do exercício físico?

11.  Qual a rotina a ser seguida em uma sessão de exercícios?

12.  Quais são as quatro dicas para começar a praticar atividade física regularmente?

13.  Quais são as dicas dadas pelo Ministério da Saúde para iniciar a prática de atividades físicas?

14.  O que devemos fazer antes de começar a praticar exercícios físicos quais são as orientações que devemos seguir?

15.  Você pratica exercícios físicos? Descreva:

 

 

 

 

Habilidades:

- Discriminar conceitualmente as capacidades físicas, avaliando sua própria condição com relação a essas capacidades.

Identificar as capacidades físicas que podem ser desenvolvidas em algumas ginásticas de academias.

 

- Selecionar, interpretar e utilizar informações e conhecimentos sobre os princípios do treinamento na elaboração de um programa pessoal de condicionamento físico voltado ao desenvolvimento de uma ou mais capacidades físicas.




 

 

PROFº: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA




Atividades de 2020

Não fazer as atividades abaixo

Muito obrigado!


Atividades de Educação Física - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Maio/2020



Observação: Atividades enviadas pelo Professor Isael em PDF. 


Professor Isael - Educação Física - Nonos Anos A/B/C - E.E. "Professor Orlando Geríbola"











JUNHO/2020



ROTEIRO DE ATIVIDADES


DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA  
Alunos: 9ºs ANOS: A, B e C.
Data: 08/06 à 19/06/2020
2º BIMESTRE

Parte 1:


Ø  Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;
Ø  No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Parte 2:                    MODALIDADE COLETIVA BASQUETE




Realizar uma pesquisa, anotar e responder no caderno:





Ø  Processo Histórico;
Ø  Principais regras;
Ø  Principais Fundamentos;
Ø  Sistema de Jogo.
Ø  Regras e Noções de arbitragem;
Ø  O esporte na mídia;
Ø  Espetacularização do esporte e o esporte profissional;
Ø  Os grandes eventos esportivos.



Habilidades:



(EF09EF02) Praticar um ou mais esportes de invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

(EF09EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de invasão e de combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.

(EF09EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: invasão e combate.



PROFESSOR: ISAEL SILVA
EDUCAÇÃO FÍSICA



ROTEIRO DE ATIVIDADES





DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA   

AUNOS: 9ºs ANOS: A, B e C.


Data: 08/06 à 19/06/2020
2º BIMESTRE

Parte 3:                    


                                                                                                           LUTAS DO BRASIL E NO MUNDO











Realizar uma pesquisa, anotar e responder no caderno:



Ø  O que você sabe sobre as lutas?
Ø  Quais são elas?
Ø  Atualmente você pratica alguma luta? Se sim, qual?
Ø  Quais equipamentos são necessários para a prática das lutas?
Ø  Para que eles servem?
Ø  As lutas podem ser praticadas em qualquer lugar? Por quê?
Ø  Você sabe como funcionam as competições?
Ø  Existem regulamentos e regras específicas?
Ø  Você considera violenta a prática das lutas? Por quê?
Ø  Faça uma relação de lutadores do Brasil e suas categorias de lutas.

Habilidades:

(EF09EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

(EF09EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando suas culturas de origem.


PROFESSOR: ISAEL SILVA
EDUCAÇÃO FÍSICA
”DÚVIDAS ME CHAMEM NO APLICATIVO WHATSHAPP”








Junnho/2020



Professor Isael - Educação Física - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Página do Professor Isael


LINK: http://matematicaef2.blogspot.com/p/professor-isael.html


ROTEIRO DE ATIVIDADES


DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA                        ALUNOS: 9ºs ANOS: A, B e C.

Data: 08/06 à 19/06/2020

2º BIMESTRE

Parte 1:

Ø  Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

Ø  No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

 

Parte 2:                    MODALIDADE COLETIVA BASQUETE






Realizar uma pesquisa, anotar e responder no caderno:

Ø  Processo Histórico;

Ø  Principais regras;

Ø  Principais Fundamentos;

Ø  Sistema de Jogo.

Ø  Regras e Noções de arbitragem;

Ø  O esporte na mídia;

Ø  Espetacularização do esporte e o esporte profissional;

Ø  Os grandes eventos esportivos.

Habilidades:

(EF09EF02) Praticar um ou mais esportes de invasão e combate oferecidos pela escola, usando habilidades técnico-táticas básicas.

(EF09EF03) Formular e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de invasão e de combate como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar.

(EF09EF04) Identificar os elementos técnicos ou técnico-táticos individuais, combinações táticas, sistemas de jogo e regras das modalidades esportivas praticadas, bem como diferenciar as modalidades esportivas com base nos critérios da lógica interna das categorias de esporte: invasão e combate.

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

ROTEIRO DE ATIVIDADES

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA                        ALUNOS: 9ºs ANOS: A, B e C.

Data: 08/06 à 19/06/2020

2º BIMESTRE

Parte 3:                      LUTAS DO BRASIL E NO MUNDO




Realizar uma pesquisa, anotar e responder no caderno:

Ø  O que você sabe sobre as lutas?

Ø  Quais são elas?

Ø  Atualmente você pratica alguma luta? Se sim, qual?

Ø  Quais equipamentos são necessários para a prática das lutas?

Ø  Para que eles servem?

Ø  As lutas podem ser praticadas em qualquer lugar? Por quê?

Ø  Você sabe como funcionam as competições?

Ø  Existem regulamentos e regras específicas?

Ø  Você considera violenta a prática das lutas? Por quê?

Ø  Faça uma relação de lutadores do Brasil e suas categorias de lutas.

 

Habilidades:

(EF09EF16) Experimentar e fruir a execução dos movimentos pertencentes às lutas do mundo, adotando procedimentos de segurança e respeitando o oponente.

(EF09EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando suas culturas de origem.

 

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EDUCAÇÃO FÍSICA

”DÚVIDAS ME CHAMEM NO APLICATIVO WHATSHAPP”





JULHO/2020

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

2º BIMESTRE/2020



9ºs ANOS - A, B e C.                                                      

Data: 01 a 17/07/2020

Parte 1

·      Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

·      No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Parte 2                                 GINÁSTICAS

CONDICIONAMENTO FÍSICO & CONSCIÊNCIA CORPORAL

 

 

PERQUISAR AS QUESTÕES ABAIXO, ANALISAR E RESPONDER NO CADERNO.

1.    O que é ginástica de condicionamento físico?

2.    O que é ginástica de consciência corporal?

3.    Quais são os tipos de ginástica de conscientização corporal?

4.    Quais são as principais modalidades de ginástica de conscientização corporal?

5.    Quais são as principais modalidades de ginástica de condicionamento físico?

6.    Quais são os tipos de condicionamento físico? Explique?

7.    O que ajuda a pessoa a ter mais consciência corporal?

8.    Quais são os benefícios da ginástica de conscientização corporal?

9.    Como descobrir a consciência corporal?

10. Recorte cole no caderno 5 imagens de ginásticas de condicionamento físico e 5 imagens de ginástica de conscientização corporal.

 

 

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

”DÚVIDAS ME CHAMEM NO APLICATIVO WHATSHAPP” 

HABILIDADES E OBJETIVOS

(EF09EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

 (EF09EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico, e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.





 

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

2º BIMESTRE/2020

 9ºs ANOS - A, B e C.                                                     


 Data: 20 a 31/07/2020.

Parte 1

·      Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

·      No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

 

Parte 2                             ESPORTES PARALÍMPICOS

Você sabia?

• O esporte Paralímpico surgiu com o intuito de reabilitar militares durante a Segunda Guerra Mundial.

• A primeira Paralimpíada aconteceu em 1960, em Roma, na Itália.


PERQUISAR AS QUESTÕES ABAIXO, ANALISAR E RESPONDER NO CADERNO.

1.   Faça um resumo da História dos Jogos Paralímpicos;

2.   O que são esportes paralímpicos individuais e quais as deficiências que participam?

3.   Quais são os esportes paralímpicos coletivos e quais as deficiências que participam?

4.   Quantos esportes paraolímpicos existem?

5.   Quais são as modalidades de esportes paralímpicos?

6.   Quais esportes paralímpicos o Brasil participa?

7.   Quais são as modalidades do atletismo adaptado?

8.   Recorte e cole no caderno 5 imagens de esportes paralímpicos.

 

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

”DÚVIDAS ME CHAMEM NO APLICATIVO WHATSHAPP” 

Habilidades e objetivos:

(EF08EF21*) identificar e discutir estereótipos e preconceitos relativos aos esportes Paralímpicos e propor alternativas para sua superação.



Educação Física - - - - - - Professor Isael - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - - - - Nonos Anos A/B/C

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

 

3º BIMESTRE 2020

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ALUNOS: 9º ANOS A, B, e C                          DATA: 03/08/2020 A 14/08/2020

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ROTEIRO DE ATIVIDADES

 

Vamos conhecer um pouco mais sobre o que iremos aprender neste material? Neste bimestre iremos abordar as diversas práticas corporais que integram o universo dos Esportes. Você poderá registrar suas descobertas e pesquisas, e encontrar novos desafios para construir e ampliar seus conhecimentos nas aulas de Educação Física. Não se esqueça de que todo aprendizado exige esforço e dedicação, mas também envolve curiosidade, criatividade e troca de idéias. O que estamos querendo, é que aproveitem as experiências e descobertas realizadas neste percurso para extrair o máximo de conhecimento. É importantíssimo que você participe e faça todas as atividades propostas neste material, pois só assim conseguirá chegar ao objetivo final, que é a aprendizagem. Portanto, faça anotações, questione, dê sugestões, dialogue e aproveite esse momento para conhecer, ampliar e aprofundar seu conhecimento.

De acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 3 parte 1:

Pesquise, leia e responda as questões sobre as atividades de basquetebol das paginas: 40 a 47 no caderno do Aluno.

Instruções:

·         Organizar um horário diário para realização das atividades de estudo/pesquisa e respostas no Caderno do Aluno SP Faz Escola.

·         Prazo para execução/responder: 02 semanas (03/08 á 14/08/2020)

·         As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno à caneta preta ou azul – No caderno do aluno SP Faz Escola pode ser respondido à lápis.

·         Continuar assistindo as aulas on-line no Centro de Mídias SP ou na TV Cultura Educação canal 2.3.

 

Obs.: Dúvidas me chamem no aplicativo Whatshapp.

 

 

PROFº ISAEL SILVA

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Professor Isael - - - - - - Disciplina de Educação Física - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

_________________________3º BIMESTRE_________________________

 

ALUNOS: 9º ANOS A, B, e C                          DATA: 17/08/2020 A 31/08/2020

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ROTEIRO DE ATIVIDADES

 

1ª Parte: O QUE EU SEI SOBRE O FUTSAL?  (RESPONDA NO CADERNO).

• Você já participou de algum jogo de futsal?

• Quantos jogadores formam uma equipe?

• Quais são as posições e funções dos jogadores dentro da quadra?

• Cite os nomes de alguns jogadores de futsal (feminino e masculino).

• Quais são as principais regras desse esporte de invasão?

• Você já participou ou assistiu a um jogo de futsal paralímpico?

• Existe um local apropriado e específico para a prática do futsal?

• É possível praticar o futsal em outros espaços? Quais? De quais formas?

2ª Parte: PESQUISA: CONHECENDO MAIS SOBRE O FUTSAL. (RESPONDA NO CADERNO).

• Futsal no Brasil: chegada do esporte no país, primeiros torneios, campeonatos.

• Futsal antigamente: regras, características, formato de bolas e uso de uniformes.

• Futsal atualmente: principais mudanças, times masculinos e femininos.

• Futsal e mídias: influência de mídias na prática e consumo do esporte.

De acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 3 parte 1:

3ª Parte: Pesquise, leia e responda as questões sobre as atividades de futebol das paginas: 48 a 54 no caderno do Aluno.

Instruções:

·         Organizar um horário diário para realização das atividades de estudo/pesquisa e respostas no Caderno do Aluno SP Faz Escola.

·         Prazo para execução/responder: 02 semanas (17/08 á 31/08/2020)

·         As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, de sulfite ou folhas separadas de caderno à caneta preta ou azul – No caderno do aluno SP Faz Escola pode ser respondido à lápis.

·         Continuar assistindo as aulas on-line no Centro de Mídias SP ou na TV Cultura Educação canal 2.3.

Obs.: Dúvidas me chamem no aplicativo Whatshapp.

 

PROFº ISAEL SILVA



Professor Isael - - - - Disciplina de Educação Física - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 


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Professor Isael - - - Educação Física - - - Quarto Bimestre - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 


DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 

 PROFº ISAEL SILVA                                       DATA: 19/10/2020 A 10/12/2020

 

Caro (a) aluno (a).; vamos conhecer um pouco mais sobre o que iremos aprender neste 4º e ultimo bimestre de 2020.

Iremos abordar as diversas práticas corporais que integram o universo das ginásticas, do corpo, dos movimentos e saúde.

Lembre-se que todo aprendizado exige esforço e dedicação, mas também envolve curiosidade, criatividade e troca de ideias. Aproveite as experiências e descobertas realizadas neste percurso para extrair o máximo de conhecimento.

 

·         Pesquise sobre: ginástica de conscientização corporal e a de condicionamento físico.

·         Responda as questões das páginas 85 a 92 de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

·         Pesquise sobre: os princípios do treinamento físico.  

·         Responda as atividades das págs 93 a 105, de acordo com o caderno do aluno São Paulo faz escola volume 4.

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Instruções:

·        Organizar um horário diário para realização das atividades de estudo/pesquisa e respostas no Caderno do Aluno SP Faz Escola VOL. 4.

·        As pesquisas devem ser feitas em folhas de almaço, ou folhas separadas de caderno à caneta preta ou azul.

·        No caderno do aluno SP Faz Escola pode ser respondido a lápis.

·        Entregar na Escola ou via WhatsApp no grupo de Educação Física de 01 a 10 /12/2020.

·         Continuar assistindo as aulas on-line no Centro de Mídias SP ou na TV Cultura Educação canal 2.3.

OBS: O professor fará as orientações necessárias no grupo de alunos VIA WHATSAPP.


E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA

1º BIMESTRE/2021

DATA: 22/02 A 16/03/2021                                                     9ºs ANOS: A-B-C.

Atividade 1

·      Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

·      No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 - GINÁSTICA DE CONDICIONAMENTO FÍSICO & CONSCIÊNCIA CORPORAL




 

PERQUISAR AS QUESTÕES ABAIXO, ANALISAR E RESPONDER NO CADERNO.

1.    O que é ginástica de condicionamento físico?

2.    O que é ginástica de consciência corporal?

3.    Quais são os tipos de ginástica de conscientização corporal?

4.    Quais são as principais modalidades de ginástica de conscientização corporal?

5.    Quais são as principais modalidades de ginástica de condicionamento físico?

6.    Quais são os tipos de condicionamento físico? Explique?

7.    O que ajuda a pessoa a ter mais consciência corporal?

8.    Quais são os benefícios da ginástica de conscientização corporal?

9.    Como descobrir a consciência corporal?

10. Recorte cole no caderno 5 imagens de ginásticas de condicionamento físico e 5 imagens de ginástica de conscientização corporal.

 

HABILIDADES E OBJETIVOS

(EF09EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

 (EF09EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico, e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA



E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA

EDUCAÇÃO FÍSICA

1º BIMESTRE/2021

 

DATA: 22/02 A 16/03/2021                                                    1º ANOS: A, B e C.

Atividade 1

·      Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

·      No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 - Ginástica de condicionamento físico e consciência corporal.

As Ginásticas de Condicionamento Físico são caracterizadas pelos exercícios físicos voltados para melhora do condicionamento físico, melhora da condição física e modificação da composição corporal. Também são características da Ginástica de Condicionamento Físico as sessões planejadas de séries e repetições de exercícios com intensidade e frequência definidas. Podem ser direcionados para grupos específicos da população como as mulheres, os idosos ou as gestantes.

As Ginásticas de Conscientização Corporal caracterizam-se por movimentos lentos e suaves, melhora da condição postural e/ou a conscientização de exercícios respiratórios, com o objetivo de melhorar a percepção do próprio corpo.

Baseado no tema e pesquisas, responda no caderno:

1 – Faça um resumo deste tema e identifique cada um destes diferentes programas de exercícios físicos.

 

2 – Por que a prática excessiva de exercícios físicos e o uso de medicamentos para a ampliação do rendimento ou potencialização das transformações corporais podem ser prejudiciais a saúde? Explique.

 

3 – Quais as transformações históricas dos padrões de beleza e saúde, considerando a forma como são apresentados nos diferentes meios de comunicação (científico, midiático, etc.).

4 – Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico, e relatar como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

5 – Relacionar os tipos de ginástica de condicionamento físico e de conscientização corporal, identificando as exigências corporais das mesmas.

  

Habilidades:

(EF09EF07) Experimentar e fruir um ou mais programas de exercícios físicos, identificando as exigências de consciência corporal, condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

 (EF09EF11) Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico, e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

 

PROFESSOR: ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA

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