quarta-feira, 26 de maio de 2021

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Segundas Séries do EM - - - Professor Isael - - - Educação Física

2º BIMESTRE/2021


Data: 17/05 a 31/05/2021  -    2º ANOS: A, B e C.


Unidade temática:          CORPO, SAÚDE E BELEZA 


Objeto de conhecimento: 


“EXERCÍCIOS FÍSICOS X PRÁTICAS ESSENCIAIS”

Atividade 1

Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;

No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.

Atividade 2 

LEIA O TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES NO CADERNO

A rápida e incontrolável disseminação do covid-19 pelo mundo, aliada à sua gravidade fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) caracterizasse a situação como pandemia. Diante da orientação para que as pessoas fiquem em casa, se tornou fundamental que sejam incentivadas e posteriormente ampliadas as ações para a adoção-manutenção de uma rotina de vida fisicamente ativa. O estilo de vida sedentário é prejudicial para o nosso sistema imune, fundamental para reduzir a possibilidade de infecção viral. Além disto, o fato de ficarmos “parados” e muitas vezes nos alimentando inadequadamente favorece o ganho de peso, o aumento da pressão arterial, da glicose (açúcar) e lipídeos (gorduras) no sangue, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, como a hipertensão e o diabetes, os quais têm sido associados ao pior prognóstico em pacientes idosos acometidos pela COVID-19. As recomendações da OMS para indivíduos saudáveis e assintomáticos são de no mínimo 150 minutos de atividade física por semana para adultos e 300 minutos de atividade física por semana para crianças e adolescentes. Esse tempo de atividade física deve ser acumulado durante os dias da semana, podendo ser dividido de acordo com sua rotina.


Mantenha-se ativo, seja realizando atividades físicas ou exercícios físicos

Algumas dicas importantes


Neste momento em que estamos vivendo, opte por praticar atividades físicas em sua casa ao invés de sair para espaços compartilhados (como academias, clubes de ginástica coletiva, etc);


As atividades de vida diária são excelentes alternativas para manter uma rotina fisicamente ativa. Varrer a casa, passar pano no chão, arrumar o jardim, horta ou quintal, lavar louça, arrumar armários, pequenas reformas, mudar a posição dos móveis, subir e descer escadas, brincar com animais de estimação são algumas das inúmeras atividades físicas que deverão ser incentivadas e praticadas.


Dance! Esta é uma excelente atividade física! Explore o ambiente residencial para manter-se ativo (jardim, garagem, escadas e rampas, etc);


COPIAR OU COLAR NO CADERNO

Reserve momentos para alongamento e relaxamento. Isso poderá ajudar no combate ao estresse e ansiedade decorrente do isolamento domiciliar;


Evite permanecer por longos períodos sentando, deitado, ou utilizando dispositivos eletrônicos. Busque intercalar momento de inatividade física com momentos fisicamente ativos (por exemplo, a cada 15-30 minutos parado, realize 15 minutos de atividade física; movimente as pernas e braços enquanto estiver sentado ou deitado; assista TV em pé por alguns minutos);


Busque atividades físicas que você goste de fazer. Existem inúmeras opções, basta ser criativo! Não deixe a preguiça, a angústia, o estresse ou a depressão determinarem suas atitudes. Quem pratica regularmente atividade física fica mais disposto, menos estressado e deprimido.


Havendo a possibilidade, dê preferência para ambientes abertos e bem ventilados para a prática de exercícios físicos;


Faça sempre uma boa higienização, inclusive de acessórios e equipamentos

       utilizados durante e após a pratica de atividade física;


Manter-se fisicamente ativo é importante para o idoso, pois o avançar da idade está associado a presença de mais comorbidades, maior risco cardiovascular e maior suscetibilidade a infecção pelo COVID-19. 


Busque orientação profissional para prática de exercício físico a fim de garantir maior segurança;


Procure por orientação médica na presença de sinais de desconforto na realização de exercício físico (por exemplo, dor no peito falta de ar, etc);


Aproveite para melhorar a qualidade da sua alimentação (busque mais alimentos in natura e menos industrializados que contenham muitos ingredientes no rótulo que você não conhece), e preferencialmente realize as refeições sentado à mesa, com atenção plena a alimentação, evitando fazer refeições no sofá, em frente à TV, ou utilizando celulares e computadores;






Se exercitar é um excelente remédio não só para o corpo, mas também para a mente! 

Experimente!








COPIAR OU COLAR NO CADERNO


Atividade 3                  AGORA RESPONDA AS QUESTÕES:

 

1)  Explique a diferença entre atividades físicas e exercícios físicos:

2)  De acordo com o texto, qual a carga horária recomendada pela OMS para prática de atividade física? E de exercícios físicos? Explique detalhadamente:

3)  O que são atividades da vida diária? Explique e de exemplos:

4)  Segundo o texto, mencione pelo menos três cuidados que devemos durante a execução dos exercícios em casa:

5)  Por que a prática de atividades físicas neste momento em que vivemos se tornou essencial? Explique:

6)  Por que manter-se fisicamente ativo é particularmente importante para o idoso? Explique esta questão: 

7)  Qual a importância da ingestão de líquido na pandemia? Explique:

8)  Exercitar é um excelente remédio não só para o corpo, mas também para a mente. Faça uma resenha para esta afirmação.


Habilidades: Identificar e discutir as contribuições da prática de exercícios físicos à melhoria da qualidade de vida e as diferenças e semelhanças entre os exercícios físicos, saúde e alimentação e reconhecer e criticar o impacto dos estereótipos de beleza corporal na opção por exercícios físicos, produtos e práticas alimentares. 


PROFº ISAEL SILVA

EDUCAÇÃO FÍSICA


COPIAR OU COLAR NO CADERNO 

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