2º BIMESTRE/2021
Data: 17/05 a 31/05/2021
1º ANOS: A, B e C.
Unidade temática: Lutas
Objeto de conhecimento: Lutas do mundo
Atividade 1
⦁ Acompanhar as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;
⦁ No caderno, resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.
Atividade 2 – LEIA, ANALISE E FAÇA UMA RESUMO
AS LUTAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS
A luta, nos diferentes espaços sociais, pode significar atividade competitiva, terapia, educação, aptidão física, manutenção da saúde, lazer, recreação, programas de inclusão social e técnicas de defesa pessoal. É evidente a inserção das lutas na sociedade ao longo do tempo e das civilizações. Não importa a esfera social, a faixa etária, o grupo étnico ou o sexo do indivíduo. As lutas (artes marciais) são o resultado da ideologia de seus respectivos mestres e da cultura das civilizações em que foram criadas.
As lutas, nas mais remotas civilizações, englobavam a necessidade de caça e de sobrevivência. As artes marciais também eram um mecanismo utilizado para se tornar um guerreiro na tribo, sendo necessário subjugar oponentes ou inimigos. As artes marciais representaram também a necessidade de guerrear ou entreter a população, como faziam os gladiadores em competições. As artes marciais faziam parte dos jogos olímpicos com os gregos, na sua criação. Artes marciais serviam ainda para suportar os exercícios de meditação, como faziam os monges. As artes marciais, nos diferentes espaços sociais, precisam possuir os mesmos princípios das vivenciadas em suas origens.
Alguns princípios das artes marciais: condicionamento físico; disciplina; respeito; autoconhecimento, autocontrole; tolerância; paciência; perseverança; hierarquia.
As artes marciais representam fenômeno relevante inserindo-se em diversos espaços sociais e faixas etárias. Diversas escolas oferecem a prática de artes marciais, com foco no lúdico, na construção de valores como disciplina, respeito, concentração, além de aumentar respeito entre os alunos, proporcionando uma atividade física saudável, ou ainda como um processo educacional.
As lutas na escola contribuem para a inclusão social, afastando cidadãos do ócio e possibilitando o aprendizado de uma modalidade de luta. Clubes, academias, institutos, condomínios, empresas, organizações não governamentais, centros esportivos municipais, praças públicas também têm sido ambientes de promoção das lutas e de suas filosofias, cada um com seus objetivos.
As lutas destacam-se como atividade competitiva em razão da visibilidade social de competições como as olimpíadas.
As lutas da “moda atual” distorcem as raízes das artes marciais, pois representam um espetáculo sangrento, sem ressaltar os valores morais da luta.
A prática das artes marciais, desde que realizadas de forma adequada, por pessoas devidamente capacitadas, estão presentes em vários espaços sociais ajudando na construção e manutenção de uma sociedade, através da difusão de cultura, valores e hábitos saudáveis.
Atividade 3 – RESPONDA APÓS PESQUISAR
⦁ O que pode significar as lutas nos diferentes espaços sociais?
⦁ Quais são os diferentes espaços sociais?
⦁ Qual a importância das lutas para a sociedade atual?
⦁ Qual a importância das lutas no Brasil para a sociedade?
⦁ As lutas nas escolas contribuem para uma inclusão social. Explique:
⦁ Quais os benefícios da prática das lutas e princípios das artes marciais?
⦁ Qual a razão da visibilidade social na história da luta?
⦁ O que são espaços sociais na caracterização das lutas?
⦁ Luta enquanto conhecimento da Cultura Corporal e sua história. Explique:
10. Regras, táticas e técnicas de diferentes modalidades de lutas. Explique:
Habilidades:
(EF09EF18) Discutir as transformações históricas, o processo de esportivização e a midiatização de uma ou mais lutas, valorizando e respeitando suas culturas de origem.
PROFº ISAEL SILVA
EDUCAÇÃO FÍSICA
COPIAR OU COLAR NO CADERNO
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