E. E. PROFº ORLANDO GERÍBOLA
EDUCAÇÃO FÍSICA
1º BIMESTRE/2021
DATA: 08/03 A 19/03/2021
3º
ANOS: A e B.
Atividade 1
· Acompanhar
as aulas no aplicativo centro de mídias e TV Cultura canal 2.3;
· No caderno,
resolver os exercícios propostos e realizados nos canais.
TEMA: CORPO, SAÚDE E
BELEZA
OBJETO DE CONH: CAPACIDADES
FÍSICAS
Atividade 2 –
Pesquisar e responder as 15 questões abaixo:
1. Qual a definição de capacidade
física no ser humano?
2. Quais são as capacidades
físicas?
3. Quais são as principais
características que o ser humano pode possuir com a capacidade física?
4. Qual a importância de
treinar as capacidades físicas?
5. É possível uma pessoa
conseguir atingir a capacidade física apenas com treino?Explique:
6. Como se chama as
capacidades físicas determinadas por processos energéticos?
7. Quais esportes ou práticas
corporais que tem na velocidade a capacidade física de destaque e quais têm a
força como principal capacidade física?
8. O que podemos fazer para
melhorar a capacidade física?
9. Qual atividade física mais
representa a capacidade física de equilíbrio?
10. Qual atividade física mais
representa a capacidade física de força?
11. Qual atividade física mais
representa a capacidade física de flexibilidade?
12. Qual atividade física que
mais representa a capacidade física de coordenação motora?
13. Quais são os exercícios
recomendados para o desenvolvimento das
capacidades físicas?
14. Relacione 5 modalidades de esportes e suas principais
capacidades físicas:
15. Relacione 5 movimentos do cotidiano e suas principais
capacidades físicas:
PROFº ISAEL SILVA
EDUCAÇÃO FÍSICA
TEMA: CORPO,
SAÚDE E BELEZA
OBJETO
DE CONH: PRINCIPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO
Atividade 3 – Ler e pesquisar:
Os princípios do treinamento norteiam qualquer
programa ou atividade física, desde uma simples caminhada ou corrida até um
treino mais intenso. Seguir estes princípios é indispensável para que a
atividade se torne proveitosa e saudável. São cinco os princípios do
treinamento:
1. Princípio da
individualidade biológica:
É o princípio que estabelece que cada pessoa é um ser individualizado ou ainda,
que não existem duas pessoas iguais. Em termos de condicionamento físico isso significa
dizer que o mesmo exercício, na mesma intensidade, na mesma duração e na mesma
freqüência semanal, proporciona diferentes efeitos de treinamento em cada
corpo, dependendo de fatores como: sexo, idade, capacidade máxima, experiência
prévia e técnica de execução.
2. Princípio da sobrecarga
crescente:
Este princípio estabelece que, para adquirir uma boa aptidão física, o
organismo precisa ser submetido a esforços cada vez maiores (mais intensos ou
por um tempo maior, ou ainda em maior freqüência, de tal maneira em que possa
provocar no organismo reações de adaptação que acarretem a melhoria da aptidão.
O aumento da sobrecarga pode ser obtido através de um dos fatores indicados a
seguir:
Freqüência: Aumento do número de treinamentos em
uma semana.
Volume: Aumento da distância, do número de
repetições ou, por exemplo, do tempo de duração.
Intensidade: Aumento da velocidade, da carga ou,
por exemplo, diminuição do tempo de descanso entre uma execução e outra. Como
regra geral, desaconselha-se a alteração de mais de um fator ao mesmo tempo.
3. Princípio da especificidade: É o princípio que determina que cada
atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações
de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido,
criando efeitos paralelos específicos.
4. Princípio da continuidade: Este é o princípio que rege que a
atividade física deve ser realizada continuamente, sem interrupções, pois a
interrupção de qualquer tipo de atividade leva o organismo ao retorno da
situação inicial. De forma geral, quanto maior for o período de interrupção,
maiores serão os prejuízos à condição física, sendo que a retomada e o
estabelecimento de um novo treinamento dependerão do nível em que você estava
quando interrompeu os trabalhos e do tempo em que ficou inativo.
5. Princípio da reversibilidade; Este princípio complementa o
anterior, possibilitando uma maior compreensão das conseqüências, da ausência
de regularidade em um programa de atividades físicas. Atenção: Todos os
benefícios adquiridos em vários meses de treinamento podem ser perdidos em
poucas semanas de inatividade. Para os especialistas, estes benefícios se
perdem parcialmente em três semanas e totalmente em dez semanas.
Conhecendo os
princípios de treinamento. Disponível em:
https://siteantigo.portaleducacao.com.br/ conteudo/artigos/educacao/conhecendo-os-principios-do-treinamento/65461.
Acesso em: 23 jul. 2020.
Atividade
4
– Pesquisar e responder as 15 questões abaixo:
De acordo com os Princípios do Treinamento Físico
responda:
1. O que são os princípios do
treinamento físico?
2. Qual a importância dos princípios do
treinamento físico?
3. Quais são algumas das recomendações
para quem vai praticar atividades físicas?
4. São considerados princípios do
treinamento esportivo?
5. Qual é o princípio que não faz parte
do treinamento esportivo?
6. Quais as funções do treinamento
físico?
7. O que é princípio da individualidade
biologica?
8. Quais os princípios de um treinamento
de musculação?
9. Quais os princípios a serem seguidos
para a atividade física?
10. Quais são os princípios do exercício
físico?
11. Qual a rotina a ser seguida em uma
sessão de exercícios?
12. Quais são as quatro dicas para
começar a praticar atividade física regularmente?
13. Quais são as dicas dadas pelo
Ministério da Saúde para iniciar a prática de atividades físicas?
14. O que devemos fazer antes de começar
a praticar exercícios físicos quais são as orientações que devemos seguir?
15. Você pratica exercícios físicos?
Descreva:
Habilidades:
- Discriminar
conceitualmente as capacidades físicas, avaliando sua própria condição com
relação a essas capacidades.
Identificar as capacidades físicas que
podem ser desenvolvidas em algumas ginásticas de academias.
- Selecionar, interpretar e utilizar
informações e conhecimentos sobre os princípios do treinamento na elaboração de
um programa pessoal de condicionamento físico voltado ao desenvolvimento de uma
ou mais capacidades físicas.
PROFº: ISAEL SILVA
EDUCAÇÃO FÍSICA
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