Jornal JOCA

E.E. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Sala de aula invertida, gênero sinopse de filmes e livros e grupos colaborativos - - - Parabéns a todos!

 Professora Andrea Sciarretta Biseo












Fonte: WhatsApp.

P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA na Sala de Aula - - - Gênero Textual Entrevista - - - Parabéns Alunos!

 Parabéns Professor Jonathans! 



Trabalhando gênero textual entrevista:

-Os estudantes em sala de aula acessaram o site do Jornal JOCA ícone entrevista. -Analisaram as estruturas composicionais das diversas  entrevistas. 

-Entrevista no formato de vídeo e no formato transcrito. 

-  Produzir seu próprio roteiro de entrevista. (Escolher temas relacionados ao uso de tecnologias, às causas e consequências do aquecimento global, o impacto das mídias sociais na vida das pessoas ou qualquer outro assunto de seu interesse).











Fonte: WhatsApp do Professor Jonathans. P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Parabéns Professora Eli pelo excelente trabalho! - - - Jornal JOCA

 Parabéns Alunos dos Sextos Anos!









Fonte das Imagens: WhatsApp da Professora Eli.




P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA nº 182 na Sala de Leitura - - - Parabéns a todos!

 









Fonte das Imagens: WhatsApp.



P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Gênero Notícia - - - Parabéns a todos!

 



Fonte: WhatsApp da Professora Elaine.







P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Oitavo A - - - Jornal JOCA

 


Atividade com o Jornal JOCA, leitura, debate e resumo individual da matéria "Rússia e Ucrânia vivem tensão e possibilidade  de conflito".



P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA - - - Análise e Interpretação de texto - - - "Impactos Ambientais"

 Professora Marina

Utilização dos Dicionários de Língua Portuguesa

Parabéns Alunos!







Fonte: WhatsApp da Professora Marina de Ciências.




P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA na sala de aula - - - Professor Jonathans - - - Parabéns a todos!

 









Fonte: WhatsApp da PCA Kamila. 





P.E.I. "Professor Orlando Geríbola" - - - Parabéns alunos dos Oitavos Anos A e B! - - - "Nossos alunos, nosso orgulho."

 




Projeto Emancipação de Osasco.
 Conhecendo o Gênero Notícia.

Próximo passo:
Elaborar uma notícia da nossa cidade.

💗💗💗💗💗💗💗💗

Professora Ana Lúcia



Nossa escola participou com muito orgulho - - - P.E.I. "Professor Orlando Geríbola"

"Mi Casa, Tu Casa ∙ Minha Casa, Sua Casa é um projeto desenvolvido pelo Joca, primeiro jornal de notícias voltado ao público infantojuvenil do Brasil, em parceria com a organização internacional Hands On Human Rights, especializada em Direitos Humanos, e o ACNUR, agência da ONU para refugiados. Nosso objetivo é proporcionar acolhimento e contribuir para a continuidade da educação de milhares de crianças e adolescentes refugiados e migrantes venezuelanos em Roraima.


Para isso, estamos arrecadando livros, cartas e recursos para a construção de armários-bibliotecas no estado. Acompanhe nossas metas e veja como participar!"



Parabéns a todos!


As 3 primeiras bibliotecas já foram entregues!

Já temos os livros, mas ainda precisamos de sua colaboração para finalizamos as construções.




Jornal JOCA - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola - - - Parabéns a todos!

 




Muito obrigado pela parceria. 


Jornal JOCA - - - Boas Práticas - - - Professora Eli - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

TÍTULO DO TRABALHO: Leitura Protocolada

NOME DO(A) EDUCADOR(A) (SE HOUVER MAIS DE UM EDUCADOR ENVOLVIDO ESCREVA O NOME DE TODOS)  Eli Profeta  

NOME DA ESCOLA: E.E. “Professor Orlando Geríbola”

CIDADE/ESTADO: Osasco/São Paulo 

ANO(S)/SÉRIE(S): Nono Ano A (Anos Finais)

DISCIPLINA(S) OU ÁREA(S) DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa

FORMATO: (PRESENCIAL OU A DISTÂNCIA) Presencial

NÚMERO DE AULAS/ETAPAS: 2 aulas

OBJETIVOS: DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE OU SEQUÊNCIA DE AULAS: Intervir no processo de ensino-aprendizagem da leitura e compreensão do texto escrito, de forma a propiciar condições para que os alunos desenvolvam a percepção de que produção de sentidos pressupõe relações interativas entre autor e leitor, via texto.   

A Professora Eli Profeta utilizou o Jornal JOCA nº 179 para o desenvolvimento desta leitura protocolada, texto: “Russos gravam primeiro filme de ficção no espaço”.  

Os alunos foram divididos em grupos colaborativos, fizeram a leitura individual inicialmente e em seguida fizeram na sala de aula uma pesquisa com o objetivo de aprofundamento no assunto tratado na notícia, gênero textual.

Na sequência cada grupo colaborativo elaborou perguntas para que outros grupos pudessem interagir, respondendo as questões dos seus colegas.

O grupo responsável pela elaboração das questões fez a síntese conclusiva em relação as respostas dos colegas.

A atividade foi positiva, despertando a atenção e interesse dos alunos envolvidos.






Fonte das Imagens: Celular da Professora Eli.

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Luciana - - - Disciplina de História - - - Jornal JOCA - - - Sextos e Sétimos Anos

 Parabéns a todos!




Fonte das Imagens: celular pessoal da Professora Luciana. 


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Melissa - - - Jornal JOCA - - - Parabéns a todos!

Ciência e Tecnologia 4 de novembro de 2021

Covid-19 | Crianças de 5 a 11 anos são vacinadas nos EUA

Agências reguladoras do país declararam que é seguro imunizar crianças dessa faixa etária



Jovem recebe a vacina contra a covid-19 em Annandale, Virginia, nos Estados Unidos, em 4 de novembro. 

Foto: Chip Somodevilla/Getty Images



No dia 3 de novembro, após a Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) terem recomendado o uso do imunizante da Pfizer/BioNTech em crianças entre 5 e 11 anos, essa faixa etária começou a ser vacinada contra a covid-19 no país. Apesar da liberação, os EUA ainda não ofereceram imunizantes suficientes para todas as crianças que podem receber a vacina. Em um comunicado, a diretora do CDC, Rochelle Walensky, afirmou que aproximadamente 28 milhões de crianças dessa faixa etária devem ser imunizadas. Por enquanto, apenas 15 milhões de doses serão dadas em um primeiro momento. Acredita-se que esse número vai aumentar a partir da próxima semana, quando os imunizantes serão oferecidos em consultórios, hospitais pediátricos e farmácias. 



Em Hong Kong, menina recebe vacina contra a covid-19. Por lá, a imunização dessa faixa etária também já começou. 

Foto: Tang Ming Tung/Getty Images


Já no Brasil ainda não há previsão de quando as crianças de 5 a 11 anos poderão ser imunizadas. Em 3 de novembro, o governador de São Paulo, João Doria, enviou um pedido para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que o imunizante da Pfizer/BioNTech seja liberado para a faixa etária com urgência.



Nome: ____________________________________________  Nº: _____   Turma: __________


Disciplina: _________________  Professor (a): ______________________  Data: ___________


           Caça Palavras

Objetivos: Desenvolver a atenção, a concentração, o raciocínio e a coordenação motora e associar os conhecimentos aprendidos sobre o tema.

Leia com atenção, a reportagem do Jornal Joca, (Covid-19 | Crianças de 5 a 11 anos são vacinadas nos EUA), e em seguida, encontre no diagrama abaixo, as seguintes palavras relacionadas ao texto:


IMUNIZAR PREVENÇÃO DOENÇAS PFIZER BIONTECH CRIANÇAS VACINA HOSPITAIS FARMÁCIAS BRASIL SÃO PAULO ANVISA URGÊNCIA JOCA.



Fonte: JORNAL JOCA https://www.jornaljoca.com.br/covid-19-criancas-de-5-a-11-anos-sao-vacinadas-nos-eua/






E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Andréa - - - Ciências - - - Jornal JOCA

👉 Tema: Educação Ambiental e o Letramento em Ciências. 👈


Sétimos Anos A e B

Nonos Anos A e B


Objetivos Gerais: leitura e compreensão de texto jornalístico, leitura individual e compartilhada, letramento científico, produção de texto, pesquisa e análise de dados/informações.


Desenvolvimento: análise e leitura prévia da Professora de Ciências Andréa do jornal JOCA e adequação ao conteúdo/habilidades desenvolvidas em sala de aula, articulando com o material Aprender Sempre de Ciências da Natureza. Proposta apresentada aos alunos com o desenvolvimento de uma sequência didática estruturada com base na reportagem: "Brasil anuncia redução pela metade da emissão de gases do efeito estufa até 2030" (Jornal JOCA).

Organização de ideias referente a COP26, pesquisa de dados/informações implícitas e explícitas em texto jornalístico, discussões em grupos de forma colaborativa, letramento científico, leitura e compreensão.











👆

💗💗💗💗💗💗💗💗💗

Parabéns a todos!




Jornal JOCA - - - A última edição antes das férias está sensacional. - - - Vamos aproveitar muitoooo!!!

 E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/




Dicas para educadores | Edição n° 180




Repórter Mirim - - - Jornal JOCA nº 180 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Coluna: "Dúvida animal"

 "O ciclo da natureza"

Ciências

Vamos pesquisar!


Como surgem novas espécies? É a partir de dois animais de espécies diferentes que aparece uma nova?


Então essas espécies vão pegando características especiais para sobreviver ao ambiente. Mas essas características vão passando de geração em geração?


Essas novas espécies prejudicam ou afetam positivamente o meio ambiente?


Vi que uma espécie de peixe que era considerado extinto voltou a aparecer depois de um desastre ambiental. Como isso é possível?


Os vírus, que sofrem mutações, também podem ter novas espécies?


Observação: Guilherme Domenichelli responde perguntas dos leitores do JOCA toda quarta-feira, no site jornaljoca.com.br.




JORNAL JOCA - - - Edição nº 180 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 "Brasil anuncia redução pela metade da emissão de gases do efeito estufa até 2030"





Vamos aprender a montar cruzadinhas!



Fonte da Cruzadinha: https://puzzel.org/pt/crossword/update?p=-MoY0KMlPPLTyiEeCSDu

Fonte das Informações: Jornal JOCA nº 180 




"Números que impressionam, números que dizem respeito a vidas humanas". - - - Jornal JOCA nº 180

Como se lê esses números?

 

Números da COVID-19 no MUNDO:


Total de CASOS: 249.743.428*

Total de MORTES: 5.047.652*

Pessoas VACINADAS, 1º DOSE: 891.180.000**

Pessoas VACINADAS, DOSE ÚNICA ou SEGUNDA DOSE:  3.130.000.000**


Fontes: *Organização Mundial de Saúde

** Our World in Data, dados de 8 de novembro.


Fonte: https://www.who.int/eportuguese/countries/bra/pt/ 

Fonte: https://ourworldindata.org/


Essas fontes são consideradas seguras e confiáveis?


Esses números se alteram em função do aumento ou da diminuição da COVID-19?





E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA

 

Promovendo uma discussão, conectando informações do Jornal JOCA com o material pedagógico Aprender Sempre de Ciências da Natureza - Volume 3. Tendo como público alvo os alunos dos nonos anos do ensino fundamental. Favorecendo também a participação de nosso aluno autista com o uso de tecnologia (celular), ampliando seu conhecimento sobre o assunto e despertando sua curiosidade.


Desenvolvendo a prática da leitura e escrita tendo como foco a pesquisa em texto jornalístico.


1) Organização das ideias principais que serão trabalhadas na sala de aula. Conversa inicial sobre os objetivos principais desta atividade: saber interagir com a dinâmica do jornal joca, pesquisar informações, conhecer ou ampliar conhecimentos neste gênero jornalístico.     



2) DESPERTAR A CURIOSIDADE DE NOSSOS ALUNOS, PROMOVER A LEITURA E ESCRITA. 




ORIENTAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA.     






Fonte das Imagens: Professora Andréa e Márcia Marcomini.





Jornal JOCA nº 179 na sala de aula - - - Professora Márcia Marcomini - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 "Você sabia que ... POLVOS"

Língua Portuguesa 

Parabéns a todos!

Muito obrigado ao Jornal JOCA pela parceria! 







Fonte das Imagens: celular pessoal da Professora Márcia Marcomini. 



Sugestão de atividade - - - Jornal JOCA nº 179

 Você sabia que ... POLVOS         -  -  -    Jornal JOCA nº 179






... esses moluscos conseguem mudar de cor em apenas três décimos de segundo? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

... o polvo é o único animal que possui três corações e nove cérebros?______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

... os polvos são considerados muito inteligentes? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

Quais outros animais vocês conhecem que também são muito inteligentes? Argumente após pesquisar.   

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________.

...cientistas suspeitam que eles sejam capazes de reconhecer pessoas? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .


Qual a fonte desta matéria? 

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.


TÍTULO DO TRABALHO: Você sabia que ... Polvo

Nome do(a) educador(a) :  

Nome da escola: E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Cidade/estado: Osasco/SP

Ano(s)/série(s): Nonos Anos e Ensino Médio

Disciplina(s) ou área(s) do conhecimento envolvidas: Língua Portuguesa, Ciências, Projeto de Vida e Tecnologia.

Descrição da aTIVIDADE ou sequência de aulas

Habilidades: curiosidade para aprender, imaginação criativa, organização, foco, determinação e persistência.

Descrição da Atividade: Aula ocorrida dia ________________________ . 

Descrição das habilidades a serem trabalhadas com ênfase em: Organização, Foco, Determinação e Persistência. Devemos acrescentar as demais habilidades em consonância com nossas disciplinas. 

Aproximação do tema através da roda de conversa sobre as curiosidades dos alunos em relação ao tema proposto. 

Leitura compartilhada do jornal Joca n°179: Jornal físico (30).

A atividade teve como objetivo relacionar uma matéria jornalística do Jornal JOCA nº 179 com as habilidades  socioemocionais e as macrocompetências de referência: onde os educandos entram em contato com curiosidades sobre os POLVOS, de um ponto de vista da pesquisa científica a partir de uma excelente fonte conforme citada (logo abaixo da imagem do POLVO). O professor faz a proposta de busca/pesquisa no Jornal JOCA desta possibilidade de aprender a aprender mais sobre esse molusco, espécie animal dotada de três corações e nove cérebros, entre outras curiosidades a serem descobertas. Cabe aos alunos ampliar suas discussões sobre o assunto na busca por maiores informações em sites confiáveis, de preferência com a extensão, gov. A priori é desenvolvida a competência leitora e escritora, onde os alunos devem pesquisar e implementar o assunto, pesquisando no seu celular e fazendo suas observações e registros acerca dos resultados encontrados. 

 


Sequência Didática: Você sabia que ... POLVOS


1) Conversa inicial com os alunos sobre o tema que será trabalhado na aula.  


    

2) Localização no Jornal JOCA, da página e do assunto que será tratado na aula.



3) Quais as expectativas deles em pesquisar mais sobre esse assunto? De que maneira esse assunto pode contribuir para sua(s) escolha(s) profissional? Poderia fazer parte do(s) seu(s) Projeto de Vida?  


4) Localização de palavras interessantes e que não fazem partem do seu vocabulário.


Observação: sugestões do Professor Coordenador Pedagógico Lúcio.


Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/polvo/



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - SARESP e Saeb - - - Jornal JOCA

 



ATPC

Vamos definir as habilidades!


Atividade sugerida pelo Coordenador Pedagógico Lúcio.  




E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Sugestão para professores - - - TECNOLOGIA

Vídeo (1:06)

Vejam a matéria em MALUQUICES Jornal JOCA!!!

Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/

Fonte: JORNAL JOCA https://www.jornaljoca.com.br/maluquices-robos-aprenderam-a-fazer-parkour/"



ATPC da Escola - - - Das 07h00 às 08h30 e das 10h45 às 12h15 - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

Área de Ciências Humanas 

Área de Linguagens 

Área de Ciências da Natureza e Matemática


Assuntos da Semana


Jornal JOCA número 178, atividades desenvolvidas na sala de aula;


Incluir as habilidades desenvolvidas em nossa Ação de Intervenção Pedagógica;


Eletiva de Turismo -  90 anos do Cristo Redentor (Professor João);


Língua Portuguesa (Professora Márcia Marcomini) - Leitura de imagens - Pesquisa - Informações explícitas em um texto - Gênero Jornalístico;


Planos de ação para reposição referente ao dia 06/09/2021, sugestão de desenvolvimento de uma atividade transdisciplinar ou interdisciplinar utilizando o Jornal JOCA, nonos anos e ensino médio.


Sugestões de como faremos a divulgação do Saeb e do SARESP nas salas de aula, produção de material impresso e divulgação virtual (remota); 


Preparação de atividades com descritores do Saeb e habilidades do SARESP para aplicação na sala de aula com os nonos anos e terceira série do ensino médio, sugestão: destinar pelo menos 1 ou 2 aulas para desenvolvimento deste objetivo;


Preparação de um provão (sugestão) para acontecer paralelamente a aplicação do Saeb para as primeiras e segundas séries do ensino médio; 


Definição ou não de um simulado antes do Saeb acontecer oficialmente; 


Planos de aula referente ao quarto bimestre (iniciar sua elaboração);


Discutirmos as menções que farão parte da avaliação do quarto bimestre, entre elas: Tarefas no CMSP, AAP do terceiro bimestre, Saeb, SARESP, atividades disciplinares (sequências didáticas), quinta SDA (aguardando o início), ...;


Pastas individuais dos alunos preenchidas com todas menções/faltas; 


Muito obrigado. 




Jornal JOCA - - - Você sabia que ...

 






Observe as imagens e nos diga de que país estamos falando?  

Trata-se do país mais extenso do mundo, seu nome é     _ _ _ _ _ _      (6 letras). 

Quais os continentes ao qual pertence esse país? 

Quantos fusos horários diferentes há neste país?

Qual é a sua área em quilômetros quadrados?  _ _   _ _ _   _ _ _ .


Escreva outras curiosidades sobre esse país.  



Fonte das Imagens: https://pixabay.com/pt/



Sugestões do PCP Lúcio para implementar o uso do Jornal JOCA. 


Disciplina de Eletiva   - - -    Professor João


Jornal JOCA - - - "Cristo Redentor, uma das Maravilhas do Mundo" - - - A história, curiosidades e números do monumento que completa 90 anos em outubro."

Pesquise no Jornal JOCA: 


Quantos degraus precisamos subir para chegar aos pés da famosa estátua caminhando?

Qual a velocidade dos ventos suportada pelo monumento? Há uma curiosidade a esse respeito, qual é?

Quanto mede cada uma das mãos do monumento?

Quanto mede a cabeça e qual o seu peso em toneladas. Curiosidade: Quanto é uma tonelada em quilogramas? 

Qual é a altitude que se localiza esse monumento? 

Em que ano a estátua do Cristo foi transportada para o Brasil? Qual o país de origem?

Leiam e escrevam as várias outras curiosidades sobre o nosso Cristo Redentor.

Que tal desenhar nosso monumento para publicar no BLOG e no FACEBOOK da escola!!!


Jornal JOCA - - - "90 anos do Cristo Redentor será marcado por homenagens" - - - Muito Interessante!

 





Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/images/search/cristo%20redentor/

Fonte: https://www.criadordecruzadinhas.com.br/


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA número 177


Professora Geely  - Língua Portuguesa 



Fonte das Informações: Jornal JOCA número 177




E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Tecnologia: podcast - - - Tema: Robô humanoide - - - Parabéns a todos!

 Espaço de Aprendizagem: Sala de Reuniões

Alunos das 2ª séries A, B e C.

Professor Jonathans

Jornal JOCA





Fonte das Imagens: Professor Jonathans (WhatsApp)




E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Parabéns Professoras Andréa, Zilda e Suzete! - - - Parabéns Alunos!

 "Nossa escola, nosso orgulho."

Jornal JOCA











"Nossos alunos, nosso orgulho."




E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Disciplina de Projeto de Vida - - - Acolhimento, afetividade e companheirismo.

 


Fonte: Jornal JOCA, página 02, edição número 174.


Parabéns Professora Suzete!




Vamos ler no Jornal JOCA número 175 na escola! - - - E.E. 

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA número 175

Reportagem de CAPA: "O Talibã no controle do Afeganistão"

"Entenda o que é o grupo extremista que, após 20 anos, volta a dominar a maior parte do território afegão."  


Outras reportagens disponíveis no JORNAL: 


"Seca no Brasil"

"Troféu jovem leitor"

"Paralimpíada de Tóquio" 

Entre outras.


In english:


"Climate change already altering Brazil's temperatures and rainfall"

"Did you know that ..."

"Elephants returning to national park"

" Lionel Messi leaves Barcelona for Paris Saint-Germain"

...




Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/




"Professor Orlando Geríbola"

 Você sabia que ... 

CABELOS


... o cabelo mais longo do mundo tem três vezes a altura da dona?


A chinesa Xie Qiuping parou de cortar os fios, em 1973, quando tinha 13 anos, para que chegasse a medir 5,6 metros. 


Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/?gclid=CjwKCAjwmqKJBhAWEiwAMvGt6FZtSoQmTEb4eA6nBiCmjQO0Qps6cVC1ii4YbDLc8ZrTWUpTSl7gkxoCzB8QAvD_BwE




A Matemática em Você sabia que ... - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Vamos ler no Jornal JOCA número 175 na escola! - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 Você sabia que ... 

CABELOS


... o cabelo mais longo do mundo tem três vezes a altura da dona?


A chinesa Xie Qiuping parou de cortar os fios, em 1973, quando tinha 13 anos, para que chegasse a medir 5,6 metros. 


Vamos pensar!


Qual a idade da chinesa Xie Qiuping hoje? 

Quantos centímetros temos em 5,6 metros? 

Se 5,6 m for a medida atual dos seus cabelos, quanto é um terço desta medida? É possível que esse resultado seja sua altura? 

Quantos anos viveu Elvis Presley citado na reportagem?

Se uma libra esterlina vale hoje R$ 7,16 reais, a quanto seria leiloada uma mecha de cabelo do cantor Elvis Presley? 

A qual país pertence essa moeda, libra esterlina?

Se o cabelo cresce, em média 15 cm por ano, quanto deveria ter crescido em média seu cabelo de acordo com sua idade hoje?


Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/?gclid=CjwKCAjwmqKJBhAWEiwAMvGt6FZtSoQmTEb4eA6nBiCmjQO0Qps6cVC1ii4YbDLc8ZrTWUpTSl7gkxoCzB8QAvD_BwE



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Parabéns a todos! - - - Jornal JOCA na sala de aula

 Projeto jornal JOCA, edição número 174.

Estatística : gráfico de barras

Variação de temperaturas no Brasil nos meses julho/agosto de 2021.

Professora: Suzete, Matemática.

Alunos: 1º.séries do E.M.: A e B


Muito obrigado Professora Suzete.



Alfabetização com uso do Jornal JOCA - - - Leitura e Escrita - - - Jornais JOCA 173 e 174

 



Fonte: WhatsApp



E.E."Professor Orlando Geríbola" - - - "Estudo mostra que pandemia levou donos de animais de ...

 ...  estimação a passar mais tempo com eles."


Professora Suzete

Projeto de Vida 


Parabéns alunos!








Fonte: Jornal JOCA  - - -  Número 174



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA- 174 - - - Inglês - - - Ensino Médio

 Professora Patrícia















Fonte das Imagens: WhatsApp




E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA - 174 - - - Professora Andréa - - - Primeira Série B

 









Fonte das Imagens: WhatsApp





E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA - - - "Projeto Mi Casa, Tu Casa - Minha Casa, Sua Casa"

 



Fonte das Imagens: Celular pessoal do PCP Lúcio.




E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Andréa - - - Disciplina de Ciências - - - Jornal JOCA - - - Parabéns a todos!

 






Fonte das Imagens: e-mail da Professora Andréa. 





E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA - - - Professora Andréa - - - Ciências - - - M.M.R. - Método de Melhoria de Resultados

 









E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Andréa - - - Ciências - - - Segundo Bimestre - - - Jornal JOCA

 





E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA - - - Ciências - - - Professora Maria Monzani - - - Parabéns a todos!

 








Fonte da Imagem: https://www.jornaljoca.com.br/ 




E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA - - - Número 170 - - - Professora Andréa - - - Ciências

 



Parabéns a todos!


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA - - - Professor Marcos - - - Recuperação e Aprofundamento

 Habilidade (EF07GE10)

Fome atinge 9% da população brasileira, diz pesquisa. Saiba como ajudar!


Estudo divulgado no início de abril mostra que 19 milhões de pessoas passavam fome em dezembro de 2020


Foto: Getty Images *Continuação da matéria publicada no Joca 168. 


Fome atinge 9% da população brasileira, diz pesquisa. Saiba como ajudar! Estudo divulgado no início de abril mostra que 19 milhões de pessoas passaram fome em dezembro de 2020 A Região Norte é a mais afetada pela fome, de acordo com a pesquisa. 

Dezenove milhões de pessoas passavam fome no Brasil em dezembro de 2020, número que corresponde a cerca de 9% da população brasileira. O dado é de uma pesquisa divulgada em 5 de abril, feita pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional). Segundo o estudo, a região brasileira mais afetada em dezembro era a Norte, onde 18,1% das casas tinham pessoas que passavam fome. Em seguida na classificação vinham: Nordeste, em que 13,8% dos lares tinham pessoas passando fome; Centro-Oeste, com 6,9%; Sul e Sudeste (juntas, as duas regiões somavam 6%). A pesquisa também mostrou que 116,8 milhões de brasileiros, ou seja, 55,2% da população, enfrentam insegurança alimentar, isto é, passavam fome (insegurança alimentar grave) ou não dispunham regularmente de uma quantidade suficiente de alimentos 

para ter uma vida saudável (insegurança alimentar leve ou moderada). Esse número corresponde a mais de duas vezes a população da Argentina.


Fonte: JORNAL JOCA https://www.jornaljoca.com.br/fome-atinge-9-da-populacao-brasileira-diz-pesquisa-saiba-como-ajudar/


01) De acordo com o texto e o contexto retratado na reportagem, podemos afirmar que o Brasil tem sérios problemas sociais, econômicos e uma das piores distribuição de renda do mundo. Sendo assim, podemos afirmar que:

(    ) A - Nosso país é rico e desenvolvido.

(   ) B - Nosso país tem sérios problemas sociais e econômicos, com características de países subdesenvolvidos (pobres). 

(  ) C -Nosso país tem muitas riquezas naturais e existe uma boa distribuição de renda.

(    ) D - Cem por cento do povo brasileiro tem boas condições de vida.


02)   De acordo com a pesquisa citada acima, qual seria a região do Brasil que apresenta o maior número de pessoas passando fome?

(    ) A - Sul.

(    ) B - Sudeste.

(    ) C - Norte.

(    ) D - Nordeste.


03) Na sua opinião, este problema da fome ficou mais evidente com a Pandemia (COVID-19)?    (    ) Sim          (     ) Não

Justifique sua resposta. (Dê sua opinião)

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .Professora Maria - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Sétimo Ano C - - - Jornal JOCA

 










Professora Maria - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Oitavos Anos - - - Jornal JOCA

 







Fonte das Informações: https://www.jornaljoca.com.br/




Professora Edna - - - Jornal JOCA - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Oitavos Anos A, B, C e D - - - Vamos Participar!

 








E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA nº 99 - - - Professora Christiane - - - Projeto de Vida

 Recuperação e Aprofundamento

Projeto de Vida 

Professora Christiane 


Competências Socioemocionais: empatia e afetividade.  




Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/



Recuperação e Aprofundamento - - - Segundo Bimestre - - - ARTE - - - Jornal JOCA - - - Professora Rosely

 


Reflexão!


A função da arte? Educar, informar e entreter? Essa é talvez a mais polêmica questão

que envolve o tema - e não há respostas fechadas. A arte pode ser entendida como a

atividade humana ligada às manifestações artísticas, seja de ordem estética ou

comunicativa, realizadas por diversas formas de linguagens. Talvez uma pergunta mais

pertinente seja: qual o potencial da arte? Umas das respostas possíveis se dá na

relação entre arte e meio ambiente, em que a arte exerce o papel de questionar ações e

exigir mudanças de comportamento.com o meio ambiente e no mundo.





E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - ARTE - - - Jornal JOCA - - - Segundo Bimestre - - - Professora Grazielly

Recuperação e Aprofundamento 

Disciplina de Arte 

Professora Grazyielly 


O Jornal JOCA nº 169 está disponível na Escola para leitura. 

Quando estiverem no presencial não deixem de ler!  



Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Recuperação e Aprofundamento - - - Segundo Bimestre - - - Ciências Humanas

 O Jornal JOCA número 169 está disponível na Escola.



Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/?gclid=Cj0KCQjw4cOEBhDMARIsAA3XDRgfTUgG4X37EVTIwpxqvZKWwyLm3xyWoxL4Bf3-a6xoqA9YltkHZKcaAmziEALw_wcB 


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Recuperação e Aprofundamento - - - Segundo Bimestre - - - Professora Michele

 JORNAL JOCA - Edição Nº 169

Atividade de Educação Física

Professora: Michele Lima

 

Faltam menos de 100 dias para a Olimpíada de Tóquio

Esportes / 15 de abril de 2021

 

Apesar do clima de festa na contagem regressiva e de a organização dos Jogos ter anunciado uma série de medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, o Japão teve o maior recorde de mortes pela covid-19 desde janeiro .

Os arcos, símbolos dos Jogos Olímpicos, foram inaugurados no alto do monte Takao, ponto turístico de Tóquio. Foto: Kim Kyung-Hoon - Pool/Getty Images.

 Após serem adiados por um ano por causa da pandemia do novo coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão) devem começar em 99 dias – ou seja, em 23 de julho.

Em 14 de abril, data que marcou os cem dias para o início da Olimpíada, foram inauguradas as estátuas das mascotes dos jogos: os bonecos Miraitowa e Someity. Os aros, símbolos do evento, também foram instalados no topo do monte Takao, um ponto turístico de Tóquio. No mesmo dia, entretanto, o Japão teve o maior recorde de mortos pela covid-19 desde janeiro deste ano. Em 14 de abril, a cem dias das Olimpíadas de Tóquio, foram reveladas as estátuas das mascotes Miraitowa e Someity. Foto.

Como a pandemia ainda ameaça a região e a competição poderia aumentar o número de casos (tanto no Japão como no mundo), algumas cidades do país estão pedindo para o revezamento da tocha olímpica – é uma tradição a tocha “viajar” por várias cidades até chegar à sede do evento – não passar por elas. A cidade de Matsuyama, por exemplo, decidiu cancelar a visita da tocha por lá, como medida de prevenção contra a covid-19.

Apesar do clima festivo e de a organização dos Jogos ter anunciado uma série de medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (saiba mais abaixo), o aumento do número de casos da doença gera incertezas se o evento vai ser realizado na data prevista ou não.

Muitas medidas contra a covid-19 será necessária uma série de regras sanitárias para que os Jogos Olímpicos aconteçam. Em outubro de 2020, a organização da Olimpíada de Tóquio anunciou que o evento terá um espaço reservado para tratar competidores e técnicos que apresentem sintomas do vírus Sars-CoV-2, causador da covid-19. O local ficará dentro da Vila dos Atletas e poderá isolar os doentes, tanto para que não contaminem outras pessoas como para que recebam os cuidados necessários.

Ainda não foi divulgado como serão realizados os testes para verificar se os participantes estão infectados. Também não há previsão para vacinar os atletas contra a covid-19. O que se sabe, por enquanto, é que os turistas estrangeiros estão proibidos de ir ao evento. As delegações dos países participantes poderão ir apenas para as instalações esportivas e locais predeterminados, que não incluem restaurantes, bares, pontos turísticos e lojas. Para isso, um aplicativo no celular ajudará a monitorar o deslocamento das pessoas, rastreando possíveis focos de infecção.

Fazer quarentena ao chegar ao país será obrigatório, assim como usar máscaras, medir a temperatura e manter o distanciamento social, válido para atletas e torcedores – o público japonês está liberado para ocupar as arquibancadas, pelo menos até o momento. Mas, no lugar de cantar ou gritar, a torcida só poderá bater palmas. Vale lembrar que o chefe do comitê organizador, Yoshiro Miro, anunciou, em setembro de 2020, que o evento ocorrerá “não importa o que aconteça”. Mesmo com a atitude decidida de Yoshiro e a esperança do mundo todo, os Jogos ainda precisam de uma confirmação definitiva, que vai depender da evolução da pandemia.

A preparação dos atletas brasileiros De acordo com uma pesquisa do UOL Esporte feita com 107 atletas brasileiros que já se classificaram ou têm chances de classificação para os Jogos Olímpicos, 67% dos esportistas tiveram que ficar pelo menos três meses sem treinar por conta da pandemia do novo coronavírus. Além disso, cerca de um em cada quatro atletas acredita estar com o nível técnico pior do que tinha antes de março de 2020, quando os esportistas tiveram que mudar a rotina de treinos.

Outro dado do estudo é que um a cada três esportistas entrevistados já foi contaminado pela covid-19. Isso não quer dizer, entretanto, que esteja imune ao vírus. Até a publicação desta reportagem, 200 atletas já tinham vagas garantidas para a Olimpíada de Tóquio – a expectativa é de que a delegação brasileira seja formada por 270 a 280 competidores, o que significa que ainda há chance de mais alguns esportistas se classificarem.

 

Fontes: CNN Brasil, Comitê Olímpico do Brasil, Época Negócios, Estadão, Folha de S. Paulo, Gaúcha ZH, Globo Esporte, Globo Esporte, Our World in Data e UOL.

Fonte: JORNAL JOCA https://www.jornaljoca.com.br/faltam-menos-de-100-dias-para-a-olimpiada-de-toquio/

 

Responda a questão abaixo:

1 -  Na sua opinião, a Olimpíada de Tóquio deveria acontecer esse ano de 2021? Explique sua resposta.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



https://matematicaef2.blogspot.com/2021/04/professor-jonathans-jornal-joca-ee.html


Professor Jonathans - - - Jornal JOCA - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Vamos participar!

 Parabéns Alunos!

Nossos agradecimentos a parceria com o Jornal JOCA e ao excelente trabalho de todos os Professores envolvidos com as práticas de leitura, escrita e cálculo tratados na temática deste objeto de aprendizagem ao longo desta pandemia. 
 







Fonte: Jornal JOCA 

Saúde e paz.




Curiosidade que você poderá descobrir lendo o Jornal JOCA número 168! - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 "Dados globais sobre os VENEZUELANOS"


Do total de 5,57 milhões (como se lê esse número?) de venezuelanos que deixaram seu país:  


2,47 milhões (como se lê esse número?) têm visto vistos de residência temporária para viver em outra nação. 


798.200 (como se lê esse número?) apresentaram pedidos de reconhecimento da condição de refugiado. 


144.500 (como se lê esse número?) foram reconhecidos como refugiados.


Atenção Alunos!

Leiam em JOCA 168. 


Fonte da Informação: Jornal JOCA, edição 168, página 07.


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Melissa - - - Tecnologia e Inovação - - - Nonos A/B/C

 

E.E “Prof. Orlando Geríbola”                   
Data: 16/04/2021                                                                                                                 
Atividade: Tecnologia e Inovação   -   Data de entrega: até 23-04-2021
Turmas: 9A, 9B, 9C  -    Prof.  Melissa

1) Qual é a sua principal fonte de informação?
           
            WhatsApp (   )

             Canais de televisão (   )

             YouTube (   )

             Facebook (   )

             Sites de notícias (   )

             Instagram (   )

             Emissoras de rádio(   )

             Jornal impresso (   )

             Twitter (   )

             Outra (   )

           

2) Quais são seus hábitos nas redes sociais?

             Curtir publicações (   )

             Compartilhar posts (   )

             Publicar conteúdos (   )

             Comentar mensagens de outros (   )

             Outro tipo de ação (   )  ______________________________________


3) Você tem o hábito de verificar uma informação que não vem de fonte conhecida?
Por quê?


4) Se você tivesse que indicar aos colegas uma fonte confiável para leitura de notícias, qual
(ou quais) escolheria?


5) Você costuma duvidar das informações que lê?





Conteúdo criado por jornal Joca | Editora Magia de Ler



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Melissa - - - Tecnologia e Inovação - - - 1ªA e C

 

E.E “Prof. Orlando Geríbola”                   
Data: 16/04/2021                                                                                                                 
Atividade: Tecnologia e Inovação   -   Data de entrega: até 23-04-2021
Turmas: 1A, 1C  -    Prof.  Melissa

 

1) Qual é a sua principal fonte de informação?                                                             
                                                                      
   WhatsApp (   )                            Canais de televisão (   )                                 YouTube (   )

    Facebook (   )                             Sites de notícias (   )                                Instagram (   )

    Emissoras de rádio (   )              Jornal impresso (   )                                     Twitter (   )

    Outra (   )   _______________________



2) Leia a notícia e responda as questões a seguir.                                                       


WhatsApp é principal fonte de informação do brasileiro, diz pesquisa        

                
Publicado em 10/12/2019 – 06:02

              Por Jonas Valente – Repórter da Agência Brasil – Brasília


Uma pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado mostrou o WhatsApp como principal fonte de informação dos entrevistados: 79% disseram receber notícias sempre pela rede social.

O ambiente possui mais de 136 milhões de usuários no Brasil, sendo a plataforma mais popular juntamente com o Facebook.

Depois do WhatsApp, outras fontes foram citadas, misturando redes sociais e veículos tradicionais na lista dos locais onde os brasileiros buscam se atualizar. Apareceram canais de televisão (50%) a plataforma de vídeos YouTube (49%), o Facebook (44%), sites de notícias (38%), a rede social Instagram (30%) e emissoras de rádio (22%). O jornal impresso também foi citado por 8% dos participantes da sondagem e o Twitter, por 7%.

No caso da televisão, o percentual foi maior entre os mais velhos: 67% dos consultados com mais de 60 anos disseram se informar sempre por esse meio, contra 40% na faixa entre 16 a 29 anos.

Já o YouTube apareceu como mais popular entre os mais jovens. Os que afirmaram ver vídeos sempre na plataforma chegaram a 55% na faixa de 16 a 29 anos, contra 31% entre os com 60 anos ou mais.

No caso do Instagram, a diferença é ainda maior. Entre os jovens, 41% relataram buscar informações sempre na rede social. Já na faixa dos 60 anos ou mais, o índice caiu para apenas 9%.

A pesquisa também avaliou os hábitos dos entrevistados nas redes sociais. O tipo de ação mais comum foi a curtida de publicações, ato realizado sempre por 41% dos participantes da sondagem. Em

seguida, vieram compartilhamento de posts (20%), publicar conteúdos (19%) e comentar mensagens de outros (15%).

                                                                                                                             


VALENTE, Jonas. WhatsApp é principal fonte de informação do brasileiro,

diz pesquisa. Agência Brasil, Brasília, 10 dez. 2019. Disponível em:

http://bit.ly/whatsapp-principal-fonte-informacao. Acesso em: 29 ago. 2020.


a) Quando a notícia foi publicada?

b) Quem é o autor do texto?

c) Qual órgão é responsável pelas informações apresentadas no artigo?

d) Que informação é veiculada nessa notícia?

e) Você acha que o WhatsApp é uma fonte de informação totalmente confiável?
 Justifique sua resposta.




Conteúdo criado por jornal Joca | Editora Magia de Ler




E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Projeto de Vida - - - Professora Melissa - - - 1ªC - - - Entrega: 20/04/2021

 

Atividade individual de análise de tomada de decisões.



Objetivos: compreender como as decisões influenciam e direcionam o futuro.  

 

 



1)    Responda:


O que aconteceria se...

- Eu abandonasse a escola?

                                                                                                                                            
- Eu saísse de casa?


- Casasse cedo?


- Eu nunca me casar?


- Eu me envolvesse com más companhias?


- Arranjasse um bom emprego?


- Eu decidisse morar sozinho agora?


- Eu não planejar meu futuro?




2)    Escreva uma redação sobre o seguinte tema:

Como minhas decisões de hoje influenciarão meu futuro?

 

 

Fontes:
http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/01/Projeto-de-Vida-_M%C2%A2dulo-I.pdf
https://pixabay.com/pt/images/search/futuro/



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Melissa - - - ELETIVAS - - - Prazo de entrega: 20/04/2021

 

Atividade: Reflexão sobre a influência da mídia nas práticas alimentares.

 

1)    Marcas famosas, como: Coca-Cola Brasil, Nestlé e McDonald’s, investem em propagandas, promovendo o alto consumo de seus produtos.

a) Cite alguns produtos produzidos por estas marcas.

b) Nas publicidades, a quem são destinados produtos?
     (Crianças, adolescentes, adultos).

c) Quais são os desejos e sentimentos despertados pelas suas propagandas?
  

 

 


Alimentos processados aumentam risco de câncer

Estudo divulgado pela universidade francesa Sorbonne Paris Cite associa a ingestão de refrigerantes e comida congelada a maiores chances de desenvolver a doença.




 

https://www.jornaljoca.com.br/alimentos-processados-aumentam-risco-de-cancer/

 

O consumo de alimentos processados pode aumentar o risco de câncer, segundo um estudo da universidade francesa Sorbonne Paris Cite.

De acordo com a pesquisa, quando uma pessoa aumenta em 10% o consumo de alimentos processados, o risco de desenvolver um câncer é 12% maior. O estudo analisou alguns tipos de comida processada como barras de chocolate, doces industrializados, refrigerantes, nuggets e comidas congeladas, macarrão, enlatados e embutidos – como salsicha e linguiça. Esses produtos são compostos, em sua maior parte, por altos teores de açúcares, óleos e gorduras e outras substâncias como gordura hidrogenada, amido modificado, aromatizantes, corantes entre outros. Os resultados foram baseados na análise de 104.980 adultos franceses saudáveis, com idade média de 43 anos. Entre os alimentos, foram analisados cerca de 3,3 mil tipos. Os pesquisadores levaram em conta fatores de risco como idade, sexo, se eram fumantes ou se havia antecedentes familiares com câncer. Ainda de acordo com o estudo, os alimentos processados correspondem a 18% da dieta dos participantes. Em alguns países, a proporção chega a 50%.

 

 

 

2) Segundo o estudo da universidade francesa Sorbonne Paris Cite, quais tipos de comida foram analisadas?





E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA

 


Fonte da Imagem: FACEBOOK


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - "Como cuidar da saúde mental na pandemia"

 








LINK de ACESSO: 


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA - - - Professora Eli - - - LEM/Inglês

 





 
LINK de ACESSO:





E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Vamos conhecer mais sobre o gênero JORNAL!

 





Fonte da Imagem: https://pixabay.com/pt/

Fonte das Informações: https://www.jornaljoca.com.br/




E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA - - - Ciências - - - Professora Andréa

 







E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professora Eli - - - Língua Portuguesa - - - Jornal JOCA

 










Fonte das Informações: https://www.jornaljoca.com.br/




E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Parabéns aos nossos queridos alunos dos SEXTOS ANOS!

 Se cuidem e sigam todas as recomendações para se prevenir contra a COVID.


As mortes por COVID não são apenas números, são vidas que importam.  













Fonte das Imagens: celular pessoal.


ARTE - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Jornal JOCA

 

Disciplina: Arte - Prof. Rosely – email: rosely.emany@yahoo.com

 

Nos inspirando no jornal JOCA. 


Vamos representar o lado humano e amoroso do corona vírus! 


1- Desenhe o seu próprio corona vírus amoroso para cada célula dele desenhe uma flor, um rosto ou algo que vocês gostem.



Fontes de informação: Jornal Joça - Edição 164 - fevereiro de 2021


E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Jonathans - - - Jornal JOCA - - - Tecnologia

 

Atividade de Tecnologia para o Ensino Médio. Caro aluno, por favor enviar as atividades por e-mail: tressino@prof.educacao.sp.gov.br; ou google Classrom ou no Blog da Escola.

Nome:__________________________________________________ Série ______

 

1. Leia o texto a seguir.

[...] a professora Juliana Doretto, que está desenvolvendo uma pesquisa com adolescentes na faixa dos 13 anos sobre o que esses jovens entendem por notícia [...] afirma que a ideia dos adolescentes sobre o que seria conteúdo noticioso é bem diferente do entendimento de um jornalista adulto hoje. Para esses jovens, notícia seria tudo o que é novo e interessante: o Twitter de um amigo, um vídeo no YouTube.

Doretto aponta a diferença geracional que marca a percepção sobre o que é jornalismo entre quem é adulto, adolescente e criança [...]. “Nossa geração e as anteriores cresceram em um ambiente midiático em que notícia era um lugar muito bem demarcado.

Era aquilo que estava em um jornal, uma revista, um telejornal, um jornal radiofônico.” Entre os jovens que estão crescendo com acesso à internet e a redes sociais e também entre os adultos que fazem uso intenso desses meios, as fontes de informação são cada vez mais difusas e diversas do jornalismo industrial, diz a pesquisadora.[...]

ASSIS, Carolina de. Como produzir notícias para

jovens leitores? Lições em jornalismo feito por e

para crianças no Brasil. Disponível em:

http://bit.ly/jornalismo-jovens-adultos.

Acesso em: 29 ago. 2020.

 


   

Procure mais informações sobre o tema jornalismo, como uma notícia ou um conteúdo jornalístico são construídos e como é o trabalho de um jornalista. Compartilhe com seus colegas no Blog da escola, no Facebook e ou no Google Sala de aula, as informações que você descobrir.

 

 

 

Fonte: Jornal JOCA, Eixo Jornalismo e Informação



E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Professor Jonathans - - - Jornal JOCA - - - Tecnologia

 

Atividade de Tecnologia para o Ensino Médio. Caro aluno, por favor enviar as atividades por e-mail: tressino@prof.educacao.sp.gov.br; ou google Classrom ou no Blog da Escola.

Nome:__________________________________________________ Série ______

 

JORNALISMO NA INTERNET

 

PARA COMEÇAR

Jornalismo é a atividade de busca e divulgação de informações de interesse público em veículos de mídia, geralmente em formato de reportagens, artigos, fotos, vídeos, áudios, infográficos e outras formas de disseminação.

A atividade jornalística tem lugar de destaque na internet. Você

já ouviu falar em webjornalismo, jornalismo on-line, jornalismo digital, jornalismo eletrônico, ciberjornalismo?

São termos utilizados para se referir ao fazer jornalístico na internet, que utiliza recursos digitais como imagens, áudios, vídeos e hiperlinks, para a produção e disseminação da informação nesse ambiente.

O jornalismo vem sofrendo modificações porque a internet mudou a maneira como as pessoas consomem e produzem informação. Qualquer pessoa com acesso à internet pode clicar em portais, redes sociais e blogs e saber o que está acontecendo

em tempo real em muitos lugares do mundo. Qualquer internauta também pode coletar e divulgar informações em canais próprios ou enviá-las aos veículos de mídia para publicação.

Observe no esquema a seguir a diferença entre o jornalismo tradicional e o webjornalismo.



VAMOS REFLETIR!

 

O que você entende por jornalismo?

 

 

 

Você acha que existe alguma diferença entre a forma como

um adulto e um adolescente entendem o que é uma notícia?

 

 

 

Você acredita que, em geral, os leitores mais frequentes

de jornal são aqueles que tiveram acesso a conteúdos

noticiosos desde a infância?

 

 

 

Fonte: Jornal JOCA, Eixo Jornalismo e Informação





Professora Márcia Muniz - Língua Portuguesa - E.E. "Professor Orlando Geríbola" - Jornal JOCA

 

ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Professora Márcia Muniz

2ª Série B do Ensino Médio

 

ATENÇÃO!

Você deve acompanhar as aulas nos diversos canais disponibilizados pela SEE/SP:

CMSP

TV CULTURA CANAL 2.3

FACEBOOK

YOUTUBE


GRUPO DE WHATSAPP (Escola)

 

 

Caderno do aluno volume 2 (atividade referente aos dias 8,9 e 10 de Junho).

 

Como vínhamos estudando em nossas aulas presenciais a produção literária dos autores brasileiros do Romantismo é subdividida em três gerações. São as chamadas gerações românticas no Brasil.

A primeira geração é denominada nacionalista ou indianista. A segunda geração romântica foi batizada de "geração do mal-do-século" e a terceira de "geração condoreira".

Em especial a terceira geração foi caracterizada pela poesia social e libertária. Nela estão refletidas as lutas internas da segunda metade do reinado de Dom Pedro II.

Seu principal representante foi Castro Alves, seguido por Sousândrade.

 

Castro Alves

Diferente dos poetas da primeira geração romântica, Castro Alves (1847-1871) amplia o universo antes intimista e trata, além do amor, da mulher, do sonho, a coletividade, o abolicionismo e as lutas de classe.

 

https://www.todamateria.com.br/geracoes-romanticas-no-brasil/

 

 

Ponto De Interrogação, Perguntando


 


Embora os anos tenham passado, a luta contra o racismo no mundo ainda continua.

Atualmente estamos assistindo no mundo todo a luta contra o Racismo, que se evidenciou novamente diante da morte de George Floyd nos EUA.

Leia o texto abaixo.

 

Da diferença à desigualdade

 

     Somos mesmo muito diferentes. E podemos considerar isso uma coisa boa! Mas a diferença começa a ficar complicada quando vira desigualdade.

     A desigualdade social é uma das que mais nos incomodam. Por que algumas pessoas são riquíssimas, enquanto outras mal têm o que comer? Isso não é injusto?

     E a desigualdade de gênero, entre homem e mulher? Muita coisa tem mudado, mas ainda hoje as mulheres ganham menos do que os homens - e muitas vezes, quando voltam pra casa, enfrentam uma segunda jornada de trabalho: cuidando dos afazeres domésticos, sem a ajuda do companheiro!

     E temos também a desigualdade racial: a situação dos negros no Brasil não melhorou muito desde a abolição da escravidão. Eles continuam sendo os mais pobres da nossa população, e junto com isso surgem outros problemas: a falta de acesso aos estudos e à universidade; os estereótipos negativos, ligados à criminalidade; a violência da polícia, enfim. O racismo aparece de várias formas.

     Mas de várias formas também aparecem às lutas contra as desigualdades: movimentos, coletivos, organizações, sindicatos. Junto aos seus iguais, os oprimidos lutam. Porque queremos uma sociedade de pessoas diferentes, mas com igualdade de condições de vida!

 

 Fonte: Revista Nova Escola: “Os motivos da desigualdade”.

 

 

 

 

 Reflita sobre o texto e depois responda à questão abaixo:

 

Vivemos num mundo de igualdade de condições? Justifique sua resposta.

 

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ .

 

Lembre-se de utilizar os conectores para fazer sua justificativa. Trata-se de um texto de opinião, portanto não se prenda apenas a fatos (exemplos).

 

Atividade adaptada do Jornal Joca Edição de Número:151






Fonte da Imagem: https://www.jornaljoca.com.br/ (Jornal JOCA)






Mês de JULHO/2020 

Professora Cíntia 

Matemática



JULHO/2020











Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/


Aula com os Sextos Anos - - - - 03/08/2020 - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"


Professora Cíntia 

Na próxima semana novos horários de aula. 

Das 13h00 às 15h30 (aguardar o calendário)








Início de um trabalho de leitura e interpretação do Jornal JOCA com o aluno Yago.

Jornal JOCA número 150: "O mundo pós-quarentena". 

GOOGLE Meet 

Parabéns a todos!


Professora Mirinha - - - - - - Língua Portuguesa - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Roteiro de Estudos - Mês AGOSTO

7º Ano D

Língua Portuguesa - Professora: Mirinha

 

Atividades do Caderno do Aluno - Volume 3 - Parte 1

1 – Após a Leitura dos textos das Atividades 1, 2 e 3 – Pontos de vista em contexto, responda na própria Apostila, páginas 21 a 28.

Assista a aula do CMSP dia 04/08 https://www.youtube.com/watch?v=Zcb1YJXXYBI

 

Atividades do Livro Didático – Se liga na Língua

1 – Momento de Produzir – Conto Fantástico – Orientações nas páginas 93 e 94.

2 – Estudo gramatical: Verbos Irregulares, Leitura das páginas 133 a 135.  Advérbio páginas 166 a 173. Isso eu já vi: E ou I, O ou U. páginas 174 e 175, somente as respostas das questões no caderno.

                  

Jornal Joca

 

Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/


Diversos estados começaram a se planejar para reabrir as escolas. A discussão, porém, é polêmica. Por um lado, há quem defenda que a situação da pandemia em seu estado está mais controlada, o que permitiria o retorno com medidas de segurança. Por outro, há quem afirme ser cedo para isso, pois haveria mais chances de alunos e funcionários se contaminarem nas escolas do que em casa. Fonte: Jornal Joca, 31 DE JULHO DE 2020

1 - Atividade – Após a Leitura do texto acima, escreva em poucas linhas sua opinião. 

 Assista as aulas do Centro de Mídias de São Paulo e pela TV Cultura 2.3

 

Qualquer dúvida entre em contato pelo WhatsApp (11) 988426814 ou pelo e e-mail miriamcamilo@professor.educacao.sp.gov.br

Prô Mirinha

Bons estudos!


Professora Mirinha - - - - - - - Língua Portuguesa - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Roteiro de Estudos - Mês Agosto

s Anos C e D

Língua Portuguesa - Professora: Mirinha

 

Atividades do Caderno do Aluno - Volume 3 - Parte 1

1 – A partir da leitura dos textos, realize as Atividades 1 a 4 das páginas 20 a 24, responda na própria Apostila.

Aula CMSP dia 04/08 https://www.youtube.com/watch?v=UwzJUrfv-ws

 

Atividades do Livro Didático – Se liga na Língua

1 – A transitividade na prática, páginas 110 a 119, somente respostas no caderno à caneta.

2 – Preposição e Crase, páginas 144 a 149, somente respostas no caderno à caneta.

3 – Estudo gramatical: Isso eu já vi: MIM ou EU, páginas 152 e 153, respostas das questões no caderno à caneta.

4 – Leia os textos das páginas 206 a 208. Responda as questões da página 209, somente respostas no caderno à caneta.


 

Jornal Joca

 Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/

Diversos estados começaram a se planejar para reabrir as escolas. A discussão, porém, é polêmica. Por um lado, há quem defenda que a situação da pandemia em seu estado está mais controlada, o que permitiria o retorno com medidas de segurança. Por outro, há quem afirme ser cedo para isso, pois haveria mais chances de alunos e funcionários se contaminarem nas escolas do que em casa. Fonte: Jornal Joca, 31 DE JULHO DE 2020

1 - Atividade – Após a Leitura do texto acima, escreva em poucas linhas sua opinião. 



 

Assista às aulas do Centro de Mídias de São Paulo e da TV Cultura 2.3.

Qualquer dúvida entre em contato pelo WhatsApp (11) 988426814 ou pelo e e-mail miriamcamilo@professor.educacao.sp.gov.br

Prô Mirinha

Bons estudos!


Professora Mirinha - - - - - - - Língua Portuguesa - - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Roteiro de Estudos – agosto/2020

2º Ano A

Língua Portuguesa e Literatura - Professora: Mirinha

Atividades do Caderno do Aluno - Volume 3 - Parte 1

1 – Realize a Atividade 1, páginas 96 a 99, somente respostas no caderno, à caneta, de acordo com as aulas do CMSP. Assista no YouTube:

Dia 04/08  https://www.youtube.com/watch?v=NyqxGwLsQcw

Dia 06/08 https://www.youtube.com/watch?v=CgIfBLktVFw

2 – Após a leitura do poema “O morcego” de Augusto dos Anjos, faça a atividade 2, páginas 100 a 102, somente respostas no caderno, à caneta.

 

 

Atividades do Livro Didático – Português Contemporâneo

Literatura

1 – Texto Não-verbal, Verbal – Tela de Van Gogh – Os Comedores de Batatas – Poema de Arnaldo Antunes - páginas 186 e 187.

2 – Realismo, Naturalismo e Parnasianismo. Responda as questões 1 a 4 das páginas 188 e 189, de 1 a 5 das páginas 193 e 194, somente respostas no caderno à caneta.

Língua e Linguagem

3 – O Verbo I, páginas 197 a 198. Leitura e respostas das questões no caderno à caneta.

O Verbo II, páginas 224 e 225. Leitura e respostas das questões no caderno à caneta.

Jornal Joca

Fonte: https://www.jornaljoca.com.br/

Diversos estados começaram a se planejar para reabrir as escolas. A discussão, porém, é polêmica. Por um lado, há quem defenda que a situação da pandemia em seu estado está mais controlada, o que permitiria o retorno com medidas de segurança. Por outro, há quem afirme ser cedo para isso, pois haveria mais chances de alunos e funcionários se contaminarem nas escolas do que em casa. Fonte: Jornal Joca, 31 DE JULHO DE 2020

1 - Atividade – Após a Leitura do texto acima, escreva um artigo de opinião, argumentando para que haja convencimento de seu leitor.  

 

Assista as aulas do Centro de Mídias de São Paulo.

Qualquer dúvida entre em contato pelo WhatsApp (11) 988426814 ou pelo e e-mail miriamcamilo@professor.educacao.sp.gov.br

Prô Mirinha

Bons estudos!


Professora Márcia Muniz - - - - - - Língua Portuguesa - - - - - - E.E."Professora Orlando Geríbola"

 

ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Professora Marcia Muniz

2ª Série B do Ensino Médio

ATENÇÃO!

Você deve acompanhar as aulas nos diversos canais disponibilizados pela SEE/SP:

CMSP, TV CULTURA CANAL 2.3, FACEBOOK, YOUTUBE, GRUPO DE WHATSAPP

 

ATIVIDADE de 03 a 14/08/2020

 

De acordo com as aulas ministradas no CMSP, faça a atividade abaixo. Se necessário consulte o livro didático também.

Objetos de conhecimentoTexto expositivo; Reportagem.

 

A reportagem é um gênero textual que, geralmente, circula em jornais e revistas impressos e digitais. Esse gênero nasce de uma notícia de relevância, aprofunda os fatos de interesse público e apresenta variadas versões a respeito de tais fatos.

O relato dos fatos é ampliado por meio de depoimentos, entrevistas, citações, resumos etc. Embora não possua estrutura fixa, na maioria das vezes, inicia-se com um título e apresenta um lide que anuncia o fato central. A linguagem utilizada nesse gênero é marcada por objetividade e clareza, com predomínio do uso da norma-padrão.


 

 

  

A ativista sueca Greta Thunberg, de 17 anos, anunciou, em 20 de julho, que irá doar ao menos 100 mil euros (cerca de 600 mil reais) para um projeto que combate o novo coronavírus na Amazônia. A iniciativa que receberá a ajuda foi criada pela Organização Não Governamental (ONG) SOS Amazônia e tem como objetivo comprar remédios e outros suprimentos médicos, além de oferecer consultas via telemedicina (atendimento médico a distância) para moradores da região da floresta. O valor que Greta destinará à causa vem do Prêmio Gulbenkian Para a Humanidade, da organização portuguesa Fundação Calouste Gulbenkian, que dá um milhão de euros para projetos inovadores contra as mudanças climáticas. No mesmo dia em que soube do prêmio, a jovem anunciou a doação. Segundo ela, o restante do valor será encaminhado para iniciativas que atuam para auxiliar pessoas afetadas pelas crises climática e ecológica. Greta já tinha feito um apelo para que as pessoas apoiassem a capital do Amazonas, Manaus, no combate à covid-19, após o prefeito da cidade, Arthur Virgílio, ter feito contato com ela. Na ocasião, a ativista postou um vídeo em suas redes sociais pedindo colaboração, principalmente para aqueles que vivem na floresta, já que os hospitais da região estavam sem alguns suprimentos, como respiradores.

 O novo coronavírus na Amazônia

 De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), as comunidades indígenas que ficam na bacia amazônica são cinco vezes mais atingidas pelo vírus do que a média do Brasil. A explicação está no fato de essas populações terem acesso mais restrito à água potável e a materiais básicos usados na prevenção da doença, como itens de higiene e desinfecção. Além disso, por estar em regiões mais isoladas, esses povos geralmente não conseguem chegar rapidamente a hospitais. Outro fator que contribui para que o vírus se espalhe entre as populações da Amazônia é que algumas comunidades vivem em áreas devastadas. Deste modo, elas dependem das cidades para atender suas necessidades básicas, uma vez que a pesca, a caça e a coleta de alimentos não podem mais ser praticadas como antes.

joca | e d i ç ã o 153 | julho | agosto de 2020

 

 

 

 

ATIVIDADES- Joca nº: 153 (Adaptada)

 

 

1 - Em geral as reportagens se iniciam com um lide, que anuncia o fato principal.  Identifique-o respondendo as seguintes perguntas:

 

O quê?

 

Quem?

 

Onde?

 

Quando?

 

Como?

 

Por quê?

 

 

 

2 - Leia na seção Mundo: Greta Thunberg doa parte de prêmio para combater pandemia na Amazônia. Sobre a Amazônia leia e, em seguida, responda às questões.

O texto a seguir foi extraído do filme A Amazônia, que faz parte da campanha “A natureza está falando”.

Eu sou a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. Eu mando chuva quando vocês precisam. Eu mantenho seu clima estável. Em minhas florestas, existem plantas que curam suas doenças. Muitas delas vocês ainda nem descobriram. Mas vocês estão tirando tudo de mim. A cada segundo, vocês cortam uma das minhas árvores, enchem de sujeira os meus rios, colocam fogo, e eu não posso mais proteger as pessoas que vivem aqui. Quanto mais vocês tiram, menos eu tenho para oferecer. Menos água, menos curas, menos oxigênio. Se eu morrer, vocês também morrem, mas eu crescerei de novo...

Ao registrar os índices de desmatamento da Amazônia, as imagens de satélite estimularam a discussão sobre as consequências do desmatamento e tornaram mais evidentes os problemas dele decorrentes.

 

Sobre essa questão, analise as afirmações a seguir.


I - O desmatamento elimina uma fonte de umidade importante para a atmosfera, alterando o regime pluviométrico regional, que depende da evapotranspiração. 

II -  As queimadas devolvem para a atmosfera o gás estufa (CO2) que foi capturado pela floresta por meio da fotossíntese. 

III -  A floresta latifoliada perene participa efetivamente do equilíbrio ambiental, pois a cobertura florestal auxilia na manutenção da temperatura e da umidade do clima regional.


Está correto o que se afirma em:

A  (   )  - I, II e III.

B  (   )  - I e III, somente.

C  (   )  - II, somente.

D (   )  - I e II, somente.

E  (   )  - II e III, somente.


Professora Mirinha - - - - - - Língua Portuguesa - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Roteiro de Estudos – Setemro/Outubro

7º Ano D

Língua Portuguesa - Professora: Mirinha

 

Atividades do Caderno do Aluno - Volume 3 - Parte 1

1 – Após a Leitura dos textos das Atividades 3 a 6 – O olhar de antigamente 1ª e 2ª partes. O futuro do olhar. Produção textual, responda na própria Apostila, páginas 30 a 36.

 

Atividades do Livro Didático – Se liga na Língua

1 – Palestra e Seminário. Página 182 a 184. Após a leitura do texto, responda as questões das páginas 184 a 186. Somente as respostas das questões no caderno, à caneta.

2 – Estudo gramatical: Predicado verbal, Páginas 199 a 201.  Objeto Direto e Indireto e Adjunto Adverbial, páginas 202 a 204. Isso eu já vi: A pronúncia correta de algumas palavras. páginas 211 e 212, somente as respostas das questões no caderno, à caneta

                  

Jornal Joca

 

BRASIL 13 DE JULHO DE 2020

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 30 anos

Conheça o ECA, um conjunto de leis feito especialmente para te proteger

No dia 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos. O ECA é um compromisso dos adultos de proteger as crianças (até 11 anos) e adolescentes (de 12 a 18 anos) usando um conjunto de normas. 

 

Atividade – Questões

1 – Você já ouviu falar do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?

2 – Você sabe quais são os direitos que ele garante? Cite pelo menos três.


 

Tente fazer uma atividade por dia, para não acumular.

Assista as aulas do Centro de Mídias de São Paulo e pela TV Cultura 2.3

 

Qualquer dúvida entre em contato pelo WhatsApp (11) 988426814 ou pelo e e-mail miriamcamilo@professor.educacao.sp.gov.br

Prô Mirinha

Bons estudos!


Professora Mirinha - - - - - - Língua Portuguesa - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Roteiro de Estudos - Mês Setembro/Outubro

s Anos C e D

Língua Portuguesa - Professora: Mirinha

 

Atividades do Caderno do Aluno - Volume 3 - Parte 1

1 – A partir da leitura dos textos, realize as Atividades 5 a 9 das páginas 24 a 37, responda na própria Apostila.

 

Atividades do Livro Didático – Se liga na Língua

1 – Transformando o artigo de opinião em charge, página 219, leia os textos das páginas 216 a 218, somente respostas no caderno à caneta.

2 – Estudo gramatical: Isso eu ainda não vi: O vocativo, página 225. O aposto, página 254 a 255, respostas das questões no caderno à caneta.

3 – Leia os textos das páginas 196 a 198. Responda as questões das páginas 198 a 200, somente respostas no caderno à caneta.


 

Jornal Joca

BRASIL 13 DE JULHO DE 2020

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 30 anos

Conheça o ECA, um conjunto de leis feito especialmente para te proteger

 

No dia 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos. O ECA é um compromisso dos adultos de proteger as crianças (até 11 anos) e adolescentes (de 12 a 18 anos) usando um conjunto de normas. 

 

Atividade – Questões

1 – Você já ouviu falar do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)?

2 – Você sabe quais são os direitos que ele garante? Cite pelo menos três.

 



 

Assista às aulas do Centro de Mídias de São Paulo e da TV Cultura 2.3.

Qualquer dúvida entre em contato pelo WhatsApp (11) 988426814 ou pelo e e-mail miriamcamilo@professor.educacao.sp.gov.br

Prô Mirinha

Bons estudos!


Professora Mirinha - - - - - - Língua Portuguesa - - - - - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

 

Roteiro de Estudos – Setembro/ Outubro

2º Ano A

Língua Portuguesa e Literatura - Professora: Mirinha

Atividades do Caderno do Aluno - Volume 3 - Parte 1

1 – Após a leitura da Atividade 4, página 103 a 105, responda as questões da página 106 à caneta.

 

Atividades do Livro Didático – Português Contemporâneo

Literatura

1 – PESQUISA:

Realismo – Machado de Assis

Naturalismo – Aluísio Azevedo

Nas páginas 212 a 222 leia sobre esses dois autores e faça uma breve síntese.

2 – Leia a página 227 - Verbos Irregulares ou Anômalos, Defectivos e Abundantes e coloque somente respostas no caderno à caneta, os exercícios das páginas 228 e 229.

3 – Leitura - Páginas 252 e 253. Respostas à caneta no caderno.

 

Língua e Linguagem

4 – O Advérbio I, páginas 240 a 246. Leitura e respostas das questões no caderno à caneta.

 

Jornal Joca

A vida na linha de frente contra covid-19

#pracegover: a imagem da capa vem acompanhada da seguinte legenda – Grafite em muro de Amsterdã, na Holanda, representa uma “superenfermeira”, com o símbolo do Super-Homem na máscara, em homenagem aos profissionais de saúde de todo o mundo. A enfermeira representada no grafite usa máscara em tons de azul, vermelho e amarelo, e roupa verde de hospital. Foto: Paulo Amorim/NurPhoto via Getty Images

 

1 – Artigo de opinião: Como você define os profissionais da saúde nesse momento crítico e altamente contaminável, são realmente heróis? Comente em no mínimo cinco linhas, norma culta da língua portuguesa.

 


 

Assista as aulas do Centro de Mídias de São Paulo ou pela TV Canal 2.3.

Qualquer dúvida entre em contato pelo WhatsApp (11) 988426814 ou pelo e e-mail miriamcamilo@professor.educacao.sp.gov.br

Prô Mirinha

Bons estudos!



Professora Márcia Muniz - - Língua Portuguesa - - Segunda Série EM - - E.E. "Professor Orlando Geríbola"

ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Professora Marcia Muniz

E-MAIL: marcialuizmuniz@gmail.com

2ª Série B do Ensino Médio

ATENÇÃO!

Você deve acompanhar as aulas nos diversos canais disponibilizados pela SEE/SP: CMSP, TV CULTURA CANAL 2.3, FACEBOOK, YOUTUBE, GRUPO DE WHATSAPP

 

ATIVIDADE de 01/10 a 16/10/2020

 

De acordo com as aulas ministradas no CMSP e pelo aplicativo MEET, faça a atividade abaixo. Se necessário consulte o livro didático também.

 

Leia na seção Brasil: Vale pagará multa de 250 milhões de reais por tragédia em Brumadinho. 




 

 

Vale pagará multa de 250 milhões de reais por tragédia em Brumadinho

O valor se refere a multas ambientais

A Justiça aprovou, em 14 de setembro, um acordo entre a mineradora Vale e a Advocacia-Geral da União (AGU). A decisão definiu que a mineradora (responsável pela barragem que se rompeu em Brumadinho, Minas Gerais, em janeiro de 2019) terá que pagar 250 milhões de reais pela tragédia. O valor se refere a multas ambientais determinadas tanto pelo estado de Minas Gerais como pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A quantia será destinada ao meio ambiente e a obras para a sociedade: 150 milhões de reais irão para sete parques nacionais de Minas Gerais, como o Parque Nacional da Serra da Canastra e o Parque Nacional Grande Sertão Veredas; os outros 100 milhões de reais serão usados, por exemplo, em projetos de saneamento básico.

Em comunicado, a AGU explicou que o acordo não diminui a responsabilidade da Vale em relação à tragédia. “Esse acordo (…) diz respeito a penalidades de multas ambientais. Ele (…) não reduz nem um nível de responsabilidade por parte da empresa em relação à reparação do dano ambiental”, disse Marcelo Kokke, procurador federal (exerce a função de advogado de instituições públicas federais).

GLOSSÁRIO
Advocacia-Geral da União: instituição que representa a União (ou seja, o governo federal do Brasil) na Justiça.
Saneamento básico: inclui processos como tratamento de esgoto (em que a água suja é despoluída) e acesso a banheiros.

Fontes: Agência Brasil, AGU, Estado de Minas e G1.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 157 do jornal Joca.

 

Observe a charge abaixo:




 

 

 

Em seguida, escreva uma análise crítica e a relacione à matéria do Joca.

Escreva sua análise:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Adaptado do Jornal Joca 

Nenhum comentário:

Postar um comentário