Atividade de Tecnologia para o Ensino Médio. Caro aluno, por
favor enviar as atividades por e-mail: tressino@prof.educacao.sp.gov.br; ou google Classrom ou no Blog da Escola.
Nome:__________________________________________________ Série
______
1. Leia o texto a seguir.
[...] a professora Juliana Doretto, que está
desenvolvendo uma pesquisa com adolescentes na faixa dos 13 anos sobre o que
esses jovens entendem por notícia [...] afirma que a ideia dos adolescentes
sobre o que seria conteúdo noticioso é bem diferente do entendimento de um
jornalista adulto hoje. Para esses jovens, notícia seria tudo o que é novo e
interessante: o Twitter de um amigo, um vídeo no YouTube.
Doretto aponta a diferença geracional que marca a
percepção sobre o que é jornalismo entre quem é adulto, adolescente e criança [...].
“Nossa geração e as anteriores cresceram em um ambiente midiático em que
notícia era um lugar muito bem demarcado.
Era aquilo que estava em um jornal, uma revista, um telejornal,
um jornal radiofônico.” Entre os jovens que estão crescendo com acesso à
internet e a redes sociais e também entre os adultos que fazem uso intenso desses
meios, as fontes de informação são cada vez mais difusas e diversas do
jornalismo industrial, diz a pesquisadora.[...]
ASSIS, Carolina de. Como produzir notícias para
jovens
leitores? Lições em jornalismo feito por e
para crianças no Brasil. Disponível em:
http://bit.ly/jornalismo-jovens-adultos.
Acesso em: 29 ago. 2020.
Procure
mais informações sobre o tema jornalismo, como uma notícia ou um conteúdo
jornalístico são construídos e como é o trabalho de um jornalista.
Compartilhe com seus colegas no Blog da escola,
no Facebook e ou no Google Sala de aula, as informações que você
descobrir. |
|
|
|
Fonte: Jornal JOCA, Eixo Jornalismo e Informação
Nenhum comentário:
Postar um comentário