quinta-feira, 6 de maio de 2021

E.E. "Professor Orlando Geríbola" - - - Recuperação e Aprofundamento - - - Segundo Bimestre - - - Professora Michele

 JORNAL JOCA - Edição Nº 169

Atividade de Educação Física

Professora: Michele Lima

 

Faltam menos de 100 dias para a Olimpíada de Tóquio

Esportes / 15 de abril de 2021

 

Apesar do clima de festa na contagem regressiva e de a organização dos Jogos ter anunciado uma série de medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, o Japão teve o maior recorde de mortes pela covid-19 desde janeiro .

Os arcos, símbolos dos Jogos Olímpicos, foram inaugurados no alto do monte Takao, ponto turístico de Tóquio. Foto: Kim Kyung-Hoon - Pool/Getty Images.

 Após serem adiados por um ano por causa da pandemia do novo coronavírus, os Jogos Olímpicos de Tóquio (Japão) devem começar em 99 dias – ou seja, em 23 de julho.

Em 14 de abril, data que marcou os cem dias para o início da Olimpíada, foram inauguradas as estátuas das mascotes dos jogos: os bonecos Miraitowa e Someity. Os aros, símbolos do evento, também foram instalados no topo do monte Takao, um ponto turístico de Tóquio. No mesmo dia, entretanto, o Japão teve o maior recorde de mortos pela covid-19 desde janeiro deste ano. Em 14 de abril, a cem dias das Olimpíadas de Tóquio, foram reveladas as estátuas das mascotes Miraitowa e Someity. Foto.

Como a pandemia ainda ameaça a região e a competição poderia aumentar o número de casos (tanto no Japão como no mundo), algumas cidades do país estão pedindo para o revezamento da tocha olímpica – é uma tradição a tocha “viajar” por várias cidades até chegar à sede do evento – não passar por elas. A cidade de Matsuyama, por exemplo, decidiu cancelar a visita da tocha por lá, como medida de prevenção contra a covid-19.

Apesar do clima festivo e de a organização dos Jogos ter anunciado uma série de medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (saiba mais abaixo), o aumento do número de casos da doença gera incertezas se o evento vai ser realizado na data prevista ou não.

Muitas medidas contra a covid-19 será necessária uma série de regras sanitárias para que os Jogos Olímpicos aconteçam. Em outubro de 2020, a organização da Olimpíada de Tóquio anunciou que o evento terá um espaço reservado para tratar competidores e técnicos que apresentem sintomas do vírus Sars-CoV-2, causador da covid-19. O local ficará dentro da Vila dos Atletas e poderá isolar os doentes, tanto para que não contaminem outras pessoas como para que recebam os cuidados necessários.

Ainda não foi divulgado como serão realizados os testes para verificar se os participantes estão infectados. Também não há previsão para vacinar os atletas contra a covid-19. O que se sabe, por enquanto, é que os turistas estrangeiros estão proibidos de ir ao evento. As delegações dos países participantes poderão ir apenas para as instalações esportivas e locais predeterminados, que não incluem restaurantes, bares, pontos turísticos e lojas. Para isso, um aplicativo no celular ajudará a monitorar o deslocamento das pessoas, rastreando possíveis focos de infecção.

Fazer quarentena ao chegar ao país será obrigatório, assim como usar máscaras, medir a temperatura e manter o distanciamento social, válido para atletas e torcedores – o público japonês está liberado para ocupar as arquibancadas, pelo menos até o momento. Mas, no lugar de cantar ou gritar, a torcida só poderá bater palmas. Vale lembrar que o chefe do comitê organizador, Yoshiro Miro, anunciou, em setembro de 2020, que o evento ocorrerá “não importa o que aconteça”. Mesmo com a atitude decidida de Yoshiro e a esperança do mundo todo, os Jogos ainda precisam de uma confirmação definitiva, que vai depender da evolução da pandemia.

A preparação dos atletas brasileiros De acordo com uma pesquisa do UOL Esporte feita com 107 atletas brasileiros que já se classificaram ou têm chances de classificação para os Jogos Olímpicos, 67% dos esportistas tiveram que ficar pelo menos três meses sem treinar por conta da pandemia do novo coronavírus. Além disso, cerca de um em cada quatro atletas acredita estar com o nível técnico pior do que tinha antes de março de 2020, quando os esportistas tiveram que mudar a rotina de treinos.

Outro dado do estudo é que um a cada três esportistas entrevistados já foi contaminado pela covid-19. Isso não quer dizer, entretanto, que esteja imune ao vírus. Até a publicação desta reportagem, 200 atletas já tinham vagas garantidas para a Olimpíada de Tóquio – a expectativa é de que a delegação brasileira seja formada por 270 a 280 competidores, o que significa que ainda há chance de mais alguns esportistas se classificarem.

 

Fontes: CNN Brasil, Comitê Olímpico do Brasil, Época Negócios, Estadão, Folha de S. Paulo, Gaúcha ZH, Globo Esporte, Globo Esporte, Our World in Data e UOL.

Fonte: JORNAL JOCA https://www.jornaljoca.com.br/faltam-menos-de-100-dias-para-a-olimpiada-de-toquio/

 

Responda a questão abaixo:

1 -  Na sua opinião, a Olimpíada de Tóquio deveria acontecer esse ano de 2021? Explique sua resposta.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário