terça-feira, 26 de março de 2019

Orientações Guia de Transição – Ensino Fundamental dos Anos Finais e Ensino Médio

Roda de Conversa

O Guia de Transição é fruto do trabalho colaborativo entre as Diretorias de Ensino e o Órgão Central da SEE. Tem como objetivo orientar o ensino, apoiar as escolas e seus profissionais no percurso letivo, em um ano especial em que a Rede de Ensino fará a transição entre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e o Currículo Paulista para os Anos Finais do Ensino Fundamental. O Ensino Médio em 2019 continua usando como referência o Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Sendo assim, não há transição e o material está articulado com as Dez Competências Gerais da BNCC

Dessa forma, o conjunto de orientações, que envolve as quatro áreas de conhecimento, está organizado em cadernos bimestrais que contribuem para a elaboração pelas Diretorias de Ensino, escolas e professores de planos de aula, sequências didáticas, projetos, recuperação e utilização de recursos didáticos

Destacamos que o Guia apresenta sugestões de abordagem e de trabalho pedagógico, contudo reforçamos a importância de se utilizar no planejamento das aulas livros didáticos e/ou outros materiais compreendidos como necessários pelos professores para o desenvolvimento das competências e habilidades indicadas

Na elaboração do Guia, configuramos tabelas que apresentam temas/conteúdos, habilidades e expectativas de aprendizagem presentes nas Orientações Curriculares e Didáticas, para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, no Currículo Oficial do Estado de São Paulo, no Currículo Paulista, e na BNCC, com o intuito de indicar pontos de aproximação entre as habilidades, com maior ou menor grau de convergência

Informamos que serão encaminhadas sugestões de atividades complementares para os estudantes. As atividades complementares, como o próprio nome indica, são mais um elemento na composição do ensino/aprendizagem. Elas podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada turma e de cada escola, e cabe ao/à professor(a) recorrer também a outros materiais de apoio disponíveis na escola e em outras fontes que julgue pertinentes

Assim, você professor, encontrará no Guia de Transição, enviado no Planejamento 2019, as especificidades referentes a cada componente curricular orientando a sua prática pedagógica.

Guia de Transição de Matemática – 1º Bimestre

 Referente ao Guia de Transição de Matemática foram realizadas atualizações (link), para o 1º bimestre com base em apontamentos feitos pela Rede, para que pedagogicamente as ações fiquem alinhadas, mantendo como base o Currículo Oficial, porém com um olhar nas habilidades propostas no Currículo Paulista para os Anos Finais do Ensino Fundamental e nas Competências Gerais da BNCC para o Ensino Médio. Seguem também sugestões de atividadespara os alunos (link)

Habilidades da Avaliação em Processo - AAP DE 2019.

As provas da Avaliação de Aprendizagem em Processo - AAP - das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, neste ano de 2019, assim como nos anteriores, são compostas por doze questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, para os Anos Finais do Ensino Fundamental e cinco alternativas para todas as séries do Ensino Médio

Calendário da AAP/2019

Mês de Abril/Maio

29 e 30 de abril 
e
02 e 03 de maio  

(4 dias destinados para aplicação) 

Fonte: Calendário MMR 

Nos 1º e 2º anos dos Anos Iniciais/EF, as provas são compostas por oito itens de respostas construídas pelos alunos. Já a do 3º ano a avaliação apresenta dez questões, sendo oito de respostas construídas pelos alunos e dois itens de múltipla escolha. As provas de 4º e 5º anos, são compostas por oito itens abertos e oito de questões de múltipla escolha, totalizando dezesseis questões. Além disso, em Língua Portuguesa, há uma avaliação de produção escrita. As questões das AAP 2019 serão formuladas a partir das habilidades presentes na Matriz de Avaliação Processual, que estão atreladas ao Currículo Oficial vigente.




Onde localizar a Matriz de Avaliação Processual? 

Plataforma Foco Aprendizagem
ou  
Secretaria Eletrônica Digital 
Recursos e Materiais 


Exemplo: 

MAP - Matriz de Avaliação Processual - Matemática




Currículo Oficial de São Paulo 

http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf



SAEB/2019 

A maior edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 14 e 25 de outubro, em escolas públicas de todas as unidades da federação. A avaliação externa em larga escala, realizada pelo Inep desde 1990, deverá ter público recorde na edição de 2019. Os resultados permitirão compreender melhor a realidade das escolas e das redes municipais e estaduais de educação. Ao medir o aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, o Saeb subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

https://matematicaef2.blogspot.com/2019/03/saeb2019-aplicacao-entre-14-e-25-de.html


Fonte: Guia SAEB/2019 INTRANET



https://matematicaef2.blogspot.com/2019/03/novo-saeb-o-que-muda-nas-avaliacoes-do.html

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