Roda de Conversa
O Guia de Transição é fruto do trabalho colaborativo entre as Diretorias de Ensino e o
Órgão Central da SEE. Tem como objetivo orientar o ensino, apoiar as escolas e seus
profissionais no percurso letivo, em um ano especial em que a Rede de Ensino fará a transição
entre o Currículo Oficial do Estado de São Paulo e o Currículo Paulista para os Anos Finais do
Ensino Fundamental. O Ensino Médio em 2019 continua usando como referência o Currículo
Oficial do Estado de São Paulo. Sendo assim, não há transição e o material está articulado com
as Dez Competências Gerais da BNCC.
Dessa forma, o conjunto de orientações, que envolve as quatro áreas de
conhecimento, está organizado em cadernos bimestrais que contribuem para a elaboração
pelas Diretorias de Ensino, escolas e professores de planos de aula, sequências didáticas,
projetos, recuperação e utilização de recursos didáticos.
Destacamos que o Guia apresenta sugestões de abordagem e de trabalho
pedagógico, contudo reforçamos a importância de se utilizar no planejamento das aulas livros
didáticos e/ou outros materiais compreendidos como necessários pelos professores para o
desenvolvimento das competências e habilidades indicadas.
Na elaboração do Guia, configuramos tabelas que apresentam temas/conteúdos,
habilidades e expectativas de aprendizagem presentes nas Orientações Curriculares e
Didáticas, para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, no Currículo Oficial do
Estado de São Paulo, no Currículo Paulista, e na BNCC, com o intuito de indicar pontos de
aproximação entre as habilidades, com maior ou menor grau de convergência.
Informamos que serão encaminhadas sugestões de atividades complementares para
os estudantes. As atividades complementares, como o próprio nome indica, são mais um
elemento na composição do ensino/aprendizagem. Elas podem ser adaptadas de acordo com a
realidade de cada turma e de cada escola, e cabe ao/à professor(a) recorrer também a outros
materiais de apoio disponíveis na escola e em outras fontes que julgue pertinentes.
Assim, você professor, encontrará no Guia de Transição, enviado no Planejamento
2019, as especificidades referentes a cada componente curricular orientando a sua prática
pedagógica.
Guia de Transição de Matemática – 1º Bimestre
Referente ao Guia de Transição de Matemática foram realizadas atualizações (link),
para o 1º bimestre com base em apontamentos feitos pela Rede, para que pedagogicamente
as ações fiquem alinhadas, mantendo como base o Currículo Oficial, porém com um olhar nas
habilidades propostas no Currículo Paulista para os Anos Finais do Ensino Fundamental e nas
Competências Gerais da BNCC para o Ensino Médio. Seguem também sugestões de atividadespara os alunos (link).
Habilidades da Avaliação em Processo - AAP DE 2019.
As provas da Avaliação de Aprendizagem em Processo - AAP - das disciplinas de Língua
Portuguesa e de Matemática, neste ano de 2019, assim como nos anteriores, são compostas
por doze questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, para os Anos Finais do Ensino
Fundamental e cinco alternativas para todas as séries do Ensino Médio.
Calendário da AAP/2019
Mês de Abril/Maio
29 e 30 de abril
e
02 e 03 de maio
(4 dias destinados para aplicação)
Fonte: Calendário MMR
Nos 1º e 2º anos dos Anos Iniciais/EF, as provas são compostas por oito itens de
respostas construídas pelos alunos. Já a do 3º ano a avaliação apresenta dez questões, sendo
oito de respostas construídas pelos alunos e dois itens de múltipla escolha. As provas de 4º e
5º anos, são compostas por oito itens abertos e oito de questões de múltipla escolha,
totalizando dezesseis questões. Além disso, em Língua Portuguesa, há uma avaliação de
produção escrita.
As questões das AAP 2019 serão formuladas a partir das habilidades presentes na
Matriz de Avaliação Processual, que estão atreladas ao Currículo Oficial vigente.
Onde localizar a Matriz de Avaliação Processual?
Plataforma Foco Aprendizagem
ou
Secretaria Eletrônica Digital
Recursos e Materiais
Exemplo:
Exemplo:
MAP - Matriz de Avaliação Processual - Matemática
Currículo Oficial de São Paulo
http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/237.pdf
SAEB/2019
A maior edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 14 e 25 de outubro, em escolas públicas de todas as unidades da federação. A avaliação externa em larga escala, realizada pelo Inep desde 1990, deverá ter público recorde na edição de 2019. Os resultados permitirão compreender melhor a realidade das escolas e das redes municipais e estaduais de educação. Ao medir o aprendizado dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, o Saeb subsidia o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
https://matematicaef2.blogspot.com/2019/03/saeb2019-aplicacao-entre-14-e-25-de.html
Fonte: Guia SAEB/2019 INTRANET
https://matematicaef2.blogspot.com/2019/03/novo-saeb-o-que-muda-nas-avaliacoes-do.html
SAEB/2019
https://matematicaef2.blogspot.com/2019/03/saeb2019-aplicacao-entre-14-e-25-de.html
Fonte: Guia SAEB/2019 INTRANET
https://matematicaef2.blogspot.com/2019/03/novo-saeb-o-que-muda-nas-avaliacoes-do.html
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