quinta-feira, 21 de março de 2019

Números Racionais - Vamos identificar números racionais!




Números Racionais

Objetivos: Identificar o número racional a/b com o quociente de a por b, sendo a e b números inteiros e b 0. Comparar e representar geograficamente os números racionais.  

a
b
a + b
a - b
a x b
a : b
3
1
4
2
3
3
-6
2
-4
-8
-12
-3
-8
-4




16
-8




0
15




1800
-180




-9450
-30




200
2






Discuta os resultados da tabela como os alunos e, principalmente, o modo utilizado para chegarem a eles.

Entregue a folha abaixo a cada aluno e peça que preencham as tabelas e discutam os resultados.


“Uma tabela sem fim”.


Luiza inventou uma tabela para representar os resultados da divisão de dois números inteiros.
Complete a tabela iniciada por Luiza:  

:
1
2
3
4
5
6
7
8
...
0









1









2









3









4









5









6









7









8









...










Tabela I

Mais Luiza não está satisfeitas pois não usou os números negativos em sua tabela por isso, começou outra.

Complete-a.  

:
-3
-2
-1
1
2
3
4
5
...
-3









-2









-2









0









1









2









3









4









5









...










Tabela II


Alguns dos resultados Luiza representou com um número inteiro e outros ela usou uma fração. Responda:

Em que casos ela usou um número inteiro? E em que casos ela usou uma fração?

Seria possível ela usar apenas a representação fracionária para todos os casos? De que maneira?

Na primeira linha (horizontal) de ambas as tabelas, Luiza não colocou o número zero. Você acha que ela tem alguma razão especial para isso? Explique.

Luiza ampliou sua tabela colocando também alguns números negativos. Mesmo assim, a tabela de Luiza é uma parte de uma tabela bem maior. Como seria essa tabela bem maior? Seria possível representá-la inteira?

As tabelas apresentadas abaixo também são partes dessa tabela maior?

:
-20
-19
-18
-17
-16
-20
1
20/19
20/18
20/17
20/16
-19
19/20
1
19/18
19/17
19/16
-18
18/20
19/20
1
18/17
18/16
-17
17/20
17/19
17/18
1
17/16
-16
16/20
16/19
16/18
16/17
1

:
50
51
52
53
54
-2
-2/50
-2/51
-2/52
-2/53
-2/54
-1
-1/50
-1/51
-1/52
-1/53
-1/54
0
0
0
0
0
0
1
1/50
1/51
1/52
1/53
1/54
2
2/50
2/51
2/52
2/53
2/54
3
3/50
3/51
3/52
3/53
3/54

Peça então aos alunos que representem, no caderno, uma outra parte dessa tabela maior, diferente das partes que já foram apresentadas.

Informe-os que esses números, obtidos pela divisão de dois números inteiros são chamados NÚMEROS RACIONAIS.

Peça aos alunos que apontem nas tabelas trabalhadas, exemplos de números racionais com as características abaixo, pintando (hachurando) com as cores indicadas logo abaixo:

·      Número racional inteiro positivo (vermelho).
·      Número racional inteiro negativo (azul).
·      Número racional fracionário positivo (verde).
·      Número racional fracionário negativo (amarelo).


Peça que façam também uma investigação a respeito do tipo de números inteiros que deram origem a tais números racionais.

Atividade adaptada do Material Experiências Matemáticas da antiga Sexta Série (1988).  

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