A Lesson Study — ou Pesquisa de Aula, em tradução livre — é uma metodologia desenvolvida no Japão e voltada para melhorar o ensino a partir da análise sistêmica das práticas educacionais e do aperfeiçoamento dos professores que está ganhando reconhecimento ao redor do mundo.
No Brasil, a metodologia já vem sido discutida por pesquisadores como a Profa. Dra. Yuriko Balsin há 10 anos mas, recentemente, vem ganhando mais espaço nas escolas, o que pode ser um avanço importante para as salas de aula. Neste artigo, vamos contar melhor como a Lesson Study funciona e como pode ser aplicado no seu planejamento de aula. Confira!
O que caracteriza a Lesson Study?
O principal diferencial da metodologia é entender que tanto os alunos quanto os professores precisam se desenvolver constantemente. Perceber como o estudante aprende, absorve o conteúdo e o aplica é essencial para que o plano de aula seja eficiente e para que o próprio aluno fique engajado durante a aula.
A metodologia foi criada por ser entendida a necessidade de mudar o paradigma do ensino em que só o aluno aprende já que tanto o aluno quanto o professor precisam se desenvolver constantemente. A linguagem e a forma de absorção de conhecimento por parte dos estudantes vêm mudando a todo momento. Os professores e a forma de ensino precisa acompanhar essa evolução para que tenham uma participação ativa na formação do aluno.
A Lesson Study possibilita, a partir de uma reflexão coletiva, o aprimoramento dos professores e o desenvolvimento acadêmico dos alunos.
Quais os benefícios da Lesson Study?
A metodologia japonesa foca no fato de que o corpo docente deve estar em constante transformação e aprimoramento. Os professores precisam conseguir acompanhar a mudança no perfil dos alunos, nas tecnologias disponíveis e nas formas de ensino presentes.
A Lesson Study permite que os professores possam, juntos, compreender os pontos possíveis de melhoria nos planos de aula, discutir sobre os métodos de ensino e as experiências que passam diariamente nas salas de aula.
Como aplicar a Lesson Study na escola?
Assim como qualquer metodologia, existe uma série de passos que precisam ser seguidos e avaliados para atingir um bom resultado. Como já citamos, a Lesson Study funciona por meio de encontros entre os professores que façam parte do grupo e é trabalhado com a participação de todos. Veja as etapas principais para a aplicação!
Definir o problema
O objetivo da metodologia é a solução e otimização dos processos de ensino na sala de aula. Sendo assim, é preciso ter claro qual problema será trabalhado durante os testes.
O problema é definido e acordado pelo grupo de professores que participarão do processo a partir dessa etapa, o objetivo deve ser delimitado de forma concisa.
Planejar a aula
Após a definição do problema, os professores participantes podem pesquisar em livros e artigos sobre a área relacionada ou de especialistas que já passaram por um problema similar para enriquecer a discussão.
A aula é pensada e planejada em conjunto com o grupo. Ela deve ser desenvolvida com a ideia de entender como o aluno absorve o conhecimento e qual a melhor forma de repassá-lo.
Ministrar a aula
Com o planejamento da aula criado é o momento de observar como ela funciona perante os estudantes. Para isso, um professor participante do grupo é selecionado para ministrar a aula a estudantes selecionados com a observação dos outros professores também participantes.
É importante que os observadores façam anotações dos pontos positivos, dos pontos a serem desenvolvidos e percebam o comportamento dos estudantes e também do professor durante a lição.
Analisar a aula
O plano de aula só pode ser melhorado se ele for testado, analisado e revisado. Por isso, após a realização da aula-teste os professores se encontram o quanto antes para partilhar suas anotações e discutir sobre os aprendizados. O professor que ministrou a aula inicia a discussão levantando a sua própria opinião sobre a lição, os desafios, os pontos positivos e negativos. Após sua fala, a discussão é aberta para os outros professores.
É possível fazer perguntas aos alunos que assistiram a lição para entender a visão deles sobre o aprendizado e o que foi absorvido durante a aula.
Algumas questões interessantes para essa discussão são:
- As hipóteses levantadas durante a definição do problema foram comprovadas?
- A estratégia de ensino selecionada foi eficaz para o perfil dos alunos daquela escola em questão?
- O que poderia ser melhorado naquele plano de aula em questão?
Ao final da reunião os professores devem fazer um compilado dos aprendizados para que o mesmo plano de aula seja revisado e otimizado.
Revisar o planejamento da aula
A partir das discussões e anotações realizadas durante a reunião de análise, os mesmos professores fazem a alteração do mesmo plano de aula já utilizado na primeira aula ministrada, para que ele seja aprimorado de acordo com os pontos principais apontados para o melhor aprendizado dos alunos.
O entendimento do perfil e da visão dos alunos que frequentam a escola são essenciais para que a aula seja criada da melhor forma, os estudantes consigam absorver o conhecimento e os professores, se desenvolver.
Ministrar a aula atualizada
Não necessariamente o mesmo professor precisa ministrar a aula ou os mesmos alunos necessitam participar. A questão principal é que os mesmos professores do grupo façam a observação e as anotações da aula ministrada.
O processo que havia sido realizado no passo 3 (ministrar a aula), mas acrescentando a visão da aula anterior e buscando entender se os pontos levantados foram de fato melhorados.
Reanalisar a aula
Na reanálise da aula ministrada é preciso entender alguns fatores como:
- Ainda existem pontos de melhoria?
- A opinião dos alunos participantes foi positiva?
- As hipóteses foram confirmadas?
A forma de conduzir essa reunião segue da mesma forma que a apresentada na etapa de análise da aula porém, é possível convidar outros docentes que não foram responsáveis pela construção do plano de aula para participar da discussão.
Compartilhar os resultados
Dentro de uma mesma escola ou de escolas próximas, é possível que outros docentes estejam passando por problemas similares. Dessa forma, o grupo que participou de todo o processo pode fazer uma apresentação ou relatório com um compilado da metodologia realizada e dos aprendizados adquiridos.
Como o processo deve ser contínuo e outras reuniões da Lesson Study ainda precisam acontecer, os relatórios podem ajudar nas próximas.
Quais os cuidados a serem tomados na aplicação?
A escola e os professores interessados precisam estudar bastante a metodologia para que ela seja aplicada de forma leve e gradual na rotina dos professores. Além de ser uma forma de envolvimento dos alunos, ela também serve como engajamento e desenvolvimento do corpo docente.
Agora que você conhece melhor a Lesson Study está preparado para iniciar o processo dentro da escola? Qual a sua opinião sobre a metodologia? Compartilhe, por meio dos comentários, suas dúvidas e considerações!
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