"A melhor forma de encorajar a aprendizagem de fatos e o desenvolvimento de uma mentalidade matemática é oferecer atividades matemáticas conceituais que ajudem os alunos a aprender e compreender números e fatos numéricos."
"O lado esquerdo do cérebro maneja informações factuais e técnicas; o lado direito, informações visuais e espaciais."
"No artigo YouCubed "Fluência sem medo", que se tornou o foco de estudos recentes importantes, incluímos essa evidência e atividades que professores e pais podem usar para permitir importantes conexões cerebrais."
"Um jogo disputado entre parceiros onde cada criança tem uma grade com cem espaços em branco. A primeira lança dois dados numéricos. Os números que resultam são as dimensões que a criança usa para pintar um retângulo em sua grade. Ela pode colocar o retângulo em qualquer lugar na grade, mas o objetivo é preenchê-la o máximo possível. Depois que o jogador desenha o retângulo em sua grade, ele escreve a sentença numérica que o descreve. O jogo termina quando ambos os jogadores rolam os dados e não podem colocar mais retângulos na grade. Nesse jogo, os estudantes estão aprendendo fatos numéricos, tais como 2 x 12, mas eles também estão fazendo algo muito mais importante. Eles estão pensando sobre o significado dos fatos numéricos e o que 2 x 12 representa visual e espacialmente.
Fonte: Mentalidades Matemáticas de Jo Boaler
Nenhum comentário:
Postar um comentário