quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Sugestões para os Sextos Anos publicada neste BLOG em 2011

Avaliação Diagnóstica

Avaliação de Matemática
Para o 6º. Ano do Ensino Fundamental
Prova 1

Questão 1
Questão Aberta/Ditado de Números
Observar aqueles alunos que não dominam o nosso sistema de numeração e pensar em utilizar diferentes estratégias para sanar essa dificuldade, principalmente através do uso do “concreto pensado”, utilizando o Ábaco ou o Soroban.  
Habilidade: Relacionar a escrita numérica ás regras do sistema posicional de numeração.
Ò  Na análise das categorias que serão tabuladas, poderemos observar parcialmente o grau de compreensão de nossos alunos.
Ò  Se o sistema de numeração encontra-se ainda em construção pelos alunos.
Ò  Identificar algumas dificuldades dos nossos alunos em escrever números por exemplo na ordem da unidade ou dezena de milhar.    

Questão 2
Questão Aberta/Resolução de problemas

Habilidade: Resolver problemas com números naturais que envolvam a multiplicação e a divisão.
Observar a forma como nossos alunos fizeram seus registros, é possível que a maioria deles tenham utilizado o algoritmo da multiplicação e da divisão.
72 : 6 = 12 e o produto 12 . 9 = 108.
Também é possível que alguns deles tenham usado a “ideia de proporcionalidade”.
Se 6 bombons custam 72 reais.
3 bombons devem custar 36 reais.
Logo 9 bombons irão custar 72 + 36 = 108 reais.

Poderíamos também observar se os alunos tentaram por “estimativa” resolver este problema.
72 : 6.
Uma caixa a 10 reais, são 60 reais o preço de 6 caixas. Logo o aluno deve observar que são necessários mais 2 reais por caixa, para encontrar o total de 72 reais.     

É interessante ao Professor trabalhar a “ideia de proporcionalidade” com seus alunos, assim como valorizar a “estimativa”.

Questão 3
Questão Aberta/Frações

Habilidade: Identificar frações equivalentes.
Observar os possíveis registros dos alunos:

Através de “Desenhos”, principalmente com representações de retângulos e círculos. Sendo que a representação em “terços” é bem mais comum ser trabalhada com o retângulo. 
1/3 é equivalente a 3/9, pois multiplica-se numerador e denominador da fração 1/3 por 3, obtendo-se 3/9.

Descreve-se a classe de equivalência: 1/3, 2/6, 3/9,...
Trabalhar com os alunos diferentes representações das frações, seja em círculos, retângulos, quadrados ou em outras Figuras/Polígonos.
Trabalhar com as classes de equivalência.

Questão 4
Questão Aberta/Gráficos

Habilidade: Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos – particularmente em gráficos de barras – que as representam e vice-versa.
Trabalhar com leitura de gráficos e tabelas.

Questão 5
Questão Aberta/Tabela de Dupla Entrada

Habilidade: Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em tabelas.
O aluno poderá completar toda a tabela utilizando-se de cálculos (subtração e/ou adição).
O aluno poderá completar a tabela realizando apenas dois cálculos. Com duas subtrações: 160 – 90 = 70 e 70 – 26 = 44.


Tabela de Dupla Entrada/Adição:


Adição (+)
25
23
33
44
11
10





12





15





22









Questão 6
Questão de Múltipla Escolha/Área

Habilidade: Resolver problemas que envolvam o cálculo da área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
É possível ao professor fazer um diagnóstico do nível de compreensão do conceito de área utilizando-se de malha quadriculada. Estudos indicam que iniciar o trabalho com área por meio da utilização de folhas quadriculadas pode ser uma boa possibilidade de se introduzir o conceito de superfície e de sua medida.
É essencial que os professores desde as séries iniciais utilizem malhas quadriculadas, neste tipo de questão observamos que os alunos devem contar a quantidade de quadradinhos em cada ambiente e fazer comparações entre essas quantidades.

Questão 7
Questão de Múltipla Escolha/Situação Problema
Habilidade: Resolver problemas que envolvam a adição e a subtração em situações relacionadas aos seus diversos significados. 
Algumas possibilidades de resolução: 175 + 280 = 455 e 670 – 455 = 215.
Os professores devem observar se os alunos ao aplicarem o algoritmo da adição e da subtração, não cometeram pequenos erros, como: não considerar o “empréstimo”.


Questão 8
Questão de Múltipla Escolha/Geometria Plana e Espacial

Habilidade: Identificar figuras espaciais a partir de suas planificações.    

Exige dos alunos uma habilidade em reconhecer/identificar em diferentes planificações, um prisma de base hexagonal e um prisma de base triangular.     

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