Avaliação Diagnóstica
Avaliação de Matemática
Para o 6º. Ano do Ensino Fundamental
Prova 1
Questão 1
Questão Aberta/Ditado de Números
Observar aqueles alunos que não dominam o nosso sistema de numeração e pensar em utilizar diferentes estratégias para sanar essa dificuldade, principalmente através do uso do “concreto pensado”, utilizando o Ábaco ou o Soroban.
Habilidade: Relacionar a escrita numérica ás regras do sistema posicional de numeração.
Ò Na análise das categorias que serão tabuladas, poderemos observar parcialmente o grau de compreensão de nossos alunos.
Ò Se o sistema de numeração encontra-se ainda em construção pelos alunos.
Ò Identificar algumas dificuldades dos nossos alunos em escrever números por exemplo na ordem da unidade ou dezena de milhar.
Questão 2
Questão Aberta/Resolução de problemas
Habilidade: Resolver problemas com números naturais que envolvam a multiplicação e a divisão.
Observar a forma como nossos alunos fizeram seus registros, é possível que a maioria deles tenham utilizado o algoritmo da multiplicação e da divisão.
72 : 6 = 12 e o produto 12 . 9 = 108.
Também é possível que alguns deles tenham usado a “ideia de proporcionalidade”.
Se 6 bombons custam 72 reais.
3 bombons devem custar 36 reais.
Logo 9 bombons irão custar 72 + 36 = 108 reais.
Poderíamos também observar se os alunos tentaram por “estimativa” resolver este problema.
72 : 6.
Uma caixa a 10 reais, são 60 reais o preço de 6 caixas. Logo o aluno deve observar que são necessários mais 2 reais por caixa, para encontrar o total de 72 reais.
É interessante ao Professor trabalhar a “ideia de proporcionalidade” com seus alunos, assim como valorizar a “estimativa”.
Questão 3
Questão Aberta/Frações
Habilidade: Identificar frações equivalentes.
Observar os possíveis registros dos alunos:
Através de “Desenhos”, principalmente com representações de retângulos e círculos. Sendo que a representação em “terços” é bem mais comum ser trabalhada com o retângulo.
Através de “Desenhos”, principalmente com representações de retângulos e círculos. Sendo que a representação em “terços” é bem mais comum ser trabalhada com o retângulo.
1/3 é equivalente a 3/9, pois multiplica-se numerador e denominador da fração 1/3 por 3, obtendo-se 3/9.
Descreve-se a classe de equivalência: 1/3, 2/6, 3/9,...
Descreve-se a classe de equivalência: 1/3, 2/6, 3/9,...
Trabalhar com os alunos diferentes representações das frações, seja em círculos, retângulos, quadrados ou em outras Figuras/Polígonos.
Trabalhar com as classes de equivalência.
Questão 4
Questão Aberta/Gráficos
Habilidade: Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos – particularmente em gráficos de barras – que as representam e vice-versa.
Trabalhar com leitura de gráficos e tabelas.
Questão 5
Questão Aberta/Tabela de Dupla Entrada
Habilidade: Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em tabelas.
O aluno poderá completar toda a tabela utilizando-se de cálculos (subtração e/ou adição).
O aluno poderá completar a tabela realizando apenas dois cálculos. Com duas subtrações: 160 – 90 = 70 e 70 – 26 = 44.
Tabela de Dupla Entrada/Adição:
Adição (+)
|
25
|
23
|
33
|
44
|
11
|
10
| |||||
12
| |||||
15
| |||||
22
|
Questão 6
Questão de Múltipla Escolha/Área
Habilidade: Resolver problemas que envolvam o cálculo da área de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
É possível ao professor fazer um diagnóstico do nível de compreensão do conceito de área utilizando-se de malha quadriculada. Estudos indicam que iniciar o trabalho com área por meio da utilização de folhas quadriculadas pode ser uma boa possibilidade de se introduzir o conceito de superfície e de sua medida.
É essencial que os professores desde as séries iniciais utilizem malhas quadriculadas, neste tipo de questão observamos que os alunos devem contar a quantidade de quadradinhos em cada ambiente e fazer comparações entre essas quantidades.
Questão 7
Questão de Múltipla Escolha/Situação Problema
Habilidade: Resolver problemas que envolvam a adição e a subtração em situações relacionadas aos seus diversos significados.
Algumas possibilidades de resolução: 175 + 280 = 455 e 670 – 455 = 215.
Os professores devem observar se os alunos ao aplicarem o algoritmo da adição e da subtração, não cometeram pequenos erros, como: não considerar o “empréstimo”.
Questão 8
Questão de Múltipla Escolha/Geometria Plana e Espacial
Habilidade: Identificar figuras espaciais a partir de suas planificações.
Exige dos alunos uma habilidade em reconhecer/identificar em diferentes planificações, um prisma de base hexagonal e um prisma de base triangular.
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