PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
21/01 | 22/01 | 23/01 | 24/01 | |
Das 08h30 às 12h15 | Expressões algébricas com régua e compasso Sergio Alves | Expressões algébricas com régua e compasso Sergio Alves | Conjunto Quociente e congruência módulo n Pedro Fagundes | Números Naturais: os significados das quatro operações Rogério Chaparin |
Das 13h45 às 17h30 | Frações: representações, significados e operações Marcos Alves dos Santos | Números irracionais: algumas propostas para sala de aula Cristina Cerri | Números irracionais: algumas propostas para sala de aula Cristina Cerri | Números Naturais e Princípio de Indução Finita Antonio Pereira |
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
Oficina 1: Expressões algébricas com régua e compasso
Prof. Sergio Alves (IME - USP)
Resumo: O objetivo da oficina é construir, com régua e compasso, determinadas fórmulas tradicionalmente tratadas de maneira algébrica. Entre essas, destacamos:
1. construção de a+b, a - b, ab, a/b, raiz quadrada de a, raiz quadrada de (a^2+b^2), raiz quadrada de (a^2 - b^2), a/n e a(raiz quadrada de n) (n natural);
2. construção das médias aritmética, geométrica e harmônica;
3. construção do segmento áureo;
4. divisão da circunferência em partes iguais; e
5. resolução gráfica da equação de 2º e 3º grau.
Número de vagas: 60
Duração: 7:30 horas
Prof. Sergio Alves (IME - USP)
Resumo: O objetivo da oficina é construir, com régua e compasso, determinadas fórmulas tradicionalmente tratadas de maneira algébrica. Entre essas, destacamos:
1. construção de a+b, a - b, ab, a/b, raiz quadrada de a, raiz quadrada de (a^2+b^2), raiz quadrada de (a^2 - b^2), a/n e a(raiz quadrada de n) (n natural);
2. construção das médias aritmética, geométrica e harmônica;
3. construção do segmento áureo;
4. divisão da circunferência em partes iguais; e
5. resolução gráfica da equação de 2º e 3º grau.
Número de vagas: 60
Duração: 7:30 horas
Oficina 2: Frações: representações, significados e operações
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: No ensino-aprendizagem de frações, muitas vezes a formalização precoce e a construção de procedimentos mecanizados acabam prejudicando o entendimento dos significados e ideias que os sustentam pelos alunos. É quando a compreensão cede espaço para a mecanização. Nesta oficina, exploraremos atividades que priorizem o conceito de fração, seus significados, suas representações e as operações básicas. Ainda apresentaremos recursos didáticos variados para utilização em sala de aula.
Número de vagas: 60
Duração: 3:45 horas
Prof. Marcos Alves dos Santos (CAEM - IME - USP)
Resumo: No ensino-aprendizagem de frações, muitas vezes a formalização precoce e a construção de procedimentos mecanizados acabam prejudicando o entendimento dos significados e ideias que os sustentam pelos alunos. É quando a compreensão cede espaço para a mecanização. Nesta oficina, exploraremos atividades que priorizem o conceito de fração, seus significados, suas representações e as operações básicas. Ainda apresentaremos recursos didáticos variados para utilização em sala de aula.
Número de vagas: 60
Duração: 3:45 horas
Oficina 3: Números irracionais: algumas propostas para sala de aula
Profa. Cristina Cerri (IME - USP)
Resumo: A importância dos números para nosso cotidiano é clara. Com os números podemos representar quantidades e assim promover desenvolvimento social e científico. No nosso dia a dia utilizamos números expressos na forma de fração ou na forma decimal finita, portanto números racionais. Mas existem outros tipos de números: existem os irracionais! Contudo, quando aparecem, utiliza-se com frequência uma aproximação. Certamente fica a dúvida: por que e como abordar os números irracionais? Nesta oficina discutiremos tais questões e algumas propostas para trabalhar com alunos.
Número de vagas: 60
Duração: 7:30 horas
Profa. Cristina Cerri (IME - USP)
Resumo: A importância dos números para nosso cotidiano é clara. Com os números podemos representar quantidades e assim promover desenvolvimento social e científico. No nosso dia a dia utilizamos números expressos na forma de fração ou na forma decimal finita, portanto números racionais. Mas existem outros tipos de números: existem os irracionais! Contudo, quando aparecem, utiliza-se com frequência uma aproximação. Certamente fica a dúvida: por que e como abordar os números irracionais? Nesta oficina discutiremos tais questões e algumas propostas para trabalhar com alunos.
Número de vagas: 60
Duração: 7:30 horas
Oficina 4: Conjunto Quociente e congruência módulo n
Prof. Pedro Luiz Fagundes (CAEM - IME - USP)
Resumo: A oficina tem como objetivo apresentar noções sobre as relações de equivalência em conjuntos, mesmo naqueles formados por elementos do dia a dia. Estudaremos o conceito de conjunto quociente e aplicaremos este conceito para desenvolver a congruência módulo n sobre o conjunto dos números inteiros, bem como as operações definidas nos espaços quocientes.
Número de vagas: 60
Duração: 3:45 horas
Prof. Pedro Luiz Fagundes (CAEM - IME - USP)
Resumo: A oficina tem como objetivo apresentar noções sobre as relações de equivalência em conjuntos, mesmo naqueles formados por elementos do dia a dia. Estudaremos o conceito de conjunto quociente e aplicaremos este conceito para desenvolver a congruência módulo n sobre o conjunto dos números inteiros, bem como as operações definidas nos espaços quocientes.
Número de vagas: 60
Duração: 3:45 horas
Oficina 5: Números Naturais: os significados das quatro operações
Prof. Rogerio Oswaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: O objetivo desta oficina é propor atividades que enfatizam as ideias relevantes sobre as operações matemáticas básicas. Nesta visão, os algoritmos e os procedimentos operacionais serão uma síntese dos conceitos matemáticos desenvolvidos após atividades investigativas, descoberta de padrões numéricos e experimentação em atividades lúdicas.
Número de vagas: 60
Duração: 3:45 horas
Prof. Rogerio Oswaldo Chaparin (CAEM - IME - USP)
Resumo: O objetivo desta oficina é propor atividades que enfatizam as ideias relevantes sobre as operações matemáticas básicas. Nesta visão, os algoritmos e os procedimentos operacionais serão uma síntese dos conceitos matemáticos desenvolvidos após atividades investigativas, descoberta de padrões numéricos e experimentação em atividades lúdicas.
Número de vagas: 60
Duração: 3:45 horas
Oficina 6: Números Naturais e Princípio de Indução Finita
Prof. Antonio Luiz Pereira (CAEM - IME - USP)
Resumo: Nesta oficina, faremos uma breve introdução histórica e discutiremos o significado intuitivo dos números naturais. Apresentaremos então uma formulação moderna e algumas propriedades desses números. O Princípio de Indução Finita (PIF) será discutido em suas diversas formas, enfatizando a diferença entre o princípio matemático e a "indução vulgar", usando exemplos e problemas de vários tipos. Propostas de atividades para sala de aula serão apresentadas, contendo problemas e curiosidades relacionadas ao PIF.
Número de vagas: 60
Duração: 3:45 horas
Prof. Antonio Luiz Pereira (CAEM - IME - USP)
Resumo: Nesta oficina, faremos uma breve introdução histórica e discutiremos o significado intuitivo dos números naturais. Apresentaremos então uma formulação moderna e algumas propriedades desses números. O Princípio de Indução Finita (PIF) será discutido em suas diversas formas, enfatizando a diferença entre o princípio matemático e a "indução vulgar", usando exemplos e problemas de vários tipos. Propostas de atividades para sala de aula serão apresentadas, contendo problemas e curiosidades relacionadas ao PIF.
Número de vagas: 60
Duração: 3:45 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário