terça-feira, 5 de maio de 2015

OBMEP - Dia Nacional da Matemática - 06/05/2015

Portal da Matemática de cara nova no Dia Nacional da Matemática

Nesta quarta-feira, 6 de maio, será comemorado o Dia Nacional da Matemática. Comemorado? Apesar do reconhecimento geral da sua importância, a matemática ainda assusta muita gente. Mas por que? Para muitos especialistas, professores e alunos, a matemática é um bicho-papão para quem… não sabe matemática. Para muitos alunos que aprendem a disciplina direito, a matéria não só é bem interessante como até divertida.
Com o objetivo de facilitar a aprendizagem da matemática, o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) criou o Portal da Matemática da OBMEP (Olimpíada Brasiliera de Matemática das Escolas Públicas). Hospedado no endereço http://matematica.obmep.org.br, o Portal oferece a alunos e professores de todo o país videoaulas de matemática que cobrem o currículo do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. No Youtube, as videoaulas podem ser vistas emhttps://www.youtube.com/user/MPTOBMEP
Para comemorar o Dia Nacional da Matemática e também a marca de 1 milhão de visitantes dos vídeos no Youtube, o IMPA fará, nesta quarta, 6 de maio, a postagem de novas apostilas (material teórico) no Portal, referentes a assuntos do 6º e do 8º ano do Ensino Fundamental, e também do 2º ano do Ensino Médio. As apostilas são uma alternativa bastante útil principalmente para alunos sem acesso à internet em casa, os quais podem imprimi-las em sua escola. Também no dia 6, será lançado o novo layout do Portal.
Cadastrar-se no Portal da Matemática é muito rápido. Basta acessar o endereço matematica.obmep.org.br, colocar o e-mail (que passa a ser o login) e uma senha. Confirmada a inscrição, alunos, pais de alunos e professores passam a ter acesso irrestrito às videoaulas (com duração média de 10 a 15 minutos) e a outros materiais que ajudam a tornar o aprendizado da matemática mais fácil e motivante. Sempre que novos conteúdos são postados no Portal, os usuários recebem uma notificação a respeito.
Com um visual simples e navegabilidade intuitiva, o Portal da Matemática é dividido em anos (series), que vão do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, e estes, por sua vez, são compostos de “módulos” (tópicos principais). Cada modulo tem pré-requisitos e uma breve descrição, já que a aprendizagem da matemática é sequencial – deixar de aprender um determinado assunto gera lacunas de conhecimento que vão fazer falta para o aprendizado de outros tópicos (conteúdos) no futuro.
No 1º ano do Ensino Médio, por exemplo, há o Módulo "Lei dos Senos e dos Cossenos". Dentro dele, os usuários vão encontrar, além das videoaulas, solução de exercícios (videos de exercícios resolvidos passo a passo, com questões de dificuldades variadas), caderno de exercícios, material teórico (apostilas que, assim como as videoaulas, podem ser baixadas) e recursos interativos - aplicativos que buscam facilitar e tornar mais divertido o aprendizado. No Portal, também há um mecanismo de busca, para agilizar o acesso aos conteúdos desejados.
As escolas podem solicitar pelo próprio Portal (no endereçohttp://matematica.obmep.org.br/index.php/site/solicitar) DVDs contendo as videosaulas e os outros materiais disponíveis em cada módulo. Até o momento, 550 escolas de todo o país já solicitaram os DVDs, e o envio pelo Correio já começou a ser feito pela equipe da OBMEP. Já foram produzidas 678 videoaulas, e as gravações continuam toda semana no IMPA. Para apresentar os conteúdos em video, o Instituto convida professores de matemática reconhecidos por sua excelência e boa didática, tanto de escolas públicas quanto de escolas particulares do Rio de Janeiro. As aulas são monitoradas por alunos de Doutorado do IMPA.
Portal da Matemática da OBMEP: http://matematica.obmep.org.br
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática e revelar talentos na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário