AAP Apoio ao
Coordenador
Matemática
AAP Reunião
http://www.flipsnack.com/luciomaurocarnauba/reuniao-com-diretores-e-coordenadores-aap-fdpib8lmv.html
Reunião com
Diretores e Coordenadores AAP
AAP Quinto
Ano
AAP Sexto
Ano
AAP Sétimo
Ano
AAP Oitavo
Ano
AAP Nono Ano
Matemática
Mais – Arquivos
Experiências
Matemáticas
Experiências
Matemáticas
Experiências
Matemáticas
Experiências
Matemáticas
Tangram
Tangram é um jogo chinês muito antigo. O nome significa “Tábua
das 7 sabedorias”. Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem
ser posicionadas de maneira a formar um quadrado. As peças são: 5 triângulos (2
grandes, 1 médio e 2 pequenos), 1 quadrado e 1 paralelogramo. As regras são
usar todas as peças; não sobrepor as peças e cada peça deve tocar outra pelo
menos por um vértice. Este jogo ajuda a desenvolver o raciocínio
geométrico.
Comentários do PCNP: pesquisar no BLOG: http://matematicaef2.blogspot.com outras possibilidades de uso do jogo milenar:
TANGRAM.
JOGOS
Sudoku
O desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos é uma
necessidade para fazê-los pensar de forma mais aprimorada e torná-los mais
argumentativos nas diferentes disciplinas do Currículo. O Sudoku é um
jogo de lógica interessante para desenvolvimento do cérebro, pois é
necessário criar e utilizar estratégias para colocar os números faltantes numa
tabela 9×9.
Comentários do PCNP: "a atividade
de jogar, quando bem orientada, tem papel importante no desenvolvimento de
habilidades de raciocínio como organização, atenção e concentração, tão
necessárias para o aprendizado, em especial da Matemática, e para resolução de
problemas em geral".
"No jogo identificamos o desenvolvimento da linguagem,
criatividade e raciocínio dedutivo, exigidos na escolha de uma jogada e na
argumentação necessária durante a troca de informações".
http://rachacuca.com.br/logica/sudoku/
Fonte: Currículo +
Fonte: Currículo +
Assunto:
ÁREA
Ao consultar o Currículo + da Secretaria Estadual de São Paulo foi
possível observar essa sugestão de conteúdo.
Objetivos: compreender a noção de área de uma figura através da
decomposição em malhas. Essa atividade pode ser aplicada antes de iniciar o
conceito de área e perímetro no sexto ano do Ensino Fundamental Anos Finais,
terceiro bimestre.
Comentário do PCNP: nas oficinas de matemática que faço com
professores e alunos dos sextos anos utilizo o papel quadriculado (malha
quadriculada) como recurso pedagógico. Entendo que é essencial o uso de objetos
digitais de aprendizagem para implementar nossas aulas e essa contribuição é
muito valiosa para professores e alunos.
Fonte:
Currículo + da SEE/SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário