quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

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Experiências Matemáticas

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Tangram

 

Tangram é um jogo chinês muito antigo. O nome significa “Tábua das 7 sabedorias”. Ele é composto de sete peças (chamadas de tans) que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado. As peças são: 5 triângulos (2 grandes, 1 médio e 2 pequenos), 1 quadrado e 1 paralelogramo. As regras são usar todas as peças; não sobrepor as peças e cada peça deve tocar outra pelo menos por um vértice. Este jogo ajuda a desenvolver o raciocínio geométrico.





Comentários do PCNP: pesquisar no BLOG: http://matematicaef2.blogspot.com outras possibilidades de uso do jogo milenar: TANGRAM. 

JOGOS

 

Sudoku

O desenvolvimento do raciocínio lógico nos alunos é uma necessidade para fazê-los pensar de forma mais aprimorada e torná-los mais argumentativos  nas diferentes disciplinas do Currículo. O Sudoku é um jogo de lógica interessante para desenvolvimento do cérebro, pois é necessário criar e utilizar estratégias para colocar os números faltantes numa tabela 9×9.

Comentários do PCNP: "a atividade de jogar, quando bem orientada, tem papel importante no desenvolvimento de habilidades de raciocínio como organização, atenção e concentração, tão necessárias para o aprendizado, em especial da Matemática, e para resolução de problemas em geral".

"No jogo identificamos o desenvolvimento da linguagem, criatividade e raciocínio dedutivo, exigidos na escolha de uma jogada e na argumentação necessária durante a troca de informações". 

Fonte: Jogos e Resoluções de Problemas: uma estratégia para as aulas de Matemática. Borin, Julia.      

Assunto: ÁREA

 

Ao consultar o Currículo + da Secretaria Estadual de São Paulo foi possível observar essa sugestão de conteúdo. 

Objetivos: compreender a noção de área de uma figura através da decomposição em malhas. Essa atividade pode ser aplicada antes de iniciar o conceito de área e perímetro no sexto ano do Ensino Fundamental Anos Finais, terceiro bimestre. 

Comentário do PCNP: nas oficinas de matemática que faço com professores e alunos dos sextos anos utilizo o papel quadriculado (malha quadriculada) como recurso pedagógico. Entendo que é essencial o uso de objetos digitais de aprendizagem para implementar nossas aulas e essa contribuição é muito valiosa para professores e alunos. 




Fonte: Currículo + da SEE/SP

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