“Outro aspecto a ser considerado
na busca da criação de centros de interesse é o fato de que as fontes
principais de interesse não costumam ser os próprios conteúdos disciplinares,
mas se encontram, primordialmente, nas relações interdisciplinares, ou mesmo nas temáticas transdisciplinares”.
“Por exemplo, a água é
fundamental para todos os seres vivos e é estudada em diferentes disciplinas,
mas é um tema que certamente ultrapassa os limites disciplinares. Um aluno que
assiste a uma palestra sobre a importância da água na natureza, na manutenção
da vida, pode sentir-se especialmente motivado para estudar a água,
disciplinadamente, na perspectiva da Química (H20, pH...) da Física
(densidade, calor específico...), da Geografia (bacias hidrográficas, usinas
hidrelétricas...), da Literatura (a presença e o papel dos rios nas obras
literárias...), etc.
Analogamente, um livro que se lê,
um filme ou uma peça de teatro a que se assiste costumam deflagrar uma busca
por mais informações sobre alguns aspectos da temática apresentada, seja no âmbito
da economia, ou no da preservação ambiental, ou mesmo no de natureza ética,
entre outros”.
Fonte: Currículo de Matemática do
Estado de São Paulo
Fonte: Currículo +
Nenhum comentário:
Postar um comentário