Diretoria de Ensino Região Osasco
Acompanhamento da Avaliação de Aprendizagem em Processo.
Unidade Escolar: “Graciliano Ramos”.
Nesta visita a Unidade Escolar foi possível conversar com a
Coordenadora Pedagógica Marta e pensar em algumas ações pedagógicas que possam
auxiliar o trabalho do Professor em sala de aula.
Uma delas diz respeito a utilizar alguns jogos, como: o “Jogo
de Dominó com Frações”, fiquei de preparar uma sequência didática e irei levá-la
o mais breve possível ao conhecimento de todos os Professores.
Observei também algumas Avaliações do 2º. Ano do Ensino Médio
e foi possível “diagnosticar” as dificuldades dos alunos em reconhecer as
planificações de um CUBO e assim compreender quais são as faces opostas nestes
Poliedros.
Sugestões:
Geometria Espacial
Dividir a sala de aula em grupos e propor que façam pelo
menos duas planificações de um CUBO por grupo. Deve-se utilizar papel
quadriculado.
Pesquisar na INTERNET quais são as 11 planificações possíveis
de um CUBO (HEXAEDRO).
Propor uma atividade onde os alunos devam marcar as faces
opostas, utilizando letras ou números para representá-las.
Fazer uma exposição destes Poliedros na sala de aula.
As regularidades existentes entre faces, vértices e arestas
podem ser trabalhadas numa tabela de dupla entrada, sendo possível encontrar
uma relação muito importante, Relação de Euler. É possível generalizar faces,
arestas e vértices. Tanto para Prismas quanto para Pirâmides.
Combinatória
Partir de um problema de combinação simples que pode ser
resolvido por um diagrama de árvore (diagramação) ou por outros procedimentos
pessoais. Expandir a “idéia” de combinação para situações problema com mais
informações e permitir que o aluno perceba o produto entre as informações. É
interessante compartilhar com outros alunos as soluções interessantes de seus
colegas.
Deixei um material referente ao Ditado de Números para
reflexão dos Professores que ministram aula nos sextos anos do Ciclo II.
Irei preparar algumas atividades e enviar para escola como subsídios ao trabalho dos Professores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário