quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Avaliação em Processo

Diretoria de Ensino Região Osasco


Habilidade: aplicar as propriedades fundamentais dos polígonos regulares em problemas de pavimentações de superfícies. 
 
“As questões que trabalham com pavimentação de áreas planas trazem, assim como outros conteúdos, diferentes conceitos em uma mesma situação. Neste caso, para que um polígono regular pavimente uma superfície a soma das medidas dos ângulos internos em torno de cada vértice tem que ser igual a 360°. Caso contrário, a pavimentação teria “buracos”, espaços sem pavimentar. Assim sendo, não é qualquer polígono que permite pavimentar completamente uma superfície plana”.    
 
Quais os conceitos que podemos destacar nesta habilidade e também nesta questão (Questão 6) aplicada na Avaliação em Processo do 7º. Ano do Ensino Fundamental no ano de 2012. 
 
O que é um polígono?
 
Ao professor: pesquisar um conceito simplista e interessante.
 
Qual a compreensão de nossos alunos em relação a este conceito: “para que um polígono regular pavimente uma superfície a soma das medidas dos ângulos internos em torno de cada vértice tem que ser igual a 360°”.
 
Ao professor: será que o trabalho com diferentes malhas quadriculadas permite aos alunos observarem esse conceito com maior clareza?  
 
Quais polígonos conhecidos por nossos alunos não são possíveis utilizarmos para pavimentar uma superfície plana, no qual eles podem observar esses “buracos”? 
 
Ao professor: triângulos eqüiláteros (3 ângulos internos de 60°) é possível.
Pentágonos regulares, 108° x 3 = 324°, portanto 360° - 324° = 36° “buraco”. 
 
 
 
Procedimentos Pessoais


O que os nossos alunos pensaram ao responder a Questão 6 da AP 2012, para refletirmos a respeito!


É interessante observar que essa não era uma Questão Aberta e o número de alunos que fizeram a JUSTIFICATIVA foi consideravelmente grande.

Aqui estão apresentadas quatro delas e penso que podemos socializar com os demais Professores e Alunos.

Parabéns aos nossos alunos dos Sétimos Anos pelas observações e também aos seus respectivos Professores por dividir seus saberes e ser parte inerente deste processo, ensino-aprendizagem.

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