Diretoria de Ensino Região Osasco
Habilidade: aplicar as
propriedades fundamentais dos polígonos regulares em problemas de pavimentações
de superfícies.
“As questões que trabalham com
pavimentação de áreas planas trazem, assim como outros conteúdos, diferentes
conceitos em uma mesma situação. Neste caso, para que um polígono regular
pavimente uma superfície a soma das medidas dos ângulos internos em torno de
cada vértice tem que ser igual a 360°. Caso contrário, a pavimentação teria “buracos”,
espaços sem pavimentar. Assim sendo, não é qualquer polígono que permite
pavimentar completamente uma superfície plana”.
Quais os conceitos que podemos
destacar nesta habilidade e também nesta questão (Questão 6) aplicada na
Avaliação em Processo do 7º. Ano do Ensino Fundamental no ano de 2012.
O que é um polígono?
Ao professor: pesquisar um
conceito simplista e interessante.
Qual a compreensão de nossos
alunos em relação a este conceito: “para que um polígono regular pavimente uma
superfície a soma das medidas dos ângulos internos em torno de cada vértice tem
que ser igual a 360°”.
Ao professor: será que o trabalho
com diferentes malhas quadriculadas permite aos alunos observarem esse conceito
com maior clareza?
Quais polígonos conhecidos por
nossos alunos não são possíveis utilizarmos para pavimentar uma superfície
plana, no qual eles podem observar esses “buracos”?
Ao professor: triângulos eqüiláteros
(3 ângulos internos de 60°) é possível.
Pentágonos regulares, 108° x
3 = 324°,
portanto 360°
- 324°
= 36°
“buraco”.
Procedimentos Pessoais
O que os nossos alunos pensaram ao responder a Questão 6 da AP 2012, para refletirmos a respeito!
É interessante observar que essa não era uma Questão Aberta e o número
de alunos que fizeram a JUSTIFICATIVA foi consideravelmente grande.
Aqui estão apresentadas quatro delas e penso que podemos socializar com os demais Professores e Alunos.
Parabéns aos nossos alunos dos Sétimos Anos pelas observações e também
aos seus respectivos Professores por dividir seus saberes e ser parte
inerente deste processo, ensino-aprendizagem.
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