Avaliação em Processo
1º.) EM QUE SITUAÇÕES DO DIA A DIA VOCÊ USA NÚMEROS? DÊ EXEMPLOS.
(QUESTÃO ABERTA)
2º.) QUAL É O MAIOR NÚMERO QUE VOCÊ JÁ UTILIZOU EM SUAS ATIVIDADES ESCOLARES?
(QUESTÃO ABERTA)
3º.) ESCREVA USANDO ALGARISMOS:
A) OITENTA E SETE ___87_________________________
B) TREZENTOS E VINTE E OITO ____328____________
C) SEIS MIL, TREZENTOS E TRINTA E CINCO _6335__
D) TRÊS MIL, OITOCENTOS E QUARENTA __3840____
OBSERVAÇÃO: O QUE NÓS PROFESSORES ESPERAMOS COMO RESPOSTA DE NOSSOS ALUNOS?
A) 807
B) 300208 ou 30028
C) 6000300205, 6000325 ou 600030025
D) 300080040 ou 3000840
OBSERVAÇÃO: O QUE PODEMOS TER COMO RESPOSTAS?
AO PROFESSOR:
“as crianças supõem que a numeração escrita se vincula estritamente à numeração falada”.
“por outro lado as crianças sabem que em nosso sistema de numeração a quantidade de algarismos está relacionada à magnitude do número representado”.
“Essas conclusões são potencialmente contraditórias, a primeira destas conceitualizações aplica-se fundamentalmente à escrita de números posicionados nos intervalos entre “nós” (números redondos), enquanto que os últimos são representados de maneira convencional. Em conseqüência, as escritas produzidas pelas crianças para os números que se posicionam entre dois “nós” (números redondos) determinados terão mais algarismos que os números que representam os mesmos “nós”: elas escreveram convencionalmente, por exemplo, 2000 e 3000, porém dois mil setecentos e oitenta e dois será representado como 200070082 (ou eventualmente 2000782)”.
A) ENTRE 80 e 90. (87)
B) ENTRE 300 e 400. (328)
C) ENTRE 6000 e 7000 ou ENTRE 6300 e 6400. (6335)
D) ENTRE 3000 e 4000 ou ENTRE 3800 e 3900. (3840)
“A criança poderia aceitar que dois mil setecentos e oitenta e dois se escreva com mais algarismos que dois mil, já que o primeiro é maior que o segundo. Porém, se ela pensa simultaneamente que um número é maior quanto mais algarismo tenha, como é que pode aceitar que dois mil setecentos e oitenta e dois se escreva com mais algarismos que três mil? Deste modo, a escrita produzida a partir de uma de suas conceitualizações – a vinculação com a numeração falada – resulta inaceitável se avaliada a partir de outra de suas conceitualizações – a vinculação entre quantidades de algarismos e magnitude do número”.
FONTE: DIDÁTICA DA MATEMÁTICA - REFLEXÕES PSICOPEDAGÓGICAS
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