Seqüência
Didática
Objetivos:
·
Construir a "ideia" de um
Cubo a partir de nove quadrados (figura 1), para representar cinco das suas
faces e para sexta face, TAMPA (figura 2).
Conteúdos:
·
Geometria Plana: Construção
de um Quadrado 18 cm x 18 cm e subdividi-lo em quadrados de 6 cm x 6 cm (5
faces) e de um quadrado 8 cm x 8 cm (1 face) que será a Tampa;
·
Medidas de Comprimento em
centímetros, cm;
·
Vinco de todos os quatro
segmentos de reta (5 faces) e vinco dos quatro segmentos correspondentes a
Tampa;
·
Vinco das diagonais dos
quatro quadrados das extremidades do quadrado 18 cm x 18 cm;
·
Geometria Espacial: Forma
tridimensional, hexaedro (Cubo).
Anos:
·
Qualquer série do Ensino
Fundamental ou Médio.
Tempo
necessário:
·
Quatro
aulas.
Material necessário:
·
Folha de papel color-set,
régua, tesoura escolar e lápis.
Desenvolvimento:
·
Planejar e assim quadricular
a folha de color-set sendo possível obter cinqüenta e quatro quadrados 6 cm x 6
cm, ou seja, 6 planificações e com as aparas é possível obter planificações das
correspondentes Tampas destes Cubos;
·
Recortar nove quadrados de 18
cm x 18 cm de comprimento e largura respectivamente e vincar seus quatro
segmentos de reta;
·
Vincar as diagonais dos
quatro quadrados das extremidades e dobrar para dentro do Cubo;
·
Dobrar os quatro quadrados da
extremidade de forma a observar quatro triângulos retângulos voltados para
dentro do Cubo e
·
Iremos observar ainda no
Plano a forma de um Polígono com 8 lados, octógono.
Para Tampa:
·
Riscar um quadrado de 8 cm x
8 cm, deixando 1 cm em cada um dos quatro lados, ou seja, o quadrado
correspondente a Tampa terá 6 cm x 6m;
·
Devemos picotar apenas um dos
lados dos quatro quadradinhos de 1 cm x 1cm e
·
Vincar todos os quatro
segmentos de reta.
Ao Professor:
·
Se o professor achar que a
Tampa esta um pouco apertada ele pode aumentar o tamanho do quadrado para 6,5 cm
x 6,5 cm, o que descaracteriza a Forma Tridimensional, Cubo;
·
De qualquer maneira teremos
uma Forma Tridimensional após o desenvolvimento desta dobradura;
·
Somente utilizaremos cola
para montarmos a Tampa porque a “ideia” a ser trabalhada com os alunos é de
produzir um Cartão para o dia das Mães ou qualquer outra pessoa que amamos ou
queremos homenagear.
e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br
Núcleo Pedagógico da Diretoria de
Osasco - Professor Lúcio Mauro Carnaúba -
PCNP de Matemática do Ciclo II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário